Anúncio

Collapse
No announcement yet.

220CDi de 143cv bloqueia com frequência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    220CDi de 143cv bloqueia com frequência

    Tenho uma carrinha MB E220CDi, W210, ano de 2000, com 143CV

    Já a tenho há mais de 6 anos, mas de há 2 anos para cá apareceu um problema que é o de, em determinados contextos, parece que bloqueia, passo a explicar :

    Quando vou em auto-estrada, sobretudo em zonas de subidas de serras, às vezes sinto um pequeno engasganço, e quando tal acontece o motor deixa de ter potência, ou seja, não consegue passar das 2500 ou 3000 rpm (normalmente ou uma ou outra).
    Significa isto que quando tal acontece, não consigo passar dos 80 ~100 km/h

    O sitio onde tal mais acontece, é na enorme subida da autoestrada A1, que fica entre Torres novas e Fátima , e nem preciso de ir a puxar muito pelo motor para que tal aconteça ...

    Quando este bloqueio acontece, tenho que ir nas calmas até à próxima area de serviço, e reiniciar o carro, ou seja, desliga-lo, e voltar a liga-lo.
    Já tenho constatado que quando encosto numa area de serviço quando ele está com este problema, com a caixa em ponto morto, acelero a fundo e o motor não vai alem das 2500 ou 3000 (normalmente até é preciso, ou fica-se pelas 2500 ou pelas 3000). Desligo 10 segundos, e quando volto a ligar já se comporta normalmente, vái até ao redline se necessário.

    Suponho que este problema indicie que o motor entra em motor por alguma razão , e por isso não deixa passar de determinada rotação para não danificar o motor , certo ?

    E porque será que isto está a acontecer ?

    Como já tinha referido, este problema começou a manifestar-se há 2 anos, e no inicio acontecia muito esporádicamente, contudo nos ultimos meses tem-se acentuado, a um ponto tal que neste sábado tive que fazer 500Kms de auto estrada, nos quais tive que reiniciar o carro 5 vezes !!!
    Cheguei a fazer imensos kms com aquilo no modo "estrangulado", pois às tantas perdi a paciência para o reiniciar ... na prática em recta o carro consegue ir aos 120 ou 130km/h, o problema são as subidas e ultrapassagens .. ou seja, comporta-se como se tivesse um motor para ai de 40cv !!!

    Espero que este seja um problema conhecido neste motor, e que possam compartilhar experiencias similares comigo

    Desde já agradeço

    #2
    Isso aconteceu pela primeira vez há 2 anos e nunca reportaste à marca aquando da revisão ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 3com Ver Post
      Isso aconteceu pela primeira vez há 2 anos e nunca reportaste à marca aquando da revisão ?
      Uso relativamente pouco este carro, e como já tem quase 10 anos, decidi deixar de o assistir na marca

      Comentário


        #4
        Parece-me ser um problema típico da MAF. A carrinha entra em modo de segurança.

        Comentário


          #5
          E aquilo é facil de trocar ?

          Originalmente Colocado por MarceloN Ver Post
          Parece-me ser um problema típico da MAF. A carrinha entra em modo de segurança.
          Hum... já ouvi falar muito desse problema nos VW, mas não sabia que os mercedes também tinham esse problema ...

          Então e tem que ser trocada, ou é reparável ? E é caro ?

          Em que zona fica essa sonda ?

          Eu tenho um amigo com um carro com um motor igual ao meu, por isso será que posso experimentar a minha sonda no dele, e a dele no meu ? Aquilo é fácil de mudar ?
          E pode-se trocar assim na boa de um para o outro ?

          OBrigado

          Comentário


            #6
            Quase de certeza que é o MAF ou sensor de massa de ar, é comum acontecer, não só nos Mercedes como em todos os outros carros, nem sei se podemos dizer que é um problema ou se é uma peça de desgaste, mas eu considero uma peça de desgaste!!! Passados vários quilómetros essa peça acumula sujidade e por vezes estraga-se, os sintomas de que esse sensor não está nas melhores condições são esses que descreveste, sem tirar nem por. É uma peça um pouco cara. O W210 do meu pai levou uma aos 160.000km, até que durou mais ou menos.
            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              É a MAF de certeza ... leva isso a uma Bosch para confirmar ...


