Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault espace 1.9 de 2003 - turbo e assistencia renault

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault espace 1.9 de 2003 - turbo e assistencia renault

    Pois eu tenho uma Renault espace 1.9 de 2003 e até hoje só tem dado problemas inesperadas que, tirando as revisões, me têm ido ao bolso em bem mais de 1000 euros por mês. Desde problemas com a caixa de mudanças, ao motor do limpa vidros, o saltar dos plásticos...etc, etc…
    O pior problema de todos foi a avaria de Agosto e é o que me vai fazer desfazer da carrinha de imediato - rebentou o turbo, deixando o motor a funcionar a óleo, o que por pouco não fez gripar o motor… Arranjei-a, paguei 2500 euros e, apesar de ser um problema recorrente nos motores Renault 1.9DCi, ninguém participou nada….Este fim de semana no meio da auto-estrada voltou a rebentar o turbo. Passaram 5 meses desde a última reparação…não há paciência…
    Agora está na oficina, mais uma vez – a resposta é de que o turbo esá na garantia por ter sido colocado em setembro mas antes de o substituírem vão ter que enviar a peça para uma oficina na algures na Europa (Alemanha acho eu) para saberem porque é que o turbo se estragou. Ora na melhor das hipóteses vou ficar sem o carro mais 1 ou 2 meses. Acho incrível...então a Renault faz peças defeituosas e em vez de pedirem desculpa ao cliente e substituírem-nas de imediato ainda temos que esperar que eles verifiquem o que quer que seja e nem um carro de substituição nos dão...É no mínimo uma grande falta de consideração!!!
    Comprei esta porcaria a pensar que poderia ir viajar confortavelmente por Portugal e Europa com os meus filhos, mas nem para ir ao Algarve ela é fiável. Renault nunca mais….
    Já tive conhecimento de vários casos em que perto dos 100 mil Km o turbo costuma rebentar quer em Renault espaces quer lagunas 1.9. Não entendo como é que a Renault não se responsabiliza e muito menos como é que fazendo eu a revisão sempre na marca (que a meu ver é caríssima comparada com uma Peugeot ou uma Mercedes) eles não substituem pelo menos a peça aos 100mil Km para que os carros não corram o risco de griparem…Em França tenho conhecimento da substituição dos turbos com defeito...em Portugal, dizem na oficina que não sabem de nada....
    Gostaria de saber:
    1) se alguém com problemas semelhantes conseguiu resolver de alguma forma este tipo de assunto;
    2) sabem como acelerar o processo e se é legal este tipo de procedimentos;
    3) detectado este problema é susceptível ocorrerem outros tipos de problemas relacionados com esta avaria?
    Agradeço a atenção Manuel

    #2
    a unica space que conheço é de um tio meu e realmente não é nenhum exemplo de fiabilidade, para alem dos problemas que foi tendo á coisa de 3 anos levou um motor novo. Conseguiu que a renault pagasse metade.

    Comentário


      #3
      Olá
      obrigada pela sua intervenção. Saber dizer-me se essa carrinha estava na garantia. E se não, como é que ele conseguiu que a Renault comparticipasse?

      Comentário


        #4
        O motor 1.9 dci sempre deu problemas. Quanto ao turbo, não é fabricado na Renault por isso a culpa não é integral da Renault. Mas é sabido que as assistências por esse país fora não são recomendáveis. Se enquanto o carro está na garantia, faz sentido ir à marca, quando este já não está é deitar dinheiro à rua (opinião pessoal).

        Problemas todas as marcas dão, não é só a Renault. De facto esse motor é muito pouco fiável, mas todos os motores recentes da Renault têm uma fiabilidade considerável.

        A minha opinião é que, com o motor arranjado, te livres desse cancro e compres outro carro.

        Quanto ao carro de substituição, não é assunto para tratar antes com o seguro?

