Anúncio

Collapse
No announcement yet.

relantim clio dci

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    relantim clio dci

    tenho um clio dci de fins de 2002 (65 cv), e desde à uns tempos para cá que de manha, quando o meto e trabalhar (a frio) o relantim é instavél, permanecendo assim por um ou dois minutos, até que começa a aquecer, e ai mantém a rotação ao relantim.
    o carro tem 130.000, nao leva grandes apertos, deixo aquecer um bocado antes de andar com ele, nao passo das 2000rpm enquanto não atinge a temperatura ideal e deixo um bocado a trabalhar antes de desligar. revisões de 10 em 10.000, não há consumos exagerados de óleo entre revisões (talves 0.5l por cada 10.000), quando puxo por ele, não se nota fumos de escape exagerados, resumindo uma utilização algo cuidada.
    o que me está a preocupar agora é mesmo o relantim incerto quando o carro pega em frio, após por exemplo uma noite sem trabalhar. de referir que recentemente (4 meses), fui obrigado a deixar o carro na rua durante a noite, por falta de garagem.
    outro aspecto importante, é que quando comprei o carro há 7 meses, com 100.000, os tubos do gasóleo sempre tiveram algumas bolhas de ar, ao que o vendedor me disse ser normal, mas o que eu acho estranho. mas apesar de sempre ter tido bolhas de ar nos tubos de gasólea, só há coisa de um mês é que está com o relantim instável a frio.

    alguem já passou por algo idêntico, ou tenha alguma ideia do que possa ser?

    agradecias algumas respostas, obrigado

    #2
    Tenho um Lancia Delta e acontesse o mesmo....Durante os 2 primeiros minutos...depois de estar algum tempo no repouso (tipo de um dia para o outro) o relantim é instalavel...

    Quando ligo o carro as rotações vão subindo até as 2000 sem eu clicar no acelerador...e so fica co as rotações ditas normais quando aclero um pouco e ele assim establiza
    Outras vezes simplesmente vai a baixo....ou tenho de estar com a aceleração um pouquito mais elevada para ele ao fim de 1 min + - establizar...

    Causa: Também não sei mas gostava de saber

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por brunoabreu Ver Post
      revisões de 10 em 10.000, não há consumos exagerados de óleo entre revisões (talves 0.5l por cada 10.000), quando puxo por ele, não se nota fumos de escape exagerados, resumindo uma utilização algo cuidada.
      Meio litro de óleo a cada 10.000 km não é exagero... Lá agora...


      Eu faço revisões ao Clio cá de casa a cada 30.000 km e não se nota o consumo de óleo...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        Meio litro de óleo a cada 10.000 km não é exagero... Lá agora...


        Eu faço revisões ao Clio cá de casa a cada 30.000 km e não se nota o consumo de óleo...
        Se estiver a ser utilizado um óleo 5w40 não acho um exagero de 0,5L por cada 10.000km... mas isto sou eu, como não é referida a viscosidade do óleo, n percebo em que te baseias para essa ironia...
        O meu clio dci levava Elf TD 10w40 e acrescentava ainda uns 250/500ml entre mudas(10.000km). Nunca achei anormal...
        Vais-me dizer que o teu clio muda de 30 em 30.000km(o que considero um exagero, mas pronto...!), leva certamente pelo menos um 5w40, e o óleo que entra é o que sai?! Não baixa o nivel de óleo na vareta em 30.000km? Não estou a duvidar, só a perguntar...

        Cumps

        Comentário


          #5
          O óleo que leva: ELF Competition ST 10W40.

          E não, não gasta óleo que se note, seja na vareta ou mesmo no quadrante.

          Comentário


            #6
            30.000km um 10w40? Não achas isso muito quilometro? Até pode ser o recomendado pela marca, não sei... mas já vi, o que origina essas mudas espaçadas... no meu 307, o óleo novo, assim que entra, basta fazer meia dúzia de kms, quando vou ver, está já o óleo preto que nem carvão. Pelo menos para mim, 10w40... 10.000km, e um 5w40... 15.000/20.000km... mas isto sou eu.
            Como falaste nas bolinhas, lembrei-me disso no meu clio, apagava sempre 2/3 bolinhas entre mudas(10.000km)... parece-me normal... o meu já ia nos 180.000km. Não sei quantos kms tem o teu clio... mas se fazes 30.000km com um 10w40, e não apagar sequer uma bolinha, muito bom... está como novo.

            Comentário


              #7
              Está com 197.000 km... E é de 2001.

