Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Turbo ou Tubo? Afinal é a MAF... Leiam o post 24 antes de tentar limpar uma MAF!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Turbo ou Tubo? Afinal é a MAF... Leiam o post 24 antes de tentar limpar uma MAF!!

    Boas,

    Hoje quando vinha para o trabalho no belo trânsito da 2ª circular, fiquei sem sobrealimentação...

    O carro foi abaixo por falta de força num arranque, pegou normalmente e não mostrou nenhum outro sintoma (ruídos, fumo, etc).

    Consegui continuar a viagem e chegar ao trabalho, mas o carro está completamente atmosférico, nem sequer ouve-se o "assobio" do turbo...

    Se o turbo tivesse partido ou gripado, principalmente com o motor quente, deveria dar algum outro sinal não?
    Editado pela última vez por Mazzeo; 12 June 2010, 12:43.

    #2
    Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
    Boas,

    Hoje quando vinha para o trabalho no belo trânsito da 2ª circular, fiquei sem sobrealimentação...

    O carro foi abaixo por falta de força num arranque, pegou normalmente e não mostrou nenhum outro sintoma (ruídos, fumo, etc).

    Consegui continuar a viagem e chegar ao trabalho, mas o carro está completamente atmosférico, nem sequer ouve-se o "assobio" do turbo...

    Se o turbo tivesse partido ou gripado, principalmente com o motor quente, deveria dar algum outro sinal não?
    Isso pode ser a MAF. Um amigo meu já teve um JTD 105 e também ficou assim devido à MAF.

    Comentário


      #3
      Mas isso não deveria acender um aviso no painel? E mesmo a 2500~3000RPM o turbo ficaria "morto"?

      Vou experimentar desligá-la para ver o que acontece...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
        Mas isso não deveria acender um aviso no painel? E mesmo a 2500~3000RPM o turbo ficaria "morto"?

        Vou experimentar desligá-la para ver o que acontece...
        Isso funciona assim nos TDI´s. Nos JTD o motor passa a atmosférico e assim fica até substituires a peça.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
          Mas isso não deveria acender um aviso no painel? E mesmo a 2500~3000RPM o turbo ficaria "morto"?

          Vou experimentar desligá-la para ver o que acontece...
          Não, não aparece nenhum aviso no painel, o sintoma que aparece é esse mesmo que descreves do teu carro.

          Para poupares uns trocos, desmonta a MAF e limpa os sensores dela com um cotonete com álcool.

          Se o carro ficar na mesma, pode ser esses sensores da MAF que foram à vida. Solução: comprar um novo.
          Podes comprar na concorrência por 80€, 90€.

          Mas pode também ser outro problema, pode ser uma electroválvula que fica na admissão e por ficar mesmo na admissão esta tem tendência a apanhar toda a sujidade da admissão, como carvão, óleo, etc.

          A electroválvula é esta:

          É simples de remover, basta desligar a ficha, desaparafusar os parafusos com uma chave torx ou 6 tabadas e puxar pela válvula. Pode custar um pouco a sair porque ela tem um género de uma anilha vedante em borracha. O que precisas mais é de paciência...

          Uma limpeza, que normalmente resolve, a estes dois componentes, que são os que dão mais problemas nos JTD e em principio ficas com o carro normal.
          Não sei se te sentes à vontade a mexer com componentes mecânicos

          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
          Se o turbo tivesse partido ou gripado, principalmente com o motor quente, deveria dar algum outro sinal não?
          Se assim fosse, verias uma nuvem de fumo

          Alguma dúvida, dispõe.

          Cumprimentos

          EDIT: É exactamente isto:

          http://www.clubfiat.net/guides/566-h...ap-sensor.html
          Editado pela última vez por AndreEmidio; 25 May 2010, 16:48. Razão: adição de nova informação

          Comentário


            #6
            Epá, obrigadíssimo :D

            Vou dar uma vista de olhos mas provavelmente só no fim de semana é que consigo fazer alguma coisa... Acho que no meu a MAF está na parte da frente, ao pé do filtro de ar, alguém confirma?
            O motor é o jtd 115 montado num Lybra..

