Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 106 - Problemas de consumo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 106 - Problemas de consumo

    Olá pessoal,

    O meu irmão comprou recentemente um 106 de 98. Ele anda a fazer a media de consumo e ela está nos 9,6 litros.

    Eu já tive por uns meses um 106 de 92, e uma vizinha tem um 106 de 95. Um problema comum é que o ponteiro do combustível não mede bem, a única leitura mais ou menos fiável é quando chega a reserva, mesmo assim a lâmpada liga e desliga.

    Mas o que notei com o meu, é que o consumo era inestimável, podia contar com 7 ou 8, mais as vezes podia chegar a 10 ou até 17 (!) sem mudar de ritmo.

    Verifica-se um problema crónico nestes carros?

    Agradeço desde já a ajuda.

    #2
    Em primeiríssimo lugar, interessava saber o motor desse carro? 1.0? 1.1? 1.4? XSI 1.3? XSI 1.4? GTI 1.6???

    Eu tenho um exactamente desse mês e ano, com 154.000 km, motor 1.1i de 60 CV e ele faz pouco acima dos 6 litros/100 km, maioritariamente estrada, mas por vezes trajectos curtos.

    Esses valores parecem, no entanto, exagerados (a não ser que tenham uma condução muito desportiva com ele) pelo que talvez haja aí uma desafinação qualquer ao nível da injecção, por exemplo.

    Comentário


      #3
      Eu tinha um 1.3 Xsi de 96 e nunca gastei mais de 10L.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Em primeiríssimo lugar, interessava saber o motor desse carro? 1.0? 1.1? 1.4? XSI 1.3? XSI 1.4? GTI 1.6???

        Eu tenho um exactamente desse mês e ano, com 154.000 km, motor 1.1i de 60 CV e ele faz pouco acima dos 6 litros/100 km, maioritariamente estrada, mas por vezes trajectos curtos.

        Esses valores parecem, no entanto, exagerados (a não ser que tenham uma condução muito desportiva com ele) pelo que talvez haja aí uma desafinação qualquer ao nível da injecção, por exemplo.
        Posso estar enganado, mas o 1.1 não tem 55cavalos?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
          Posso estar enganado, mas o 1.1 não tem 55cavalos?
          O meu 1.1i (2002) tem 60 cavalinhos. Consumos sempre na ordem dos 6.5 sem cuidado, com cidade e AE.
          Coitadinho no ultimo ano fez só 4K. A semana passada dar fui uma volta valente para tirar carvão brindou-me com a morte da buzina. Acho que foi o botãozinho que cedeu (ficou para dentro). Malditos plásticos fraquinhos destes PSA.

          Comentário


            #6
            Manda verificar a sonda lambda(teste de CO), e a injecção no geral... algo se passa, esses consumos n são de todo, normais...

            Comentário


              #7
              O ponteiro de indicação de combustível nesses carros nem sempre é fiável...

              Enche o depósito e façam de novo os cálculos...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
                Manda verificar a sonda lambda(teste de CO), e a injecção no geral... algo se passa, esses consumos n são de todo, normais...
                Algo me diz também que a Sonda Lambda entregou a alma ao criador.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                  Posso estar enganado, mas o 1.1 não tem 55cavalos?
                  Isso era a antiga versão a carburadores, por exemplo dos Pugs 205 e Citroën AX/ZX/BX. No 106, 206, AX pós-restyling e outros, com alimentação por injecção, já tinha 60 CV.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                    Olá pessoal,

                    O meu irmão comprou recentemente um 106 de 98. Ele anda a fazer a media de consumo e ela está nos 9,6 litros.

                    Eu já tive por uns meses um 106 de 92, e uma vizinha tem um 106 de 95. Um problema comum é que o ponteiro do combustível não mede bem, a única leitura mais ou menos fiável é quando chega a reserva, mesmo assim a lâmpada liga e desliga.

                    Mas o que notei com o meu, é que o consumo era inestimável, podia contar com 7 ou 8, mais as vezes podia chegar a 10 ou até 17 (!) sem mudar de ritmo.

                    Verifica-se um problema crónico nestes carros?

                    Agradeço desde já a ajuda.
                    Penso que deverão fazer uma medição rigorosa: encher, fazer utilização normal durante 300 ou 400 quilómetros e voltar a encher. Depois é só fazer as contas. Ficará apurado um valor de consumo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
                      Manda verificar a sonda lambda(teste de CO), e a injecção no geral... algo se passa, esses consumos n são de todo, normais...
                      Nada normais mesmo.

                      Sugiro também a verificação do termostato... ou se o dono anterior não o terá removido. Caso o termostato abra mais cedo ou não esteja lá, há refrigeração em excesso, e a centralina injecta mais gasolina para tentar fazer o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento... e, nessa situação, raramente ou nunca lá chegará, mantendo sempre a mistura rica.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JotaeMe Ver Post
                        Penso que deverão fazer uma medição rigorosa: encher, fazer utilização normal durante 300 ou 400 quilómetros e voltar a encher. Depois é só fazer as contas. Ficará apurado um valor de consumo.
                        Sim, antes de mais, convém determinar um valor fiável... a olhómetro e ponteiro de bordo não se consegue saber nenhuma média fiável.

