Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fumo branco, muita água e ralenti inconstante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fumo branco, muita água e ralenti inconstante

    Boas,

    Estava agora mesmo a chegar a casa e aconteceu o seguinte:

    Parei o carro em frente à porta da garagem e enquanto esta abria, de repente, o carro começa a tremer um bocado. Era o ralenti a ficar inconstante (a cair umas quantas rotações). A porta lá abriu e desci até ao piso -2 sem qualquer problema.

    Quando parei o carro no meu lugar, meti o ponto morto e fiquei a escutar o motor. Realmente o ralenti não está bom. Abri o capot e comecei a acelerar um bocado.
    Estanto no ralenti e acelerando o motor engasga no momento inicial e depois fica aparentemente normal. Não me pareceu acontecer isso se já estiver com alguma rotação em cima. O barulho do motor com algumas rotações também não me parece estar diferente.

    Depois lembrei-me de olhar para trás para ver se vinha fumo do escapa. E se vinha! Cada vez que pisava o pedal saia fumo branco bastante denso. Quando lá fui atrás ao escapa reparei numa pequena poça que se tinha acabado de formar em menos de um minuto. Peguei num lenço de papel e ensopei-o na poça, cheirei para ver se era gasolina mas não me cheirou a nada, suponho que seja apenas água.

    Alguém faz ideia do que acabou de acontecer ao meu Seat Cordoba 1.4 GLX (1995)?

    #2
    Hmm...

    Convém ver isso quanto antes. O fumo pode ser, na melhor das hipoteses, apenas condensação. Na pior, junta da cabeça queimada! Nesse caso vai rápidamente a um mecanico. O nivel de água/oleo mantem-se constantes? E se a água tem óleo misturado ou vice-versa. Se sim, quase de certeza que é a junta. Podes também retirar a tampa do deposito da água e ver se se formam bolhas.
    Se os niveis estão normais, pode ser segmentos... Caso o fumo tenha sido esporádico, verifica velas e cabos de velas ou bobines.

    Comentário


      #3
      Epá a sério?
      Já me está a cheirar a muita despesa e problemas graves!
      Grande azar! E tudo ali assim do nada. Parado à espera que a porta abri-se e de repente começa a tremer!!!
      Ainda por cima onde estou agora não conheço nenhum mecânico. Estou com medo de ser enganado!

      Comentário


        #4
        Depende do problema. Ainda ontem mudei ao meu as velas e os cabos. O carro soluçava e perdia força em subidas. Era um dos cabos que tinha o isolamento danificado e a faisca era feita no alumino do bloco e nao ia corrente pra vela, a gasolina não era queimada.
        Já fazia isto de longe a longe, mas ultimamente notei com mais frequencia, e os consumos também aumentaram um bocado. Anteontem quando cheguei a casa abri o capot e quando acelerava ouvia-se o estalar de uma faisca, desconfiei do problema, e o mecanico confirmou depois.

        Comentário


          #5
          O ano passado o cilindro 4 deixou de funcionar. Eram as velas. Levou novas.
          Não deve ser mesmo disso, infelizmente!

          Comentário


            #6
            epá!! tens um popó igual ao meu.

            fazer uma poça de água é normal, agora depende do tamanho poça...

            como já te disseram, vê se tens óleo na água, se tens água no óleo, confirma se os níveis se mantêm ou se algum deles subiu/baixou.

            dependendo dos kms que tens nas velas e cabos, poderá estar na altura de mudar.

            para os teus lados não conheço ninguém.

            não sei em quanto ficará a mudança da junta.
            uns 50€ para a junta, óleo novo, liquido refrigerante e mão de obra.

            Comentário


              #7
              Eu neste momento não estou nas Caldas da Rainha.
              Estou em Portimão.

              Tem poucos quilómetros desde o ano passado!
              Estive na Suécia entre Janeiro e Junho e o carro não andou nesse tempo.
              No último mês e meio o carro só tem andado aqui em Portimão. Por vezes nem 10 Km por dia. Poderá ser disso?
              Ainda não vi esses níveis. Vejo isso mais logo ou amanhã.
              A água que caiu do escape estava limpa.