              Tem sempre sido levado quase ao colo, revisões e manutenção sempre na marca.

              Comentário


                #8
                sinceramente acho meio litro bastante normal, mal se chega a notar vareta de óleo. nao é necessário atestar, porque ao fim de 10.000, na vareta, o oleo está muito pouco abaixo de quando foi mudado, daí o meio litro teórico, isto com 10w40.

                nao percebo mesmo o porque da ironia, vê a maior parte dos DB do forum e vê se é ou nao normal. se o teu gasta 0 de 30 em 30.000, bom para ti e estima-o, agora nao aches esse consumo anormal.

                relativamente ao problema em si, ninguem sabe o que possa ser?

                obrigado pelas respostas

                Comentário


                  #9
                  [QUOTE=karkove

                  Quando ligo o carro as rotações vão subindo até as 2000 sem eu clicar no acelerador...e so fica co as rotações ditas normais quando aclero um pouco e ele assim establiza
                  Outras vezes simplesmente vai a baixo....ou tenho de estar com a aceleração um pouquito mais elevada para ele ao fim de 1 min + - establizar...

                  o meu quando o ligo, nao aumenta as rpm, nunca passa das 1000 rpm, oscila entre as 1000 e as 800 mais ou menos (penso que o normal seja por volta das 900rpm ao relantim), por isso há oscilações a rondar as 200, 300 rpm, nunca passando acima das 1000, nem se vai a baixo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por brunoabreu Ver Post
                    sinceramente acho meio litro bastante normal, mal se chega a notar vareta de óleo. nao é necessário atestar, porque ao fim de 10.000, na vareta, o oleo está muito pouco abaixo de quando foi mudado, daí o meio litro teórico, isto com 10w40.

                    nao percebo mesmo o porque da ironia, vê a maior parte dos DB do forum e vê se é ou nao normal. se o teu gasta 0 de 30 em 30.000, bom para ti e estima-o, agora nao aches esse consumo anormal.

                    relativamente ao problema em si, ninguem sabe o que possa ser?

                    obrigado pelas respostas
                    Se ele, pouco baixa do Máx... está tudo bem lá por dentro, porque entre o Máx e o Min, corresponde a 1L. Por isso, está a beber sensivelmente o mesmo que o meu, o que é normal...

                    Quanto ao relanti, n faço ideia do que possa ser, o meu nunca apresentou esses sintomas...

                    Comentário


                      #11
                      mais ninguem sabe o que possa ser?

                      Comentário


                        #12
                        Dass..10w40 de 30 em 30 mil. Depois partiam os turbos e as capas das bielas vão à vida.

                        Estás com sorte no teu, 197mil com essas mudanças e tudo impecável. Que assim continue!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                          Dass..10w40 de 30 em 30 mil. Depois partiam os turbos e as capas das bielas vão à vida.

                          Estás com sorte no teu, 197mil com essas mudanças e tudo impecável. Que assim continue!
                          Digo o mesmo. Não me parece boa política mudar este tipo de óleo de 30 em 30 mil. Eu já o fiz, mas porque estava na ignorância e pensei que utilizava um óleo melhor. Acho que estás a esticar a corda DeCeIi.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                            Digo o mesmo. Não me parece boa política mudar este tipo de óleo de 30 em 30 mil. Eu já o fiz, mas porque estava na ignorância e pensei que utilizava um óleo melhor. Acho que estás a esticar a corda DeCeIi.
                            Idem...

                            Comentário


                              #15
                              e ideias para o que possa ser, ninguém diz nada?

                              Comentário


                                #16
                                Bruno, o consumo de óleo é normal...

                                Quanto ao relanti... talvez injectores... É o problema crónico dos primeiros DCI'S

                                Comentário


                                  #17
                                  injectores, tou a excluir, porque foram mudados aos 100.000, antes do carro me ser entregue, vi a factura da renault, perto de 800€, por isso, acho que isso não deve ser.

                                  mais alguma coisa?

                                  obrigado pelas respostas

                                  Comentário


                                    #18
                                    não façam off topic

                                    Tive um saxo que sempre que o ligava tinha uma rotação, passado um minuto tinha outra. Acho que descia um pouco.
                                    Nunca tive problemas com ele.

                                    tenho agora um 1.5 dci e acho que faz o mesmo, ainda é recente em casa

                                    que consideras instável?