            EDIT:

            estão aqui as fotos do motor:




            Editado pela última vez por Mazzeo; 25 May 2010, 18:41.

            Comentário


              #7
              Deve ser o motor JTD mais limpinho que vi até hoje!

              Fiz aqui uns rabiscos no paint.



              Já viste onde fica a válvula, é por mãos à obra! Quando possível...
              Basta localizares o filtro de ar, que deves encontrar a MAF. Pelo menos no Stilo JTD, a MAF estava à saída da caixa do filtro do ar.
              A caixa do filtro de ar situa-se junto do intercooler, por baixo da óptica esquerda. Peso que no Lybra seja igual.

              É um acesso manhoso....

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                Meu motor é higiénico :P
                Esta foto tem +- 1 ano e meio (o motor tinha 8 anos), agora tá um bocado empoeirado mas continua limpo ;)

                Tava a fazer confusão de que a MAF estaria no sítio da electroválvula.. Sei onde ela está, é mesmo por cima da caixa do filtro, um bocadinho à esquerda de onde apontaste ;)

                Comentário


                  #9
                  Como tudo indica, isso deverá ser mesmo a MAF.

                  O Alfa 147 JTD cá de casa, quando a MAF entregou a alma ao criador, foi de um momento para o outro.

                  Comentário


                    #10
                    eu não deitava para a maf... o circuito de ar que o turbo utiliza tem um sensor que quando avaria pura e simplesmente o carro não tem turbo ....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                      o circuito de ar que o turbo utiliza tem um sensor que quando avaria pura e simplesmente o carro não tem turbo ....
                      Poderá ser...

                      Quando tive o meu Stilo JTD, esse sensor/electroválvula (como queiram) que indicaste, avariou .
                      Os sintomas, no meu caso, eram que quando puxava por ele e atingia a rotação do turbo encher, entrava em safemode e avisava no painel.
                      Até às ~2400RPM desenvolvia normalmente, mas após essa rotação acontecia o que disse.

                      Se no Lybra não apareceu nada no painel, vamos partir do suposto que no Lybra seja semelhante.

                      O sistema eléctrico do Stilo e Lybra deve ser parcialmente o mesmo, mas não quero dizer nenhuma barbaridade.

                      Vamos esperar que o nosso colega Mazzeo faça uma limpeza à MAF e à electroválvula de pressão do colector de admissão.

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Boas!
                        Ontem ainda tentei fazer as limpezas mas com aqueles acessos, minhas ferramentas ou um martelo da toys 'r us fazem o mesmo efeito...

                        Na volta para casa, o carro trabalhou normalmente apesar de parecer um bocado fraco (talvez psicológico). Hoje de manha vim normalmente com ele para o trabalho.

                        Há uma coisa que não citei, quando isso aconteceu ontem chovia à potes e o filtro de ar já tem uns 15mil km... não pode a maf ter ficado mamada com isso?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                          Boas!
                          Há uma coisa que não citei, quando isso aconteceu ontem chovia à potes e o filtro de ar já tem uns 15mil km... não pode a maf ter ficado mamada com isso?
                          Sim, aliás, é uma das causas principais. Ter o filtro sujo vai permitir que essa sujidade suje consequentemente os sensores da MAF. E esses sensores não toleram muita sujidade. Sujidade = más leituras -> danificação dos sensores.

                          Sendo assim, o mais certo é ser a MAF, o que não me admirava nada com o filtro assim.

                          Nada melhor que por uma nova para saber!

                          Ou compras numa MAF loja de peças auto (que caso o carro fique igual com a nova MAF, podes sempre devolvê-la na loja, desde que esteja tal como veio. Por lei tens 15 dias para fazer isso) ou então numa oficina. Se o mecânico te puser uma MAF nova e o carro ficar igual, ele também a devolve.

                          Mas fazer em casa poupas na mão-de-obra

                          Caso vás a uma oficina, podes aproveitar, se possível, para fazer um diagnóstico ao carro, para ver se o menino está em ordem

                          Por falar em diagnóstico, a máquina não detecta avaria caso a MAF não esteja a funcionar correctamente, só se a MAF estiver desligada é que detecta um erro. Estranho, mas verdade, pelo menos no meu JTD.

