Carro cria condensação no interior se ficar fechado ao Sol..

A mostrar resultados 1 para 20 de 20

Título: Carro cria condensação no interior se ficar fechado ao Sol..

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito Carro cria condensação no interior se ficar fechado ao Sol..

Boas tardes,

Venho aqui relatar o problema q tenho tido com o meu carro, que me está a deixar intrigado e começo a pensar que o carro já tenha estado inundado ou assim.

O carro é uma Fiat Marea Weekend 1.6, de 99. Comprei-a à ano e meio, com 95 mil kms, sem problemas e como tudo a funcionar bem. No entanto, no inverno depois de chover, quando a carrinha fica fechada e parada, ao começar a dar o sol o vidro da frente fica com uma camada de água por dentro...pura condensação. Se for a limpar com um lenço, a água cai mesmo do vidro. Os vidros laterais também acontece o mesmo, mas com menos intensidade.

Hoje fui a entrar no carro, e alem do já relatado, até o plástico do quadrante estava com a tal condensação por fora.

Alguém faz ideia do que raio seja isto? Será que o carro está a deixar entrar água? Quando chove eu não noto nada molhado por dentro, nunca a vi deixar entrar ou passar água fosse onde fosse.

Esta condensação sugere que existe água ou humidade no interior do carro...que com o calor tende a evaporar e a ir fixar-se nos vidros. Agora de onde raios virá a água? =X
    Alguém já teve problemas parecidos?

Cumps e obrigado desde já.

Benfiquista roadstercoupe's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005

Por Defeito

Poderá estar a entrar água por algum lado.. os chão do carro está seco? agua dentro de uma porta? Quando tiver sol é abrir os vidros e deixá-lo estar a 'respirar'..

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

É como está agora...com os vidros um pouco abertos

Quando voltar a chover vou tentar ver se os tapetes ficam secos ou não. A quantidade de água no vidro da frente é tanto que me faz até ficar com medo que o carro já tenha estado inundado ou assim. É de facto estranho =/

Piloto de Rallye Nitrofurano's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Isso é porque tens água dentro do carro, e ainda não a descobriste.

No fim de semana começa a ir aos pontos críticos (mala, debaixo dos bancos, etc), e encontra onde a água se acumula.

Banido xsaraman's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

Verifica se tens o radiador da saufagem roto!
    Notas alguma diminuição do nivel do liquido de refrigeração do motor?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
    Verifica se tens o radiador da saufagem roto!
    Notas alguma diminuição do nivel do liquido de refrigeração do motor?
    Boas

Estive a ver e tinha a alcatifa por debaixo dos tapetes do condutor húmida =/ Não estava ensopada, mas estava húmida. Todas as restantes partes do chão do carro estavam secas, mala, debaixo dos bancos e etc.

Quanto à diminuição do líquido de refrigeração, noto sim! Volta e meia tenho q adicionar algum líquido. Pensei que fosse a junta da cabeça que estivesse queimada, porém quando a carrinha mudou a distribuição pedi para verificarem e não notaram nada.

Entretanto levei a carrinha a uma Midas onde fizeram o teste de pressão ao sistema de refrigeração,(por aquela bomba na tampa do depósito do líquido de refrigeração do motor) e o sistema perdeu alguma pressão, o que indica que há algures uma fuga. Dado o carro estar no elevador e não se terem visto fugas em lado nenhum, voltou-se a suspeitar da tal junta da cabeça.

O que me faz achar que não é a junta é o facto do motor não ter qualquer sintoma. Não faz fumo, não soluça, puxa bem em toda a faixa e gasta o normal (que até é pouco quando se anda com cuidado).

Se for de facto o radiador, sabes onde é q este fica? Suponho que seja preciso desmontar boa parte do habitáculo para lhe aceder não?

Cumps e obrigado pela dica ;)

Banido xsaraman's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

Eu já tive esse problema 2 vezes no meu citroen e os sintomas eram os mesmos! O que se passa é que nos dias que chovem ligas a saufagem no quente!
    Isso vai-se agudizando até que acabas por ter de reparar! A peça até nem é cara, mas é preciso desmontar boa parte do tablier e pagas muita mão de obra! Nos meus casos:
    1.ª vez oficina zé da esquina 350€ (o radiador só custou 60€)
    2.ª vez citroen 220€!
    Na citroen como conhecem o modelo levam muito menos mão de obra!

Banido xsaraman's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

O radiador fica localizado atrás da zona do tablier onde estão normalmente posicionados os comandos da ventilação e o autorádio!

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Isso é normal. Como estamos no Inverno, o ar está mais húmido. Pensa assim... tens ar húmido dentro do carro e deixas o carro ao sol com os vidros fechados. Então, "a temperatura dentro do habitáculo vai subir e a humidade do ar vai evaporar-se" (coloquei entre aspas para simplificar). Essa humidade que vai evaporar, encontra uma superfície mais fria, os vidros, e condensa.
    Não te preocupes que isso no verão desaparece.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Sim...no verão de facto isto não acontece.

