Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Parafuso tipo Torx mas que...não é Torx?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Parafuso tipo Torx mas que...não é Torx?!

    Boas

    Estive recentemente a tentar desmontar a MAF do meu 1.3 M-jet para lhe dar uma limpeza. Ao ver um tutorial na net, o autor indicava que os parafusos precisavam de uma chave torx de 20 para os rodar.

    Toca de ir à Norauto, comprar um conjunto de chaves Torx.
    Chego a casa todo feliz...vou para experimentar e nada. A chave é de facto muito semelhante ao encaixe do parafuso, porém o centro do parfuso(onde tem o espigão) é demasiado "grosso" para as minhas chaves.

    O parafuso é deste tipo:



    Fui à Norauto para ver se dava para trocar as chaves...experimentámos todas as torx da oficina deles e nehuma deu, exactamente pela mesma razão.

    Os parafusos em causa são os que seguram a MAF nos 1.3M-jet/CDTI.

    Alguém tem ideia que raio de chave é preciso? Uma Torx com o buraco mais aberto? Os parafusos são os de origem, assim como a MAF que é da Bosh.

    Ideias?

    Abraço

    #2
    Vai ao Aki ou ao Izi e compra um conjunto de chaves especiais. Custa uns 15 a 17 euros e trazem não só essas torks XPTO como outras mais.

    Aquilo é uma embalagem em borracha azul (pelo menos costuma ser).

    Cumprimentos.

    Comentário


      #3
      isso é uma torx "com segurança"


      parte-lhe o pino central, só está lá mesmo para complicar e usa a torx normal

      trek

      Comentário


        #4
        As torx que tenho cá por casa têm um buraco para o pino

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
          As torx que tenho cá por casa têm um buraco para o pino
          O que acontece muito é as chaves para este tipo de parafuso virem com o buraco descentrado e não se consegue fazer nada. Enquanto uma chave de fendas ou philips se pode comprar no chinês e está andar, estas já não é bem assim.
          E quanto a partir o pino do meio, neste parafuso das mafs é muito dificil mesmo. Já o fiz noutros mas nestes não consegui.

          Comentário


            #6
            Exacto. Parir o pino é quase impossível..é um parafuso a sério :P

            Quanto as chaves serem do chinês...são da Norauto e custaram 15€.
            O mais estranho é q o rapaz da norauto foi à oficina deles, trouxe as várias torx q lá estavam e nenhuma serviu.

            Alguém já tirou um parafuso destes?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
              Exacto. Parir o pino é quase impossível..é um parafuso a sério :P

              Quanto as chaves serem do chinês...são da Norauto e custaram 15€.
              O mais estranho é q o rapaz da norauto foi à oficina deles, trouxe as várias torx q lá estavam e nenhuma serviu.

              Alguém já tirou um parafuso destes?
              tirei mas com uma chave adaptada, uma daquelas chaves tipo de fendas mas com uma ranhura no meio. Limei-a um bocado do lado de fora para caber dentro do parafuso e assim o tirei.
              Cheguei a comprar uma chave mas tinha 5 bicos e o parafuso tem 6.

              Comentário


                #8
                Parece que o meu post foi para o tecto.

                Pega numa serra ou se estiveres com pressa na rebarbadeira e isso sai logo.

                Uma pessoa a explicar onde e como arranjar a chave correcta e insistem em partir o pino. OK!

                Comentário


                  #9
                  A minha questão é o nome da chave. Eu tenho um conjunto de chaves Torx de 20, 25,27 e 30. Nenhuma delas serve. A específicação torx é uma e como já disse mesmo depois de testadas outras chaves torx nenhuma entrou.

                  No izi devo procurar por..chaves torx?

                  Comentário


                    #10
                    Se fores a marca deves encontrar a chave, as marcas as vezes tem chaves especificas, por alguma coisa se houve, Chave Renault ou Chave VolksWagen, são chaves especificas, para os parafusos dessa determinada marca, como acontece com as culassas, eu para a transmissão do Ibiza tive que arranjar uma chave Volkwagen que é parecido com as Torx mas com mais fissuras.