                          Eu costumo dizer que os carros do grupo Fiat têm personalidades, se é que me faço entender.

                          Já agora, com quantos quilómetros conta o Lybra?

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            O bicho está com 142mil km, daqui 2 ou 3 meses vai à revisão e vai levar filtros novos..
                            O único problema que tive até agora foi o sensor da cambota (aquele famoso da Bosch) que faleceu aos 135mil.

                            Li algures um artigo sobre o funcionamento da maf, dentre algumas explicações citava que ao desligar o carro a resistência incandescia (algo em torno de 1000ºC) para eliminar sujidades existentes..

                            A verdade é que tenho andado com o carro e não voltou a acontecer. Ainda não liguei o carro ao PC para ver se havia erros mas vou fazer isso hoje e logo apito ;)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post

                              Li algures um artigo sobre o funcionamento da maf, dentre algumas explicações citava que ao desligar o carro a resistência incandescia (algo em torno de 1000ºC) para eliminar sujidades existentes..
                              Não tinha conhecimento disso! Estamos sempre a aprender...

                              Mesmo que a resistência aqueça a essa temperatura, fica sempre sujidade... O que é capaz de eliminar é o lixo "bruto" .
                              Eu sempre que limpava as dos meus carros tinha lá sempre sujidade, normalmente preta

                              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                              A verdade é que tenho andado com o carro e não voltou a acontecer.
                              Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post

                              Eu costumo dizer que os carros do grupo Fiat têm personalidades
                              Parece que é mesmo

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                O bicho está com 142mil km, daqui 2 ou 3 meses vai à revisão e vai levar filtros novos..
                                O único problema que tive até agora foi o sensor da cambota (aquele famoso da Bosch) que faleceu aos 135mil.

                                Li algures um artigo sobre o funcionamento da maf, dentre algumas explicações citava que ao desligar o carro a resistência incandescia (algo em torno de 1000ºC) para eliminar sujidades existentes..

                                A verdade é que tenho andado com o carro e não voltou a acontecer. Ainda não liguei o carro ao PC para ver se havia erros mas vou fazer isso hoje e logo apito ;)
                                Isso foi uma coisa passageira

                                Comentário


                                  #17
                                  Parece que sim, foi só um capricho :P

                                  Não tenho o que reclamar do carro, comprei-o há ano e meio com 113mil km, tirando peças de desgaste e o sensor PMS não me pediu mais nada. De resto tem tudo a funcionar na perfeição

                                  Comprei uma chave "luneta" (pelo menos foi o nome que deram) para tirar o map sensor, vou limpá-lo no sábado. Se conseguir tirar a MAF sem grandes odisséias também vai ao banho :P

                                  Comentário


                                    #18
                                    Foi isso que eu li:

                                    Caudalímetro, Medidor de massa de ar, Debitómetro, AFM, MAF; são todas designações que se utilizam para identificar um dos componentes mais importantes e intervenientes na gestão dos motores modernos de injecção a gasolina ou diesel.

                                    As MAFs funcionam, informando em tempo real a centralina de comando da gestão do motor, da massa de ar que passa no canal da admissão, intervindo por isso, no cálculo do avanço da abertura dos injectores, volume injectado, pressão da bomba de injecção (exceptocommon-rail) e pressão do turbo.

                                    As MAF utilizadas pelas principais marcas de automóveis europeias, utilizam praticamente todas o mesmo princípio de funcionamento:

                                    A MAF é composta de um corpo, onde para além de um segmento de conduta de admissão, também existe um sensor de massa de ar, respectiva placa de circuito electrónico de controlo e normalmente uma grelha de protecção ao sensor.

                                    O sensor é composto de um filamento de liga de platina-tungsténio com uma espessura de 0.07 mm e com um comprimento de alguns centímetros, e varia a sua resistividade com a temperatura do ar.

                                    As diferenças de resistividade é medidas atreves do cálculo em tempo real da tensão nos seus extremos.

                                    Quando o motor está em funcionamento, o filamento é mantido a uma temperatura constantemente superior em 150 ºC em relação à temperatura do ar que passa por ele.

                                    Este valor pode diferir ligeiramente consoante a marca e o país onde o carro é comercializado.

