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Motor Gripado. Retificar ou comprar outro usado?

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    Motor Gripado. Retificar ou comprar outro usado?

    Boa noite.
    Tenho um corsa B de 2000, e avariou-se a bomba da água...
    Conclusão, deposito de agua vazio, motor gripado.
    O mecânico vai-me dar amanhão um orçamento para retificar o motor.
    Já andei a pesquisar, e consigo arranjar um motor num centro de abate por 500€.
    Compensa-me retificar o meu, ou comprar um na sucata?
    Por quanto rondará a retificação do meu motor?

    Motor "novo" - Prós e contras
    Rectificação - Prós e contras

    Obrigado pela colaboração, cptos,
    Bruno Miranda
    Editado pela última vez por Yackary; 04 January 2010, 21:02.

    #2
    Se foi por falta de água a cabeça deve ter ido com as couves.

    Não vou dar palpites mas só uma cabeça custa os 500€ que custa o motor usado.

    Comentário


      #3
      Vamos ver por partes... se fores rectificar o motor fica como novo com a compressao em condiçoes só que deve ficar muito mais caro

      Por outro tens um motor usado por 500 euros , se ele tiver em condiçoes acho que era a melhor opçao


      abc

      Comentário


        #4
        E mais caro, poderemos estar a falar até qto, tem uma ideia?

        Comentário


          #5
          Agradeço mais opiniões

          Agradeço mais opiniões

          Comentário


            #6
            Onde é que a rectificação de uma cabeça fica por 500€?
            Eu mandava rectificar, nem que gastasse um pouco mais do que 500€ em toda a reparação.
            Só compraria o motor usado se soubesse a quilometragem do mesmo.
            Ainda que a quilomentragem possa não dizer tudo, fica-se na mesma um pouco mais descansado.

            Comentário


              #7
              Retificação, mais montagem do motor, com tudo o que seja preciso de peças, passará os 1000€?
              O motor novo fica por 500€, mais mão de obra para o montar, correia da distribuição nova, bomba da água vai para os 1000 e pouco...
              E a rectificação?
              Qto será?
              Editado pela última vez por Yackary; 04 January 2010, 22:54.

              Comentário


                #8
                A rectificação com a montagem é serviço para ficar perto dos 1000€ sim senhor.
                Mas uma coisa é certa, sabes que o motor fica como novo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  Onde é que a rectificação de uma cabeça fica por 500€?
                  .
                  Mas como é que se retifica uma cabeça queimada?

                  Eu não falei em retificar, falei em comprar uma nova, já que se o problema foi falta de água a cabeça está completamente inutilizável.

                  Comentário


                    #10
                    Nos centros de abate vendem-se motores?

                    Comentário


                      #11
                      Sim. E outras peças tb.
                      Mas axam que a retificação fujirá mto acima os 1000€?
                      Serviço completo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por hazakis Ver Post
                        Nos centros de abate vendem-se motores?
                        Exactamente o que eu pensei...

                        Já aqui falaram dos quilómetros do motor usado, mas ninguém falou nos quilómetros que tem o motor original...

                        Comentário


                          #13
                          O motor actual tem/tinha 160000 km's.
                          O motor usado tem aí uns 140000KM'S...
                          Editado pela última vez por Yackary; 04 January 2010, 23:37.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Mas como é que se retifica uma cabeça queimada?

                            Eu não falei em retificar, falei em comprar uma nova, já que se o problema foi falta de água a cabeça está completamente inutilizável.
                            Pode estar como pode não estar.
                            Com o aquecimento podes ter apenas deformado a culassa.
                            Então quando acontece uma junta da culassa queimar, porque é que se leva ao torneiro a cabeça? Porque o excesso de calor deforma a culassa.
                            Aqui a situação é a mesma. Só é diferente naquilo que deu origem ao aquecimento.

                            Pode eventualmente a cabeça não ter reparação, tambem acontece.
                            Mas por norma têm sempre. É "só" facejar a culassa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Yackary Ver Post
                              O motor actual tem/tinha 160000 km's.
                              O motor usado tem aí uns 140000KM'S...
                              Ia buscar o usado.

                              Comentário


                                #16
                                Há empresas especializadas em venda de material usada(tipo sucateiros), dão garantia e tudo, na minha opinião é a melhor solução, colocas um bloco usado c/ garantia

                                Comentário


                                  #17
                                  Se o usado estiver mesmo em condições, penso que é preferível ao recuperado.
                                  Dão-te garantia?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sou só eu que acho que uma junta de cabeça queimada não é nada do outro mundo ?


                                    Se sabes como está o teu motor, assumindo que está bom, gastos de oleo, compressão, consumos, e se o mecânico disser que é mudar a junta, rectificar a cabeça, bomba de agua, liquido, mão de obra, e um ou outro pintelho, eu nem pensava duas vezes, reparava o motor.


                                    Comprar um motor usado, ainda por cima com praticamente a mesma quilometragem, sem sequer saber quais os tratos que levou durante a sua vida, e tendo a noção que por segurança não se deve coloca-lo sem fazer mais nenhuma manutenção preventiva ( correias / etc ), é um valente tiro no escuro e pode correr mal...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas ele diz que o motor gripou, logo não é só rectificar a cabeça, é o motor todo.

                                      Ele acaba é por ficar com um motor praticamente novo se o serviço for bem feito. Depende é do orçamento.

