Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reduzir a alta velocidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reduzir a alta velocidade

    Viva pessoal!

    Tenho uma questão a colocar.

    Quando reduzimos velocidades o carro desacelera. Mas, reduzir as mudanças, quase como que para travar, a velocidades consideravelmente elevadas para a mudança para que se reduz (imaginemos que reduzo para 2ª mas o carro ainda ia a 70km/h o que faz com que as rotações subam muito) pode danificar o carro? Que sintomas pode o carro desenvolver?

    Obrigado!

    #2
    Uma redução dessas pode danificar a distribuição do carro, por ser uma desaceleração demasiado forte para o conjunto correia/árvores de cames.

    Sintomas? Ficas lá parado

    Comentário


      #3
      Portanto, ou "estoura" ou não se antevê nada, certo?

      O carro há uns meses foi para a marca porque "sempre" que o carro parava depois de andamento, a rotação descia e simplesmente morria. Após dias a volta dele a marca diagnosticou problema na centralina e trocou por uma nova. Hoje em dia já não vai mais abaixo, mas quando se arranca em 1ª ele às vezes treme muito como que não querendo arrancar. Terá alguma coisa a ver?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por srd Ver Post
        Portanto, ou "estoura" ou não se antevê nada, certo?

        O carro há uns meses foi para a marca porque "sempre" que o carro parava depois de andamento, a rotação descia e simplesmente morria. Após dias a volta dele a marca diagnosticou problema na centralina e trocou por uma nova. Hoje em dia já não vai mais abaixo, mas quando se arranca em 1ª ele às vezes treme muito como que não querendo arrancar. Terá alguma coisa a ver?
        nao propriamente! um amigo meu num td meteu 3ª em vez de 5ª e foi a marca verificar. disseram que estava ok. um pouco mais tarde cabum! adeus motor! va la a marca assumiu...

        Comentário


          #5
          Puderás ter um novo problema na embreagem ou mesmo no volante do motor... pede para verificarem esses componentes...

          Comentário


            #6
            Muito obrigado, vou mandar verificar.

            Já agora aproveito para colocar outra questão. Não tenho muitos conhecimentos de mecânica mas tenho curiosidade!

            "Saltar" velocidades para cima ou para baixo (por exemplo directamente de 1ª para 4ª ou de 5ª para 2ª, sem alterações drásticas nas rotações, isto é, assumindo que de 5ª->2ª embraiagem sempre em baixo mais travão até o carro desacelerar e só depois engatar a 2ª) é um procedimento incorrecto?
            Se sim, o que acontece na maquinaria? Sintomas?

            Obrigado

            Comentário


              #7
              Desde que não haja esticões violentos nem andes no redline, acho que não causa problemas trocar de mudanças, seja de 5ª para 2ª, ou vice-versa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por srd Ver Post
                Muito obrigado, vou mandar verificar.

                Já agora aproveito para colocar outra questão. Não tenho muitos conhecimentos de mecânica mas tenho curiosidade!

                "Saltar" velocidades para cima ou para baixo (por exemplo directamente de 1ª para 4ª ou de 5ª para 2ª, sem alterações drásticas nas rotações, isto é, assumindo que de 5ª->2ª embraiagem sempre em baixo mais travão até o carro desacelerar e só depois engatar a 2ª) é um procedimento incorrecto?
                Se sim, o que acontece na maquinaria? Sintomas?

                Obrigado
                Para quê? Só estás a provocar um desgaste superior. Usa o resto das mudanças que é para isso que existem.

                Comentário


                  #9
                  Pode e deve-se(na minha opiniao) travar-se com o motor, especialmente nas descidas. E pode-se reduzir de 7ª para 2ª, desde q se dê velocidade para isso-conhecendo-se a caixa é mais facil ja q se tem presente o intervalo aproximado(rotaçao) para cada mudança.
                  Qt aos "saltinhos" a caixa está la para ser usada.
                  Relativamente ao gasto de embraiagem com o pedal no fundo penso variar de carro para carro, tendendo os mais antigos a gastar(o sistema) e os modernos nem por isso.

                  Comentário


                    #10
                    Reduções muito abruptas e a velocidades elevadas podem provocar sobreregimes e danificar o motor.

                    Nos carros actuais numa condução rápida o que imobiliza o carro são os travões, as reduções são basicamente para nos porem na mudança certa, para quando reacelerarmos termos motor.

                    Mas a verdade é que ainda circulam carros de um passado não muito remoto em que reduzir era uma forma de encurtar as distâncias de travagem.

