Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Água no óleo, excesso de óleo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Água no óleo, excesso de óleo?

    Tenho um prolema e vou juntar aqui duas fotos que espero sejam esclarecedoras. O carro vai para a reforma daqui a um ano e é utilizado em percursos citadinos curtos.

    O paciente é um motor 1.4 de uma astra de 1995 com 300.000k.
    Puxa bem e não tem sintomas esquisitos.






    Acontece que hoje fui verificar os níveis e encontrei a vareta do óleo babada e com resíduos. Abri a tampa do óleo e deparei-me com o cenário das fotos. Uma "baba" amarelada e com consistência de água.

    O óleo está acima do nível máximo, acho que quando mudei estava no nível correcto.
    Aconselharam-me um óleo mais espesso, dada a quilometragem tendo eu concordado.

    Também vi gotículas de água na vareta e na tampa do óleo.

    Há três meses fui surpreendido com o vaso de expansão ( da água do radiador) quase vazio e atestei.

    O meu palpite é que haja água no óleo, excesso de óleo. O óleo menos fluido não justifica resíduos e "baba".

    Desde já, obrigado pela ajuda!

    Cumps.
    Editado pela última vez por campos1; 23 January 2010, 11:59.

    #2
    Não esperes mais um ano, reforma já o bicho... Se a água desaparece do vaso de expansão e te aparece "baba de camelo" na tampa do óleo, então é muito provável que a junta da cabeça esteja a entregar a alma ao criador.... O facto do óleo estar acima do nível quer dizer que já existe água no cárter, misturada com o óleo. Muito mau....

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
      Não esperes mais um ano, reforma já o bicho... Se a água desaparece do vaso de expansão e te aparece "baba de camelo" na tampa do óleo, então é muito provável que a junta da cabeça esteja a entregar a alma ao criador....
      nem mais

      Comentário


        #4
        Já tens a junta a dar passagem de água para o óleo.

        Posto isto, tens duas opções a meu ver:

        - reformas já o carro dado que é intenção fazê-lo daqui a 1 ano sensivelmente

        - reparas a junta que nesse motor e com material da concorrência não deve ser muito dispendioso (300 euros, por aí)

        Como deves imaginar isso só irá piorar e andares com água dentro do motor não lhe está a fazer muito bem, correndo o risco também de um momento para o outro sobrequecer e empenar não só a cabeça como o bloco o que inviabiliza por completo qualquer reparação nesse motor.

        Cumprimentos.

        Comentário


          #5
          Já era mesmo. As únicas maneiras que eu conheço de estragar juntas é mesmo ficar sem água.. Se nunca houver um problema neste sentido, a junta é considerado peça de desgaste?

          Comentário


            #6
            Aproveita enquanto o carro trabalha para o entregares ao abrigo do programa de incentivo ao abate de carros usados!
            Não vai durar muito tempo!

            Comentário


              #7
              Essa junta já foi.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                Já era mesmo. As únicas maneiras que eu conheço de estragar juntas é mesmo ficar sem água.. Se nunca houver um problema neste sentido, a junta é considerado peça de desgaste?
                Sim, pode apodrecer com a idade.

                Comentário


                  #9
                  Exactamente o meu começou com esses sintomas! Junta Queimada! Verifica se depois de andares com o carro e o deixares arrefecer ele tem pressão no vaso de expansão.

                  Comentário


                    #10
                    se tiver pressão no vaso é bom sinal ou mau?
                    é que o meu fica com pressão no vaso .
                    é que o meu esta a aparecer essa baba na tampa do óleo e mudei o óleo faz pouco tempo e não tinha agua misturada,não faz fumo,trabalhar certo ,ect,ect.e começou a beber agua, nunca é certo pode estar uma semana sem beber agua alguma como beber um bom bocado

                    Comentário


                      #11
                      A pressão que se gera no vaso é má.. É normal ter alguma logo após desligar o motor, mas depois deixa de ser normal.. Se a tens, significa que a compressão do motor está a passar para o sistema de refrigeração, aumentando a pressão do mesmo, podendo originar desde fugas devido à ruptura de tubos até ao alagamento dos cilindros, com consequente paragem..

