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Zumbido no motor Megane Scenic

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    Zumbido no motor Megane Scenic

    Possuo uma Grand Scenic III e tenho um problema que já foi referido noutros foruns.
    O motor , quer esteja frio ou quente, faz uma zuada momentanea que se ouve bastante dentro do habitáculo.

    Esta questão já não é novidade para a Renault, pois quando me queixei disseram que sabiam qual o problema e iam resolvê-lo, mas o pior é que o barulho mantem-se.

    Pesquisei na net e descobri num forum Espanhol as mesmas reclamações. Ou seja, trata-se do ruido provocado pelo tubo de retorno de combustivel que normalmente vem de fábrica. Este tubo é de plastico rigido e a Renault, na tentativa de solucionar o problema troca-o por um de borracha, mas mesmo assim não é suficiente.
    Sempre que há passagem de combustivel no tubo...lá vem o zunido.

    O barulho vem mesmo desse tubo, pois quando isso acontece ouve-se o barulho vindo do tubo e este inclusivamente vibra (mas apenas e só o tubo)

    Fotos dos tubos aqui
    As fotos são do Megane e não do Scenic, mas o motor é idêntico.

    Já alguem teve este problema?

    Agradeço ajuda

    #2
    Se for uma zuada a frio e que dura mais tempo de inverno há vários testemunhos, o meu inclusivé, sobre isso. Estão nos vários DB's e penso que um user até abriu um tópico só para isso na parte dos DB's também...

    Não me parece que alguém já tenha resolvido isso no entanto :|

    Comentário


      #3
      nao sabia que tb existiam problemas com esse tubo... sei que agora no megane 3, os primeiros modelos (aquele tubo transparente que leva o gasoleo ao motor) fazia barulho porque era estreito... mas entretanto ja mudaram, desse nao tinha conhecimento

      Comentário


        #4
        Vou desenterrar o tópico!!

        Este problema foi resolvido? Tenho um veículo com um motor dCi possivelmente com este problema.

        Comentário


          #5
          Isso não será serem picuinhas demais?.. lol
          E esse zuido faz assim tanta diferença, se não implica problemas mecanicos.
          É mais que normal os veiculos a frio fazerem mais e ou alguns ruidos extra.

          Comentário


            #6
            Ainda me lembro quando apareceram os primeiros turbos Diesel que assobiavam quando se acelerava. Que orgulho que isso dava! agora já não se liga.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
              Isso não será serem picuinhas demais?.. lol
              E esse zuido faz assim tanta diferença, se não implica problemas mecanicos.
              É mais que normal os veiculos a frio fazerem mais e ou alguns ruidos extra.
              Não é ser picuinhas. O que acontece é que a renault/nissan na assistência é péssima. E existem casos de motores partidos que ninguém se responsabiliza. Além disso se fosse normal este barulho, todos faziam certo?! Mas nem todos fazem... Como tal, terá que se saber, no mínimo de onde vem o barulho, concordas?!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ANdiesel Ver Post
                Não é ser picuinhas. O que acontece é que a renault/nissan na assistência é péssima. E existem casos de motores partidos que ninguém se responsabiliza. Além disso se fosse normal este barulho, todos faziam certo?! Mas nem todos fazem... Como tal, terá que se saber, no mínimo de onde vem o barulho, concordas?!


                Estás com os azeites... não, não concordo, pelo menos totalmente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ANdiesel Ver Post
                  Não é ser picuinhas. O que acontece é que a renault/nissan na assistência é péssima. E existem casos de motores partidos que ninguém se responsabiliza. Além disso se fosse normal este barulho, todos faziam certo?! Mas nem todos fazem... Como tal, terá que se saber, no mínimo de onde vem o barulho, concordas?!
                  Existem motores partidos em todas as marcas. No caso do DCI 1.5, aconteceu em séries que já nem sequer se comercializam.

                  Um tubo de retorno barulhento não vai fazer um motor partir. O barulho pode dever-se a vários factores...pode depender, por exemplo, do estado do filtro de gasóleo.

                  Seria interessante gravares um vídeo com o tal barulho para que se pudesse fazer uma melhor análise do problema.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                    Existem motores partidos em todas as marcas. No caso do DCI 1.5, aconteceu em séries que já nem sequer se comercializam.

                    Um tubo de retorno barulhento não vai fazer um motor partir. O barulho pode dever-se a vários factores...pode depender, por exemplo, do estado do filtro de gasóleo.

                    Seria interessante gravares um vídeo com o tal barulho para que se pudesse fazer uma melhor análise do problema.
                    Eu sei que afectou principalmente os 1.5 dCi 106cv. Mas ha casos deste de 110cv, e não tão poucos.

                    Eu falei em tubo de retorno mas é uma mera suposição. Além disso nao pode ser normal, pois volto a dizer, se fosse assim todos faziam, porque só faz o meu?

                    Se fosse filtro de combustível, nao iria fazer sempre? Com calor, com frio, motor quente, motor frio?

                    Vou tentar gravar um vídeo.

                    Comentário


                      #11
                      Como posso colocar vídeo?!

                      Comentário


                        #12
                        Mete no youtube.