        Boa sorte com este problema

        Comentário


          #5
          Infelizmente é assim mesmo. Aqui em casa os motores dos vidros electricos do Megane II avariaram 3 vezes nos últimos dois anos. Um deles foi trocado em Agosto 2008! A lei diz que tem dois anos de garantia, num dito stand da Renault é um ano. E ainda foram arrogantes ao ponto de dizer que podia queixar-me a quem quiser que tinha que pagar na mesma.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            O motor 1.9 dci sempre deu problemas. Quanto ao turbo, não é fabricado na Renault por isso a culpa não é integral da Renault. Mas é sabido que as assistências por esse país fora não são recomendáveis. Se enquanto o carro está na garantia, faz sentido ir à marca, quando este já não está é deitar dinheiro à rua (opinião pessoal).
            Portanto seguindo o teu raciocinio, um cliente quando tem de se queixar, tem que saber qual é a marca do fabricante da peça, e ir reclamar lá directamente?

            E a VW não tem culpa do problema das MAFs, vamos chatear a Bosch?

            E a Toyota também pode sacudir a água do capote, que se responsabilize o fabricante dos pedais defeituosos?

            É com cada uma que se lê neste fórum, e são sempre os mesmos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
              Portanto seguindo o teu raciocinio, um cliente quando tem de se queixar, tem que saber qual é a marca do fabricante da peça, e ir reclamar lá directamente?

              E a VW não tem culpa do problema das MAFs, vamos chatear a Bosch?

              E a Toyota também pode sacudir a água do capote, que se responsabilize o fabricante dos pedais defeituosos?

              É com cada uma que se lê neste fórum, e são sempre os mesmos.
              É verdade. A tua insistência (e de mais alguns) em embirrar com tudo o que eu digo não me afecta minimamente

              Eu, ao menos, tento ajudar as pessoas que têm dúvidas.

              Em jeito de esclarecimento, o utilizador que criou este tópico disse isto:

              então a Renault faz peças defeituosas

              Eu respondi a isso que o Turbo não é peça da Renault, por isso neste caso a peça defeituosa não é da Renault. Era apenas um esclarecimento a essa exclamação. Nada a ver com sacudir a água no capote. Aliás se leste o meu post todo, eu digo que a assistência na Renault (e na generalidade das marcas) não é recomendável (na minha opinião) quando o carro já não se encontra na garantia, primeiro, porque são pagos a peso de ouro, e segundo, porque quando esperamos compreensão numa situação em que o carro sempre lá foi assistido, obtém-se é normalmente uma boa conta para pagar. Mas há excepções, mesmo na Renault.

              Quanto ao modelo em questão, também disse que tem uma má fiabilidade.

              Como vês, ao contrário de implicar com outros, eu tentei introduzir alguma informação de valor no tópico.

              Comentário


                #8
                ManelSaid, sugeria-te que enviasses PM ao membro "eu", dado que ele tem esse modelo, nessa mesma motorização e julgo que já tenha tido problemas muito semelhantes.

                Comentário


                  #9
                  http://forum.autohoje.com/diario-de-...w-1-6-hdi.html


                  Este é semelhante mas acho que foi o motor 1.5DCI mas que tambem partiu alguns turbos!!

                  Comentário


                    #10
                    Um conhecido meu também fico sem o turbo num 1.9 dci. Sei que já foi fora da garantia e deitou logo as mãos á cabeça.
                    Se o defeito é de fabrico os srs da Renault deviam fazer o mesmo que fez a Toyota. Mas rectificar tantos turbos ficava caro...
                    Manuel, desejo-te a melhor das sortes para resolveres essa grande alhada

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                      ManelSaid, sugeria-te que enviasses PM ao membro "eu", dado que ele tem esse modelo, nessa mesma motorização e julgo que já tenha tido problemas muito semelhantes.
                      Já cá estou!

                      ManelSaid, eu tenho uma Espace IV 1.9 dCi de 2003, que também levou uma caixa de velocidades nova e, como é natural , também rebentou o turbo, no meu caso ligeiramente antes dos 90,000 Kms. Vinha do Algarve, e fiquei no meio do Alentejo com o motor a queimar óleo.

                      Na altura informei-me e descobri que o motor 1.9 dCi sofria de falhas graves na lubrificação do turbo, levando a que este partisse prematuramente, normalmente entre os 85000 a 90000 Kms. Deixo-te aqui um link para um fórum com muita informação sobre este problema.

