Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reparação de Jante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reparação de Jante

    Olá pessoal!

    Tenho neste momento uma jante na minha garagem a precisar de uma reparação. A jante tem uma mossa grandinha, aqui vão umas fotos para verem:
    http://i537.photobucket.com/albums/f...t/DSC01211.jpg
    http://i537.photobucket.com/albums/f...t/DSC01212.jpg


    É a primeira vez que me aparece uma jante neste estado, daí todas as minhas duvidas.

    Conhecem alguém ou alguma boa casa na margem sul para meter isto no sitio sem gastar muito dinheiro? Que custos posso esperar por esta reparação? A jante é linda, é um desperdício desistir dela ...

    Cumps
    Editado pela última vez por kpt; 29 April 2010, 11:42.

    #2
    Na casa onde costumo por os pneus pediram-me 30€ para reparar uma jante, sei que eles enviam para uma casa da especialidade em braga, posso te dizer que o trabalho ficou 5 estrelas, até os riscos que ela tinha tiraram.

    Comentário


      #3
      Isso parece-me estar empenado, e nesse caso tens mesmo de mandar reparar.

      Não te posso ajudar é em contactos na margem sul, se bem que a maioria das casas de pneus mandam reparar ou se não mandam, sabem onde podes reparar (que até seria o ideal).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por B13V Ver Post
        Na casa onde costumo por os pneus pediram-me 30€ para reparar uma jante, sei que eles enviam para uma casa da especialidade em braga, posso te dizer que o trabalho ficou 5 estrelas, até os riscos que ela tinha tiraram.
        Quanto tempo demorou? Onde fica essa casa?

        Comentário


          #5
          Boas pessoal
          Men eu recomendo , por experiência propria, uma casa na margem sul, em Brejos de Azeitão.
          O dono é o sr Agostinho. Desempenam as jantes e são pintadas como novas.Média mais ou menos entre os 25 e 30 euros, plo menos a mim foi o que me pediram. E não demoram muito, tipo um ou dois dias.Fica junto ao Auto Azeitão, do lado oposto.

          Comentário


            #7
            Originalmente Colocado por HelderTRP Ver Post
            Boas pessoal
            Men eu recomendo , por experiência propria, uma casa na margem sul, em Brejos de Azeitão.
            O dono é o sr Agostinho. Desempenam as jantes e são pintadas como novas.Média mais ou menos entre os 25 e 30 euros, plo menos a mim foi o que me pediram. E não demoram muito, tipo um ou dois dias.Fica junto ao Auto Azeitão, do lado oposto.
            Isso fica na Rua do CCDBA, certo?

            Comentário


              #8
              Ora vamos cá desenterrar 1 pouco isto!

              Então é assim, a coisa de 1 mês e pouco tive 1 furo (apanhei um parafuso que se instalou no pneu direito da frente).

              Reparei o furo, equilibrei a roda (mais tarde equilibrei as 4 rodas e alinhei a direcção), e tenho uma situação que não sei se é impressão minha ou se terei empenado essa jante nesse furo, ou se eventualmente terei empenado outra jante por outro motivo qualquer.

              Refiro isto porque me parece que noto um ligeiro saltitar no carro em andamento, principalmente a velocidades abaixo dos 100Km/h. Por exemplo, ao arrancar, a baixas velocidades, transmite a mesma sensação como que a estrada tenha oscilações que por muito pequenas que sejam transmitem a tal sensação de saltitar.

              Aqui a minha questão é a seguinte: principalmente a mais altas velocidades não noto propriamente isto. A direcção não vibra, os pneus estão a meio uso sem aparentemente desgaste deficiente, a suspensão está boa, direcção alinhada e rodas calibradas.

              Poderá ser alguma jante empenada (como é que descubro se uma jante está empenada? Tem que ser visível, ou não?), ou simplesmente característica do carro? Sinceramente não tenho noção se antes transmitia esta sensação ou não, porque também as estradas depois de tantos meses de chuva estão uma lástima. Até fui reparando em outros carros na mesma estrada que o meu, noto um comportamento semelhante (até a dias estava atrás de outro igual ao meu e pareceu-me ter o mesmo comportamento que o meu, mas parece-me algo incómodo para ser verdade).