              Procura é depois a peça numa casa de peças senão és roubado !!




              Arranjas pelo Ebay ...


              150 e tal € ...
              Editado pela última vez por Duratorq; 26 April 2010, 00:18.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                Hum... já ouvi falar muito desse problema nos VW, mas não sabia que os mercedes também tinham esse problema ...

                Então e tem que ser trocada, ou é reparável ? E é caro ?

                Em que zona fica essa sonda ?

                Eu tenho um amigo com um carro com um motor igual ao meu, por isso será que posso experimentar a minha sonda no dele, e a dele no meu ? Aquilo é fácil de mudar ?
                E pode-se trocar assim na boa de um para o outro ?

                OBrigado
                Tens razão é considerado problema nos Volkswagen, pois estragam-se com muita frequência, mas nos Mercedes não é o caso. Essa peça troca-se em 2 minutos é rápido!!! Podes experimentar o sensor de outro motor, para ver realmente se é daí, mas quase de certeza que é! Cuidado no manuseio da peça pois já ouvi dizer que é algo delicada e pode se estragar com facilidade!!!! Fica ao pé do farol esquerdo, num tudo que vem do filtro de ar, não te sei bem explicar, mas é fácil de ver, é uma peça deste género.

                Comentário


                  #9
                  Caso a troca da MAF não resolva o problema, o próximo passo será mandar verificar a geometria do turbo.

                  Comentário


                    #10
                    Tenho um Class A 170 CDI com exactamente o mesmo problema.

                    Já foi a várias oficinas, inclusive a Mercedes, onde me mudaram tubos de vácuo. Mas o problema mantêm-se.

                    Comentário


                      #11
                      Maf!!!

                      Comentário


                        #12
                        Não devemos afirmar com certezas que é a MAF, o meu teve o mesmo problema e era um tubo de vácuo

                        Comentário


                          #13
                          E a MAF tem algum sensor de inclinação que a avaria em subidas?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            E a MAF tem algum sensor de inclinação que a avaria em subidas?
                            Não, mas normalmente é nessas situações que se puxa mais pelo motor.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              E a MAF tem algum sensor de inclinação que a avaria em subidas?
                              Boas!

                              Antes do mais, agradeço todas as respostas !

                              De facto só me apercebo deste problema começar quando exijo mais força do carro, ou seja nas subidas .
                              Por exemplo nunca me apercebi numa ultrapassagem, se bem que também faço poucas
                              Exemplo da subida de fátima: antes da subida vou a 120/130, o que corresponde a um ligeiro pressionar do acelerador. Quando começa a subir tenho que pressionar muito mais o pedal para manter a velocidade, e é ai que quase sempre sinto o tal engasganço que dura uma fracção de segundo, e a partir dai começa a perder velocidade e continua a subida a uns 80 à hora, até a reiniciar na area de descanço que ha uns kms à frente !

                              Por acaso hoje fiz a A1 quase toda no sentido norte-sul, e nao bloqueou uma unica vez .. mas tambem vim mais devagar, e ha menos subidas para quem está a ir para sul, do que quando se vai para norte ...

                              Poderá ser do gasoleo também ??? Para la meti do Leclerc, e para baixo vim com geforce diesel ...
                              Claro que este motor tem a obrigação de trabvalhar com qualquer gasoleo, mas poderá acontecer um gasoleo mais rançoso potenciar o problema ?

                              Em todo o caso ja combinei com um amigo que tem um carro com o motor igual, ele é taxista e vai andar uns dias com a minha MAF para ver se o problema também se manifesta no dele ... depois conto !

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                Caso a troca da MAF não resolva o problema, o próximo passo será mandar verificar a geometria do turbo.
                                Exactamente, eu numa Golf TDI que tive, acontecia exactamente a mesma coisa e era a geometria do turbo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                  Boas!

                                  Antes do mais, agradeço todas as respostas !