                      O número de turbos partidos foi tão elevado que a Renault foi obrigada a reconhecer o erro e a assumir os custos das reparações, primeiro só em França e depois também nos outros Países. Em Portugal, penso que assumiam os custos nos veículos com menos de 5 anos e menos de 150000 Kms, mas já não me lembro bem destes valores.

                      No meu caso, o carro tinha 4 anos e pouco, pelo que a Renault assumiu o custo total da reparação, que ascendeu a cerca de 2000 euros.

                      Já agora, quantos Kms faltavam para a mudança do óleo? É que um dos problemas do 1.9 dCi é que as mudanças de óleo são demasiado alargadas (30,000 Kms) para aquele motor, pois ele degrada o óleo muito rapidamente. Quase que aposto que já passaram mais de 20,000 Kms com o mesmo óleo... acertei?

                      Depois da reparação, optei por fazer mudanças de óleo de 15 em 15 mil Kms e já fiz mais 60,000 Kms sem problemas.

                      Outro problema crónico deste motor é a válvula EGR, Manda limpá-la, pois já deve estar encravada, o que faz perder potência e aumentar os consumos.

                      É pena este carro ser tão problemático, pois é muito confortável e espaçoso.

                      Comentário


                        #12
                        O problema pode nao estar propriamente no turbo, em algo que o faça partir, como oleo nao indicado para o tipo de turbo, ou falta de oleo de lubrificaçao no turbo. Nao acho muito normal partir assim dois turbos com pressoes de origem, se tudo estiver em bom funcionamento.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          É verdade. A tua insistência (e de mais alguns) em embirrar com tudo o que eu digo não me afecta minimamente

                          Eu, ao menos, tento ajudar as pessoas que têm dúvidas.

                          Em jeito de esclarecimento, o utilizador que criou este tópico disse isto:

                          então a Renault faz peças defeituosas

                          Eu respondi a isso que o Turbo não é peça da Renault, por isso neste caso a peça defeituosa não é da Renault. Era apenas um esclarecimento a essa exclamação. Nada a ver com sacudir a água no capote. Aliás se leste o meu post todo, eu digo que a assistência na Renault (e na generalidade das marcas) não é recomendável (na minha opinião) quando o carro já não se encontra na garantia, primeiro, porque são pagos a peso de ouro, e segundo, porque quando esperamos compreensão numa situação em que o carro sempre lá foi assistido, obtém-se é normalmente uma boa conta para pagar. Mas há excepções, mesmo na Renault.

                          Quanto ao modelo em questão, também disse que tem uma má fiabilidade.

                          Como vês, ao contrário de implicar com outros, eu tentei introduzir alguma informação de valor no tópico.
                          Quando se diz

                          por isso a culpa não é integral da Renault
                          só se pode interpretar isso como uma alegação de que a Renault não é responsável por uma avaria num carro seu, porque a peça não é fabricada nas suas fábricas. Sendo a Renault (e as outras marcas) assembladoras de peças, em que são afinal responsáveis?

                          Sff responde com um post normal, e não com uma vitimização "ai que sou tão perseguido".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                            Quando se diz



                            só se pode interpretar isso como uma alegação de que a Renault não é responsável por uma avaria num carro seu, porque a peça não é fabricada nas suas fábricas. Sendo a Renault (e as outras marcas) assembladoras de peças, em que são afinal responsáveis?
                            Como o eu disse, este motor tem uma falha de concepção do sistema de refrigeração.

                            Neste caso, como o turbo está dentro da garantia, alguém vai ter de pagar um novo. E secalhar o turbo vai para testes para se saber se partiu por alguma falha técnica do próprio turbo ou da má concepção do sistema de refrigeração.

                            Sim as marcas são montadoras de várias partes (que podem ou não ser produzidas pela própria marca), mas há 3 maneiras dessas componentes se partirem:

                            -por má utilização
                            -por erro de produção dessa componente
                            -por erro de concepção do sistema que utiliza essa componente

                            Nas primeiras duas, não considero que exista responsabilidade da marca!
                            Mas secalhar, cabe à marca assumir responsabilidade nas duas últimas. E caso seja o segundo caso, pedir posteriormente responsabilidades a quem produziu essa componente.