              Agradeço as vossas opiniões, porque a meu ver pode ser qualquer coisa como pode não ser nada, mas se for algo, o diagnóstico não me parece muito acessível!

              Obrigado.

              Ps.: viatura: Toyota Auris de 2008, 32 mil kms!

              Comentário


                #9
                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                Ora vamos cá desenterrar 1 pouco isto!

                Então é assim, a coisa de 1 mês e pouco tive 1 furo (apanhei um parafuso que se instalou no pneu direito da frente).

                Reparei o furo, equilibrei a roda (mais tarde equilibrei as 4 rodas e alinhei a direcção), e tenho uma situação que não sei se é impressão minha ou se terei empenado essa jante nesse furo, ou se eventualmente terei empenado outra jante por outro motivo qualquer.

                Refiro isto porque me parece que noto um ligeiro saltitar no carro em andamento, principalmente a velocidades abaixo dos 100Km/h. Por exemplo, ao arrancar, a baixas velocidades, transmite a mesma sensação como que a estrada tenha oscilações que por muito pequenas que sejam transmitem a tal sensação de saltitar.

                Aqui a minha questão é a seguinte: principalmente a mais altas velocidades não noto propriamente isto. A direcção não vibra, os pneus estão a meio uso sem aparentemente desgaste deficiente, a suspensão está boa, direcção alinhada e rodas calibradas.

                Poderá ser alguma jante empenada (como é que descubro se uma jante está empenada? Tem que ser visível, ou não?), ou simplesmente característica do carro? Sinceramente não tenho noção se antes transmitia esta sensação ou não, porque também as estradas depois de tantos meses de chuva estão uma lástima. Até fui reparando em outros carros na mesma estrada que o meu, noto um comportamento semelhante (até a dias estava atrás de outro igual ao meu e pareceu-me ter o mesmo comportamento que o meu, mas parece-me algo incómodo para ser verdade).

                Agradeço as vossas opiniões, porque a meu ver pode ser qualquer coisa como pode não ser nada, mas se for algo, o diagnóstico não me parece muito acessível!

                Obrigado.

                Ps.: viatura: Toyota Auris de 2008, 32 mil kms!
                Numa oficina podes ver se está empenada, eles metem a roda onde é feita a calibração.

                Comentário


                  #10
                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                  Numa oficina podes ver se está empenada, eles metem a roda onde é feita a calibração.
                  Mas isso consegue-se ver ao calibrar, ou ve-se na mesma máquina que faz a calibração, mas numa funcionalidade diferente?

                  Pergunto isto porque calibrei as rodas e não houve problema nenhum.

                  Por outro lado pode ser impressão minha também

                  Mas nem procuro escusas para negar que haja um problema nem o quero inventar

                  Comentário


                    #11
                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                    Mas isso consegue-se ver ao calibrar, ou ve-se na mesma máquina que faz a calibração, mas numa funcionalidade diferente?

                    Pergunto isto porque calibrei as rodas e não houve problema nenhum.

                    Por outro lado pode ser impressão minha também

                    Mas nem procuro escusas para negar que haja um problema nem o quero inventar
                    Na maquina que é feita a calibração são detectados quaisquer empenos nas jantes.

                    O que tu podes estar a sentir pode ser empeno do cubo.

                    Comentário


                      #12
                      Um (infeliz) update:

                      Ontem equilibrei as rodas, e pedi atenção às jantes e pneus para tentar verificar algum empeno ou ovalização. Tudo direito, nada empenado ou ovalizado, tudo visto e revisto ao pormenor. Nesta operação, o que chamou à atenção foi o facto de as jantes do lado direito pedirem mais peso que as do esquerdo.

                      Solicitei também um teste aos amortecedores, e aí é que foi a gota de água. Eficiência à frente, 69 e 66% (E/D), e atrás, respectivamente, 43 e 34%.

                      Aqui é que se descobriu uma diferença brutal e uns valores a meu ver bastante maus para um carro super bem estimado com 32 mil kms.