                                      Eu até 1000€ acho que ficava com o antigo rectificado.
                                      Editado pela última vez por NunoS; 05 January 2010, 14:55.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Yackary Ver Post
                                        Boa noite.
                                        Tenho um corsa B de 2000, e avariou-se a bomba da água...
                                        Conclusão, deposito de agua vazio, motor gripado.
                                        O mecânico vai-me dar amanhão um orçamento para retificar o motor.
                                        Já andei a pesquisar, e consigo arranjar um motor num centro de abate por 500€.
                                        Compensa-me retificar o meu, ou comprar um na sucata?
                                        Por quanto rondará a retificação do meu motor?

                                        Motor "novo" - Prós e contras
                                        Rectificação - Prós e contras

                                        Obrigado pela colaboração, cptos,
                                        Bruno Miranda

                                        Primeiro, avaria de bomba de àgua não gripa motor, sistema de refrigeração a àgua, é independente do sistema de lubrificação por oleo.

                                        Resta saber se parou o motor quando acendeu a luz vermelha da temperatura ou se continuou com a luz vermelha acesa durante vários Kms até o motor agarrar, bloquear, gripar.

                                        Se parou quando a luz vermelha acendeu, aconselho a reparar o motor, descarbonizar, juntas novas, facejar cabeça, aproveita coloca uns segmentos novos e capas e bronzes na cambota e tem motor para outros tantos Kms.

                                        Se não parou e continou sem ligar para a luz vermelha até gripar, aconselho um motor usado com poucos kms!!!, com garantia, e tem de lhe fazer uma revisão boa antes de montar, atenção que actualmente os motores se estiverem muito tempo sem trabalhar e especialmente com àgua dentro deles, a junta da cabeça apodrece e é necessário substituir senão pode acontecer outra situação de falta de àgua ou àgua no oleo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O carro não tem luz.
                                          Nem de gasóleo, nem de agua nada.
                                          Só qdo o carrou deixou de acelerar é que a minha mulher se apercebeu...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Yackary Ver Post
                                            O carro não tem luz.
                                            Nem de gasóleo, nem de agua nada.
                                            Só qdo o carrou deixou de acelerar é que a minha mulher se apercebeu...
                                            A minha mãe num FIAT Tipo 1.1, numa situação semelhante, andou até o motor começar a dar estalos, só ai resolveu parar...

                                            Foi reparado, reparação simples ( termoestato, junta, rectificar cabeça, liquido ), e ainda fez mais 90k em cima do que ja tinha...


                                            Só o mecânico, caso tu não percebas, poderá dizer como está o motor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por NunoS Ver Post
                                              Mas ele diz que o motor gripou, logo não é só rectificar a cabeça, é o motor todo.

                                              Ele acaba é por ficar com um motor praticamente novo se o serviço for bem feito. Depende é do orçamento.

                                              Eu até 1000€ acho que ficava com o antigo rectificado.
                                              Concordo totalmente. Se o motor gripou mesmo terá que ser todo rectificado... E dependendo do cenário que estiver lá para dentro, terá de levar mais ou menos peças novas.

                                              Basicamente quando se fala de rectificação há duas hipóteses possíveis, a grosso modo. Ou ficas com um motor novinho e pronto para mais uns tantos Kms ou ficas com um dor de cabeça e daqui para a frente é sempre a investir.

                                              Há 15 anos atrás a segunda hipótese era a mais comum de suceder, hoje pelo que sei as coisas são muito diferentes.

                                              Mas não me acredito muito que rectificar o motor (não só o trabalho de apara mas todos os componentes que precisar, podemos estar a falar de pistões, vielas, cambota, etc) fique por menos que os 1000€.

                                              Eu iria para esse motor usado, é um risco mas paciência.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mas afinal em que estado está o motor actual do carro?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ñão sei.
                                                  Eu uso o carro para casa trabalo, trabalho casa, por nacional sem grandes velocidades.
                                                  Agora não faço a minima ideia como ele está.
                                                  Preciso que o carro dure mais 3 anos, para acabar de pagar o carro familiar, e poder então comprar um novo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Então mas o mecânico não te dava o orçamento hoje?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Hoje pediu-me os documentos do carro para ver o modelo do motor.
                                                      O carro já está lá desde dia 24 de dezembro... 25 feriado, 2ª ñ trabalhou... parece q ainda ñ vai ser hj...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Yackary Ver Post
                                                        Hoje pediu-me os documentos do carro para ver o modelo do motor.
                                                        O carro já está lá desde dia 24 de dezembro... 25 feriado, 2ª ñ trabalhou... parece q ainda ñ vai ser hj...
                                                        Então o homem tem o motor na oficina e precisa dos documentos para saber qual é o motor? Não me parece um motor propriamente raro...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                          Ia buscar o usado.
                                                          por uns míseros 20mil km ja ias buscar o usado?
                                                          Só o preço de o meter a funcionar no carro fica tudo ao mesmo preço, preferia o meu arranjado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                            por uns míseros 20mil km ja ias buscar o usado?
                                                            Só o preço de o meter a funcionar no carro fica tudo ao mesmo preço, preferia o meu arranjado.
                                                            Como?
                                                            É plug and play.
                                                            Nada de mais, é uma troca simples.
                                                            Só é preciso paciência e saber o que se faz.
                                                            O outro motor também vai ter, possivelmente,que sair.
                                                            Mesmo que não saia, terá por ventura que ser desligado a algusn componentes para facilitar a operaçãoi.

                                                            Não são os menos 20.000Km.
                                                            É o gasto de dinheiro que assim aparentemente, vai para o dobro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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