                            Só que aqui pode não ser tão simples. Pode não ser tão óbvio de quem é a culpa, logo é normal que queiram analisar o turbo.

                            Eu nunca disse que a Renault não era responsável por esta avaria, apenas tentei explicar que o turbo não é fabricado pela Renault!

                            E não, não considero aceitável ter de se esperar um ou dois meses por um arranjo. Aliás, é de lei que um arranjo ao abrigo da garantia tem de ser efectuado em 30 dias, se não estou em erro. Cabe ao autor do tópico pressionar a marca! E quando estiver na posse da sua viatura de novo, aplicar religiosamente as dicas dadas pelo eu, ou até vendê-lo. Pessoalmente não gostava de ter um carro familiar em que estivesse sempre presente o medo de o motor partir a meio de uma viagem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Como o eu disse, este motor tem uma falha de concepção do sistema de refrigeração.

                              Neste caso, como o turbo está dentro da garantia, alguém vai ter de pagar um novo. E secalhar o turbo vai para testes para se saber se partiu por alguma falha técnica do próprio turbo ou da má concepção do sistema de refrigeração.

                              Sim as marcas são montadoras de várias partes (que podem ou não ser produzidas pela própria marca), mas há 3 maneiras dessas componentes se partirem:

                              -por má utilização
                              -por erro de produção dessa componente
                              -por erro de concepção do sistema que utiliza essa componente

                              Nas primeiras duas, não considero que exista responsabilidade da marca!
                              Mas secalhar, cabe à marca assumir responsabilidade nas duas últimas. E caso seja o segundo caso, pedir posteriormente responsabilidades a quem produziu essa componente.

                              Só que aqui pode não ser tão simples. Pode não ser tão óbvio de quem é a culpa, logo é normal que queiram analisar o turbo.

                              Eu nunca disse que a Renault não era responsável por esta avaria, apenas tentei explicar que o turbo não é fabricado pela Renault!

                              E não, não considero aceitável ter de se esperar um ou dois meses por um arranjo. Aliás, é de lei que um arranjo ao abrigo da garantia tem de ser efectuado em 30 dias, se não estou em erro. Cabe ao autor do tópico pressionar a marca! E quando estiver na posse da sua viatura de novo, aplicar religiosamente as dicas dadas pelo eu, ou até vendê-lo. Pessoalmente não gostava de ter um carro familiar em que estivesse sempre presente o medo de o motor partir a meio de uma viagem.
                              E indo ao ponto em que discordo, se dizes que se calhar a responsabilidade não é da Renault, então é de quem? O proprietário do carro deve ir pedir responsabilidades a quem? Quem é que tem de lhe resolver o problema?

                              É a marca, e isso, é um facto e não algo sujeito a discussão. Senão, andava a Toyota a remeter o problema dos aceleradores presos para quem fez os aceleradores.

                              Comentário


                                #16
                                Sabem qual é o problema disto tudo?

                                É que a Espace é (ou melhor, era...) o único cartão de visita de um topo de gama Renault reconhecido pelo público em geral.

                                Pessoas dispostas a dar €40.000 ou mais, veja-se. A Espace valia mais que Renault.

                                E com estas histórias tenebrosas de fiabilidade, por melhor que o modelo como produto geral seja (agora já está algo ultrapassado, mas a Espace sempre teve uma geração à frente de tudo o resto), todo o nome é enlameado.

                                E o problema não é haver problemas.

                                O problema é a atitude da Renault em relação a eles, particularmente se os veículos estão fora da garantia.

                                Fica-se na mão de "bondades" e "porreirismos" da oficina x ou y. Fora de França, infelizmente, é o que acontece. Lá, as coisas piam fininho.

                                E isto lixa qualquer cliente que nunca mais quer sequer ouvir falar do losango.

                                E depois admiram-se que a Renault se esteja a balcanizar em produtos de baixo valor.

                                Não aprendem...acham que por agora a nova geração de veículos já não dar estes problemas estão...completamente...desresponsabilizados da falta de fiabilidade dos produtos que ainda há pouco tempo produziam.

