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Chauffage só manda calor conforme a velocidade

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    Chauffage só manda calor conforme a velocidade

    O carro é um Rover 25 2.0TD e o problema é o seguinte:

    A chauffage só manda calor conforme a velocidade do carro. Mesmo com a regulação no máximo para o quente, até aos 100km/h manda frio, aos 120km/h manda calor, aos 140km/h manda muito calor (como deveria). É proporcional.

    O circuito de refrigeração já foi todo limpo à pressão com agua, do qual saiu imenso lixo (uma pasta castanha) e foram reparadas 2 pequenas fugas. Uma num tubo e outra na torneira da chauffagem. Provavelmente o antigo dono deve ter andado a colocar água ou líquidos de refrigeração de baixa qualidade, que originaram isto. Depois de se limpar o circuito todo e da água sair clarinha foi colocado um liquido bastante bom.. O resultado da chauffagem foi o mesmo.

    Como a torneira tinha uma pequena fuga, decidiu-se também trocar, mas que não adiantou grande coisa no aspecto do "aquecimento"

    O radiador da chauffagem à primeira vista não apresenta fugas, mas não coloco de parte estar entupido. No entanto visto que para o trocar tem de se desmontar o tablier todo, preferia tentar primeiro outras possíveis soluções. No entanto acho estranho ser o radiador entupido visto que a velocidades mais altas manda calor. Se fosse o caso, presumo que não deveria mandar a velocidade nenhuma, mas posso estar errado..

    Também já pensei no termostato sempre aberto, mas o ponteiro da temperatura depois de chegar à posição normal nunca oscila 1mm, ande 50km ou 500km, em tempo frio ou quente, a subir ou a descer, devagar ou depressa. Isto não é um comportamento muito normal de um termostato na posição de aberto.

    Noto também que existe um consumo muito muito pequeno de água com o passar dos km, mas isto poderá não estar directamente relacionado com a situação.

    A bomba de água poderá ser uma das causas?

    Alguma outra ideia? Algum simples teste que possa efectuar para ir eliminando possíveis causas?

    Um facto muito curioso. De tempos a tempos (uma raridade), mesmo a baixa velocidade, manda calor como deveria mandar, tudo parece funcionar como deveria. Depois de repente deixa de mandar calor e torna a mandar frio

    #2
    o ventilador funciona? a temperatura aumenta conforme a velocidade, ou conforme a rotação? eu mesmo assim apontaria para o termostato, a abrir demasiado cedo, ou o circuito da soufage entupido

    Comentário


      #3
      Sim, o ventilador funciona.

      Em principio é conforme a RPM mas muito sinceramente não sei responder porque não tenho por hábito andar muito tempo em RPM mais altas sem ser em quinta. E o calor só se começa a manifestar apenas uns 20 ou 30s depois de andar a mais alta velocidade. Mas é um teste a fazer.

      Lembrei-me de um "pequeno" pormenor. À uns tempos atrás, numa revisão normal, o mecânico disse-me que faltava um tubo que tenho ideia ser do vácuo mas na altura nem ligámos. Será que isso poderá estar relacionado? É que se a memória não me falha, durante umas pesquisas que fiz à uns tempos, tenho ideia de ter lido qualquer coisa sobre isso
      Editado pela última vez por DoubleM101; 14 December 2009, 15:13.

      Comentário


        #4
        esse tubo de vacuo, é importante, mas o nome nao é esse de certeza. em primeiro lugar ve se a agua circula livremente no circuito

        Comentário


          #5
          No fim de semana, e conforme a disponibilidade do mecânico (e meu amigo), ver se perdemos algum tempo a examinar tudo ao pormenor para ver se descobrimos o mistério..

          O rapaz foi impecável e sincero, até me disse mesmo para perguntar nos fóruns a ver se alguém tinha alguma ideia porque da outra vez tinha verificado tudo e aparentemente não havia nada de anormal, não via lógica para acontecer o que estava a acontecer..

          Não me recordo do nome do tal tubo.. só mesmo que ele me disse na altura que faltava um tubo e tenho ideia que me falou em vácuo. Mas ver se no fim de semana investigamos esse pormenor

          Mais uma vez aconteceu o inexplicável. Ontem numa viagem de 30Km, com o frio que estava, passados 5km de começar a andar com o carro frio, começou a mandar calor normalmente. Numa viagem sempre a 70/80km/h mandou calor certinho.

          Hoje exactamente na mesma viagem, com o mesmo percurso e tudo, do principio ao fim não mandou uma ponta de calor.. Até experimentei andamentos mais vivos e tudo mas nada feito

          Um pormenor que não sei se terá algo a ver, mas presumo que não. Nestes dias extremamente frios, noto que o carro custa mais a pegar que o normal.. Em vez de pegar logo, o motor de arranque está 2 ou 3s em funcionamento até o carro pegar. A bateria é praticamente nova
          Editado pela última vez por DoubleM101; 16 December 2009, 23:50.

          Comentário


            #6
            e a temperaturado motor, esta sempre a meio? ou seja mesmo com o ponteiro da temperatura a meio, ele nao manda ar quente?
            a mim cheira-me a termostato avariado, ou seja ou fica sempre aberto, e o carro demora a aquecer logo nao manda ar aquente, ou ele as vezes fecha e o carro aquece mais rapido, logo tens ar quente.

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              #7
              O estranho é isso mesmo. É que o ponteiro sobe e fica parado no sitio normal. Não mexe nem 1mm, nem para baixo nem para cima. Ande a 40km/h ou a 140km/h.