              Comentário


                #8
                dorme descansado.

                amanhã com a luz do dia, vez isso.

                depois conta alguma coisa.

                Comentário


                  #9
                  Ora bem, vim agora da garagem.

                  Primeira coisa que verifiquei foi o nível da água. Estava OK.
                  Segunda coisa que verifiquei foi o nível do óleo. Estava no máximo com o motor frio e um pouco acima de metade quando voltei a verificar no final.
                  Não havia água no óleo nem vice versa.
                  O ralenti continua inconstante e reparei agora que existe falta de potência.
                  Estando o motor ao ralenti e metendo o pé a fundo, a potência não está lá. Leva umas fracções a meter rotações, não é instantaneo.
                  Com alguma rotações em cima, essa falta de potência quase não se nota mas talvez se note com o carro em estrada (não o tirei da garagem).
                  O fumo branco só apareceu com o motor já bem quente e quando lhe dava umas gazadas fortes, o que me leva a crer que é apenas água. A poça de água estava lá outra vez no local do escape.


                  Novas ideias?

                  Comentário


                    #10
                    Se os niveis estão normais e nao há liquidos misturados, tenta verificar as velas, cabos e bobines... ou entao será o sensor de massa de ar...

                    Comentário


                      #11
                      Pois, isso é que eu já não sei o que ver nesses componentes.
                      Vou ter de levar o carro a uma oficina. Mas agora só na 4ª feira...

                      Se alguém tiver mais ideias do que possa ser, que diga sff!

                      Obrigado!

                      Comentário


                        #12
                        Boas!
                        Nada de alarmismos, velas de ignição, cabos das mesmas e motor "redondo" de novo.

                        Saudações Alfistas!

                        Comentário


                          #13
                          Isso é coisa para ficar em quanto se for apenas isso? Não quero ser aldrabado pois não conheço nenhuma oficina aqui em Portimão!
                          O que é isso motor redondo?

                          Obrigado!

                          Comentário


                            #14
                            A mim ficou-me por 50€, velas, cabos e mão de obra. Ainda troquei o liquido do radiador, mas fui eu que o levei... já o tinha comprado à dias e como estava na mala aproveitei e mudei lá no mecânico.

                            Comentário


                              #15
                              devem ser os cabos das velas. quantos anos já têm?

                              esse motor só tem uma bobine de ignição.

                              tenta ver na net se há por aí alguma oficina da bosch. é ligar o carro ao PC e ver se dá algum erro.

                              Comentário


                                #16
                                Pois é isso que eu não sei bem.
                                Não sei se o ano passado quando levou velas novas se os cabos foram mudados ou não.

                                Então secalhar só precisa mesmo de cabos novos? Ou também tem e levar essa tal bobine?


                                Em relação ao Bosch Car Service as mais perto de Portimão ficam a 30Km.

                                Comentário


                                  #17
                                  Depende da origem do problema. Pode ser só cabos, ou só bobines, ou ambos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    isso parece-me a mim que precisa de uma "afinação a italiana" Experimenta ir para a via do infante, anda a uma velocidade constante assim um pouco acima dos limites. faz uns 30 ou 40kms e depois ve se continua igual. pode ser apenas carvão acumulado de andar pouco.

                                    Comentário


                                      #19
                                      os filtros foram mudados à muito tempos?
                                      o do ar e o da gasolina podem ter influência...

                                      condensador, velas, platinados, distribuidor, bobine, um destes também pode ser o culpado...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                        os filtros foram mudados à muito tempos?
                                        o do ar e o da gasolina podem ter influência...

                                        condensador, velas, platinados, distribuidor, bobine, um destes também pode ser o culpado...
                                        aquilo não usa dessas coisas

                                        ou são os cabos ou é a bobine.
                                        mudar as velas não implica mudar os cabos.

                                        vai até Portimão a esticar e logo vez se será o carvão acumulado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acham que pode ser só isso do carvão acomulado?
                                          É que eu vim das Caldas para Portimão fez ontem exactamente 6 semanas.
                                          Durante essas 6 semanas inteiras o carro só andou aqui em Portimão. Eu moro na Praia da Rocha e faço o percurso até ao centro da cidade. Houve dias que nem 10 Km o carro fez. O O motor nunca passou das 3 000 RPM durante essas 6 semanas.