                                    Quando o ar passa pelo filamento, a cada incremento de velocidade, corresponde uma diminuição de temperatura no filamento, e a cada decréscimo de velocidade do ar, corresponde um aumento de temperatura do filamento (dado que ele está constantemente a ser aquecido pela resistência auxiliar).

                                    Essas diferenças de temperatura são registadas em tempo real por medição de tensão nos extremos do filamento, e depois de processada, essa informação é transmitida à centralina a qual em seguida cumpre a sua função de gerir o motor de acordo com os mapas que estejam a ser utilizados naquele instante.

                                    O filamento é sensível a diferenças de temperatura da ordem de 0.05 a 0.1 ºC, portanto permite efectuar uma leitura fina da temperatura do ar que o atravessa.

                                    Mas o que é que a temperatura tem a ver com massa e velocidade do ar?

                                    Bom, quem anda de mota sabe perfeitamente, que a temperatura do ar, quando estamos parados é muito diferente de quando vamos a ripar!

                                    Em movimento, o ar arrefece e quanto mais rápido mais frio se torna, sendo que fica menos frio quando decresce a velocidade.

                                    Este fenómeno é válido para velocidades do ar até cerca da velocidade do som (340m/s), a partir daí, surge um outro fenómeno paralelo, que é a fricção a qual por atrito, começa fazer aquecer a superfície de contacto com os corpos que se desloquem no ar a essas velocidades. E de igual forma o mesmo princípio se aplica ao teor de humidade do ar. De facto, quanto mais húmido estiver o ar, para uma dada temperatura ambiente e em estado de repouso, maior o arrefecimento que provoca quando em movimento.

                                    Com a pressão atmosférica, o filamento arrefece mais com maior densidade do ar (Altitudes baixas) e arrefece menos com menor densidade do ar (Altitudes altas).

                                    Como todos estes parâmetros fazem variar a temperatura no filamento com diferentes ponderações, o que interessa é que este acaba por efectuar uma leitura conjugada dos três factores, permitindo, com muita precisão, determinar a massa de ar real que entra no motor.

                                    Assim, a injecção está sempre a funcionar de acordo com todos os factores atmosféricos, sendo auto-ajustável.

                                    Desta forma, para cada acréscimo ou diminuição de temperatura do filamento, provocado pelo ar entrando na admissão, o filamento arrefece mais ou menos, depois comunica essa diferença à resistência auxiliar que o aquece mais ou menos para o manter sempre à temperatura desejada (150ºC acima da temperatura ambiente).

                                    Por fim, dado que para cada valor de variação de tensão da resistência auxiliar, corresponde um dado valor de velocidade que multiplicado pela secção da conduta, fornece o caudal, e dado que a massa é igual ao caudal a multiplicar pela densidade específica do ar, então neste momento a Dª Centralina possui todos os ingredientes para fazer a sua sopa de Injecção à Moda do Diesel, ou do Otto.

                                    Tenho visto muitos posts dizendo como se limpa a MAF, que a MAF está suja, etc.

                                    Ora bem, vamos lá desmistificar isto.

                                    O filamento sensor da MAF já possui um dispositivo de auto-limpeza!

                                    Esse dispositivo actua da seguinte forma:

                                    Quando o motor está em funcionamento, o filamento encontra-se constantemente a 150ºC acima da temperatura ambiente. Quando desligamos o motor, a MAF procede a uma limpeza Pirolítica, sendo que a resistência auxiliar aquece instantaneamente (tal como uma vela de incandescência, mas muito mais pequena) o filamento até cerca de 1.000 ºC durante cerca de 10 segundos.

                                    Com isso, todos os resíduos de carvão, óleo ou fuligem de qualquer espécie são literalmente vaporizados. Por isso, quando a MAF se avaria, das duas uma:

                                    Ou é o filamento que se fundiu ( tal como uma lâmpada de incandescência se funde regularmente), ou é a resistência auxiliar que deu o berro (dado que já não lhe faz a limpeza Pirolítica).

                                    Assim, nada de andarem a esfregar e a escovar o filamento ou a dar-lhe com sprays, etc.