                      Realmente noto no carro falta de amortecimento, sente-se muito o impacto dentro do carro, por muito pequena que seja a oscilação. Noto mais é a baixa velocidade, principalmente a muito baixa velocidade.

                      Neste momento vou abordar a marca com o assunto e tentar perceber se há algo a provocar este desgaste dos amortecedores e a necessidade de maior peso nas jantes do lado direito do carro.

                      Alguma sugestão ou palpite sobre isto são bem-vindos!

                      Desde já obrigado!

                      Comentário


                        #13
                        Uma vez ao fazer a inspecção ao meu Citroen ZX (à uns bons anos) reparei que o teste à suspensão dizia que estavam a 60% de eficácia. Perguntei se seria normal, bom ou se teria que trocar em breve... a resposta: "isso está quase novo. O normal é carros novos (ou quase) nunca passarem dos 70, 80%... e isso já é muito bom!!"

                        Fiquei admirado!! Pensava que um carro novo tinha que "pontuar" 100% ou muito perto

                        Quanto ao saltitar deve ser mais do piso que da suspensão... digo eu... se bem que 34/43% já deva ser mais grave.

                        Boa sorte

                        Comentário


                          #14
                          Bem, convem ter em atenção alguns pormenores.

                          Em regra as rodas e suspensões do lado direito sofrem mais porque o piso junto à berma está normalmente mais degradado, há mais buracos e deformações do lado direito da estrada.

                          Relativamente ao facto das rodas do lado direito terem levado mais massa para equilibrarem isso pode ficar a dever-se a varias situações. Devido ao tal mau piso as rodas podem estar mais deformadas ou as jantes ligeiramente empenadas. Por outro lado em jantes de liga os pesos são muitas vezes colados e uma maior incistencia numa lavagem de alta pressão pode arranca-los. Se os pesos estiverem colocados no rebordo da jante, uma raspadela num passeio tambem os poderia arrancar acidentalmente.

                          Seja como for, se os pneus estiverem desequilibrados o que se ira notar é vibrações (na direcção por exemplo) a determinadas velocidades quando se circula em bom piso.

                          Um fenómeno que pode provocar oxcilações laterais no Auris é o que vou relatar a seguir: O Auris é um carro relativamente alto e como tal tem alguma tendencia para inclinar (adornar) nas curvas. Para evitar este fenomeno montaram-lhe uma barra estabilizadora relativamente forte no eixo dianteiro. Quando se passa por exemplo por uma vala com uma roda dianteira de cada vez nota-se uma forte sacudidela lateral na carroceria o que pode ser bastante desagradavel. Pode ser isto o que notas no teu carro.

                          Por exemplo, ontem na A5 notei o carro a baloiçar e na minha opinião isso deve-se a ligeiras ondulaçoes no piso que à vista podem não se notar, mas que têm este efeito no carro. Se os amortecedores estiverem em mau estado este efeito pode agravar-se. Teria talvez sido preferivel montar uma barra estabilizadora mais branda à frente e montar outra no eixo traseiro...

                          Comentário


                            #15
                            Ainda mais algumas considerações sobre esta matéria.

                            Todos os instrumentos de medição estão sujeitos a erros e convem ter isso em conta. Os equipamentos de medição da eficácia dos amortecedores estarão calibrados? Sabe-se o erro deles? Os centros de inspecção estão obrigados a calibrações ou verificações periódicas dos instrumentos, as oficinas de pneus tambem poderão ter esses cuidados... ou não. Depois temos de saber o que representa esse valor em percentagem. É um valor relativo à suspensão daquela marca/modelo especificamente ou são valores padronizados do proprio instrumento de medida? Esse valor em percentagem relativamente baixo normalmente corresponde a uma frequencia de oscilação especifica em que ocorre ressonancia ou outro fenómeno qualquer. Lembro-me quando levei os meus carros à IPO em determinadas frequencias o valor baixava um pouco mas nunca via o pneu descolar da plataforma vibratória e os tecnicos diziam que a suspensão ainda estava bem apesar de eu achar que ja tinha visto melhores dias...

