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Dump valve e turbo-diesel

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    Dump valve e turbo-diesel

    A utilização das dump-valve é comum em carros a gasolina tendo efeitos benéficos para o motor.
    E quanto a diesel??? Sei que é também se utilizam mas em termos práticos há algum efeito/beneficio ou é só para show-off?
    Cumps.

    #2
    não serve para nada...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
      não serve para nada...
      MENTIRA!!

      serve para o estilo

      Comentário


        #4
        Nos a gasolina protege o turbo, não é o motor. Nos a diesel é só para o espectáculo, que por sinal fica bem caro (tem de ser bomba eléctrica).

        É dinheiro mal gasto em ambos os casos pois os a gasolina já trazem de origem (naturalmente que não faz barulho) e os a diesel não precisam.

        Cumprimentos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
          Nos a gasolina protege o turbo, não é o motor. Nos a diesel é só para o espectáculo, que por sinal fica bem caro (tem de ser bomba eléctrica).

          É dinheiro mal gasto em ambos os casos pois os a gasolina já trazem de origem (naturalmente que não faz barulho) e os a diesel não precisam.

          Cumprimentos.
          mas tenho de reconhecer que algumas fazem um barulho engraçado

          por exemplo numa strakar em que andei, ele la dizia que pela quantidade de alterações que tinha feito aquilo tinha objectivo mas ainda hoje duvido

          Comentário


            #6
            Os diesel não têm de origem?
            Num motor 1.5dci ouve-se perfeitamente a dump valve a funcionar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              Os diesel não têm de origem?
              Num motor 1.5dci ouve-se perfeitamente a dump valve a funcionar.
              Após uma pesquisa, descobri que afinal aquele pchii não deverá ser a dump valve mas o turbo a mudar a sua geometria.
              Sempre a aprender.

              Comentário


                #8
                Eu confesso que acho piada ao barulho das Dump Valves. Principalmente se forem colocadas em carros com compressor que ficam a soltar um "txim" contínuo...

                Comentário


                  #9
                  Se tu ouvisses um BMW E46 que anda pel oISEP até choravas de tanto rir.
                  É uma dump valve com um barulho que mais parece um elefante.
                  Até eco faz.
                  É simplesmente ridícula.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                    Se tu ouvisses um BMW E46 que anda pel oISEP até choravas de tanto rir.
                    É uma dump valve com um barulho que mais parece um elefante.
                    Até eco faz.
                    É simplesmente ridícula.


                    Mas isso já é um exagero...

                    Comentário


                      #11
                      A dump valve tem igual propósito quer nos motores a gasolina quer nos motores a gasóleo. Serve para, por exemplo... quando trocas de mudança (embraias, trocas a mudança e aceleras) em que durante esse tempo o turbo fica a girar e o ar que sai está mais "turbolento". A dump valve tem como função escoar essa turbolência enquanto não aceleras. Em termos práticos, a não ser que andes muitos kilómetros seguidos em circuito fechado ou em competições em que cada milésimo de segundo é imporante.... não te serve de nada

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                        Após uma pesquisa, descobri que afinal aquele pchii não deverá ser a dump valve mas o turbo a mudar a sua geometria.
                        Sempre a aprender.
                        Se esse pchii que dizes fôr nas trocas de mudança então é dump valve de certeza absoluta

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                          A dump valve tem igual propósito quer nos motores a gasolina quer nos motores a gasóleo. Serve para, por exemplo... quando trocas de mudança (embraias, trocas a mudança e aceleras) em que durante esse tempo o turbo fica a girar e o ar que sai está mais "turbolento". A dump valve tem como função escoar essa turbolência enquanto não aceleras. Em termos práticos, a não ser que andes muitos kilómetros seguidos em circuito fechado ou em competições em que cada milésimo de segundo é imporante.... não te serve de nada
                          Quando puderes explica porque é que tem o mesmo propósito nos motores a gasóleo.

                          Cumprimentos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            Quando puderes explica porque é que tem o mesmo propósito nos motores a gasóleo.

                            Cumprimentos.

                            O que eu queria dizer é que a função da dump valve é independente do combustível. Até pode ser GPL que a função da dump é, apenas e só, aliviar a pressão turbulenta quando trocas de mudança.

                            Cumpz

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                              O que eu queria dizer é que a função da dump valve é independente do combustível. Até pode ser GPL que a função da dump é, apenas e só, aliviar a pressão turbulenta quando trocas de mudança.

                              Cumpz
                              Pois mas nos diesel não estou a ver turbulência porque não têm borboleta na admissão, tanto é que para motores a gasóleo têm de ser válvulas eléctricas.

                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                Se tu ouvisses um BMW E46 que anda pel oISEP até choravas de tanto rir.
                                É uma dump valve com um barulho que mais parece um elefante.
                                Até eco faz.
                                É simplesmente ridícula.
                                Em Coimbra anda por cá um Seat Leon MKI que deve possuir dump valve;nas trocas de caixa manda um som não de elefante mas mais de ave rara...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                  Após uma pesquisa, descobri que afinal aquele pchii não deverá ser a dump valve mas o turbo a mudar a sua geometria.
                                  Sempre a aprender.
                                  O 1.5dCi de 80cv tem turbo de geometria fixa. E faz o barulho que falas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                    Pois mas nos diesel não estou a ver turbulência porque não têm borboleta na admissão, tanto é que para motores a gasóleo têm de ser válvulas eléctricas.

