Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen Jumpy Hdi - Correia de distribuição.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen Jumpy Hdi - Correia de distribuição.

    Boas pessoal!

    Venho por este meio, solicitar opiniões e sugestões para o seguinte:

    Sempre tenho mandado mudar a correia de distribuição em oficinas e mto sincermanete sempre me senti roubado, valores q rondam os 400 euros, mão-de-obra + kit de distribuição (inluí tensores e afins). Acontece q tenho bastantes conhecimentos em lojas de peças, e consigo descontos na ordem dos 45% o q é obra.
    Estou com vontade de jogar mãos à obra e mudar a correia. O q me dizem, é um risco mto grande? Existe por ai alguem q me consiga o esquema técnico desta secção? E já agora se possível, caso alguem tenha ideia, de valores de substituição na própria Cintroen?


    Desde já os meus sinceros agradecimentos pela atenção.

    Cumps.



    Obsv. Caso já exista algum tópico com esta informação, lamento a repetição e agradeço o reencaminhamento.

    #2
    Claro que o risco é grande, basta deixares a polie um dente adiantado ou atrasado para o motor nao ficar a "ponto" é o suficiente para teres problemas graves de motor

    400 Euros para mudar a distribuiçao não é nada de exorbitantes, e o valor normal, e esqueces-te que os mecanicos nao trabalham de borla, tambem eles compram as peças com desconto, e ganham algum no material e na mão de obra, ninguem trabalha para aqueçer

    Comentário


      #3
      Eu paguei 500 e pouco pela minha e tive lá algum tempo a vê-lo a fazer aquilo.

      Sinceramente acho que vale bem o valor que pedem, aquilo é um trabalho...

      Comentário


        #4
        Mudar a distribuição, principalmente em carro a gasóleo, só se tiveres a certeza do que estás a fazer. Dá muito trabalho (demontar rodas, apoios de motor, bomba de agua, retentores se necessário, etc...) teoricamente é fácil, mas na prática tem que se lhe diga. O Lostfan põe o dedo na ferida. Um dente a mais ou a menos e podes f*der aquilo tudo. Na melhor das hipóteses o carro não trabalha e tens que voltar a fazer tudo....

        Comentário


          #5
          É certo q não trabalham para aqueçer, mas mamar nas peças e na mão de obra.... depois em certos casos, pede-se factura ainda nos querem espetar com mais o IVa... enfim. Mas pronto, não deixo de concordar com o facto de ser trabalhoso. Eu tenho prática em mecânica, td fruto de ir experimentando e tentando ver se dou conta do recado e tenho-me safado e poupado largos euros. Mas tenho noção q este campo é algo mais delicado, e não vai na base do "logo se vê".

          Agradeço a todos a atenção para com o tópico.

          Cumps

          Comentário


            #6
            se nao sabes ,nem tems a minima ideia esta è quieto ,deixa para quem sabe, isso nao e muito difiçil mas tambem nao è façil, e è um trabalho de responsabilidede , o montante pedido nem e por ai alem.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por o5car Ver Post
              É certo q não trabalham para aqueçer, mas mamar nas peças e na mão de obra.... depois em certos casos, pede-se factura ainda nos querem espetar com mais o IVa... enfim. Mas pronto, não deixo de concordar com o facto de ser trabalhoso. Eu tenho prática em mecânica, td fruto de ir experimentando e tentando ver se dou conta do recado e tenho-me safado e poupado largos euros. Mas tenho noção q este campo é algo mais delicado, e não vai na base do "logo se vê".

              Agradeço a todos a atenção para com o tópico.

              Cumps
              ao menos sabes «trancar» um motor

              Comentário


                #8
                se nao tens experiencia nenhuma em mecanica deixa te tar quieto.....se tens algumas luzes, bem ha uma forma simples que nao da em todos os carros depende de carro pa carro nesse caso especifico so se me forneceres qual o motor q isso tras, a forma que me refiro é nos proprios fazermos os nossos proprios pontos do motor, ou seja fazer uma marca..bem mas isso como disse nao se aplica a todas as viaturas em muitas temos mesmo de colocar o motor a ponto etc, quanto a desenho da correia consigo arranjar te basta q me envies o teu mail e posso enviar te o eskema. mas sinceramente se nao tas muito dentro do assunto nao te aventures.

                Comentário


                  #9
                  Boas!

                  Agradeço a todos a atenção para com o tópico.

                  Acontece q tenho alguma experiencia em mecânica, há mtos anos q faço a manutenção aos meus carros, substituição dé todo o tipo de óleos, disco de embraiagens, travões e outros, mas nesta secção específica nunca me aventurei a faze-lo, pois tenho alguns receios, daí eu solicitar o esquema, para ver se me deixa mais seguro.
                  O motor em questão é um 2.0 Hdi Citroen c/ 90cv.

                  RicardoClemente se me conseguires então o esquema deste motor, fico-te extremamente grato.

