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Golf 2.0 TDi - Avaria muuuuito estranha

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    Golf 2.0 TDi - Avaria muuuuito estranha

    Boa noite a todos,

    Tenho um Golf 2.0 TDi GT (170cv), de 2006, importado da Alemanha em Abril de 2009, com 86000km. Fiz perto de 4000km com ele e tudo OK, até surgir a tal avaria que vou descrever em baixo, juntamente com os episódios na oficina onde levei o carro.

    O que acontece é o seguinte: perda de potência até por volta das 2100rpm.

    Quando o tal problema está a acontecer, acelero a fundo a partir das 1500rpm e nao se passa absolutamente nada, não há "assobio" do turbo e o carro sobe muito lentamente de regime, até que a partir das 2100rpm, começa a puxar normalmente, salvo algumas excepções, em que se engasga um pouco.

    Este problema tem a particularidade de desaparecer passados 10/15km, para depois voltar a acontecer passados cerca de 400km, o ciclo é quase sempre este, o problema ocorre de 400 em 400km e desaparece passados 10/15km. Com esta brincadeira já ando com o carro assim há cerca de 15000km

    Estando eu tão familiarizado com esta avaria vou descrever alguns dados, dos quais me fui apercebendo ao longo do tempo:

    - Quando o problema ocorre, além da perda de potência, se o carro estiver ao ralenti, o ruido de escape está bastante alterado, está muito mais grave e é irregular. Se o deixar cerca de 30s ao ralenti, o barulho desaparece. Se arrancar, ainda consigo puxar a 1ª com potência normal mas depois volta imediatamente a acontecer o mesmo. Houve algumas situações em que a rotação ao ralenti ficava exactamente nas 1000rpm mas na maior parte dos casos está nas normais 800rpm, isto sempre com o tal ruido de escape alterado.

    Ao longo destes 15000km com a avaria, acenderam 3 luzes diferentes: luz de motor, luz da resistencia em que aparecia a mensagem de "avaria no motor" e luz do FAP. Se o problema ocorrer e não se acenderem quaisquer luzes, segundo a oficina, não fica qualquer erro na centralina.

    Da vez que acendeu a luz de motor, o problema passou a ocorrer constantemente e teimava em não desaparecer com facilidade, da 1ª vez, foi apagado o erro da centralina e voltou ao ciclo normal (400 em 400km)

    Da 2ª vez que levei o carro a oficina, em que acendeu a luz de resistência, acusava um erro que nao consigo especificar exactamente, mas era qualquer coisa como isto: "erro de sensor de sobrealimentaçao...". Conclusão: foi posto um turbo novo (segundo eles nao podia ser reconstruido) devido ao sensor que mede a geometria do turbo estar avariado e como não se vende em seperado, tinha que levar um GT1749VC novo. Passados 400km voltou a fazer o mesmo e a apresentar o mesmo erro.

    Depois de tempos algo complicados e com o problema a manter-se, voltei à oficina (depois de ter acendido a luz do FAP) e acusou mais dois erros. Sensor de pressão e temperatura de gases de escape, foram substituidos e... guess what? voltou a fazer o mesmo

    Entretanto nao foram substituidas mais peças e na oficina começaram a pensar que realmente os erros podiam não corresponder e o problema ser outro. Durante estas idas à tal oficina, o carro foi visto por um tecnico da VW e segundo eles, esteve nas instalações da VW em Setubal.

    Entretanto foi limpa a valvula EGR mas sem sucesso, o problema manteve-se.

    Peço então aos caros colegas foristas que opinem sobre esta temática.

    Desde já o meu agradecimento e desculpem o testamento.

    Cumprimentos,
    Editado pela última vez por alpug; 29 December 2009, 22:41.

    #2
    O meu GPunto dava um erro no sensor de pressão e era a MAF estragada.

    O carro deixava de puxar em baixas sempre que andava na AE a fundo. Passados uns km's ficava normal.

    Já viram a MAF?

    Comentário


      #3
      Nope, a MAF não foi verificada. Quando eles perceberam que trocar as peças que acusavam erro não estava a dar resultado, fizeram a tal limpeza da EGR e verificaram também o catalisador, não chegaram a nenhuma conclusão.

      Comentário


        #4
        Penso que há medições que têm que ser feitas. Primeiro medir a pressão do turbo ao longo da faixa de rotações para despistar alguma prisão no turbo (pouco provavel porque je foi substituido) ou deficiencia no comando do mesmo. Depois medir a pressão de entrada e de saida no FAP pois este pode estar com problemas na regeneração ou mesmo estar obstruido. Por fim eu experimentava colocar uma junta cega na EGR para ver se a avaria continuava a aparecer. Boa sorte.

        Comentário


          #5
          Imprescindível ligar o carro ao Vag-com.

          Aqui poderás encontrar alguém da tua zona com o Vag-com: ! - VAG-COM Locator - ( Lista@Página_1 ) - JÁ SOMOS 178 - !

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
            Imprescindível ligar o carro ao Vag-com.

            Aqui poderás encontrar alguém da tua zona com o Vag-com: ! - VAG-COM Locator - ( Lista@Página_1 ) - JÁ SOMOS 178 - !
            Obrigado pela resposta.

            há diferença entre ligar ao vag-com ou ligar à maquina de diagnósticos que eles lá têm? O vag-com regista erros que não aparecem na outra máquina por ex?

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