                        Comentário


                          #13


                          Ouçam o barulho que falei.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                            Isso não será serem picuinhas demais?.. lol
                            E esse zuido faz assim tanta diferença, se não implica problemas mecanicos.
                            Grande teoria!
                            Faz barulho mas ainda não está nada partido é na boa! Realmente...
                            Se um dia algo avariar, ups... Depois se calhar já está fora da garantia paga o mexilhão...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                              Grande teoria!
                              Faz barulho mas ainda não está nada partido é na boa! Realmente...
                              Se um dia algo avariar, ups... Depois se calhar já está fora da garantia paga o mexilhão...



                              Mas qual teoria, o que não faltam é ruidos em motores que não têm qualquer implicação na mecanica.
                              E este aposto que é um desses.

                              Um ou vários tubos vibrarem e fazerem algum ruidos é normal, afinal são sistemas sob pressão.
                              Logo têm forçosamente de vibrar, nuns nota-se mais noutros não.
                              Lá por um sistema ser montado em série, nada garante ou obriga que exista uma uniformidade. (que todos sejam silenciosos)
                              Não, o é nem nunca o poderá ser.
                              Nuns carros pode trazer tubagem rigida plástica ou metalica, noutros tubagem maleável, logo aí faz diferença.
                              Nuns carros o montador pode ter passado a tubagem de modo diferente, ter metido ou falhado a montagem de algumas braçadeiras ou apoios, logo aí faz tambem diferença.

                              Algum motor rebentou por o tubo vibrar, tens provas disso?

                              Realmente... continua lá a martelar a parede...
                              Editado pela última vez por m4nn1pul0; 31 January 2013, 08:39.

                              Comentário


                                #16
                                Pegas em isolamento térmico para tubos de frio, aquele de borracha elastomérica e metes a volta dos tubos, penso que irá diminuir e muito isso. Se não estás a ver o que é o produto é este:

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                  Mas qual teoria, o que não faltam é ruidos em motores que não têm qualquer implicação na mecanica.
                                  E este aposto que é um desses.

                                  Um ou vários tubos vibrarem e fazerem algum ruidos é normal, afinal são sistemas sob pressão.
                                  Logo têm forçosamente de vibrar, nuns nota-se mais noutros não.
                                  É normal uns fazerem e outros não?!

                                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                  Lá por um sistema ser montado em série, nada garante ou obriga que exista uma uniformidade. (que todos sejam silenciosos)
                                  Não, o é nem nunca o poderá ser.
                                  Nuns carros pode trazer tubagem rigida plástica ou metalica, noutros tubagem maleável, logo aí faz diferença.
                                  Nuns carros o montador pode ter passado a tubagem de modo diferente, ter metido ou falhado a montagem de algumas braçadeiras ou apoios, logo aí faz tambem diferença.
                                  Ai montado em série não há uniformidade?!
                                  Se a tubagem é plástico, metal, tecido, titanio, vidro ou raio que o parta não interessa, se numa série usaram material diferente e dai advém ruído tem de ser corrigido o cliente não tem culpa!
                                  Se o montador passou a tubagem noutro sitio, falhou isto, aquilo, braçadeiras ou o que seja tem de ser corrigido o cliente não tem culpa!

                                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                  Realmente... continua lá a martelar a parede...
                                  E tu continua a "papar" essas cantigas das marcas/stands que é isso que eles gostam...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                    Mas qual teoria, o que não faltam é ruidos em motores que não têm qualquer implicação na mecanica.
                                    E este aposto que é um desses.

                                    Um ou vários tubos vibrarem e fazerem algum ruidos é normal, afinal são sistemas sob pressão.
                                    Logo têm forçosamente de vibrar, nuns nota-se mais noutros não.
                                    Lá por um sistema ser montado em série, nada garante ou obriga que exista uma uniformidade. (que todos sejam silenciosos)
                                    Não, o é nem nunca o poderá ser.
                                    Nuns carros pode trazer tubagem rigida plástica ou metalica, noutros tubagem maleável, logo aí faz diferença.
                                    Nuns carros o montador pode ter passado a tubagem de modo diferente, ter metido ou falhado a montagem de algumas braçadeiras ou apoios, logo aí faz tambem diferença.

                                    Algum motor rebentou por o tubo vibrar, tens provas disso?

                                    Realmente... continua lá a martelar a parede...
                                    Meu caro, és mecânico Renault/NISSAN?! Se não és, parece.

                                    Nada do que dizes tem lógica. Então eu tenho que aceitar que se tenham enganado a montar tubos ao contrario e agora façam um barulho anormal?!?!
                                    Outro ponto, tens a certeza de qual a origem do barulho pra ter a certeza que nao trará implicações futuras?! Ou fazes "apostas" com base no teu dedo magico?!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não havia já um tópico sobre este assunto?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Qual?! Eu criei um especifico para o meu caso. Este já existia, mas pode não ser a mesma coisa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                          Pegas em isolamento térmico para tubos de frio, aquele de borracha elastomérica e metes a volta dos tubos, penso que irá diminuir e muito isso. Se não estás a ver o que é o produto é este:

                                          Isso não é o que chamam vulgarmente lã de rocha!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                            Pegas em isolamento térmico para tubos de frio, aquele de borracha elastomérica e metes a volta dos tubos, penso que irá diminuir e muito isso. Se não estás a ver o que é o produto é este:
                                            Isso vai aguentar altas temperaturas que o compartimento do motor pode atingir?

                                            Comentário

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