                                    Isso, não lhe faz nada, dado que se o sistema estiver a funcionar em condições, o filamento já está limpo, sendo que assim, mais cedo o deterioram, por ataque químico e agressão mecânica (estamos a falar de um filamento com 0.07 mm de espessura).

                                    O que se pode e deve limpar com frequência, é a grelha de protecção do sensor (MAF screen), a qual tem alguma tendência para ganhar resíduos no seu reticulado e assim criar condições de turbulência indesejada, ao qual o filamento, em virtude da sua pequeníssima secção, é muito sensível, enviando sinais ligeiramente alterados e intermitentes à centralina (provoca soluçar durante a aceleração em algumas rotações onde surge a turbulência).

                                    Dado que o filamento efectua a sua auto-limpeza aquecendo até aos 1.000ºC durante 10 segundos após cada desligar do motor, e que necessita de cerca de 30 segundos para arrefecer abaixo dos 150ºC, o que é que acontece quando desligamos o motor e o voltamos a ligar antes de decorridos cerca de 40 segundos?

                                    Isso mesmo!

                                    Provocamos uma sobrecarga térmica momentânea no filamento, que lhe vai provocando deterioração prematura, dado que se ligarmos o motor antes do filamento ter tempo de arrefecer, a primeira coisa que o sistema faz é aquecê-lo logo para mais 150 ºC, mas como ele ainda vinha para aí nos 400 ou 500º C, calor + calor igual a um calor dos diabos! e vai daí PPPUUUFFF!!, MAF pó lixo, passa para cá mais 350 euros!!

                                    Por isso, não liguem o motor novamente antes de terem decorrido cerca de 40 segundos a 1 minuto depois de o terem desligado. Acontece mais vezes do que se pensa.

                                    Também não liguem várias vezes a chave até à posição 2 ou como se costuma dizer "ignição ligada, injecção ligada, check up, luzes do tablier acessas, etc."

                                    Cada vez que o fizerem, estão a ligar as velas de incandescência de pré-aquecimento do motor, no caso dos diesel, gastando energia desnecessária e no caso geral estão também a aquecer o filamento da MAF repetidamente até mais ou menos aos 170 ºC (Temperatura ambiente+150ºC) e depois quando desligam estão a aquecê-lo até aos 1.000 ºC, provocando acumulação de carga térmica no filamento que o deteriora prematuramente.

                                    Agora já começam a compreender porque é que as MAF, de vez em quando, fazem ppuufff ? Pois é!...

                                    É lógico que às vezes a falha pode ser por causa da tal resistência auxiliar do filamento, mas que pode ser substituída muito economicamente. O filamento é que não dá hipótese. É logo, "vai comprar outra" ! "

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sempre a aprender, obrigado Mazzeo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        ;)

                                        Bem, ao que parece o problema foi mesmo um caso isolado, talvez pela humidade excessiva ou por estar 1h20 num pára-arranca nojento a levar com bufadas dos camiões...

                                        De qualquer maneira e como já tinha comprado a chave, hoje desmontei o map sensor e limpei-o. Dei só uma voltinha para ver se estava tudo em ordem e deixei-o de novo a descansar. Não notei diferenças mas depois volto a dar feedback ;)

                                        Aqui uma foto do sensor cheio da caca:

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hoje voltou a acontecer
                                          Ao fim de muito tempo em pára-arranca na maldita 2ª circular, o carro começou a perder força e em alguns momentos ficou mesmo sem sobrealimentação.

                                          A andar normalmente não acontece, só mesmo nestas condições de pára-arranca por mais de 1h.. faço meus horários de modo a não apanhar muito trânsito na 2ª circular mas nesses dois dias foi inevitável :/





                                          nota: Por outro lado a limpeza do MAP sensor fez efeito. O motor está mais silencioso e a responder de maneira mais linear e rápida às acelerações desde as 1000RPM.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fui agora com o PC ao carro e realmente tinha 2 erros P0101 gravados, que indicam falha na MAF... dado as condições onde ocorreu o erro, devo ter o filtro de ar saturado.

