Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar Filtro Partículas (DPF) Ford Focus - Onde?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar Filtro Partículas (DPF) Ford Focus - Onde?

    Pois é,

    Chegou a tão receada altura de ter que mudar mesmo o fíltro de partículas do meu Focus.
    Ao longo do último ano tenho andado numa roda viva por causa deste componente.

    Tudo começou no dia 31 de Dezembro de 2008, onde ia em auto-estrada e subitamente o carro começou a soluçar... acelerava, parava de acelerar, acelerava, parava de acelerar.
    Mesmo em quarta velocidade isso acontecia, manteve-se assim durante 10 minutos até que o sintoma passou.
    Depois disso, por 4 ou 5 vezes o problema repetiu-se, uma das vezes o motor entrou em modo de segurança.

    O carro tinha na altura cerca de 100mil km, levei-o à Ford onde me disseram que o problema estava relacionado com o ciclo de regeneração do Filtro, que já não estava a ser feito correctamente.
    Cobraram-me 60 euros, penso, pelo líquido que ajuda o filtro a colmatar e avisaram-me que iria ser necessário substituir o filtro e que essa operação, com mão de obra, rondava os 1500 EUROS!!!!

    Passados alguns meses, nova ida à Ford com o mesmo problema, nova regeneração forçada, e novo aviso que ia necessitar de substituir o filtro.

    Desde Maio do ano passado tenho abastecido só com diesel XPTO, e a verdade é que nunca mais tive problemas de perda de potência, ou a viatura entrar em modo de segurança.

    Agora, com 140mil km, o filtro deve ter chegado mesmo ao fim de vida.
    Noto o seguinte:
    - Consumos 1,0 a 1,3L superiores ao normal.
    Durante 3 anos o Focus consumiu sempre entre 5,3 e 5,7L, agora não consigo baixar nunca dos 6,3L.
    - Cheiro intenso a gasóleo.
    Não posso ter o AC ligado enquanto estou parado, entra um cheiro intenso a gasóleo no habitáculo.
    - Ventoinha de refrigeração sempre ligada.
    Mesmo em percursos curtos, a ventoinha liga sempre, indicando que a regeneração está a ser feita.

    Acho incrível o custo deste filtro, e estou à procura de locais alternativos onde o substituir.
    Na Ford dizem que ronda os 1500 euros, devem estar é loucos.

    Quem me recomenda uma oficina na zona do grande Porto onde o fazer?

    Obrigado e cumprimentos.

    #2
    Eu dir-te-ia para eliminares essa treta fisica e electronicamente.
    Um amigo meu com um 307 está com o mesmo problema.
    Cortas o mal pela raiz e tá feito, mas escolhe uma casa que to faça bem feito, senão voltas ao mesmo!

    Comentário


      #3
      Contacta a Vilauto em Vila Real, eles sabem fazer anuladores de filtro de particulas! Outra coisa que podes tentar fazer é procurares uma casa de tunning que normalmente o pessoal que tira os filtros vende-os muitos deles novos ainda!!!! Sempre fica bem mais barato que comprar um novo na marca...

      Comentário


        #4
        Obrigado pelos comentários.

        A minha vontade é mesmo tirar aquela porcaria, mas tenho receio que depois o carro não passe na inspecção e que fique a fumegar imenso.

        Não sou de certeza a primeira pessoa que se depara com esta situação, o que o resto dos foristas terá feito?

        Comentários precisam-se!

        Comentário


          #5
          Obviamente terás problemas a nivel de IPO, por isso o ideal seria arranjares um filtro usado de um carro que foi alvo de tunning! sempre ficaria imensamente mais barato

          Comentário


            #6
            Boas! E então as nobre e mui interessantes sucatas??? Vê se arranjas por lá um... Para a minha C200 quando precisar do catalizador já sei onde ir buscar (não é a mesma coisa mas quase)...

            Comentário


              #7
              Procura reconstruídos (miolo novo, carcaça do anterior). Foi na própria oficina da marca do meu carro q me disseram q vendiam dessa forma, muito mais baratos.

              Comentário


                #8
                Já experimentaste ver no ebay ?
                Para o A4 B8, vi DPF's a preços muito interessantes . . . Outra aposta era ir a uma sucata.
                Sobre o anular o DPF, não sei a nível de inpecção quais os problemas que dá . . . alguém que anulou e que já foi à inspecção que diga o resultado.

