Anúncio

Collapse
No announcement yet.

C3 HDI 70 - perda potência e mais 0,5 litros de consumo!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    C3 HDI 70 - perda potência e mais 0,5 litros de consumo!

    Boas!

    Tenho um problema penso eu! Há uns 10 mil km's para cá, que tenho vindo a perder potência nas subidas em todas as velocidades..

    Aliás.. noto que tenho que carregar bem mais no acelerador, e antes subia o Marão todo em quinta, quando não apanhava muito vento de frente! .. agora tenho que meter quarta logo ao fim da primeira subida, e não desenvolve com tanta facilidade.. e se meter quinta depois de puxar bem a quarta, ele começa logo a morrer.. não dá hipótese..

    Alguém já teve algum problema idêntico? Já vi relatos que pode ser MAF, ou EGR.. ams alguns dizem que desligam o carro e voltam a ligar e fica bom.. o meu é constante.. desde que começou a perder.. tem vindo a perder cada vez mais..

    Pelo computador de bordo, antes ele na viagem para Vila Real, de inverno, voltava para Gaia a marcar 4,5/4,6.. agora baixar dos 5,0 é uma miragem! À mão.. se me gastava 4,6/4,7/4,8, agora vai para 5,1/5,2/5,3.. Já me deu mesmo 5,5 uma vez mais acelerada.. não era nada normal galgar os 5,1 já a andar bem..
    Editado pela última vez por XMRV6; 11 March 2010, 12:31.

    #2
    Viva, quantos kms tem o teu C3?

    Secalhar é da MAF!

    Secalhar precisas de limpar a EGR (?)

    São ambas apenas palpites!!

    Filtro do ar, e do gasóleo têm sido mudados?

    Comentário


      #3
      Boas!

      Tem 92 mil km's!

      Tem as revisões todas em dia na marca (a última há 2 mil km's atrás)! Mas o que sinto já vem para aí desde os 80 e poucos mil..

      No meu mal se sente o entrar do turbo.. mas penso que ta normal.. só que morre muito.. o que não era normal..

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
        Boas!

        Tem 92 mil km's!

        Tem as revisões todas em dia na marca (a última há 2 mil km's atrás)! Mas o que sinto já vem para aí desde os 80 e poucos mil..

        No meu mal se sente o entrar do turbo.. mas penso que ta normal.. só que morre muito.. o que não era normal..
        Boas,

        nessa revisão viram se estava tudo ok com o turbo? Pode estar com algum problema. Não mencionaste esses problemas quando a fizeste? Se calhar é preciso fazer o diagnóstico ao motor, a ver se aparece algo. Mas palpita-me que ou é turbo, ou MAF.

        Comentário


          #5
          O melhor é mesmo fazeres um diagnóstico ao carro, ou na Citroen (preferencial) ou na Bosch!

          Um pequeno àparte, andas bem com o carro pá!!! Fora isso tem saido bom?

          Comentário


            #6
            Deixa de abastecer no jumbo que isso passa ...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
              Boas,

              nessa revisão viram se estava tudo ok com o turbo? Pode estar com algum problema. Não mencionaste esses problemas quando a fizeste? Se calhar é preciso fazer o diagnóstico ao motor, a ver se aparece algo. Mas palpita-me que ou é turbo, ou MAF.

              Nop!

              Não mencionei porque parti do princípio que seria falta de óleo novo..

              Porque na revisão dos 60 mil, deram-me a informação que a Citroen tinha alongado os prazos de manutenção, e foram ao computador ver se o meu estava abrangido pelo número do chassi.. e estava.. passou de revisões de 20 em 20 para 30 em 30 mil, e passei a usar o óleo sintético.. que sempre quis, mas onde comprei o carro sempre me disseram que não era preciso..

              Na altura achei grande mudança, motor mais silencioso (aliás.. não notei diferenças com a revisão continua bom em tudo.. logo não seria falta dela), o consumo desceu uma décima (4,5) no computador de bordo (faço reset de 10 em 10 mil km's).. e assim se manteu durante 22 mil km's mais ao menos.. altura em que comecei a ver o consumo a começar a subir (4,6/4,7/4,8.. até chegar aos 5, que tenho mantido com muito esforço do pé), e o carro a morrer nas subidas mais íngremes..