                                    Cumprimentos.
                                    Quer seja nos diesel, gasolina, GPL, tenha ou não borboletas, quer tenha azoto nos pneus, quer tenha os piscas brancos ou não... a dump valve é independente de tudo isto. Desde que haja turbo há turbulência (é um pouco redundante). O turbo não pára quando trocas de mudança. Fica a girar. E esse girar faz com que o ar seja mandado para a admissão. Mas como o motor não está à carga, esse ar fica ali em "stand by" e é isso que provoca turbulência. A dump quando atinge determinada pressão abre e esse ar turbulento é expelido. Não se assim percebes mas como estou cheio de sono posso não me ter explicado bem....

                                    Cumprimentos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                      Em Coimbra anda por cá um Seat Leon MKI que deve possuir dump valve;nas trocas de caixa manda um som não de elefante mas mais de ave rara...
                                      llloolll Pois... andam por aí muitas "aves raras" que pensam que quanto mais barulho, mais o carro anda. Aqui ao pé de casa costuma andar um Impreza WRX com dump valve e é uma delícia para os ouvidos... O jovem que o conduz deve fazer trocas de caixa entre as 2500\3000 rpm's mas mesmo assim dá para ouvir a "música". E eu que nem gosto dessas coisas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                        Quer seja nos diesel, gasolina, GPL, tenha ou não borboletas, quer tenha azoto nos pneus, quer tenha os piscas brancos ou não... a dump valve é independente de tudo isto. Desde que haja turbo há turbulência (é um pouco redundante). O turbo não pára quando trocas de mudança. Fica a girar. E esse girar faz com que o ar seja mandado para a admissão. Mas como o motor não está à carga, esse ar fica ali em "stand by" e é isso que provoca turbulência. A dump quando atinge determinada pressão abre e esse ar turbulento é expelido. Não se assim percebes mas como estou cheio de sono posso não me ter explicado bem....

                                        Cumprimentos
                                        Eu estou a perceber bem só que nos motores a diesel não fica ar na admissão como tu dizes porque não têm borboleta para bloquear a passagem de ar, ou seja, o fluxo de ar neste tipo de motor é contínuo. Como eu já disse anteriormente, por alguma razão as válvulas para motores diesel custam centenas de euros e são eléctricas.

                                        Andam muitas pessoas a serem enganadas.

                                        Cumprimentos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                          O 1.5dCi de 80cv tem turbo de geometria fixa. E faz o barulho que falas.
                                          Estou a ver.
                                          Então os dci têm dump valve.
                                          Pelo que percebo, deverão ser dos poucos diesel com este acessório.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                            Estou a ver.
                                            Então os dci têm dump valve.
                                            Pelo que percebo, deverão ser dos poucos diesel com este acessório.
                                            Tenho sérias dúvidas disso .

                                            O que devem ouvir é o turbo a desacelerar quando tiram o pé do acelerador e o barulho do motor não é tão audível.

                                            Cumprimentos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se tu ouvisses um BMW E46 que anda pel oISEP até choravas de tanto rir.
                                              É uma dump valve com um barulho que mais parece um elefante.
                                              Até eco faz.
                                              É simplesmente ridícula.




                                              Ate chorei de tanto rir........Imaginar um BMW a fazer o grito do elefante...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                Tenho sérias dúvidas disso .

                                                O que devem ouvir é o turbo a desacelerar quando tiram o pé do acelerador e o barulho do motor não é tão audível.

                                                Cumprimentos.
                                                Sim, é mais isso. O turbo dos dCi faz-se ouvir um bocado. Em aceleração a baixa rotação, lá está ele a assobiar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                                  Em Coimbra anda por cá um Seat Leon MKI que deve possuir dump valve;nas trocas de caixa manda um som não de elefante mas mais de ave rara...
                                                  Tenho um colega meu com um Golf TDi que é o mesmo espectáculo... espectáculo patético I think... se ainda fosse um Evo, um WRX, máquinas de bom calibre agora um Golf TDi...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Uma motor pode não têr borboleta de admissão, mas se fôr ás 4.000 rpm gasta uma quantidade de ar, e ás 1000rpm gasta muito menos, se de repente a a rotação baixa assim ,a pressão vai aumentar. penso eu. Mesmo assim acho que nos diesel não precisam.
                                                    Editado pela última vez por migsue; 17 November 2009, 23:09.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      como ja foi dito em cima e muito bem, a dump-valve funciona de igual forma independentemente do combustivel...a dump-valve num diesel por exemplo, serve para proteger o turbo de paragens repentinas quando se desacelera, pois ao desacelerar o motor corta a admissão de ar do turbo, no entanto este continua a girar, da-se então uma onda de choque no turbo, pois ele esta a girar a 300kkrpm e de repente passa para 0(não será 0 mas voces percebem) a dump-valve o que faz é libertar o ar acumulado no turbo, permitindo assim com que este continue a girar evitanto assim o turbo-lag(ou pelo menos diminuindo-o) e protegendo o turbo destes choques. no entanto uma dump-valve ou blow off valve não deve ser usada em carros com MAF's, ou fará com que o motor fique a trabalhar com mistura rica, criando os problemas daí consequentes, uma vez que a ECU pensa que lá está aquela quantidade de ar, mas afinal essa mesma quantidade de ar ja tinha sido libertada para a atmosfera. espero ter ajudado a esclareçer o assunto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        YouTube - Scirocco

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Nos diesel é dinheiro mal gasto e espectáculo apenas. Podem argumentar o que quiserem, basta consultarem os sites das marcas que as fabricam e está tudo lá.

                                                          Já nos a gasolina o caso muda de figura, até porque eles de origem já trazem mas não fazem a descarga para a atmosfera e daí não se ouvir o "puff".

                                                          Cumprimentos.

                                                          Comentário

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