                                  De facto só me apercebo deste problema começar quando exijo mais força do carro, ou seja nas subidas .
                                  Por exemplo nunca me apercebi numa ultrapassagem, se bem que também faço poucas
                                  Exemplo da subida de fátima: antes da subida vou a 120/130, o que corresponde a um ligeiro pressionar do acelerador. Quando começa a subir tenho que pressionar muito mais o pedal para manter a velocidade, e é ai que quase sempre sinto o tal engasganço que dura uma fracção de segundo, e a partir dai começa a perder velocidade e continua a subida a uns 80 à hora, até a reiniciar na area de descanço que ha uns kms à frente !

                                  Por acaso hoje fiz a A1 quase toda no sentido norte-sul, e nao bloqueou uma unica vez .. mas tambem vim mais devagar, e ha menos subidas para quem está a ir para sul, do que quando se vai para norte ...

                                  Poderá ser do gasoleo também ??? Para la meti do Leclerc, e para baixo vim com geforce diesel ...
                                  Claro que este motor tem a obrigação de trabvalhar com qualquer gasoleo, mas poderá acontecer um gasoleo mais rançoso potenciar o problema ?

                                  Em todo o caso ja combinei com um amigo que tem um carro com o motor igual, ele é taxista e vai andar uns dias com a minha MAF para ver se o problema também se manifesta no dele ... depois conto !
                                  Esses gasóleos fracos não têm aditivos de limpeza, logo, há mais sujidade nos injectores, EGR, etc mas penso que não tem nada a ver com a MAF

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já me aconteceu ir num 220cdi na velocidade máxima a subir e passa por mim um saxo como uma bala. O carro não passava os 120 e o problema estava na MAF

                                    Comentário


                                      #19
                                      vai nos mantendo ao corrente das novidades.

                                      Já ando nisto também há um ano.

                                      Já mudaram tanto tubo que até minha mulher já diz que o carro se calhar tem traça...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Caso a Maf não chegue podes começar a pensar limpar ou eliminar EGR...

                                        Mas tudo indica que seija a MAF...

                                        Comentário


                                          #21
                                          A MAF na MB custa 92€+IVA, já falam em 150 da concorrência

                                          Se o carro fosse meu, era ligar ao Star Diagnosis

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tudo leva a crer que seja a célebre MAF. Acontece também com os C4 e parece ser crónico, também, destes carros. Neste caso acende-se uma luz no painel que indica avaria electrónica e o carro entra em modo de segurança, não desenvolvendo.

                                            O reinicio do motor resolve, das primeiras vezes, a situação, mas os períodos de "problema resolvido" são progressivamente mais curtos e o carro acaba por ter de ir à marca. A regra é mudar o calculador de massa de ar e reprogramar!

                                            Comentário


                                              #23
                                              O safe mode da centralina pode ser da MAF como de muitas outras coisas. Antes de andar a gastar dinheiro à toa, convém fazer um diagnostico feito por quem sabe.

                                              O motor pode estar fora do ponto, pode ser algum sensor a dar informação errado à centralina que para não partir nada, tira potencia ao motor, entre outras 1001 coisas....

                                              Pelo que percebo do que leio, só acontece em carga, parece-me ou injecção, ou pressão de turbo. Esse motores são famosos por dar alguns problemas de injecção.... Se fosse MAF fazia sempre. Segundo sei a MAF avaria de vez e não costuma ser uma avaria intermitente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                Tudo leva a crer que seja a célebre MAF. Acontece também com os C4 e parece ser crónico, também, destes carros. Neste caso acende-se uma luz no painel que indica avaria electrónica e o carro entra em modo de segurança, não desenvolvendo.

                                                O reinicio do motor resolve, das primeiras vezes, a situação, mas os períodos de "problema resolvido" são progressivamente mais curtos e o carro acaba por ter de ir à marca. A regra é mudar o calculador de massa de ar e reprogramar!
                                                Oi!

                                                Reprogramar o quê ? Não devia ser só mudar a maf ??

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                  O safe mode da centralina pode ser da MAF como de muitas outras coisas. Antes de andar a gastar dinheiro à toa, convém fazer um diagnostico feito por quem sabe.