                Comentário


                  #9
                  Do que leio, as minhas opções são as seguintes:

                  - Anuladores de filtros: não será boa escolha, não sei se passará na inspecção.
                  - Sucatas: já contactei algumas, até agora sem sucesso.
                  - Casa de Tunning: ainda não procurei aqui, alguém me pode indicar algumas?
                  - Internet: No ebay não encontrei filtro para o Focus.
                  Encontrei um site alemão onde tinha duas hipóteses, uma custava 339,20€ a outra 605,50€. Seguramente haverá diferençãs entre os produtos mas eu não sei quais são. Pelo preço mandava vir já o primeiro filtro e metia-o cá mas é quase metade do preço do outro e do que me pedem cá na Ford.

                  Alguém pode dar uma opinião sobre quais as diferenças destes dois filtros?
                  Google Translate

                  Comentário


                    #10
                    Se lhe tirares o miolo apenas, nao vai fazer mais fumo e passa na inspecção á mesma!
                    Mas tens de o anular electronicamente!
                    Eu não comprava nenhum desses dois, ainda para mais sem saber se é isso ou não o que se pretende.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                      Se lhe tirares o miolo apenas, nao vai fazer mais fumo e passa na inspecção á mesma!
                      Mas tens de o anular electronicamente!
                      Eu não comprava nenhum desses dois, ainda para mais sem saber se é isso ou não o que se pretende.
                      Mas se tirar o miolo, os gases não vão ser filtrados, logo deve fazer fumo e chumbar na inspecção, não?

                      Comentário


                        #12
                        O meu GTC faz a reciclagem +/- a cada 500km.
                        O do Focus é a mesma coisa?

                        Na Pegeout ouvi dizer k não fazem reciclagem mas tem de mudar o filtro +/- aos 200k km.

                        Nos GTC há pessoal que já tirou as FAP, mas não conseguiram desligar a reciclagem. Então qdo o carro faz a reciclagem, deita fumarada, por causa da injecção do gasoleo...

                        Qto à inspecção, desde que por fora não se tope que se tirou a fap, passa na boa, pois eles medem é o CO2 e não as particulas, k é só para isso k serve a FAP.

                        Comentário


                          #13
                          ja levaste o carro a uma Bosch Car Service ? vai a uma e pede orçamento para a mesma coisa ... Devem fazer por metade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                            O meu GTC faz a reciclagem +/- a cada 500km.
                            O do Focus é a mesma coisa?

                            Na Pegeout ouvi dizer k não fazem reciclagem mas tem de mudar o filtro +/- aos 200k km.

                            Nos GTC há pessoal que já tirou as FAP, mas não conseguiram desligar a reciclagem. Então qdo o carro faz a reciclagem, deita fumarada, por causa da injecção do gasoleo...

                            Qto à inspecção, desde que por fora não se tope que se tirou a fap, passa na boa, pois eles medem é o CO2 e não as particulas, k é só para isso k serve a FAP.
                            O Focus penso que detecta "automaticamente" quando necessita da reciclagem.
                            O que se passa com o meu é que o filtro está num ponto tal que a reciclagem é feita quase em permanência... os consumos aumentaram imenso e é um cheiro a gasóleo que não se pode...

                            Se a inspecção não é problema, então os tais anuladores de filtro de partículas devem ser uma opção.

                            Tenho que passar pela Bosch e perguntar.

                            Comentário


                              #15
                              o meu focus quando for preciso mudar, vai saltar fora o miolo é desligado electronicamente e ta andar...mil e tal euros????

                              por acaso...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por gregorybm Ver Post
                                o meu focus quando for preciso mudar, vai saltar fora o miolo é desligado electronicamente e ta andar...mil e tal euros????

                                por acaso...
                                O problema é encontrar um sitio de confiança que faça isso.

                                Mexer na centralina é algo que implica responsabilidade, é preciso saber o que se faz.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
                                  O problema é encontrar um sitio de confiança que faça isso.

                                  Mexer na centralina é algo que implica responsabilidade, é preciso saber o que se faz.

                                  pois o meu medo é esse.....mas na altura vou ter de perder uns tempo a procurar e informar...

                                  espero bem encontrar solução

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já experimentaste contactar o amigo Alpiger?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                      Já experimentaste contactar o amigo Alpiger?
                                      Já lhe mandei PM com algumas indicações

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ponto de situação:

                                        - Filtro novo na marca: 1400 euros
                                        - Filtro da concorrência numa casa de escapes: 550 euros
                                        - Anular filtro na mesma casa: 60 euros, mas não reprogramam a centralina (não é viável).

                                        Ainda me falta contactar algumas casas, vou dando notícias.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
                                          Ponto de situação:

                                          - Filtro novo na marca: 1400 euros
                                          - Filtro da concorrência numa casa de escapes: 550 euros
                                          - Anular filtro na mesma casa: 60 euros, mas não reprogramam a centralina (não é viável).

                                          Ainda me falta contactar algumas casas, vou dando notícias.
                                          Já há casas de escape por cá a tratar dos dpf?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Só um reparo, não é tunning, mas sim tuning.