Por outro lado em todos os outros carros que tenho/tive isto não acontece...logo normal não é, infelizmente =/

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Experimenta deixar os vidros abertos só um bocadinho uns 2 milímetros e vês que não acontece.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Sim, isso já fiz e de facto não acontece nada

É possível que tenha sido aquela zona da alcatifa que tenha ficado molhada num dia de mais chuva ao entrar e sair do carro, e que como tem tado frio não tenha secado completamente. Desta vez os vidros ficaram abertos enquanto o carro esteve ao sol, e não houve condensação. Vamos ver se volta a acontecer

Piloto de Testes Pauliteiro's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Acho que a explicação mais simples é mesmo a humidade excessiva do ar nas últimas semanas, ar esse que também está dentro do carro e que com o calor condensa a água lá presente..

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Estranho.... só se fôr como disseres e tiveres a alcatifa com humidade.

A mim acontecia o mesmo mas como passei a deixar os vidros abertos, mais que 2 milímetros, os vidros não embaciam. No entanto, no parque de estacionamento da escola verifico que práí uns 80% dos carros ficam com os vidros embacedos por dentro. Os outros 20% são carros que, penso eu, circulavam com o sofagem ligada antes de estacionar.

Aproveita estes dias com sol e deixa o carro todo aberto: portas, capôt, mala, vidros.... tudo

Piloto de Kart PauloSantosGT's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

A Minha marea tem o mesmo problema que a tua exatamente sem tirar nem por, o problema é do radiador da sofagem que esta roto..se reparares por baixo do tablier do lado do passageiro na saida de ar para os pes vais começar a ver tipo um escorrido de agua ja me informei e o radiador custa 40e mas o problema e a mao de obra mesmo nao sendo necessario tirar o tablier fora o porta luvas e isso tem de sair fora e da uma trabalheira dos diabos..em breve tenho que trocar o radiador..

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Tenho de ficar atento a esse sítio então. Nos últimos tempos mesmo com a chuva o carro não tem dado este problema. Fez uma ou duas x este ano, e foi mesmo uma questão de o deixar um pouco com os vidros um nadinha abertos e ficou resolvido.

Quanto ao radiador, tenho de ver isso então

Piloto de Testes Jonipi's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
    Tenho de ficar atento a esse sítio então. Nos últimos tempos mesmo com a chuva o carro não tem dado este problema. Fez uma ou duas x este ano, e foi mesmo uma questão de o deixar um pouco com os vidros um nadinha abertos e ficou resolvido.

Quanto ao radiador, tenho de ver isso então
    Já agora, enquanto não resolves o problema, vai vigiando o nível do liquido de arrefecimento do motor.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Eu vou vigiando...e honestamente não percebo.

Digo que não percebo porque ela eventualmente perde o líquido quase todo...mas isso em nada afecta o funcionamento do motor. A ventoinha continua a disparar...o ponteiro da temperatura mantem-se no segundo traço em estada a aberta e no meio em para-arranca.

Se calhar tenho um motor arrefecido a Ar e não sei ^^

Piloto de Troféu Cessna's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
    Eu vou vigiando...e honestamente não percebo.

Digo que não percebo porque ela eventualmente perde o líquido quase todo...mas isso em nada afecta o funcionamento do motor. A ventoinha continua a disparar...o ponteiro da temperatura mantem-se no segundo traço em estada a aberta e no meio em para-arranca.

Se calhar tenho um motor arrefecido a Ar e não sei ^^
    Fazes muita cidade? Controlas o nível do óleo com que regularidade? Tenho em casa um Clio de ´96, um 1.2 e volta e meia a água também desaparece juntamente com o óleo. Quando mudou a embraiagem o ano passado, pedi ao mecânico para ver se tinha alguma fuga não detectou nada. Eu suspeito que o carro que já conta com 164kk consuma um bocado de óleo quando faz muita cidade. E quando este chega a níveis mínimos deve aquecer mais que o normal e consome a água num instante. Já tive alguns sustos quando conferia o óleo (tinha um risco apenas na vareta) e quando via a água.

Vê como está a tua Marea em relação ao óleo. Quanto à humidade não sei... Já agora, a água da refrigeração não fica com nenhum tom acastanhado?
    Última edição por Cessna : 13-02-10 às 23:48:09

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Quanto a óleo mudei aos 105 mil...não ficou atestada...vai com 117 mil e da ultima vez que vi estava a 1/3. Faço pouquíssima cidade

A cor da água(não é agua mas sim líquido anti-congelante) é difícil de ver dado o depósito estar bastante sujo, mas penso que fica algo acastanhada sim. Isso apontaria para a junta da cabeça, mas é como digo...como ela não apresenta sintomas nenhuns e o motor apresenta um comportamento normal(mesmo quando aperto com ele :P) vai andando assim