              E mesmo nas outras noto que tenho que carregar mais no pedal.. por vezes encostar (5.ª).. o que não era nada normal...

              Se calhar vou ter que ir lá pedir o tal diagnóstico.. mas penso que me vão dizer que é normal.. na Citroen dizem sempre isso..


              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
              O melhor é mesmo fazeres um diagnóstico ao carro, ou na Citroen (preferencial) ou na Bosch!

              Um pequeno àparte, andas bem com o carro pá!!! Fora isso tem saido bom?
              Sim... nunca teve nada fora do normal para o modelo em questão.. é de fraca construção... é bastante silencioso o motor gastava muito pouco.. pois os 4,5/4,6 eram obtidos entre Gaia e Vila Real em que a estrada é bastante sinuosa com muitas subidas e descidas mesmo na AE..

              Teve alguns problemas, mas a culpa foi minha que não o devia ter comprado onde comprei.. de resto nada de anormal.. motor nunca teve nada..

              Originalmente Colocado por MySql2010 Ver Post
              Deixa de abastecer no jumbo que isso passa ...
              Comentário estúpido e desnecessário.. nunca abasteci em hipermercados, apenas com as marcas da parceria ACP, e desde os 60 mil que uso o mais caro continuamente (actualmente o Ultimate da bp)..

              Comentário


                #8
                A minha carrinha (307 1.4 HDI) está assim há + de um ano!!!

                Uns dias parece que tem 90cv outros parece que tem 50cv... é conforme lhe apetece. Não consigo fazer médias abaixo dos 6l e não passa dos 110km/h (qd esta com "50cv") em recta. Troquei a MAF mas não resolveu nada.

                Na PEUGEOT disseram-me que era uma peça do catalisador que se soltava, principalmente em subidas. Pediram-me 600 e tal euros. Fui a um "sapateiro", disse-me que não sabia o que era mas que o catalisador estava bom.
                Editado pela última vez por HaagenDazs; 12 March 2010, 14:08.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                  A minha carrinha (307 1.4 HDI) está assim há um ano!!!

                  Uns dias parece que tem 90cv outros parece que tem 50cv... é conforme lhe apetece. Não consigo fazer médias abaixo dos 6l e não passa dos 110km/h (qd esta com "50cv") em recta. Troquei a MAF mas não resolveu nada.

                  Na PEUGEOT disseram-me que era uma peça do catalisador que se soltava, principalmente em subidas. Pediram-me 600 e tal euros. Fui a um "sapateiro", disse-me que não sabia o que era mas que o catalisador estava bom.

                  O meu por acaso é constante.. nunca mais teve nenhum dia normal por assim dizer.. mas não percebo do quê.. vou ver se para a semana consigo ir fazer o diagnóstico a ver se detecta alguma coisa.. mas cheira-me não vai detectar nada..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                    Comentário estúpido e desnecessário.. nunca abasteci em hipermercados, apenas com as marcas da parceria ACP, e desde os 60 mil que uso o mais caro continuamente (actualmente o Ultimate da bp)..
                    Mais estúpido é o teu post.

                    Achas que alguém vai adivinhar o que se passa com o teu carro?!

                    Vem ai os artistas do costume mandar as postas do costume (MAF, Admissão, ....), no fim vais ficar na mesma e vais acabar por ir à oficina gastar o belo.

                    Ou estou errado?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MySql2010 Ver Post
                      Mais estúpido é o teu post.

                      Achas que alguém vai adivinhar o que se passa com o teu carro?!

                      Vem ai os artistas do costume mandar as postas do costume (MAF, Admissão, ....), no fim vais ficar na mesma e vais acabar por ir à oficina gastar o belo.

                      Ou estou errado?
                      Sendo um fórum bastante grande, e um motor utilizado em várias marcas, há sempre a possibilidade de alguém já ter passado pelo mesmo.. apenas por isso abri o tópico! E acho que por isso é que serve a secção das boxes do fórum.. de outra forma, e se o meus post é assim tão inútil.. podem fechá-lo.. é por causa de user's como tu que volta e meia esqueço que este fórum existe.. o que vale é que volta e meia também há umas "limpezas" a user's como tu..