                                E depois, o que mais me impressiona é ver um padrão recorrente que cheguei a julgar que só tinha acontecido cá em casa:

                                Diesel Renault sempre assistido na marca, passa dos 100.000 e começa a ser uma avalanche de problemas. Substitui-se o turbo (e lá vai cheque de €2000 e tal) na esperança que seja só aquilo e pouco tempo depois já é outra coisa qualquer, o novo turbo dura pouco e lá tem que ser substituído novamente e fica a pessoa na situação de ter uma batata quente para despachar para alguém. Um cancro ambulante que ninguém quer.

                                E a marca ainda tem o displante sórdido de fazer retomas ainda mais miseráveis que outras, dado que sabe em primeira mão dos problemas dos seus próprios veículos.

                                Surreal.

                                Melhor vacina para nunca se comprar outro losango não há.

                                Comentário


                                  #17
                                  E o que fazer?

                                  Caros, muito obrigado pelos vossos comentários. Para ajudar a perceber, o primeiro turbo avariou quando a carrinha tinha cerca de 117000Km e, novamente passados cerca de 5 meses e apenas 4-5000Km mais (é um carro de cidade, anda pouco). Este problema está tão identificado que quando comprei o carro um amigo meu que trabalha em óleos avisou-me da possibilidade de o motor entrar em auto-run e explicou-me que o único modo de o parar era engatar a 6ª e fazê-lo ir abaixo. A primeira vez que isto sucedeu estava o carro em testes numa oficina em Sagres porque a luz do service tinha acendido e quando começou a acelerar e a deitar fumo fugiram todos os mecânicos da box e fiquei eu a olhar para o carro. Tive de saltar lá para dentro e mandar o carro abaixo antes que o motor explodisse!!!

                                  Que a Renault envie o Turbo para análise porque quer perceber porque é que a porcaria das peças dos carros deles partem a torto e a direito eu compreendo e estou disposto a colaborar. O que acho incompreensível é que, sendo este um problema mais do que identificado, não me peçam imediatamente desculpas pelo sucedido nem da primeira nem da segunda vez (se isto fosse no Japão alguém da Renaut Areeiro, onde a reparação se deu, cometeria concerteza Harakiri) e não me coloquem ao meu dispor uma viatura de substituição até que as averiguações que desejam realizar terminem. Por mim, vou chateá-los até à medula até me darem um outro carro enquanto a reparação dura e se não derem vou ponderar pedir-lhes uma indeminização pelos danos causados num tribunal cível. Alguém tem mais ideias acerca de como se pode pressionar estes gajos para não sermos todos tratados como cães?

                                  Obrigado pela vossa solidariedade!
                                  Manuel

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ManelSaid Ver Post
                                    Caros, muito obrigado pelos vossos comentários. Para ajudar a perceber, o primeiro turbo avariou quando a carrinha tinha cerca de 117000Km
                                    Ora cá está a questão do óleo! Eu tenho reparado que os turbos do 1.9 dCi rebentam quase todos imediatamente antes de uma mudança do óleo (que são feitas de 30 em 30 mil Kms). Se a última mudança de óleo foi feita aos 90,000 Kms, como preconizado pela Renault, então este óleo tinha 27,000 Kms e devia estar em muito mau estado.

                                    A Renault mudou a especificação do óleo para este motor (era semi-sintético e agora é full-sintético), mas devia também diminuir o espaçamento das mudanças de óleo. Foi isso que eu comecei a fazer (de 15 em 15 mil) por iniciativa própria.

                                    e, novamente passados cerca de 5 meses e apenas 4-5000Km mais (é um carro de cidade, anda pouco).
                                    Este segundo turbo, provavelmente partiu por outra razão qualquer...

                                    Este problema está tão identificado que quando comprei o carro um amigo meu que trabalha em óleos avisou-me da possibilidade de o motor entrar em auto-run e explicou-me que o único modo de o parar era engatar a 6ª e fazê-lo ir abaixo.
                                    Eu também estava avisado e de facto essa foi a única forma de parar o motor.