                                    Comentário


                                      #19
                                      a minha clio, a cerca de 2/3 meses, andou quase um 1 mes que ponha a trabalhar e a soluçava um pouco, desapareceu quando meti de novo gasoleo, na altura fiquei a pensar que quando atestei o deposito veio agua junto porque desapareceu quando atestei o deposito.

                                      experimenta trocar o filtro de gasóleo a ver se resulta. nao tem um sensor que controla as rpm?? pode ser algum sensor a dar dados errados.

                                      a minha levou oleo 5w50 long life (por engano mas na próxima leva 5w40), ja vai com quase 14mil e ainda nao tive de acrescentar, vou fazer os 15mil agora e faço a revisão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quais os consumos que costumas fazer, e os percursos/trajectos fazes? Muitas subidas, cidade, etc??
                                        Notaste algum aumento do consumo nestes ultimos tempos?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pmml Ver Post
                                          não façam off topic

                                          Tive um saxo que sempre que o ligava tinha uma rotação, passado um minuto tinha outra. Acho que descia um pouco.
                                          Nunca tive problemas com ele.

                                          tenho agora um 1.5 dci e acho que faz o mesmo, ainda é recente em casa

                                          que consideras instável?
                                          Por instável, pretendo dizer que a rotação vai a cima e a baixo sucessivamente, entre as 800 e as 1000 rpm mais ou menos, coisa que há coisa de um mês nao acontecia.
                                          hás-de reparar se no teu, os tubos de gasóleo tem bolhas de ar e depois diz alguma coisa.

                                          obrigado

                                          Comentário


                                            #22
                                            ......
                                            Editado pela última vez por brunoabreu; 12 May 2010, 09:34.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por hawkehz Ver Post
                                              a minha clio, a cerca de 2/3 meses, andou quase um 1 mes que ponha a trabalhar e a soluçava um pouco, desapareceu quando meti de novo gasoleo, na altura fiquei a pensar que quando atestei o deposito veio agua junto porque desapareceu quando atestei o deposito.

                                              experimenta trocar o filtro de gasóleo a ver se resulta. nao tem um sensor que controla as rpm?? pode ser algum sensor a dar dados errados.

                                              a minha levou oleo 5w50 long life (por engano mas na próxima leva 5w40), ja vai com quase 14mil e ainda nao tive de acrescentar, vou fazer os 15mil agora e faço a revisão.
                                              quanto ao gasóleo, atesto sempre, um bocado antes de chegar à reserva, ja meti uns tres depósitos e continua na mesma. se calahr tenho é de trocar de posto, uma vez que é sempre no mesmo.
                                              sim, pode ser o filtro já a ficar sujo, ja tem uns 20.000, relativamente ao sensor das rpm, nao deve ser, porque apesar de se notar no quadrante, no mostrador das rpm, nota-se também ao ouvir o motor a trabalhar, que as rpm estão sempre a subir e a descer.
                                              no teu, notas bolhas de ar nos tubos de gasóleo?
                                              penso que deve ser disso, algum vedante, ou alguma coisa do genero, que deixa entrar ar, e quaqndo esse ar entra na camera de combustão (ainda fria), faz com que o carro não tenha o relantim certo.

                                              obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
                                                Quais os consumos que costumas fazer, e os percursos/trajectos fazes? Muitas subidas, cidade, etc??
                                                Notaste algum aumento do consumo nestes ultimos tempos?
                                                os consumos, mantêm-se estáveis, cerca de 5l/100, trajecto é quase 90% em nacional e o resto cidade, em estradas normalmente pouco acidentadas, centro e ribatejo.

                                                obrigado a todos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu acho que nunca fiz média de 5L com o meu clio... andava sempre pelos 4,5L, ás vezes menos... utilização variada. Se dizes que fazes 5L maioritariamente a andar a 90/100, tou a achar um pouco alto. Pede para ligar o carro á máquina e ver os valores que os sensores dão... fala nos sensores de temperatura, que é o que me parece ser... Se o sensor n estiver bom, a frio ele atribuiu um valor standard para o mesmo, e depois está sp a tentar corrigir o relantim... se o sensor n estiver bom, n há variação de valores, logo, o gasóleo injectado é maior... dai, achar que o teu dCi está a gastar um pouco a mais...
                                                  É só um palpite... experimenta...!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brunoabreu Ver Post
                                                    quanto ao gasóleo, atesto sempre, um bocado antes de chegar à reserva, ja meti uns tres depósitos e continua na mesma. se calahr tenho é de trocar de posto, uma vez que é sempre no mesmo.
                                                    sim, pode ser o filtro já a ficar sujo, ja tem uns 20.000, relativamente ao sensor das rpm, nao deve ser, porque apesar de se notar no quadrante, no mostrador das rpm, nota-se também ao ouvir o motor a trabalhar, que as rpm estão sempre a subir e a descer.
                                                    no teu, notas bolhas de ar nos tubos de gasóleo?
                                                    penso que deve ser disso, algum vedante, ou alguma coisa do genero, que deixa entrar ar, e quaqndo esse ar entra na camera de combustão (ainda fria), faz com que o carro não tenha o relantim certo.