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pessoal!

                        Pelas opiniões deixadas os meus receios confirmam-se...

                        E sim há muita pressão no circuito de refrigeração, agora compreendo o porquê dos vidros estarem sempre embaciados, a pressão estava a comprometer o circuito da climatização.

                        Curiosamente não há óleo na água.

                        Queria ver se aguentava até ao ano, mas pelos vistos vou esperar só até à aprovação do Orçamento de Estado para ver como ficam os impostos auto e depois decido a compra de outro carro.
                        Com a idade e no estado em que está não sei se vale a pena invetir numa reparação...mas ainda vou pensar, se isso fizer com que dure mais um ano...

                        É pena porque com a idade estava a ficar melhor, até arrancava em 3ªe consumos...quando fazia uma viagem com alguns quilómetros, acho que só cheirava a gasolina. Em cidade chegava aos 10 litros aos 100.
                        Mas passo a explicar, 90% das vezes faz trajectos onde nem sequer chega a aquecer. Isto desde há três anos até hoje! Acho que resistiu bem...e com 300.000km em cima.

                        Vou ver se encontro uma "sucata de qualidade", o carro merece uma boa reforma, nunca me deixou ficar mal em 15 anos! E as duas avarias que teve, foi por minha culpa/negligência.

                        Presto aqui a minha homenagem à minha companheira durante muitos anos, Opel Astra F 1.4i .

                        Obrigado!

                        Cumps!

                        Comentário


                          #13
                          Se for so junta da culassa, isto é se não tiver que rectificar o bloco é barato, mas tem em atenção que o mecanico estica-se muito quando é a culassa, porque uma junta custa 20€ +/- eles levam em media 100€ por abrir e fechar o motor, logo deveria dar 120€ mas não eles pedem logo 300€ e 400€ por isso cuidado com eles, e se decidires reparar aperta com ele e diz le que sabes bem quanto custam as juntas e que sabes quanto tempo demora. O meu cai na asneira de me dizer que a junta custava 100€ no dia a seguir apresentei le uma ainda embalada com a factura a dizer 21€ o homem nem sabia o que dizer.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                            Se for so junta da culassa, isto é se não tiver que rectificar o bloco é barato, mas tem em atenção que o mecanico estica-se muito quando é a culassa, porque uma junta custa 20€ +/- eles levam em media 100€ por abrir e fechar o motor, logo deveria dar 120€ mas não eles pedem logo 300€ e 400€ por isso cuidado com eles, e se decidires reparar aperta com ele e diz le que sabes bem quanto custam as juntas e que sabes quanto tempo demora. O meu cai na asneira de me dizer que a junta custava 100€ no dia a seguir apresentei le uma ainda embalada com a factura a dizer 21€ o homem nem sabia o que dizer.

                            Ainda estou a pensar se adio a morte dela por mais um ano...

                            O meu irmão arranja-me uma chave dinamómétrica, compro a junta e fazemos o trabalho numa manhã por €30 e uma almoçarada.

                            Em princípio não será preciso rectificar. Parece-me que só teve "sede" uma vez. Depois de atestar o circuito de refrigeração, o nível do líquido manteve-se. Se houvesse problema no bloco ou cabeça, o problema da "sede" mantinha-se, creio...

                            Cumps
                            Editado pela última vez por campos1; 23 January 2010, 23:38.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                              Ainda estou a pensar se adio a morte dela por mais um ano...

                              O meu irmão arranja-me uma chave dinamómétrica, compro a junta e fazemos o trabalho numa manhã por €30 e uma almoçarada.

                              Em princípio não será preciso rectificar. Parece-me que só teve "sede" uma vez. Depois de atestar o circuito de refrigeração, o nível do líquido manteve-se. Se houvesse problema no bloco ou cabeça, o problema da "sede" mantinha-se, creio...

