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1.5 dci 65cv - Ao que estar atento?

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    1.5 dci 65cv - Ao que estar atento?

    Olá

    A minha irmã precisa de um a carro a gasóleo para ir trabalhar. Está interessada num Clio 1.5 dci de 2001, e como sempre, deixa a parte técnica para mim. Ora, não sou grande conhecedor de mecânicas a gasóleo, por isso vim aqui perguntar se há algo a que deva estar atento, além do infame problema de injectores que afectou os primeiros destes motores? E já agora, disseram-me que posso identificar os injectores pelas anilhas (rosa para os antigos, amarela para os novos). Isto é verdade?

    P.S. Tem 190000Km

    P.S. 2: E quanto ao turbo? É aconselhável esperar o mesmo que nos 1.9?

    #2
    Boas.

    sim pelas anilhas dos injectores vez, os cor de rosa se nao estou em erro foi o das unidades com problemas, mas acho que depois foram brancos ??, conheço um clio 65 de 2001 com 140mil/km e anda com as anilhas cor de rosa ate hoje leva gasóleo e revisões normal, sabes que essa quilometragem toda começa a trazer algum material ja desgastado, o turbo que eu tenha conhecimento nao tem problemas como o 1.9ci, o turbo depende sempre como o antigo dono andava com o carro, ve se o carro deita fumo azulado, mas quanto a esta parte a aqui pessoal mais entendido.

    Bom negocio
    Compts

    Comentário


      #3
      Tens o problema conhecido dos injectores... que tb chegou a ser falado que era provocado pela bomba de alta pressão que começava a largar pequenas limalhas, que danificavam os injectores...
      Tive um clio de 2001, que teve de levar os injectores aos 150.000km, e sei de mais pessoas que aconteceu o mesmo por essa quilometragem... os injectores que o meu levou tinham anilhas brancas. Desde ai, impecavel... os consumos eram mto bons, 4/4,5L sem preocupações. O apoio da caixa tb costuma ceder, é evidenciado pelo movimento da manete da mudanças quando aceleramos/desaceleramos. Mesmo com o problema dos injectores, deixou saudades, vendi-o com 183000km, e sei que já passou os 200.000km sem problemas. Nunca mexi em turbos, nem nd disso...
      Problemas todos os carros têm... e eu por esse clio, n dava mais que 2750€, convem que fique algum dinheiro de parte para fazer uma boa revisão, pelo menos mudar os fluidos todos, filtros, e ver o estado das correias, mudar em caso de dúvida ou desconhecimento de quando foram mudadas.

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Há que estar atento a tudo, como em qualquer carro que se compre usado.

        O Clio não é diferente, assim como a mecânica, neste caso o 1.5 dCi.

        Problemas mais conhecidos:
        - apoios dos parafusos da cambota (resolvido em 2002/03);
        - destruição do mecanismo interior da bomba injectora (contamina o circuito do gasóleo e os injectores);
        - tensor da correia de distribuição em unidades sem AC (resolvido em 2003/04);
        - desprogramação da centralina;
        - relés de alimentação do motor de arranque.


        O cá de casa é de 2001 e já está com quase 200.000 km.

        Até ao momento, levou os tais apoios (intervenção grátis na Renault numa revisão), a centralina também se passou e já levou uma meia dúzia de relés... Além de um pequeno susto com água num injector.

        De resto, é gasóleo e revisões a cada 30.000 km.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
          O apoio da caixa tb costuma ceder, é evidenciado pelo movimento da manete da mudanças quando aceleramos/desaceleramos.
          Notei isso quando fiz umas voltas de teste. Já mesmo o actual da minha irmã o faz desde que o comprou (também um Clio II, mas neste caso um 1.2 de 2000). Mas a verdade é que sempre pensei que fosse feitio, e não defeito.

          Comentário


            #6
            Quando a manete se mexe muito para a frente e pra trás... costuma ser esse apoio da caixa a precisar de ser substituido. Atenção... os renaults costumam abanar sempre a manete, com a mudança do apoio n vai deixar de o fazer... mas irá abanar muito menos.
            Sobre o resto, a maioria são problemas n os consegues detectar numa vistoria atenta, ou até com um test-drive, é ver se está tudo OK, se o carro desenvolve bem, se n há quebras, ver se trava bem de ambos os lados e eixos, ver o estado das ponteiras, equipamentos electricos, AC se tiver, etc etc... e se estiver tudo bem e o preço fôr bom, avançar.
            Se a ideia é ter um carro economico e que n dê muita chatice, e se ela n quiser ir para o clio. Um Corsa 1.5D, ou um 106/saxo 1.5D, são tb muito económicos, e para mim, menos susceptiveis de darem problemas, devido a terem mecanicas mais simples, e bastante duraveis. Mas lá está, para mim, são menos "carro" que o clio.

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              Boas,

              Diariamente ando com um mas de 2004, com 112.000.
              Levou o apoio da caixa , novo comando/chave e revisoes normais...
              Tem um "tique", banal pelos vistos, que é uma espécie de "tok tok" de vez em quando na direcção.

              Bastante agradavel de conduzir no dia a dia e muito comedido nos consumos.

              Comentário

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