                                                    obrigado
                                                    boas a minha também oscilava entre 800 e 1000 mas dava-se fé era no trabalhar que parecia soluços, quando atestei passou, agora ar nos tubos por acaso tenho, então o tubo que traz o gasóleo do deposito para o filtro onde tem a bomba manual, depois de estar toda a noite parada fica ali sem gasóleo fica mesmo a cima da bomba manual, mal que dou a chave enche logo, e nao fica a passar ar, a trabalhar, como vou fazer a revisao vou mandar ver os vedantes. agora pega normal e nao faz saluço nenhum, ja viste as velas incandescentes ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      vim agora da renault, falei com o mecânico, e ele disse para ligar-mos o carro há máquina, que em principio devia ser o sensor da temperatura. ficou entao agendado para o dia 24.
                                                      falei-lhe nas bolhas de ar nos tubos e ele disse que era normal, e que se fosse dai, o carro iria ficar instavel tanto a frio como a quente, uma vez que deveria haver uma fuga e entrar constantemente a entrar ar.
                                                      depois digo como ficou.

                                                      obrigado a todos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunoabreu Ver Post
                                                        tenho um clio dci de fins de 2002 (65 cv), e desde à uns tempos para cá que de manha, quando o meto e trabalhar (a frio) o relantim é instavél, permanecendo assim por um ou dois minutos, até que começa a aquecer, e ai mantém a rotação ao relantim.
                                                        o carro tem 130.000, nao leva grandes apertos, deixo aquecer um bocado antes de andar com ele, nao passo das 2000rpm enquanto não atinge a temperatura ideal e deixo um bocado a trabalhar antes de desligar. revisões de 10 em 10.000, não há consumos exagerados de óleo entre revisões (talves 0.5l por cada 10.000), quando puxo por ele, não se nota fumos de escape exagerados, resumindo uma utilização algo cuidada.
                                                        o que me está a preocupar agora é mesmo o relantim incerto quando o carro pega em frio, após por exemplo uma noite sem trabalhar. de referir que recentemente (4 meses), fui obrigado a deixar o carro na rua durante a noite, por falta de garagem.
                                                        outro aspecto importante, é que quando comprei o carro há 7 meses, com 100.000, os tubos do gasóleo sempre tiveram algumas bolhas de ar, ao que o vendedor me disse ser normal, mas o que eu acho estranho. mas apesar de sempre ter tido bolhas de ar nos tubos de gasólea, só há coisa de um mês é que está com o relantim instável a frio.

                                                        alguem já passou por algo idêntico, ou tenha alguma ideia do que possa ser?

                                                        agradecias algumas respostas, obrigado
                                                        Bolhas de ar no circuito de combustivel é normal?

                                                        Aconselhava-te a ver isso, desde o filtro até à bomba do deposito. Para um vendedor tudo é normal.

                                                        Já pensaste que se calhar dás uma utilização demasiado cuidada? Isso é um diesel, essa linha de escape e Egr às vezes precisam de ser limpas, puxa por isso.

                                                        Um das principais causas de relanti errático nesses carro é mesmo ar no sistema de combustivel, agora pensa nisso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por brunoabreu Ver Post
                                                          vim agora da renault, falei com o mecânico, e ele disse para ligar-mos o carro há máquina, que em principio devia ser o sensor da temperatura. ficou entao agendado para o dia 24.
                                                          falei-lhe nas bolhas de ar nos tubos e ele disse que era normal, e que se fosse dai, o carro iria ficar instavel tanto a frio como a quente, uma vez que deveria haver uma fuga e entrar constantemente a entrar ar.
                                                          depois digo como ficou.

                                                          obrigado a todos
                                                          Porque raio vai ele ligar à maquina? Aparece-te algum erro de gestão de motor no painel de instrumentos?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                            Porque raio vai ele ligar à maquina? Aparece-te algum erro de gestão de motor no painel de instrumentos?

                                                            consegue ver os valores do sensor, se a máquina for boa

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X