                                            Vou trocar o filtro e ar tentar limpar a MAF.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem, ontem retirei a MAF para limpar... Aconselho a todos a não tentarem o mesmo :/

                                              Retirei-a com cuidado, limpei com cotonete de microfibra e álcool isopropílico com muita delicadeza e voltei a montar, o problema que até então era esporádico passou a permanente.

                                              O filtro de ar está bastante sujo e como não consegui encontrar ontem, vou à hora do almoço buscar. Encomendei também uma MAF nova

                                              Sinceramente não sei se o problema era só o filtro de ar mas a verdade é que já tinha sentido antes quebras ligeiras de potência que agora fazem algum sentido. De qualquer maneira o carro tem 142mil km e a MAF era de origem, mesmo que funcionasse já não deveria estar nas melhores condições.

                                              Outra coisa que descobri é que o sensor é o mesmo que equipa os VW (onde a MAF costuma dar problema), BMW, Mercedes, Opel e mais algumas... material Bosch.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Minha tentativa de limpar a MAF só lhe deu o golpe de misericórdia... fiquei mais convencido ao ler o pdf em anexo.

                                                A MAF tem o sistema de limpeza pirolítico e não se deve tentar mais nada. É manter o filtro de ar em condições e só.

                                                A conta disso o meu vai levar uma MAF nova :/
                                                Ficheiros anexados

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A MAF não se limpa, no maximo leva um spray de admissão.

                                                  O MAP sensor, na minha opinião, é tão importante como a MAF
                                                  A MAF está para a injecção como a MAP está para a pressão de turbo.

                                                  O que o MAP sensor faz é ler a pressão que está a haver no circuito de admissão e consoante a pressão lida vai abrindo e fechando a geometria do turbo para fazer as pressões do mapa.

                                                  A MAF o que faz é reduzir a quantidade de injecção consoante o caudal de ar.

                                                  Eu felizmente sei ver a uma MAF está a ler bem ou não, graças ao vag-com e alguns conhecimentos sobre o mesmo. Ainda no outro dia tive a testá-la, mas no dia em que ela berrar, desligo-a até arranjar uma a bom preço.

                                                  Ja tive um mapa no carro em que em carga alta tinha a MAF desligada e não perdia rendimento, pelo contrario, andava mais, mas voltei a ligá-la porque deitava muito fumo e fazia picos de pressão altíssimos.

                                                  Por isso a MAF não é nenhum terror ...

                                                  Ah, e só dá mais de 100€ por uma MAF quem quer, aquilo arranja-se barato e é facil de montar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estou com a MAF desligada. O carro tem menos força mas consegue-se andar quase normalmente até as 2700RPM. Se forçar a partir daí entra em safe mode por excesso de pressão.

                                                    Já mudei o filtro de ar e encomendei uma MAF nova, chega na 3ª ou 4ª feira. Ficou um bocado abaixo dos 60€.

                                                    Agradeço a boa vontade do pessoal mas fica o conselho, se acharem que a MAF está suja, troquem o filtro de ar e deixem-na estar quieta
                                                    A minha se calhar não durava muito mais tempo, mas foi um gasto e um trabalho inconveniente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      [QUOTE=Mazzeo;1063569649]

                                                      Li algures um artigo sobre o funcionamento da maf, dentre algumas explicações citava que ao desligar o carro a resistência incandescia (algo em torno de 1000ºC) para eliminar sujidades existentes..

                                                      QUOTE]
                                                      Sim é verdade, é por isso que não convem estar sempre a ligar e desligar o carro muitas vezes seguidas!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sim, sabe-se que a velocidade do ar baixa a temperatura, então a MAF é aquecida a esse ponto por questões de precisão (pensava que era uns 150 ºC) para calcular a velocidade do ar (caudal)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bom tópico para a malta dos JTD!

                                                          Alguém sabe se esse sensor está no mesmo sítio para os JTD 16v m-jet? Já agora onde compraste a MAF? É de origem?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho que nos m-jet está +- no mesmo sítio... é logo a seguir ao filtro de ar.

                                                            Não comprei de origem (Bosch), comprei uma da concorrência.

                                                            A loja fica em Espanha, o fabricante tem ISO9001, dão garantia de 1 ano e aceitam devolução por insatisfação... Deixa ver se corre tudo bem depois posso dar o contacto por pm ;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X