                                            Quanto ao retirares o filtro de partículas, se o fizeres e anulares electronicamente, o carro não vai deitar mais fumo do que um carro normalíssimo a gasóleo de origem sem filtro de partículas, ou seja, não deita praticamente fumo nenhum, ou até mesmo nenhum que se consiga ver. Logo, nas inspecções não terás qualquer tipo de problema.

                                            Se fosse eu, anulava-a, estava fora de questão pagar 1500€ por uma FAP. Tudo bem que é prejudicial para o ambiente, mas há limites, 1500€ por um "catalisador" é ridículo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por fernandevd Ver Post
                                              Já há casas de escape por cá a tratar dos dpf?
                                              Sim, há. A gama disponível é que é ainda muito restrita.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
                                                Ponto de situação:

                                                - Filtro novo na marca: 1400 euros
                                                - Filtro da concorrência numa casa de escapes: 550 euros
                                                - Anular filtro na mesma casa: 60 euros, mas não reprogramam a centralina (não é viável).

                                                Ainda me falta contactar algumas casas, vou dando notícias.

                                                Update rápido:

                                                - Filtro novo na marca: 1200 euros.
                                                - Filtro da concorrência numa casa de escapes: 500 euros - é a primeira vez que o vão trocar por isso estou um pouco de pé atrás.
                                                - Anular filtro mecanicamente, sem reprogramação centralina - 60 euros.

                                                Eu queria mesmo era anular o filtro mecanicamente e reprogramar a centralina mas ainda não encontrei ninguém que o fizesse.

                                                Relativamente ao que disse do cheiro a gasóleo e ao aumento dos consumos, esta semana fui à revisão e detectaram uma folga num dos injectores, vai ser reparado na segunda-feira.
                                                Poderá ser que o cheiro e os consumos estejam relacionados com este facto, vou aguardar pela semana que vem.

                                                Obrigado ao amigo Alpiger pelos contactos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isto é um bocado ridiculo , entao se querem proteger o ambiente as mudanças dos FAP deveriam ser muito mas mjuito mais baratas para os portugueses apostarem mais no ambiente , agora com uma conta de 1500 euros para renovar , obvio que o pessoal na primeira escolha é retira-lo logo e anular o sistema porque pagar 1500 euros por aquilo meu deus , nao somos ricos

                                                  Por isso se as marcas querem apostar no ambiente que baixem o preço das mudanças das FAP porque se nao é verem diariamente pessoal a retirar as FAP pois nao estao para pagar 1500 euros por aquilo

                                                  abcs

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                    Isto é um bocado ridiculo , entao se querem proteger o ambiente as mudanças dos FAP deveriam ser muito mas mjuito mais baratas para os portugueses apostarem mais no ambiente , agora com uma conta de 1500 euros para renovar , obvio que o pessoal na primeira escolha é retira-lo logo e anular o sistema porque pagar 1500 euros por aquilo meu deus , nao somos ricos

                                                    Por isso se as marcas querem apostar no ambiente que baixem o preço das mudanças das FAP porque se nao é verem diariamente pessoal a retirar as FAP pois nao estao para pagar 1500 euros por aquilo

                                                    abcs
                                                    Quando começarem a ser produzidos por mais fabricantes, certamente que os preços irão baixar.
                                                    Já foi assim com os catalisadores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A mudança aos 120.000Km não é consensual. Cada concessionário cada sentença. Uns dizem que não é preciso trocar, outros que sim, outros ainda dizem que o lavam. O que é certo é que pode andar muito para além dos 120.000 Km sem precisar de troca. O meu focus aos 60.000 levou 1,2l de aditivo enquanto outros há que com metade dos Km pediram o mesmo. Também é certo que raramente o meu focus anda menos dos que 50m seguidos e sempre que dou conta do ciclo de regeneração deixo-o acabar nem que para isso tenha de dar mais uma voltinha. Espero que chegada a minha vez já haja mais oficinas a tratar do fap. É que mil e muitos euros por um filtro recondicionado e duas horitas de mão-de-obra é ridículo tal como o é o preço pedido pelo aditivo. Tenho a impressão que os fap psa devem ter por base o ouro.
                                                      Já agora os fap que equipam os KIA CEE'D de 90CV que manutenção requerem?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                        Quando começarem a ser produzidos por mais fabricantes, certamente que os preços irão baixar.
                                                        Já foi assim com os catalisadores.
                                                        Pois por isso em primeira alternativa em caso de avaria da FAP é retirá-lo ... Assim nao vejo a ajuda para o ambiente

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Qual é o ano do focus e qual a versão?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                                            Qual é o ano do focus e qual a versão?
                                                            É de 2006, 1.6 TDCI de 110cv.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X