                                    O que acho incompreensível é que, sendo este um problema mais do que identificado, não me peçam imediatamente desculpas pelo sucedido
                                    Eles estão fartos de saber dos problemas mas normalmente fazem-se de despercebidos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                      Pessoas dispostas a dar €40.000 ou mais, veja-se. A Espace valia mais que Renault.
                                      De facto, era o único modelo onde a Renault estava muito à frente de toda a concorrência.

                                      O problema é a atitude da Renault em relação a eles, particularmente se os veículos estão fora da garantia.
                                      Assim que o problema foi detectado, deviam ter feito um recall para substituir o turbo e deviam também ter alterado os intervalos das mudanças de óleo.

                                      E isto lixa qualquer cliente que nunca mais quer sequer ouvir falar do losango.
                                      Quem teve um Laguna ou uma Espace 1,9 dCi, nunca mais quer saber de Renault na vida!

                                      Melhor vacina para nunca se comprar outro losango não há.
                                      Eu fui vacinado! Mas para já, ainda não despachei a Espace porque as longas viagens familiares naquele carro são um verdadeiro prazer. A sério, o carro é fantástico... quando não avaria.

                                      Comentário


                                        #20
                                        fantástico é um carro que não avaria

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          O motor 1.9 dci sempre deu problemas. Quanto ao turbo, não é fabricado na Renault por isso a culpa não é integral da Renault.
                                          Desculpa, mas discordo completamente desta visão e partilho a opinião do Nitro, à qual acrescento a minha visão.

                                          Por um lado, ninguém sabe se o problema é do turbo (má concepção ou defeito de fabrico) ou de algo na concepção/fabrico do motor que causa a falha do turbo.
                                          Há teorias, mas desconheço a versão oficial da Renault (partindo do princípio que essa seja a verdade).

                                          No entanto tenho uma certeza, e é que se o problema fosse do turbo em si, então a Renault na qualidade de comprador apenas teria de reclamar junto ao seu fornecedor e solicitar o envio de turbos novos para substituição.

                                          Quando compras um LCD na Worten e ele vem avariado, voltas à Worten e devolves/trocas.
                                          Sabes o que acontece a esse equipamento avariado?

                                          Pois...Volta para o fornecedor/fabricante.

                                          É assim que as coisas se deveriam processar em todos os ramos, e honestamente parece-me que a Renault terá a sua culpa na construção do motor (ou eventualmente na manutenção programada).

                                          Uma coisa é muito objectiva:
                                          - O Manelsaid não comprou um conjunto de peças avulso a diferentes fabricantes de marcas diferentes. Comprou um carro à Renault, e é esta que tem de resolver o problema, pois é responsável pelo produto que vendeu.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Agora tentando ajudar o autor do tópico no seu problema:

                                            - Existem prazos legais limites para a reparação de qualquer produto, findo os quais existem consequências para quem não reparou no tempo previsto, mas isso é a forma mais complexa e morosa de resolver um assunto destes.

                                            - Adicionalmente, o facto do carro em si já ter 6/7 anos não ajuda muito, ainda que um defeito de fabrico desta natureza e amplitude possa tomar contornos diferentes.


                                            No entanto, deixo aqui alguns tópicos de resolução de problemas complicados que se têm demonstrado 100% eficazes comigo até ao dia de hoje, especialmente em empresas grandes/multinacionais (como é o caso):

                                            - A palavra chave de todo este processo é responsabilização. Quando falares com alguém que esteja a conduzir este processo, começa antes por pedir o nome dessa pessoa e anotar num papel em frente a essa pessoa. Aproveita para ao dialogar com essa pessoa tratar sempre por Sr (nome dele). Assim ele percebeu que o que ele diz está a ser registado.

                                            - Nos teus diálogos não eleves o tom de voz nem te demonstres irritado. Faz o oposto. Nunca digas "nunca mais quero um Renauil", diz antes "eu queria continuar a ser um cliente Renault, mas esta situação não me está a ajudar".

