Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Travões - limpeza

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Travões - limpeza

    Boas

    O problema:
    Travões traseiros chiam (nem sempre). Pedi opinião a um mecânico e o diagnóstico dele é que podia ser só pó acumulado (visto ser tambor). Mas na oficina pedem quase 50€ só para isso (abrir o tambor e limpar). Acho uma exorbitância para a operação, portanto estou a pensar em abrir aquilo e ver se realmente é só pó e tratar disso. Do que me lembro de ver, é só desapertar parafusos para tirar a polie. É fácil limpar aquilo? Algum conselho para além de o fazer com o travão de mão desactivado?

    #2
    Eu penso que isso é daqueles serviços que se for o próprio a fazer fica melhor, numa de bricolage, pois as oficinas não estão para perder muto tempo com pormenores. Eu já vi carros com os tambores pintados de vermelho. Agora se não te sentes muito à vontade talvez seja melhor procurares forums de mecanica (ou tuning) que de certeza à pessoal que sabe fazer essas coisas

    Comentário


      #3
      Se agora chiam e não chiavam antes é porque o calço já deve estar no fim. E se sim já riscou a polie. E se for isto lá terás que a mandar rectificar num torno.

      A dificuldade é depois de desapertar o parafuso que segura a polie, tirá-la. Normalmente precisas da ajuda de um martelo e ir dando umas pancadinhas a toda a volta para ela sair por toda ela. Com calma faz-se.

      Que corra bem a operação

      Comentário


        #4
        depois da poli fora, é so bastante spray de limpeza de travoes e passar uma lixa fininha nas maxilas e poli

        Comentário


          #5
          Esse era o meu medo. Mas como disse, não chia sempre e não é um chinfrim "assombroso". Daí que talvez precise só de limpeza como me disseram. Ainda estou a ver como será melhor resolver a questão.

          Comentário


            #6
            e se o rolamento estiver na polie depois e ir ao mecanico meter novos , comclusao fica-te mais caro mas aprendes.

            Comentário


              #7
              Desculpa, mas não percebi. Estás a dizer que se o rolamento estiver acoplado à polie posso estragar tudo, é isso?

              Comentário


                #8
                Depois da roda tirada, terás por ventura um tampão ou copinho a proteger a fêmea de aperto.
                Retira o tampão/copinho e encontrarás uma espécie de pequeno ferrinho (não me lembro agora do nome) no meio de uma rosca.
                Tira esse ferrinho, e depois desaperta a grande fêmea.
                Se o tambor não sair com facilidade, vai dando umas pancadas com um martelo.
                Faz com calma e não te precipites. É mais jeito do que força.
                Depois vê se tem sujidade e limpa.

                Não te aconselho a respirar o pó (ferodo) que está lá dentro pois é cancerígeno.

                Volta a colocar o tambor e aperta a fêmea.
                Esta fêmea não é para apertar muito. Não é como quando se aperta uma roda.
                Apertas até fazer uma pequena força e vês se o tambor não oscila, a não ser, claro, girar.
                Coloca novamente o ferrinho como estava na forma original e em seguida o copinho.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por vitorbarbosa Ver Post
                  e se o rolamento estiver na polie depois e ir ao mecanico meter novos , comclusao fica-te mais caro mas aprendes.
                  Qual é o problema do cubo estar no tambor?

                  Comentário


                    #10
                    o probrema sao as pancadinhas ,e a força descentrada que o user posivelmente vai fazer ja que nao tem noçao do trabalho nem pratica , e sim pode danificar o rolamento, quanto a força se a polie tiver algum desgaste , e provavel que tenha rebordo ,ai ainda e mais difiçil de retirar o polie

                    Comentário


                      #11
                      No meu carro ainda há pouco tempo tive um grave problema nos tambores.
                      Estes estavam no fim, ou seja, já não tinha ferro para gastar e tinha esse rebordo.
                      Sairam com jeito e os meus tambores são dos que têm o cubo acoplado.
                      Continuo sem perceber o problema de ter lá os rolamentos.
                      Não me parece que alguém no seu bom senso se vá pôr às marteladas desmesuradamente ao tambor.
                      No entanto também não é fazer cócegas.

                      É preciso ter em atenção. Se de forma alguma o tambor não estiver a sair, ou seja, "ficar a meio do caminho", então aí aconselho a ida ao mecânico.
                      Se o mecânico for mau, fará como um labrego e martelará até mais não, podendo até trazer junto as cintas e aí, caldo entornado.
                      Se for bom, terá um género de "saca rolhas" e saberá fazer o trabalho em condições.

                      No entanto, penso que o user pode tentar.
                      Se conseguir porreiro.
                      É bom é que siga todas as recomendações dadas aqui.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X