                      Comentário


                        #12
                        Dado que o sintoma é constante ... eu apontava para a valvula EGR ...

                        Visto que se fosse a MAF normalmente é uma coisa que vai e vem !

                        Mas claro o ideal é mesmo levares a uma oficina decente fazer um diagnostico.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MySql2010 Ver Post
                          Mais estúpido é o teu post.

                          Achas que alguém vai adivinhar o que se passa com o teu carro?!

                          Vem ai os artistas do costume mandar as postas do costume (MAF, Admissão, ....), no fim vais ficar na mesma e vais acabar por ir à oficina gastar o belo.

                          Ou estou errado?
                          Ó artolas, que eu saiba o fórum serve para isto.

                          Qual é o problema de vir aqui tentar recolher mais informação sobre uma possível avaria?

                          Enfim.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MySql2010 Ver Post
                            Mais estúpido é o teu post.

                            Achas que alguém vai adivinhar o que se passa com o teu carro?!

                            Vem ai os artistas do costume mandar as postas do costume (MAF, Admissão, ....), no fim vais ficar na mesma e vais acabar por ir à oficina gastar o belo.

                            Ou estou errado?
                            171 post's que este user tem? Bem se forem todos desta natureza...
                            Voltando ao problema apresentado, penso que se deve tratar da egr, o costume.
                            Fica bem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                              Ó artolas, que eu saiba o fórum serve para isto.

                              Qual é o problema de vir aqui tentar recolher mais informação sobre uma possível avaria?

                              Enfim.
                              vais d vela vais

                              Comentário


                                #16
                                Eu tenho também um problema de perda de potência num C3 a gasolina (1,1). Com o meu carro passa-se uma coisa curiosa: fazem o diagnóstico e não encontram nada.

                                No fundo, isto é falta de empenhamento e competência. Que diabo, um C3 não é um carro complicado.

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu C2 já conta com 130kk e nunca tive nada disso. É o mesmo motor que o teu e os intervalos são iguais mas já não vou à marca desde que acabou a garantia.

                                  Experimenta dar-lhe uma esfrega em recta, nada de hardcore.

                                  Andas com azar no teu...

                                  Quanto ao celeuma do combustível, já pus "n" x´s no intermarché e sem problemas. Tu colocas do mais caro e tens o carro "empenado". É algo a que não ligo mesmo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                    O meu C2 já conta com 130kk e nunca tive nada disso. É o mesmo motor que o teu e os intervalos são iguais mas já não vou à marca desde que acabou a garantia.

                                    Experimenta dar-lhe uma esfrega em recta, nada de hardcore.

                                    Andas com azar no teu...

                                    Quanto ao celeuma do combustível, já pus "n" x´s no intermarché e sem problemas. Tu colocas do mais caro e tens o carro "empenado". É algo a que não ligo mesmo.

                                    Obrigado pelas respostas pessoal!

                                    Já andei a recolher informação de onde se situa o sensor da MAF, e localização da EGR.. o sensor da MAF vou ver se vejo este fim de semana.. a EGR vai ser mais complicado.. porque não é fácil lá chegar.. tem que se desmontar várias coisas, e mesmo assim o acesso não parece ser dos melhores..

                                    Eu tenho metido o combustível da BP Ultimate por causa da parceria com o ACP.. mas uma coisa que noto, é que antes a parceria era da Repsol, e quando atestava com o E+ não fazia espuma.. com este Ultimate faz bastante espuma.. não sei se isso tem a ver com qualidade.. mas penso que com o Repsol andava mais bem servido.. vamos a ver.. a localização da EGR é que não me vai facilitar a coisa..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ora bem, EGR desmontada e... limpíssima! Pura perda de tempo!

                                      Acabei por ir à Citroen pedir para verem os valores da MAF, e aquilo acusou 185 ou 195, quando devia estar entre os 220 e 240!!

                                      Já encomendei uma.. mais uma pecinha..

                                      Vamos a ver se resolve.. não tenho muitas esperanças.. porque a diferença de valores aparenta ser pequena.. mas aquilo tem piorado.. há dias que não anda mesmo.. outros aguenta-se.. mas sem o fulgor de outros tempos.. subir o Marão em quinta agora, é pura miragem!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                                        Ora bem, EGR desmontada e... limpíssima! Pura perda de tempo!