                                            - Começa de baixo para cima: Se começaste por falar com o recepcionista, passa para o degrau acima (Chefe de oficina). Se este não te for útil, passa para o dono da oficina. Neste processo, vai informando que irás subir na hierarquia até o teu problema estar resolvido. Se o dono da oficina/concessão não te resolver o problema, vais à Renault Portugal.
                                            Atenção, isto deve ser tudo presencial, nada por telefone. Escondidos atrás do telefone há muitos heróis, mas cara a cara há menos.

                                            - Mesmo que a Renault Portugal te dissesse que não tem ninguém para te atender (improvável), vais lá e dizes que não sais até falar com alguém responsável, e alguém vai aparecer!

                                            - Se a Renault Portugal não te resolver o problema, avisas que vais mandar uma carta para a Renault França com todo o processo, onde deverás mencionar que irás colocar o nome de todos os intervenientes (a tal responsabilização).

                                            - Lembra-te de manter a calma e ponderação e não dizeres que não queres mais um Renault. Faz o contrário, e olha que em alguns casos pode acontecer-te (como me aconteceu) que a solução foi tão boa que eu pensava que não iria comprar mais nada da marca e acabei por ficar um (muito) fiel cliente (Nokia, por exemplo).

                                            - Só em último caso deverás dizer que vais gastar dinheiro para tornar pública esta situação. Este é um argumento de último caso e só deverá ser utilizado muito alto na hierarquia.


                                            Ficaria espantado se estas diligências não tivessem nenhum resultado!


                                            A base deste procedimento assenta em diversos princípios, sendo o principal a responsabilização e como efeito secundário, muitas pessoas vão dizer disparates, que se viram contra elas próprias e principalmente contra a marca.

                                            É a falta de responsabilização que faz as pessoas darem respostas taxativas e "o cliente que se aguente".
                                            Quando o nome delas aparece com responsabilidades, as coisas mudam de figura, porque muitas vezes o fabricante conhece a história que o concessionário lhe contou, não a verdadeira.

                                            O cliente que diz "não quero mais um Renault" já está perdido. O que diz "eu queria continuar a ser um cliente Renault" ainda é um cliente que pode dar lucro à empresa.


                                            Claro que me podes dizer que este processo necessita de alguma disponibilidade tua, mas eu aí só te posso dizer que tens de ver o que é mais importante: resolver depressa e bem esta questão, ou aguardar meses para ter um veredicto que nem se sabe bem qual é.

                                            Infelizmente o meu vencimento não permite que um ou dois dias de trabalho perdidos a tratar disto me paguem um turbo novo, pelo que eu prefiro perder os dois dias do que o dinheiro do turbo.

                                            Tu analisarás a tua situação.


                                            Um abraço

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Por um lado, ninguém sabe se o problema é do turbo
                                              Não sei o que se passou neste caso em particular, mas o problema genérico da quebra de turbos do 1.9 dCi não é problema do turbo, mas sim da sua lubrificação, que é deficiente neste motor.

                                              Aliás, este mesmo turbo é usado em dezenas de outros modelos e nesses outros modelos não houve problemas desta gravidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Neste fórum realmente aprendem-se umas coisas.
                                                Essas informações que o Eu deu são, na minha opinião, importantíssimas.

                                                Eu só não percebo é porque a Renault não coloca o novo turbo e envia o antigo para onde quiser, realmente essa morosidade complementar só vem irritar ainda mais o cliente.

                                                Reclamação para a Renault PT e Francesa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  resposta da renault

                                                  Este post é para fazer um Aviso à navegação: se seguirem o plano de manutenção proposto pela marca e se o turbo ou outra peça que não é suposto partir avariar, mesmo depois da garantia, RECLAMEM. Segundo percebi nas entrelinhas, se o tivesse feito da primeira vez provavelmente a Renault teria comparticipado na 1ª reparação do turbo (que me custou 2500€!) e esta segunda reparação será feita ao abrigo da garantia da reparação anterior. Após chatear um pouco a Renault (não foi preciso muito, bastou falar com o responsável da Renault Areeiro, onde faço as revisões) também acederam a dar-me um carro de substituição até que a reparação estivesse efectuada.

