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Alfa 156 partiu a correia de distribuição

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    Alfa 156 partiu a correia de distribuição

    Boas a todos,

    Um amigo meu q tem um Alfa 156 1.6 partiu alguns "dentes" da correia de distribuição do seu 156 na passada semana quando ia a arrancar.

    Diz ele que o carro se foi abaixo, e não notou qualquer tipo de ruído ou barulho anormal. Simplesmente deu a sensação que faltou o combustível.

    O mecanico depois de analisar disse-lhe que alguns dentes da correia de distribuição se partiram.

    Ele ainda não sabe se o motor teve algum tipo de dano porque o fulano ainda não lhe entregou o carro, por isso perguntava aos Alfistas aqui do Forum se alguém já teve experiencia semelhante, e o que costuma acontecer nestes motores quando se parte a correia, se ficam afectados de alguma forma, ou se por regra não tem consequencias mto graves.

    Agradeço desde já a v/ atenção

    #2
    Depende.. Conheço um caso que empenou válvulas e mais não sei o quê e outro que não foi preciso mais nada além de uma correia nova...
    Há também casos em que o motor entrega mesmo a alma ao criador...

    Comentário


      #3
      Como ia a arrancar deve ter tido sorte, talvez uma ou outra válvula empenada e pronto.

      De qualquer forma só abrindo o motor é que se tem a certeza absoluta dos estragos mas, como já disse, dada a situação em que ocorreu pode escapar com uma conta "pequena" e um susto.

      Cumprimentos.

      Comentário


        #4
        Como disse o Ciber as tantas não aconteceu nada,ele desligou porque tem um sensor de rotação na cambota e outro na arvore de cames, como não detecta movimento nste caso na arvore de cames, desliga o motor para evitar mais danos, com sorte e se ele não notou nenhum ruido de anormal,nao deve ter feito perca.
        PS: quantos quilometros tem o carro? Ele tem noção de que nesses motores o espaço de mudança da dsitrubuição de fábrica foi alterado dos 120 mil kms para os 60 devido a falhas do tensor que era em baquelite e da correia que devido a isso tinha desgastes anormais?? Um kit SKF com tensor em metal custa a volta dos 140 euros e dura muito mais... um bom mecânico sem abrir o motor já sabe se empenou ou não valvulas...
        Editado pela última vez por maven; 18 May 2010, 16:12.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por maven Ver Post
          Como disse o Ciber as tantas não aconteceu nada,ele desligou porque tem um sensor de rotação na cambota e outro na arvore de cames, como não detecta movimento nste caso na arvore de cames, desliga o motor para evitar mais danos, com sorte e se ele não notou nenhum ruido de anormal,nao deve ter feito perca.
          PS: quantos quilometros tem o carro? Ele tem noção de que nesses motores o espaço de mudança da dsitrubuição de fábrica foi alterado dos 120 mil kms para os 60 devido a falhas do tensor que era em baquelite e da correia que devido a isso tinha desgastes anormais?? Um kit SKF com tensor em metal custa a volta dos 140 euros e dura muito mais... um bom mecânico sem abrir o motor já sabe se empenou ou não valvulas...
          Desliga o motor, mas não o trava. Quando esses sensores dão o "alerta" o estrago já foi feito.

          Só o mecânico poderá avaliar os estragos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
            Desliga o motor, mas não o trava. Quando esses sensores dão o "alerta" o estrago já foi feito.

            Só o mecânico poderá avaliar os estragos.
            Era o que eu queria dizer, só um mecânico ou alguém que saiba da coisa é que pode efectivamente se fez perca. Mas como foi a arrancar a rotação é baixa e pode não ter feito nada.

            Comentário


              #7
              A correia quantos kilometros tem?quantos anos tem? partiu ao fazer uma redução?
              por ventura esqueceram-se da manutenção........... kilometros,anos,carreto gripado
              entre outras coisas.
              abraço

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                Desliga o motor, mas não o trava. Quando esses sensores dão o "alerta" o estrago já foi feito.

                Só o mecânico poderá avaliar os estragos.
                Exacto, e agora é a festa do tudo ou nada. Em principio pelo menos a cabeça tem de ser reparada e custa uma boa quantia

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                  Exacto, e agora é a festa do tudo ou nada. Em principio pelo menos a cabeça tem de ser reparada e custa uma boa quantia

                  Olá a todos a obgd pelas vossas respostas.

                  Pois parece que o meu amigalhaço não teve grande sorte... o carro ainda está na oficina com o motor desmontado porque empenou uma serie de válvulas... tem que levar desde a correia em si, tensores, rectificação, válvulas e sei lá q mais....

                  O rapaz tem ali um belo bico de obra !

                  Deve dar uma despesona e tanto ! E o pior é que quando ele o comprou ( com 80.000 kms ) o vendedor lhe disse que tinha feito uma revisão e que tinha sido tudo mudado ! Que grande sacana....

                  Bem, agora o mal já está feito. Só resta pagar e esperar que o carro fique em condições.

                  Comentário


                    #10
                    Se não danificou os pistões, menos mal.

                    Leva o material que tem de levar novo e fica impecável. Podia ter saído mais barato mas olha..antes umas válvulas apenas que isso e mais uns pistões, camisas riscadas e bloco inutilizado.

                    Cumprimentos.

                    Comentário


                      #11
                      ..e um motor usado? Não seria boa ideia?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                        Olá a todos a obgd pelas vossas respostas.

                        Pois parece que o meu amigalhaço não teve grande sorte... o carro ainda está na oficina com o motor desmontado porque empenou uma serie de válvulas... tem que levar desde a correia em si, tensores, rectificação, válvulas e sei lá q mais....

                        O rapaz tem ali um belo bico de obra !

                        Deve dar uma despesona e tanto ! E o pior é que quando ele o comprou ( com 80.000 kms ) o vendedor lhe disse que tinha feito uma revisão e que tinha sido tudo mudado ! Que grande sacana....

                        Bem, agora o mal já está feito. Só resta pagar e esperar que o carro fique em condições.
                        o teu amigo ainda acredita em vendedores? Já comprei 2 carros em segunda mão, a primeira coisa que fiz foi mudar correias de distribuição, num deles garantiram-me que tinha sido mudado há pouco tempo. Mesmo tendo garantia de motor e caixa preferi mudar. É barato e previne muitas dores de cabeça.

                        Comentário


                          #13
                          "PPL da cidade... tsk tsk tsk..."

                          YouTube - how to set cam timing and fix bent valves

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FACC Ver Post

                            O mecanico depois de analisar disse-lhe que alguns dentes da correia de distribuição se partiram.
                            Só uma pergunta, não são correias trapezoidais que são utilizadas?? É que as únicas correias com dentes são as dentadas. Se for mesmo uma correia dentada o desgaste é muito acentuado na raiz dos dentes o que leva a um desgaste por fadiga algo precoce e por isso quebram por ai. As correias trapezoidais não partem os dentes!

                            Alguém me pode tirar a dúvida???

                            Cumprimentos!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
                              o teu amigo ainda acredita em vendedores? Já comprei 2 carros em segunda mão, a primeira coisa que fiz foi mudar correias de distribuição, num deles garantiram-me que tinha sido mudado há pouco tempo. Mesmo tendo garantia de motor e caixa preferi mudar. É barato e previne muitas dores de cabeça.

                              Este ainda é daqueles que acredita nas pessoas... e de vez em quando leva por tabela.

                              Talvez agora aprenda a lição.

                              Comentário

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