                                                  O motor pode estar fora do ponto, pode ser algum sensor a dar informação errado à centralina que para não partir nada, tira potencia ao motor, entre outras 1001 coisas....

                                                  Pelo que percebo do que leio, só acontece em carga, parece-me ou injecção, ou pressão de turbo. Esse motores são famosos por dar alguns problemas de injecção.... Se fosse MAF fazia sempre. Segundo sei a MAF avaria de vez e não costuma ser uma avaria intermitente.
                                                  A avaria é intermitente, mas há sitios em que ocorre sempre, e a subida de fátima é disso um bom exemplo, talvez por ser muito acentuada e durante uns quantos kms

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por artium123 Ver Post
                                                    vai nos mantendo ao corrente das novidades.

                                                    Já ando nisto também há um ano.

                                                    Já mudaram tanto tubo que até minha mulher já diz que o carro se calhar tem traça...
                                                    Afinal o problema era de um tubo do turbo que estava gretado e deixava fugir compressão ... mudei o tubo, e em 5000 kms bloqueou uma unica vez, o que é optimo e nao me chateia nada !

                                                    Agora, o que me chateia e que anda com um som semelhante a um soprar metalico na zona do turbo, quando o mesmo entra em funcionamento... ou seja, se for a baixa rotação nao ouço o referido barulho, mas quando atinge a rotação do turbo entrar em funcionamento, ouço o referido soprar metalico, com um som ao ritmo e proporcional ao quanto acelero ... mas depois desaparece acima das 3500 rotações ... e quando está quente, apos longas viagens tambem desaparece esse som...

                                                    Sera o turbo lixado ??

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                      Afinal o problema era de um tubo do turbo que estava gretado e deixava fugir compressão ... mudei o tubo, e em 5000 kms bloqueou uma unica vez, o que é optimo e nao me chateia nada !

                                                      ...
                                                      Então mas ficou resolvido ou não?

                                                      Se em 5.000 Km aconteceu outra vez, acho eu (que nao percebo nada disto) que alguma coisa nao estará a 100%.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Apesar de ter ficado "mais ou menos" resolvido, não seria de mais verificar a MAF.

                                                        Caso seja possível, verificar as tubagens do turbo. Se o tubo que foi mudado estava gretado, não me admira que haja outros na mesma situação. Como há fugas de pressão, essa fuga é informada à centralina, que por sua vez o carro entra em "safe-mode".

                                                        Portanto, para que o problema fique com um fim definido, verifica a MAF e tubagens do turbo.

                                                        Cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                          Afinal o problema era de um tubo do turbo que estava gretado e deixava fugir compressão ... mudei o tubo, e em 5000 kms bloqueou uma unica vez, o que é optimo e nao me chateia nada !
                                                          Não te chateia nada?

                                                          A mim deixava-me bastante chateado.

                                                          A oficina/mecânico onde levaste o carro não o ligou a nenhuma máquina de diagnóstico (ou pc) para ler os erros da centralina?

                                                          Se isso te acontecer a meio de uma ultrapassagem mais apertada, como é???

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Não te chateia nada?

                                                            A mim deixava-me bastante chateado.

                                                            A oficina/mecânico onde levaste o carro não o ligou a nenhuma máquina de diagnóstico (ou pc) para ler os erros da centralina?

                                                            Se isso te acontecer a meio de uma ultrapassagem mais apertada, como é???
                                                            Não costumo fazer ultrapassagens apertadas.
                                                            O carro nunca falha em estrada nacional, só em subidas de autoestrada !

                                                            Sim, foi ligado a uma maquina de diagnostico e deu uns erros que andei a investigar na internet e tanto podiam estar relacionados com MAF, bem como com o pressao .

                                                            Mas nesse aspecto nao me queixo, o carro esta porreiro ...

                                                            Agora o soprar metalico do turbo é que me deixa preocupado ... conhecem alguma casa boa onde possa ver isto ?

                                                            Sou do ribatejo, e ouvi falar na rematil em santarem... sera o local indicado ?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X