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1.9TD corta as 4000rpm e fica a mancar ao relantim

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    1.9TD corta as 4000rpm e fica a mancar ao relantim

    Ola. É o meu primeiro post neste forum, nao encontrei a secçao das apresentaçoes, nao sei se esta com outro nome ou se nao sou obrigado a apresentar-me.
    Mas aqui deixo a minha apresentaçao: Chamo-me Gonçalo, tenho 26 anos, sou da zona de Aveiro, trabalho em Oliveira de Azemeis. E tenho um ibiza 6k 1.9D, de origem, que agora ja conta com um motor 1.9TD, e discos frontais da GTTDI. Pelo meio tive que meter outro turbo, um GT15, de um TDI de 90cv. Ultimamente levou com um IC e as tubagens do TDI 90CV, E foi assim que começou a dar problemas no carro.

    Depois de ter montado um IC no meu 1.9TD da VW e ter aumentado a pressao do turbo para 1.1Bar, o carro passou a dar menos em ponta. E as 4000rpms corta, mas corta de uma forma muito esquisita, pois faz um barulho tipo de algo a bater dentro do motor.
    Sera falta de gasoleo? Se eu acelerar devagar, apartir das 3800rpms ele vai sempre a subir na rotaçao sem cortar ate ao vermelho, mas tenho mesmo de acelerar devagar, se depois, tipo as 4500rpms, calcar a fundo, corta logo, e faz o tal barulho esquisito.

    O meu mecanico entendido neste tipo de motores, disse me que a causa mais provavel, é excesso de pressao de oleo nas touches. Talvez devido a uma antiga ma reparaçao no motor, nao rectificaram o topo das touches de acordo com o que rectificaram no motor. Penso que foi isto que ele quis dizer. Acho estranho, pois antes de montar o IC e dar mais pressao o carro ia ao vermelho sem problemas de corte, nem barulhos. Mas eu tenho confiança no mecanico, dai achar que ele tem razao.

    O motor tambem tem a saida de gases limitada, com uma linha de escape do 1.9D, o que tambem nao deve ajudar muito.
    O que eu queria saber, era se o corte por falta de gasoleo, faz a bomba emiter algum tipo de barulho. O carro depois de o turbo ganhar pressao, nao faz ponta de fumo preto.
    Quando o carro corta deita fumo azul,, enquanto manca um bocado, e antes de cortar, ja vai perdendo a força. Isto é sintoma de que?

    A razao deste post é para ter segundas opinioes, se é que as vao dar
    Abraço

    #2
    Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
    Ola. É o meu primeiro post neste forum, nao encontrei a secçao das apresentaçoes, nao sei se esta com outro nome ou se nao sou obrigado a apresentar-me.
    Mas aqui deixo a minha apresentaçao: Chamo-me Gonçalo, tenho 26 anos, sou da zona de Aveiro, trabalho em Oliveira de Azemeis. E tenho um ibiza 6k 1.9D, de origem, que agora ja conta com um motor 1.9TD, e discos frontais da GTTDI. Pelo meio tive que meter outro turbo, um GT15, de um TDI de 90cv. Ultimamente levou com um IC e as tubagens do TDI 90CV, E foi assim que começou a dar problemas no carro.

    Depois de ter montado um IC no meu 1.9TD da VW e ter aumentado a pressao do turbo para 1.1Bar, o carro passou a dar menos em ponta. E as 4000rpms corta, mas corta de uma forma muito esquisita, pois faz um barulho tipo de algo a bater dentro do motor.
    Sera falta de gasoleo? Se eu acelerar devagar, apartir das 3800rpms ele vai sempre a subir na rotaçao sem cortar ate ao vermelho, mas tenho mesmo de acelerar devagar, se depois, tipo as 4500rpms, calcar a fundo, corta logo, e faz o tal barulho esquisito.

    O meu mecanico entendido neste tipo de motores, disse me que a causa mais provavel, é excesso de pressao de oleo nas touches. Talvez devido a uma antiga ma reparaçao no motor, nao rectificaram o topo das touches de acordo com o que rectificaram no motor. Penso que foi isto que ele quis dizer. Acho estranho, pois antes de montar o IC e dar mais pressao o carro ia ao vermelho sem problemas de corte, nem barulhos. Mas eu tenho confiança no mecanico, dai achar que ele tem razao.