                                                  Como não estou para me chatear mais com isto, depois desta nova reparação do turbo vou arranjar o carro, vendê-lo e comprar um novo com garantia. O que me aborrece é que já mudei tudo no carro (pneus novos, embraiagem nova, correia da distribuição substituída, turbo novo) e fico com a tentação de pensar que "desta vez é que já não avaria mais nada...".

                                                  Mas pensando melhor não lhe vou dar o benefício da dúvida!

                                                  Alguém quer comprar uma espace?

                                                  Comentário


                                                    #26


                                                    Depois desta longa história dúvido que te apareçam por ai compradores

                                                    Já foste ver a S-Max?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Luisjet Ver Post
                                                      http://forum.autohoje.com/diario-de-...w-1-6-hdi.html


                                                      Este é semelhante mas acho que foi o motor 1.5DCI mas que tambem partiu alguns turbos!!
                                                      Este era o 1.5 DCi e não foram só dois turbos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                        O problema é a atitude da Renault em relação a eles, particularmente se os veículos estão fora da garantia.

                                                        Se já dentro da garantia é o que é, fora então...

                                                        E isto lixa qualquer cliente que nunca mais quer sequer ouvir falar do losango.

                                                        Ai está, neste momento deixei a Renault, e pensando na aquisição de um Qasqhai, logo desisti, pelo fato de ter o mesmo motor.

                                                        E depois admiram-se que a Renault se esteja a balcanizar em produtos de baixo valor.

                                                        Diesel Renault sempre assistido na marca, passa dos 100.000 e começa a ser uma avalanche de problemas. Substitui-se o turbo (e lá vai cheque de €2000 e tal) na esperança que seja só aquilo e pouco tempo depois já é outra coisa qualquer, o novo turbo dura pouco e lá tem que ser substituído novamente e fica a pessoa na situação de ter uma batata quente para despachar para alguém. Um cancro ambulante que ninguém quer.

                                                        Exactamente o nome que dei à minha Scenic.

                                                        Melhor vacina para nunca se comprar outro losango não há.

                                                        Nem mais, tão depressa, ou eventualmetne nunca mais, regresarei à Renault principalmente pelo assistência.
                                                        Conclusões a bold.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu no teu caso deixava-me ficar com espace, ja lhe mudas-te, e fazia revisões de 15em5mil/km e vais ver que se aguenta muito mais, todos ja sabemos que esses motores gostam de papar turbos e ter cuidado, não puxar em frio, não desligar logo depois de vir queimar.

                                                          PS:nao percebo porque muito se fala mal desta e daquela marca todos podem avariar, desde Ferrari's a um Dacia sao maquinas, uma falha num componente e da-se avaria, se compram carros usados e legalizados com 500mil/km e a marca 100mi/km depois vem reclamar que so dão problemas, comprem novo assim cuidam desde inicio e ja sabem o que tem em mãos, quando se compra usado nao se sabe porque o carro ja passou antes, conheço uma laguna de 2002 com 300mil/km e com turbo de origem e um clio dci de 2001 com anilhas de injector cor de rosa e com 150mil/km, e sem problemas nenhuns.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por hawkehz Ver Post
                                                            eu no teu caso deixava-me ficar com espace, ja lhe mudas-te, e fazia revisões de 15em5mil/km e vais ver que se aguenta muito mais, todos ja sabemos que esses motores gostam de papar turbos e ter cuidado, não puxar em frio, não desligar logo depois de vir queimar.

                                                            PS:nao percebo porque muito se fala mal desta e daquela marca todos podem avariar, desde Ferrari's a um Dacia sao maquinas, uma falha num componente e da-se avaria, se compram carros usados e legalizados com 500mil/km e a marca 100mi/km depois vem reclamar que so dão problemas, comprem novo assim cuidam desde inicio e ja sabem o que tem em mãos, quando se compra usado nao se sabe porque o carro ja passou antes, conheço uma laguna de 2002 com 300mil/km e com turbo de origem e um clio dci de 2001 com anilhas de injector cor de rosa e com 150mil/km, e sem problemas nenhuns.
                                                            e eu há dias passei por um LAGUNA II na A41 completamente em chamas, nunca vi daquilo

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X