                                        Acabei por ir à Citroen pedir para verem os valores da MAF, e aquilo acusou 185 ou 195, quando devia estar entre os 220 e 240!!

                                        Já encomendei uma.. mais uma pecinha..

                                        Vamos a ver se resolve.. não tenho muitas esperanças.. porque a diferença de valores aparenta ser pequena.. mas aquilo tem piorado.. há dias que não anda mesmo.. outros aguenta-se.. mas sem o fulgor de outros tempos.. subir o Marão em quinta agora, é pura miragem!

                                        Verifica se o catalisador está em boas condições.
                                        O catalisador dos 1.4HDI é dos que mais vendo. Com a trepidação, a cerâmica começa a se partir e obstruí a passagem de gases de escape, fazendo com que o motor perca potencia e não ande.

                                        Comentário


                                          #21
                                          E vé o estado de um componente muito simples: o filtro de ar!

                                          Á vezes as oficinas seja de esquina ou oficiais facturam, mas deixam lá o velho porque o pessoal não tem o hábito de ir confirmar, dão-lhe um sopradela com o compressor e tá a andar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fui eu que mudei o filtro! E as revisões foram sempre na marca até agora!
                                            Mudei o filtro quando comecei a sentir falta de força.. mas não resolveu nada.. quando ao catalisador, também sei desse problema, mas já o viram e está bom.. o único que conheço que aconteceu isso já ia com 250 mil.. o meu ainda é bebé!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                                              Fui eu que mudei o filtro! E as revisões foram sempre na marca até agora!
                                              Mudei o filtro quando comecei a sentir falta de força.. mas não resolveu nada.. quando ao catalisador, também sei desse problema, mas já o viram e está bom.. o único que conheço que aconteceu isso já ia com 250 mil.. o meu ainda é bebé!
                                              Já agora, o que fizeram para ver se o catalisador estava bom?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                Já agora, o que fizeram para ver se o catalisador estava bom?
                                                Não o desmontaram.. deram-lhe umas pancaditas com a mão a ver se tinha alguma coisa solta.. a pessoa que o teve solto disse que se tivesse partido aquilo chocalhava tudo.. mas que pelos km's era muito pouco provável..

                                                Então desliguei a ficha do sensor (disseram para experimentar assim na Citroen) e andei uns tempos assim o carro em baixas ficou muito mais solto.. em altas é que ficou igual.. depois voltei a ligar e o carro a ficar "preso".. liguei porque ao fim de uns km's com ela desligada aquilo começa a dar erro no computador de bordo e fica uma luz acesa.. desliga ao fim de andar uns km's com ela ligada novamente..

                                                Vou daqui a bocado buscar o sensor.. já deve ter chegado.. mas se calhar só amanhã o meto porque aquilo tem lá uma braçadeira manhosa.. não sei se a consigo fechar depois de abrir..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  5 coisas a ver:
                                                  - vê se o filtro de ar está bom(um novo custa tuta e meia...muda).
                                                  - tira a MAF para fora, compra um spray de limpeza de contactos de resíduo 0 e limpa-a.
                                                  - verifica se o tubo da admissão não está tapado
                                                  -o turbo: verifica se existem resíduos de óleo à volta, e se ele faz algum barulho diferente do usual
                                                  - do que me lembro, esse HDI não tem intercooler. Ainda assim, segue o circuito de admissão e vê se não haverá algum tubo roto ou fora do lugar

                                                  Diz depois como é que correu

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    C3 1.4HDI 70cv com turbo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                                      C3 1.4HDI 70cv com turbo?

                                                      querias sem turbo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                        querias sem turbo?
                                                        Eu julgava que os modelos montados com o 1.4HDI não tivessem turbo. Sempre fiquei com essa impressão.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                                          Eu julgava que os modelos montados com o 1.4HDI não tivessem turbo. Sempre fiquei com essa impressão.

                                                          senão nem 68 cvs tinha

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                            senão nem 68 cvs tinha
                                                            Obrigado pelo esclarecimento. Assim não fico com uma ideia errônea sobre este motor.

                                                            Editado pela última vez por andred; 18 June 2010, 21:47.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X