                            Outro factor que poderá influir nessa sensação de falta de amortecimento das irregularidades é a pressão dos pneumáticos. A Toyota para o Auris recomenda 2.5 bar nas 4 rodas para velocidades acima dos 160km/h e 2.3 (não estou certo deste valor) para velocidades abaixo. Portanto para uma utilização maioritáriamente citadina deve usar-se a pressão mais baixa embora tal possa provocar um ligeiro aumento dos consumos. Na Toyota em regra colocam a pressão nos 2.5.

                            Parte desse desconforto com as irregularidades pode vir da pressão exagerada nos pneus mas não só. Sobre esta matéria deveremos ter em atenção duas ou tres situações: os manómetros de verificação do ar dos pneus estão sujeitos a verificações anuais (obrigação legal) mas apesar disso muitos deles devido a mau uso, abusos etc dão valores errados. Convem ter em atenção na escolha do sitio onde verificar o ar dos pneus. Por outro lado com o desgaste natural devido aos km's e à consequente redução da altura do piso e perda de propriedades da borracha (elasticidade), os pneus podem eles proprios deixar de amortecer convenientemente as pequenas irregularidades do piso e uma pessoa mais atenta/sensivel pode notar. Quando se trocam pneus velhos e gastos por novos nota-se perfeitamente o aumento do conforto, melhor amortecimento e por vezes menor ruido de rolamento...

                            Comentário


                              #16
                              Viva JCF. Obrigado pelo teu contributo, acho uma excelente ajuda não só a mim como a quem tiver algum problema relacionado com pressão de pneus, rodas e suspensões.

                              No meu caso começei por dar prioridade à pressão dos pneus. Foi rectificada na revisão dos 30 mil na Toyota. Depois equilibrei as 4 rodas, e fiz o teste de amortecimento para despiste de hipóteses. Não dou o teste como um resultado absoluto, mas em algo terei que me basear, isto porque, o que sinto no carro é:

                              - A baixa velocidade (tipo até aos 40), em qualquer piso, o carro oscila (parece manco, abana um bocado, não muito, mas o suficiente para se sentir)
                              - Acima disso, parece estável, mas à mínima oscilação (quando digo mínima é mesmo mínima, praticamente imperceptível para quem olhar para a estrada com atenção), a suspensão ressente-se, transmitindo aquela sensação de que algo não absorveu o "impacto" da oscilação.

                              Vou dar até outro exemplo muito concreto. Na ponte da 2ª circular do campo grande, quando está entupida de trânsito, e estamos parados, é perfeitamente normal sentir o chão tremer. O meu carro actualmente, parado, treme, abana atrás, e essa sensação transmite-se directamente para o habitáculo, causando um grande desconforto.

                              Reconheço que o carro é muito mole, isso é um facto e já o sabia mesmo antes de comprar. Mas tenha a ver com os amortecedores ou não, há algo que não está bem. Pelo que foi analisado, com a minha presença, em termos de pneus e jantes está tudo bem. O teste à suspensão vale o que vale, pode ser mais ou menos perfeito, mas para mim, que tenho o problema é um ponto de partida para abordar o assunto com serenidade mas também com algum comprovativo à concessão. Foi isso que fiz, estão a analisar o resultado, provavelmente terá que haver outro novo teste para aferir este resultado, mas há algo que não está bem

                              Agora que pode ser também outra coisa qualquer também não digo que não! Partindo do princípio que realmente há um problema nos amortecedores, o que o originou? Defeito de fabrico que se pronunciou mais tarde? Outro componente com deficiência que provocou desgaste prematuro? A condução é muito cuidada (diria mesmo picuinhas ), detectei isto aos 28 mil kms, até então, cerca de 22 mil foram feitos em AE, os restantes em nacional/cidade, sempre a desviar dos buracos, etc... começei a notar isto desde que foi mudada a caixa de direcção, mas não sei se haverá alguma relação com o problema ().

                              Vai ser complicado de chegar a um veredicto único e conclusivo para este assunto, certamente vai requerer testes, resultados, condução etc...

                              JCF os teus posts estão excelentes e acredito que vão dar uma grande ajuda a qualquer pessoa com este tipo de chatisses

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X