                                          Não faz mal ao motor, devido ao problema que ele tem, se eu for fazer uns quilómetros à Via do Infante?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Alguém me consegue dar uma opinião sobre esta minha última questão?

                                            Comentário


                                              #23
                                              se à partida já estará excluída a possibilidade de ser a junta nas couves, penso que não haverá prob. nenhum.

                                              deixa o carro aquecer em condições, depois estica o gajo com calma. caso te apercebas de que algo não está em condições. na 1ª saída que apareça, das meia volta.

                                              o meu também anda meia dúzia de quilómetros todos os dias, no domingo fui jantar a lx, fiz a A5 sempre na casa dos 100 (chovia), e ontem, parecia outro

                                              Comentário


                                                #24
                                                OK. Ele desde 6ª feira que não anda.
                                                Amanhã antes de o tirar da garagem vejo novamente o óleo e a água para ver se à misturas.
                                                Caso não haja vou dar uma volta com ele. Se continuar na mesma vou ter mesmo de ir com ele à oficina.
                                                Obrigado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Carinhas Ver Post
                                                  OK. Ele desde 6ª feira que não anda.
                                                  Amanhã antes de o tirar da garagem vejo novamente o óleo e a água para ver se à misturas.
                                                  Caso não haja vou dar uma volta com ele. Se continuar na mesma vou ter mesmo de ir com ele à oficina.
                                                  Obrigado.
                                                  se não conheces mecânicos, talvez seja aconselhável ir a um centro bosch.

                                                  boa sorte com isso, depois relata qual o prob.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem, voltei à bocado da oficina.

                                                    Tiraram as velas cá para fora, que ainda estão boas e viram as faiscas, que estão boas.
                                                    Depois firam os contactos dos cabos, pareceu tudo tranquilo.
                                                    Viram também a admissão do ar (penso que seja isso), por baixo do sítio onde estava o filtro do ar. Pareceu estar tudo bem ai também.
                                                    Como isso tudo parecia em ordem, foram ligar o carro à máquina. Não deu erro nenhum e os valores estavam todos em ordem com o carro ao ralenti.

                                                    No final disseram-me que a única coisa que estavam a ver era o problema ser dos cabos. Perguntei quanto era, disseram 60 EUR.
                                                    Como me disseram que o carro como está pode fazer a viagem de 350 Km de volta às Caldas, decidi não mudar nada já.
                                                    Durante as voltinhas esta semana aqui em Portimão se a coisa piorar volto lá então para mudar os cabos.

                                                    Até lá vou andar com o carro aos soluços...

                                                    Paguei 2,95 EUR.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      foi muito barato esse serviço... normalmente aproveitam-se mais... isso foi serviço que ainda demorou mais de 15min, não?

                                                      mas eu acho que se a faisca está forte, os cabos tão bons... isto se testaram a faisca juntamente com o cabo (se é que me faço entender)...

                                                      já esticaste um bocado o carro? aperta um bocadinho com ele... deve tar a precisar de andar um bocadito em altas... também podes meter uma gasolina mais forte (sempre ajuda a "limpar")...


                                                      boa sorte e vai dando feedback

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Muito mais que 15 min.
                                                        Diria que estiveram quase 1 hora à volta do carro.

                                                        Eu estiquei um bocado o carro antes de ir para lá. E eles depois esticaram bastante na oficina até ao red-line. O que poupei no serviço gastaram eles em gasolina... ahah

                                                        Pode ser só os cabos mas não há maneira de saber sem trocar. Pode estar algum rachado por dentro e não se sabe.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          se quiseres poupar, podes ir a uma casa de peças auto e compras os cabos... depois é só trocá-los...para isso basta puxar o cabo, que ele desencaixa da vela... é muito facil...convêm é trocar um de cada vez, para não correres o risco de trocar a ordem...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            mas o carro ainda anda aos soluços?

                                                            o meu soluça de vez em quando, quando numa descida tiro o pé do acelerador e vai a travar com o motor, em aceleração nunca me aconteceu nada.

                                                            alguma vez lhe mudaste o filtro de gota?
                                                            já agora, quantos kms tem o maquinão?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X