                              Cumps
                              Se consegues arranjar a chave e tudo arrisca, uma vez que nao precisa rectificar é so por junta apenas tens que abrir o bloco e por isso no sitio. Mais vale do que dar 300€ ao mecanico pelo que nos podemos fazer por 30€

                              Comentário


                                #16
                                Olha, com pena minha, bem vindo ao clube... Podiamos fazer um "clube da junta da colassa quiemada" não?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por c200 Ver Post
                                  Olha, com pena minha, bem vindo ao clube... Podiamos fazer um "clube da junta da colassa quiemada" não?
                                  lol acho que devemos é juntar o pessoal e combinar para entre todos irmos arranjar os carros uns dos outros, estilo fim de semana parar o animal e vai o pessoal dar uma mãozinha .

                                  o meu o que me irrita é que não estico o carro,sempre bem tratado,nunca levou esquentamentos,a temperatura sempre esteve normal e do nada começou assim

                                  Comentário


                                    #18
                                    Deve ser aos anos que começa a deteriorar a junta ... Usavas liquido especial ou agua apenas??

                                    abcs

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se ele te aquecesse seria a junta da cabeça queimada, assim dir-te-ia que estará apenas deteriorada, o que permite que a água, passe pela junta para o circuito do óleo, e como o óleo é menos denso, fica por cima da água e dai na minha opinião, a justificação para ele ter subido acima do máximo.
                                      Tem atenção que o motor pelo acima exposto, pode não estar a ser lubrificado como devia.
                                      Como solução, eu substituía a junta da colaça, que se ele não aqueceu, a cabeça do motor não necessita de ser rectificada, pelo que será um conserto de baixo custo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu levou um valente "escaldão". Na 2ª vez que avariou, há um ano talvez, a culpa foi do termostato.

                                        Ia eu a uns 140 na A1 quando comecei a cheirar queimado dentro do carro, olhei para a temperatura e já estava no vermelho, parei o carro e aquilo era só borbulhar e vapor...

                                        Acho que deve ter danificado ou pelo menos fragilizado a junta, daí há três meses ter "bebido" pelo menos um litro de água.

                                        O interessante é que só bebeu por uma vez. E isso deu-me uma ideia...já sei que me vão chamar doido.

                                        Inspecionei o motor e circuito de refrigeração e a água, desde há três meses, continua no mesmo nível sem sinal de óleo. O motor trabalha bem e sem falhas. Verifiquei o aperto da cabeça.

                                        Como o carro vai só fazer o circuito casa-trabalho e vice-versa, sem aquecer, decidi arriscar. Acresce que até Dezembro deste ano, irei comprar carro para o substituir, já estava decidido antes deste problema aparecer!

                                        Então vazei o óleo "aguado" e alimentei o bicho com óleo "continente" fresquinho!

                                        A ideia é ir controlando a coisa e se a água não descer, vou rezando para que aguente até chegar o substituto.

                                        Querem começar a apostar?

                                        Cumps!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por IIdEvIlFiReII Ver Post
                                          lol acho que devemos é juntar o pessoal e combinar para entre todos irmos arranjar os carros uns dos outros, estilo fim de semana parar o animal e vai o pessoal dar uma mãozinha .

                                          o meu o que me irrita é que não estico o carro,sempre bem tratado,nunca levou esquentamentos,a temperatura sempre esteve normal e do nada começou assim
                                          Pois, às vezes trata-se simplesmente de uma junta defeituosa , sem culpa do dono!

                                          Fazemos o fim-de-semana da junta queimada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por c200 Ver Post
                                            Olha, com pena minha, bem vindo ao clube... Podiamos fazer um "clube da junta da colassa quiemada" não?
                                            Ou uma festa ou fim-de-semana da "junta queimada"!

                                            ...fazemos uma compra agrupada de juntas e reunimos a malta numa festa da "junta queimada" com concurso para ver quem substitui mais depressa ou monta o maior numero de juntas..!

                                            Cumps.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X