                    Comentário


                      #11
                      É muito mais perigoso reduções bruscas pois o motor pode entrar em RPM acima do que aguenta e se não partir logo algo, forçar bruscamente o motor disparando rotação muito rápido pode fazer saltar dentes na distribuição. Com o tempo reduções de caixa que obriguem rotações acima do redline vão danificando as válvulas, molas e mesmo as cames

                      As passagens de caixa saltando mudanças não significam automaticamente que se esteja a estragar seja o que for, desde que como já se disse atrás as rotações caiam num regime apropriado

                      Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                      nao propriamente! um amigo meu num td meteu 3ª em vez de 5ª e foi a marca verificar. disseram que estava ok. um pouco mais tarde cabum! adeus motor! va la a marca assumiu...
                      Na Lotus por exemplo a marca não assumia um único tostão. Era só verificar na centralina as rotações a que o carro tinha rodado e em que mudança (a centralina regista isso e outros factores) e ficavas a arder com danos no carro por má utilização comprovada por eles. A marca não tem que assumir idiotices, a não ser que seja para minimizar danos colaterais como má publicidade

                      Comentário


                        #12
                        Certo, obrigado a todos pois já estou a entender o que queria.

                        Fica também a nota que o tipo de travagem com o motor a que me refiro não chega de perto ao redline, claro, mas sim uma redução para travar que não costuma passar dos 3000 (coisa que a pouco mais de 120Km/h já passa).

                        Comentário


                          #13
                          Tenho um exemplo de uma redução tão brusca, que a rotação do motor passou o corte, que se dá às 6200 rpm e foi vê-lo nas 6700 rotações, se não me falha a memória.

                          Como já disseram pode danificar o motor.



                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Reduções muito abruptas e a velocidades elevadas podem provocar sobreregimes e danificar o motor.

                          Nos carros actuais numa condução rápida o que imobiliza o carro são os travões, as reduções são basicamente para nos porem na mudança certa, para quando reacelerarmos termos motor.

                          Mas a verdade é que ainda circulam carros de um passado não muito remoto em que reduzir era uma forma de encurtar as distâncias de travagem.

                          Tenho um carro aqui em casa, que travar sem reduzir, simplesmente é mentira . É uma Toyota Hiace de 96 e só tem discos à frente. Já apanhei uns sustos com 9 pessoas lá dentro.

                          E não precisava ir para 96. Com uma Mercedes Vito (mercadorias) de 2003 com discos nas 4 rodas, em 5ª e acima dos 90 km/h trava mesmo muito pouco, então carregada vou sempre em frente.

                          São veículos em que é preciso usar muito a caixa para conseguir uma travagem eficiente.

                          Comentário


                            #14
                            Se reduzes para 2ª mas o carro ainda está a 70 km\h provavelmente não aquece nem arrefece para o motor. Mesmo que as rpm's tenham disparado para perto do red line, uma coisa é ir EM CARGA (aceleração) até ao red line... outra coisa é ir SEM CARGA (desaceleração). Nem percas tempo com isso

                            Comentário


                              #15
                              Nas estradas aqui da Madeira se não usas a caixa, e confias em travões, vais fazer parte das estatísticas ...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por srd Ver Post
                                Viva pessoal!

                                Tenho uma questão a colocar.

                                Quando reduzimos velocidades o carro desacelera. Mas, reduzir as mudanças, quase como que para travar, a velocidades consideravelmente elevadas para a mudança para que se reduz (imaginemos que reduzo para 2ª mas o carro ainda ia a 70km/h o que faz com que as rotações subam muito) pode danificar o carro? Que sintomas pode o carro desenvolver?

                                Obrigado!
                                subir numa redução ou a puxar é a mesma coisa, a correia de distribuição é que não gosta muito desses "choques"

                                Comentário


                                  #17
                                  Sem exageros, a solução é single clutch downshift revmatching

                                  Depois de se habituarem, fazem isto de forma automática e o motor agradece :P

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por srd Ver Post
                                    Certo, obrigado a todos pois já estou a entender o que queria.

                                    Fica também a nota que o tipo de travagem com o motor a que me refiro não chega de perto ao redline, claro, mas sim uma redução para travar que não costuma passar dos 3000 (coisa que a pouco mais de 120Km/h já passa).
                                    Eu, por norma, passo sempre as mudanças uma por uma, seja em aceleração seja a reduzir. Dá uma condução mais suave, que provoca menos desgaste mecânico e é mais confortável para os passageiros. Claro que se pode fazer 4.ª/2.ª, por exemplo, mas eu evito-o por sistema. Claro que pode fazer todo o sentido em condução extremamente rápida, com travagens muito intensas.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X