Tenho um prolema e vou juntar aqui duas fotos que espero sejam esclarecedoras. O carro vai para a reforma daqui a um ano e é utilizado em percursos citadinos curtos.
O paciente é um motor 1.4 de uma astra de 1995 com 300.000k.
Puxa bem e não tem sintomas esquisitos.
Acontece que hoje fui verificar os níveis e encontrei a vareta do óleo babada e com resíduos. Abri a tampa do óleo e deparei-me com o cenário das fotos. Uma "baba" amarelada e com consistência de água.
O óleo está acima do nível máximo, acho que quando mudei estava no nível correcto.
Aconselharam-me um óleo mais espesso, dada a quilometragem tendo eu concordado.
Também vi gotículas de água na vareta e na tampa do óleo.
Há três meses fui surpreendido com o vaso de expansão ( da água do radiador) quase vazio e atestei.
O meu palpite é que haja água no óleo, excesso de óleo. O óleo menos fluido não justifica resíduos e "baba".
Desde já, obrigado pela ajuda!
Cumps.
O paciente é um motor 1.4 de uma astra de 1995 com 300.000k.
Puxa bem e não tem sintomas esquisitos.
Acontece que hoje fui verificar os níveis e encontrei a vareta do óleo babada e com resíduos. Abri a tampa do óleo e deparei-me com o cenário das fotos. Uma "baba" amarelada e com consistência de água.
O óleo está acima do nível máximo, acho que quando mudei estava no nível correcto.
Aconselharam-me um óleo mais espesso, dada a quilometragem tendo eu concordado.
Também vi gotículas de água na vareta e na tampa do óleo.
Há três meses fui surpreendido com o vaso de expansão ( da água do radiador) quase vazio e atestei.
O meu palpite é que haja água no óleo, excesso de óleo. O óleo menos fluido não justifica resíduos e "baba".
Desde já, obrigado pela ajuda!
Cumps.
Comentário