              Só notei uma única vez o ponteiro a mover-se cerca de 1mm, durante uma das raras vezes em que o carro a andar devagar, mandou calor.. tanto descia 1mm abaixo do normal, como subia para a posição normal.

              Sinceramente a opção do termostato parece-me lógica, mas acho estranho porque no meu Honda quando o termostato ficou sempre aberto, notei de imediato, pois o ponteiro da temperatura "flutuava" uma coisa parva.. Chegava a ir mesmo ao "zero". Bastava uma descidazita..

              No entanto o carro leva muito tempo a chegar à temperatura normal. Não sei se é típico do modelo ou não, mas a andar a 70 ou 80km/h, leva-me 7 ou 8 km a atingir a temperatura normal de funcionamento. Talvez seja normal, mas no meu Honda aquece em 2 ou 3km

              Comentário


                #8
                pois, nesse caso dá uma limpeza ao circuito de refrigeração

                Comentário


                  #9
                  Cheira-me a chauffage entupida...

                  Comentário


                    #10
                    Isso como é que alterna entre calor e frio?

                    Não é um sistema tipo uma torneira eléctrica que obedece à posição do selector de temperatura no tablier, e que abre ou fecha o cirtuito da chauffage de acordo com a posição desse?

                    Se essa peça avaria, começa a abrir e fechar como lhe dá na cabeça e consequentemente a dar calor e frio ao calhas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por NunoS Ver Post
                      Isso como é que alterna entre calor e frio?

                      Não é um sistema tipo uma torneira eléctrica que obedece à posição do selector de temperatura no tablier, e que abre ou fecha o cirtuito da chauffage de acordo com a posição desse?

                      Se essa peça avaria, começa a abrir e fechar como lhe dá na cabeça e consequentemente a dar calor e frio ao calhas.
                      se essa peça avaria, fica sempre na mesma posição, e não é uma torneira electrica, pelo menos nos carros mais antigos, nao é mais que um cabo preso á torneira de chaufagge(ate me custa a escrever isto), que abre ou não o circuito de chaufagge
                      Editado pela última vez por rafasantos; 19 December 2009, 19:06.

                      Comentário


                        #12
                        De certeza que num Rover 25 já deve ser eléctrica, uma deste tipo

                        http://thermotionactuatorvalvecorp.t...008?&forward=1

                        O meu fiesta levou uma destas faz um mês. O carro tanto dava ar quente na temperatura máxima, como dava frio, mas a seu gosto, variava sozinho.

                        Esta peça deixa de interpretar o sinal do selector do tablier e o motor actua sozinho. A peça foi mudada à minha frente, foi a única coisa em que o mecânico mexeu e os sintomas desapareceram. Agora já escolho a temperatura.
                        Editado pela última vez por NunoS; 20 December 2009, 02:21.

                        Comentário


                          #13
                          Ressuscitando o tópico..

                          A torneira é mecânica, levou uma nova e nada

                          Entretanto o termóstato também foi trocado e continua na mesma sem mandar calor. Só manda acima dos 130/140km/h

                          Os tubos que vão para o radiador da chauffagem estão quentes.. Presumo que deva de ser a chauffagem entupida, mas aquilo para desmontar é melhor nem pensar. Tem de se desmontar o tablier..

                          Vou tentar lavá-lo sem desmontar

                          Devo desligar a tubagem e talvez ligar uma torneira a ver se desentope certo?

                          Cuidados e procedimentos a ter?

                          Comentário


                            #14
                            de certeza que nao é melhor tirar fora o radiador? é que lava-lo á torneira vais molhar o interior do carro

                            Comentário


                              #15
                              Vou tentar lava-lo mas é interiormente. A ideia seria desligar a tubagem e enfiar lá uma mangueira.. Não é por fora.

                              É que para desmontar aquilo, é necessário desmontar o tablier, coisa que não me agrada muito

                              Comentário


                                #16
                                Já estive a falar com o rapaz que me trata do carro e ele diz que da ultima vez lavou à pressão e era sempre "lama" a sair que nunca mais parava..

                                hoje vamos experimentar uma solução mais radical.. "lavar" com ácido muriático (clorídrico)..

                                Ou vai ou racha

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais uma actualização:

                                  Entretanto o radiador da chauffage foi todo limpo com o tal ácido mas continuou na mesma.. Sem mandar calor excepto em altas RPM. Ficou combinado trocar a bomba de água e correias já que se estava a aproximar a altura, adiantava-se serviço.

                                  No entanto o serviço vai ter mesmo de ser feito esta semana pois hoje um amigo meu que ia à minha frente, avisou-me que o carro ia a pingar água.. Fui a ver e a água ainda estava no nível.. Entramos na AE durante 15km a 120km/h, quando parei o carro, a ventoinha estava a trabalhar, verifiquei e estava seco. Coloquei mais água e em 4 ou 5km de AE a 70/80km/h esvaziou-me o vaso de expansão todo.

                                  Enchi novamente e fui bastante devagar até ao mecânico. Durante 20km a 40/50km/h não gastou uma gota. Detectamos uma fuga no local da bomba de água.. Se antes suspeitava que o facto da chauffage não mandar calor poderia vir da bomba de água, agora tenho quase a certeza.. A bomba não deve ter pressão suficiente

                                  Curioso é o facto do ponteiro da temperatura se manter inalterável seja em que circunstância for.. Depois de ir à posição normal, nem para cima nem para baixo

                                  Comentário

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