                    Comentário


                      #11
                      Tu provavelmente tens destas:

                      http://upload.wikimedia.org/wikipedi...20-T25-T30.jpg

                      Mas precisas destas:

                      http://www.matcotools.com/ProductImages/bsatptxp7a.jpg

                      Em qualquer casa de ferramentas arranjas um conjunto destes

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                        A minha questão é o nome da chave. Eu tenho um conjunto de chaves Torx de 20, 25,27 e 30. Nenhuma delas serve. A específicação torx é uma e como já disse mesmo depois de testadas outras chaves torx nenhuma entrou.

                        No izi devo procurar por..chaves torx?
                        Claro. Procuras por um conjunto de chaves especiais de segurança que têm torx e outras mais, certamente que eles te indicam logo onde se encontra.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                          Claro. Procuras por um conjunto de chaves especiais de segurança que têm torx e outras mais, certamente que eles te indicam logo onde se encontra.
                          Exacto se perguntares assim de certeza que sabem, lembra te só de verificar a questão das pontas, existem com cinco e com seis, esse parafuso como se vê é de 6.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Tu provavelmente tens destas:

                            http://upload.wikimedia.org/wikipedi...20-T25-T30.jpg

                            Mas precisas destas:

                            http://www.matcotools.com/ProductImages/bsatptxp7a.jpg

                            Em qualquer casa de ferramentas arranjas um conjunto destes
                            Eu tenho as primeiras que são sextavadas e tenho estas:



                            Que são mesmo torx. Têm o dito furo no centro...simplesmente não é grande o suficiente.

                            Hoje estive no izi a ver as chaves que lá tinham e não encontrei nada de diferente do que tenho. Da próxima vez levo as minhas chaves para ter a certeza.

                            Comentário


                              #15
                              "A version known as Security TORX, Tamper-Resistant TORX (often shortened to Torx TR) or pin-in-Torx contains a post in the center of the head that prevents a standard TORX driver (or a straight screwdriver) from being inserted. The design of other security fastener's heads have a "center pin reject" reject, including the security version of the allen key"

                              http://cgi.ebay.co.uk/DRAPER-38716-S...item2c512c600f

                              Quality Bit Set Security Tamper Proof Hex Star 33pce on eBay (end time 07-Apr-10 12:46:11 BST)

                              Comentário


                                #16
                                Podes sempre tentar aldrabar como eu fiz, com uma daquelas chaves de fendas que tem uma ranhura na lamina, não faço ideia como se chama a chave.

                                Comentário


                                  #17
                                  Um bom conjunto de bits não é caro e deve ter isso e muito mais...

                                  Eu tenho este comprado na Mauser e tem:

                                  Robert Mauser Lda. :: Conjunto de 100 BIT's - fixpoint

                                  Só precisas de uma chave de bits para acompanhar (ou improvisas com um alicate ).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                    Eu tenho as primeiras que são sextavadas e tenho estas:



                                    Que são mesmo torx. Têm o dito furo no centro...simplesmente não é grande o suficiente.

                                    Hoje estive no izi a ver as chaves que lá tinham e não encontrei nada de diferente do que tenho. Da próxima vez levo as minhas chaves para ter a certeza.
                                    As primeiras também são torx

                                    Deixo aqui uma fotografia do meu conjunto, que tem um furo para o pino com um diâmetro jeitoso, penso que te safavas com estas:

                                    http://img202.imageshack.us/img202/5332/torx.jpg

                                    É questão de encontrares um bom conjunto...e nisto de ferramentas por vezes não é fácil. Volto a recomendar-te que procures em lojas especializadas em ferramentas, porque as grandes superfícies por vezes não têm tanta coisa assim

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ainda ninguém sugeriu pegar numa broca fininha de metal e 'alargar' o buraco da chave?
                                      Não era mais simples? Digo eu.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X