                        Nos últimos 6 anos tive dois carros, ambos com o mesmo motor, depósito, etc., e continuo a falhar as previsões pelo ponteiro.

                        Comentário


                          #13
                          Eu faço sempre uma previsão grosso modo para as viagens que faço; tipo 4 dias no Algarve - (2*550+300) Km * 7 l = +- 98 litros; durante a viagem vou metendo a gasolina por tranches e coloco, à partida, o computador de bordo a zero. À chegada verifico que me sobrou alguma gasolina - tudo está bem.

                          Se não tivesse computador de bordo, faria medições rigorosas periodicamente.

                          De qualquer maneira, eu estou acostumado a ouvir as pessoas dizer "o meu carro gasta 7 na estrada e 8 na cidade". Ora as coisas nunca são assim - os carros gastam muito mais na cidade do que na estrada. Também ouço as pessoas dizer "faço x quilómetros com 20 Euros de combustível". Isto é demasiado impreciso, porque o consumo depende, em larga medida, do tipo de trajecto.

                          Tenho um amigo que usa um método diferente, mas que funciona bem. Tem que registar todo o combutível que abastece, porque o carro é da empresa; logo, tem um histórico de todos os abstecimentos, datas e quilometragem associada. Faz umas contas simples e controla assim os consumos com um pequeno erro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Isso era a antiga versão a carburadores, por exemplo dos Pugs 205 e Citroën AX/ZX/BX. No 106, 206, AX pós-restyling e outros, com alimentação por injecção, já tinha 60 CV.
                            Sorry... my mistake

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JotaeMe Ver Post
                              Eu faço sempre uma previsão grosso modo para as viagens que faço; tipo 4 dias no Algarve - (2*550+300) Km * 7 l = +- 98 litros; durante a viagem vou metendo a gasolina por tranches e coloco, à partida, o computador de bordo a zero. À chegada verifico que me sobrou alguma gasolina - tudo está bem.

                              Se não tivesse computador de bordo, faria medições rigorosas periodicamente.

                              De qualquer maneira, eu estou acostumado a ouvir as pessoas dizer "o meu carro gasta 7 na estrada e 8 na cidade". Ora as coisas nunca são assim - os carros gastam muito mais na cidade do que na estrada. Também ouço as pessoas dizer "faço x quilómetros com 20 Euros de combustível". Isto é demasiado impreciso, porque o consumo depende, em larga medida, do tipo de trajecto.

                              Tenho um amigo que usa um método diferente, mas que funciona bem. Tem que registar todo o combutível que abastece, porque o carro é da empresa; logo, tem um histórico de todos os abstecimentos, datas e quilometragem associada. Faz umas contas simples e controla assim os consumos com um pequeno erro.
                              Apesar da margem ser pequena, mesmo o método que usas porderá haver erros.

                              Também tenho CB e este nem sempre está proximo dos valores reais.

                              O melhor mesmo é encher umas quantas vezes e fazer as contas à "unha", assim é que se tem o valor real do consumo médio.

                              Comentário


                                #16
                                eu tenho um de 95 q andava com problemas e gastava entre 10 a 14 e com um ralenti completamente doido, dependia do pe, depois de ir ao mecanico q me fez gastar euros em peças e continuar na mesma, fui comprar uma torre de injecção de um zx e passei a fazer medias de 6/ 7,andou bem durante uns meses e agora ja anda nos 10 outra vez, vou procurar outra torre de injecção e experimentar outra centralina.
                                se o problema for so do consumo pode ser do injector q pode ter berrado por causa da centralina ou da bobine,
                                ao contrario do q dizem os mecanicos da treta o problema raramente esta na sonda lambda, isso da pra testar mas épreciso ferramentas pra isso, eu ja o fiz uma vez e n é complicado, se tiveres acesso a um maçarico e um multimetro eu explico como se faz e poupas 150 eur numa sonda mais diagnostico

                                Comentário


                                  #17
                                  10 litros é um exagero. Pode ser vários problemas, ou uma coisa básica. Mas nem o xsi era tão guloso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Isso era a antiga versão a carburadores, por exemplo dos Pugs 205 e Citroën AX/ZX/BX. No 106, 206, AX pós-restyling e outros, com alimentação por injecção, já tinha 60 CV.
                                    exacto o 1.1 do 205 era de 55 cavalos a carburador, era o motor TU. O meu é o 1.1 mas o motor XW (deitado). Não sei se esse motor chegou a sair com injecção nos 205 nos últimos anos (tipo a versão limitada 205 Forever)

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X