    O motor tambem tem a saida de gases limitada, com uma linha de escape do 1.9D, o que tambem nao deve ajudar muito.
    O que eu queria saber, era se o corte por falta de gasoleo, faz a bomba emiter algum tipo de barulho. O carro depois de o turbo ganhar pressao, nao faz ponta de fumo preto.
    Quando o carro corta deita fumo azul,, enquanto manca um bocado, e antes de cortar, ja vai perdendo a força. Isto é sintoma de que?

    A razao deste post é para ter segundas opinioes, se é que as vao dar
    Abraço
    Exprimenta a diminuir a pressão do turbo para valolres normais, se ficar bom não mexas mais no carro, sabes que isto de andar a inventar normalmente acaba mal.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
      Exprimenta a diminuir a pressão do turbo para valolres normais, se ficar bom não mexas mais no carro, sabes que isto de andar a inventar normalmente acaba mal.
      O turbo nao esta a fazer pressao a mais para o motor que é. Conheço projectos em que faz 1.5bar sem problemas. O meu esta com 1.0Bar, eu penso que o problema vem da bomba injectora que nao da gasoleo suficiente, ou que tem algum sistema de corte. Queria so saber se alguem ja teve um problema identico, e como foi a sua resoluçao.
      Mas obrigado pela dica.

      Comentário


        #4
        Isso é quase de certeza do débito da bomba... Pressão de turbo a mais para a bomba injectora, quando chegas às RPM's mais altas tens ar mais que suficiente, falta-lhe é gasóleo... Baixa a pressão do turbo e o problema fica resolvido, ou manda afinar a bomba.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
          Isso é quase de certeza do débito da bomba... Pressão de turbo a mais para a bomba injectora, quando chegas às RPM's mais altas tens ar mais que suficiente, falta-lhe é gasóleo... Baixa a pressão do turbo e o problema fica resolvido, ou manda afinar a bomba.
          Ok. Obrigado pela dica.
          Ja agora, quanto podera custar uma revisao a bomba?

          Comentário


            #6
            Deixo aqui alguns videos de o que acontece em altas.

            Aqui o primeiro video, em plano e com pe a fundo e sem fumo. E com debito dado na bomba. Ah! e nala carregada, por isso nao critiquem de estar morto, porque ja é lento mesmo de nascença.
            YouTube - 1.9TD sem fumo

            Este é o unico com mala vazia.
            YouTube - 1.9TD VW

            Este era a entrar na auto estrada, com mala carregada, e motor inda morno.
            YouTube - 1.9TD Mala carregada

            Este com motor mais quente e mala carregada
            YouTube - 1.9TD sem força em altas

            Este com mala carregada, motor quente e a subir:
            YouTube - 1.9TD mala carregada e a subir

            Este com 3ª e 4ª mudança, como veem, é igual a subir ou em plano. Mala cheia ou vazia:
            YouTube - 1.9TD 3ª e 4ª

            A qualidade dos videos nao é a melhor. Mas com o telemovel, foi o que se arranjou.
            Cumps

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              #7
              Porque é que a tua luz da temperatura está a piscar, é que o meu acontece-lhe o mesmo desde que mudaram o motor e o motor tambem esta manco.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                Porque é que a tua luz da temperatura está a piscar, é que o meu acontece-lhe o mesmo desde que mudaram o motor e o motor tambem esta manco.
                Que motor metes-te?
                O meu nao sei a quanto tempo pisca, eu quando desmontei o quadrante, ele nao tinha la a lampada. Eu apenas a meti la. Inda nao consegui apagar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                  Que motor metes-te?
                  O meu nao sei a quanto tempo pisca, eu quando desmontei o quadrante, ele nao tinha la a lampada. Eu apenas a meti la. Inda nao consegui apagar.
                  Eu apenas troquei do 1.3 55CV para o 1.4 60CV, não sei porque pisca com o outro nao piscava.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                    Eu apenas troquei do 1.3 55CV para o 1.4 60CV, não sei porque pisca com o outro nao piscava.
                    E tens as fichas todas ligadas? Tens um sensor de temperatura no carter?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                      E tens as fichas todas ligadas? Tens um sensor de temperatura no carter?
                      Sim as fichas penso que estão todas, tenho que ver se tem no carter o sensor.

                      Comentário

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