Pois é,
Chegou a tão receada altura de ter que mudar mesmo o fíltro de partículas do meu Focus.
Ao longo do último ano tenho andado numa roda viva por causa deste componente.
Tudo começou no dia 31 de Dezembro de 2008, onde ia em auto-estrada e subitamente o carro começou a soluçar... acelerava, parava de acelerar, acelerava, parava de acelerar.
Mesmo em quarta velocidade isso acontecia, manteve-se assim durante 10 minutos até que o sintoma passou.
Depois disso, por 4 ou 5 vezes o problema repetiu-se, uma das vezes o motor entrou em modo de segurança.
O carro tinha na altura cerca de 100mil km, levei-o à Ford onde me disseram que o problema estava relacionado com o ciclo de regeneração do Filtro, que já não estava a ser feito correctamente.
Cobraram-me 60 euros, penso, pelo líquido que ajuda o filtro a colmatar e avisaram-me que iria ser necessário substituir o filtro e que essa operação, com mão de obra, rondava os 1500 EUROS!!!!
Passados alguns meses, nova ida à Ford com o mesmo problema, nova regeneração forçada, e novo aviso que ia necessitar de substituir o filtro.
Desde Maio do ano passado tenho abastecido só com diesel XPTO, e a verdade é que nunca mais tive problemas de perda de potência, ou a viatura entrar em modo de segurança.
Agora, com 140mil km, o filtro deve ter chegado mesmo ao fim de vida.
Noto o seguinte:
- Consumos 1,0 a 1,3L superiores ao normal.
Durante 3 anos o Focus consumiu sempre entre 5,3 e 5,7L, agora não consigo baixar nunca dos 6,3L.
- Cheiro intenso a gasóleo.
Não posso ter o AC ligado enquanto estou parado, entra um cheiro intenso a gasóleo no habitáculo.
- Ventoinha de refrigeração sempre ligada.
Mesmo em percursos curtos, a ventoinha liga sempre, indicando que a regeneração está a ser feita.
Acho incrível o custo deste filtro, e estou à procura de locais alternativos onde o substituir.
Na Ford dizem que ronda os 1500 euros, devem estar é loucos.
Quem me recomenda uma oficina na zona do grande Porto onde o fazer?
Obrigado e cumprimentos.
Chegou a tão receada altura de ter que mudar mesmo o fíltro de partículas do meu Focus.
Ao longo do último ano tenho andado numa roda viva por causa deste componente.
Tudo começou no dia 31 de Dezembro de 2008, onde ia em auto-estrada e subitamente o carro começou a soluçar... acelerava, parava de acelerar, acelerava, parava de acelerar.
Mesmo em quarta velocidade isso acontecia, manteve-se assim durante 10 minutos até que o sintoma passou.
Depois disso, por 4 ou 5 vezes o problema repetiu-se, uma das vezes o motor entrou em modo de segurança.
O carro tinha na altura cerca de 100mil km, levei-o à Ford onde me disseram que o problema estava relacionado com o ciclo de regeneração do Filtro, que já não estava a ser feito correctamente.
Cobraram-me 60 euros, penso, pelo líquido que ajuda o filtro a colmatar e avisaram-me que iria ser necessário substituir o filtro e que essa operação, com mão de obra, rondava os 1500 EUROS!!!!
Passados alguns meses, nova ida à Ford com o mesmo problema, nova regeneração forçada, e novo aviso que ia necessitar de substituir o filtro.
Desde Maio do ano passado tenho abastecido só com diesel XPTO, e a verdade é que nunca mais tive problemas de perda de potência, ou a viatura entrar em modo de segurança.
Agora, com 140mil km, o filtro deve ter chegado mesmo ao fim de vida.
Noto o seguinte:
- Consumos 1,0 a 1,3L superiores ao normal.
Durante 3 anos o Focus consumiu sempre entre 5,3 e 5,7L, agora não consigo baixar nunca dos 6,3L.
- Cheiro intenso a gasóleo.
Não posso ter o AC ligado enquanto estou parado, entra um cheiro intenso a gasóleo no habitáculo.
- Ventoinha de refrigeração sempre ligada.
Mesmo em percursos curtos, a ventoinha liga sempre, indicando que a regeneração está a ser feita.
Acho incrível o custo deste filtro, e estou à procura de locais alternativos onde o substituir.
Na Ford dizem que ronda os 1500 euros, devem estar é loucos.
Quem me recomenda uma oficina na zona do grande Porto onde o fazer?
Obrigado e cumprimentos.
Comentário