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Esquema da distribuição...
                    Ficheiros anexados

                    Comentário


                      #11
                      ora o esquema ja ai esta era igual ao que te ia arranjar nesse aspecto estas desenrascado...quanto ao fazeres tu a troca da correia e pelo que vi no esquema nao é preciso nehuma chave especial como o caso dos ford em que é necessario uma especie de parafuso para trancar a cambota em q se aperta ao bloco e vai tracar a cambota num dos contrabalanços julgo ser esse o nome ora se nao é preciso nenhuma chave podes tirar as tampas da distribuiçao e fazeres tu as marcas nos carretos, toma atençao para ao fazeres um ponto num carreto o fixo que alinha com esse seja feito num sitio fixo se é que me entendes se nao quando das conta sai dos pontos, ai desmontas a confiança depois de montares a nova rodas o motor manualmente e ves se tudo coincide se coincidir esta a confiança. Atençao alguns casos nao podes por o motor a funcionar sem a poli da cambota a que faz rodar tambem as restantes correias, porque essa poli q faz o alinhamento ou seja sem ela a correia apos rodar umas quantas vezes saltara fora portanto cuidado com esse pormenor, julgo que sabes que se a correia de distribuiçao funcionar com a bomba de agua aconselho te a mudar a mesma tambem. Se optares por meter o motor nos pontos dele como ves no esquema sao de furaçoes, resolves isso bem com uma broca por exemplo...por exemplo no do volante do motor (conforme mostra no esquema) uma broca de 6mm ou ate julgo ser de 8mm e pronto esta trancado no da arvore de cames julgo ser uma de 6mm e fika trancado tambem no da bomba ou la o q é (mais a direita) se nao tiver furaçao para trancares entao ai fazes um pontinho com ...sei la... corrector branco, ou tinta branca por exemplo quando estiver tudo montado, se a tinta te fizer confusao basta limpares...e fikas com o motor todo a ponto ao desmontar certamente esse ira sair do ponto mas nao ha prob ao montares pedes ajuda a alguem para te segurar o carreto no ponto q fizeste enkuanto encaixas a correia, ao ajustares a correia nao te preocupes se os pontos derem um pouco, das uma volta depois a mao e confirmas se os pontos batem todos certos fazer sempre isso a mao antes de montares tudo para confirmar nao custa nada e ficas com certeza que esta tudo bem!


                      Quanto a tensao da correia ha um truque simples sem aplicares uma ferramenta própria para verificar essa tensao, é simples na zona mais longa entre carretos, nesse caso e plo que mostra no esquema, sera onde indica no esquema uma seta, a correia depois de esticada deve se conseguir com alguma pressao roda la por exemplo para fora de forma a os dentes da correia ficarem voltados pa fora nao precisa rodar na totalidade mas quase...fiz me entender...? portanto fazendo torçao na correia..nao sei se me consigo explicar assim...mas essa sera por norma a tensao que deve ficar, mas hoje em dia os tensores ja sao de mola ou seja vem comprimidos ao estar tudo montado retiras uma tranca e ele estica por si mesmo se for o caso como ficar nao necessitas mexer mais nada nem esticar mais que isso, se for de esticar manualmente a tensao que deve ficar é utilizando esse truque que falei atras. ha inclusive alguns tensores que ate tem um ponteiro, bem ai é simples deves esticar ate o ponteiro bater certo com a marca que veras depois no tensor.

                      espero ter ajudado, é mais simples do que parece...
                      boa sorte e desc la o testamento !
                      Editado pela última vez por RicardoClemente; 02 February 2010, 13:38.

                      Comentário


                        #12


                        Obrigadissimo RicardoClemente pela atenção e disponibilidade em ajudar. Estas-me a dar umas belas dicas. Sobre a bomba de água, sim, tenho mudado sempre, é conveniente neste motor, como referes.
                        E Fadjadjas obrigado pelo esquema. Mas por acaso não há possibildades de me conseguirem o mesmo esquema mas um pouco maior... é q há pormenores q se perdem dado o tamanho.


                        Obrigadissimo.
                        Editado pela última vez por o5car; 02 February 2010, 18:18.

                        Comentário


                          #13
                          deixa me ai teu mail manda me mensagem eu imprimo a pagina passo no scanner e envio te po mail... fica em tamanho A4


                          faz se o q se pode pa ajudar ...isso da correia é mais confuso se calhar o texto todo que propriamente o trabalho e em fazendo uma depois ja mudas isso de olhos fechados!! quanto ao exemplo de broncas epa...po desenrasca serve e faz o mesmo efeito!! se precisares de mais alguma coisa...é so dizeres!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RicardoClemente Ver Post
                            deixa me ai teu mail manda me mensagem eu imprimo a pagina passo no scanner e envio te po mail... fica em tamanho A4


                            faz se o q se pode pa ajudar ...isso da correia é mais confuso se calhar o texto todo que propriamente o trabalho e em fazendo uma depois ja mudas isso de olhos fechados!! quanto ao exemplo de broncas epa...po desenrasca serve e faz o mesmo efeito!! se precisares de mais alguma coisa...é so dizeres!!
                            Boas!

                            Epa, essas pequenas dicas, acabam por ser depois fundamentais e cai mesmo bem, pois brocas não é o q falta na minha "oficina"

                            Segue o mail por MP.

                            Grande abraço e + 1 vez agradeço toda a tua atenção. ;)

                            Comentário


                              #15
                              Serve o presente post, para informar ao pessoal q me ajudou, em especial o RicardoClemente pela disponibilidade e atenção, de que já joguei mãos-à-obra e já está concluído... Sinceramente das coisas mais básicas q já fiz num carro. Basta ter em atenção a marcação dos pontos nas polie e correia e pronto. O q acabou por ser mais demorado, é de facto desmontar o apoio do motor e outros periféricos.

                              Preço total de peças: ~120 euros Iva incluído
                              - Bomba de água
                              - Tensor
                              - polie "Morta" ou tensor
                              - Correia distribuição Contitech
                              - 10l anticongelante
                              Duração mão-obra: +/- 4h nas calmas


                              Cumps e obrigado

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X