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Baterias - originais / não-originais

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    Baterias - originais / não-originais

    Boas

    Alguém me explica porque é que as baterias originais têm por exemplo 55Ah / 255A e as de marca própria (Bosch, Varta, etc) para valores idênticos de Ah têm valores de A muito maiores? Por exemplo, uma Varta de 44Ah tem 440A, a de 60Ah tem 540A.

    Qual as consequências de ter esta discrepância de valores? Não é prejudicial para o alternador esta amperagem muito mais alta?

    #2
    Se bem compreendi de que valores estás a falar, o mais elevado é a corrente maxima de pico que a bateria suporta.

    Por ex, a que tem uma corrente nominal de 60a / hora, aguenta picos de 540A .


    Esses picos de corrente normalmente acontecem ao dar ao arranque, é a situação em que se puxa mais corrente da bateria.



    Em nada afecta o alternador.

    Comentário


      #3
      Sim, mas dado que até são essas marcas que fabricam as baterias para os constructores, porque é que as de fábrica têm valores de amperagem tão inferiores? Há alguma razão especial? Será para evitar que a cablagem derreta?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Zell Ver Post
        Sim, mas dado que até são essas marcas que fabricam as baterias para os constructores, porque é que as de fábrica têm valores de amperagem tão inferiores? Há alguma razão especial? Será para evitar que a cablagem derreta?
        Contenção de custos...uma bateria com 500 de arranque é mais cara.

        Comentário


          #5
          Nunca reparei em tal

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Contenção de custos...uma bateria com 500 de arranque é mais cara.
            Já tinha pensado nisso. Então, mas se, por exemplo, 250A chegam para meter um carro a trabalhar, para que precisamos de 500? Seria mais barato para nós se as fizessem com as especificações exactas das originais.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Zell Ver Post
              Já tinha pensado nisso. Então, mas se, por exemplo, 250A chegam para meter um carro a trabalhar, para que precisamos de 500? Seria mais barato para nós se as fizessem com as especificações exactas das originais.
              Imagina que tens um carro com as velas nas lonas...vais querer uma bateria que se aguente à bronca

              Tenho uma bateria num carro meu que se ele não pega à terceira, adeus bateria. Um amigo meu tem uma Varta, o carro dele está com problemas no motor, demora muito tempo a pegar (provavelmente fuga de gasóleo). O homem teve meia hora a tentar por o carro a trabalhar. Tive inveja dele. A bateria não mostrou sequer sinais de cansaço...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                Boas

                Alguém me explica porque é que as baterias originais têm por exemplo 55Ah / 255A e as de marca própria (Bosch, Varta, etc) para valores idênticos de Ah têm valores de A muito maiores? Por exemplo, uma Varta de 44Ah tem 440A, a de 60Ah tem 540A.

                Qual as consequências de ter esta discrepância de valores? Não é prejudicial para o alternador esta amperagem muito mais alta?
                É preciso perceber que nenhum veículo equipado originalmente com uma bateria de 55Ah tem 255A de arranque.... (EN)
                Acabaste de cometer um erro muito comum, comprar o arranque na norma DIN com a capacidade de arranque na norma EN.

                PS: o valor que colocar da Varta e Bosch são na norma EN.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                  É preciso perceber que nenhum veículo equipado originalmente com uma bateria de 55Ah tem 255A de arranque.... (EN)
                  Acabaste de cometer um erro muito comum, comprar o arranque na norma DIN com a capacidade de arranque na norma EN.

                  PS: o valor que colocar da Varta e Bosch são na norma EN.
                  Não sabia que havia duas normas. E pelos vistos, não sou o único.
                  Já estive à procura de uma tabela mas não encontro. Sendo assim, sabes qual é a relação entre o valor DIN e o EN?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                    Não sabia que havia duas normas. E pelos vistos, não sou o único.
                    Já estive à procura de uma tabela mas não encontro. Sendo assim, sabes qual é a relação entre o valor DIN e o EN?
                    Se bem me recordo não há uma relação directa por tabela pois, a norma DIN requer um teste diferente da EN.

                    PS: há mais do que duas normas, estas são apenas as mais utilizadas no mercado Europeu.

                    Comentário


                      #11
                      Pois, já reparei. Mas então quer dizer que não é possível fazer uma conversão do valor DIN para o EN?

                      Comentário


                        #12
                        A confusão que vai neste topico.
                        O primeiro numero é referente à capacidade da bateria, se por exemplo diz 55Ah quer dizer que a bateria tem uma capacidade de fornecer 55A durante uma hora e fica vazia.
                        O segundo numero é o CCA que é o maximo de corrente l que a bateria consegue fornecer a -18 graus centigrados durante 30 segundos mantendo no minimo 7,2V mas em casos muito especificos pode ser o CA que é basicamente o mesmo mas medido a 0 graus.
                        O CA só costuma ser anunciado nas baterias que se usam nos estados unidos e mesmo ai não vem anunciado em todas ou então em baterias para uso em barcos.

                        No caso de trocares de bateria o CCA pode ser maior que não à problema mas não abuses...

                        Não existe nenhum tipo de relação entre os dois valores (Ah e CCA) pois dependendo do tipo de bateria podes ter alta capacidade e pouco arranque que são as chamadas baterias de ciclo longo ou pouca capacidade e alto poder de arranque que são as chamadas baterias de arranque.
                        Ou podes ter baixa capacidade e baixo poder de arranque que são as baterias dos chineses....
                        Editado pela última vez por streetpreacher; 04 June 2010, 02:38.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por streetpreacher Ver Post
                          A confusão que vai neste topico.
                          O primeiro numero é referente à capacidade da bateria, se por exemplo diz 55Ah quer dizer que a bateria tem uma capacidade de fornecer 55A durante uma hora e fica vazia.
                          O segundo numero é o CCA que é o maximo de corrente l que a bateria consegue fornecer a -18 graus centigrados durante 30 segundos mantendo no minimo 7,2V mas em casos muito especificos pode ser o CA que é basicamente o mesmo mas medido a 0 graus.
                          O CA só costuma ser anunciado nas baterias que se usam nos estados unidos e mesmo ai não vem anunciado em todas ou então em baterias para uso em barcos.

                          No caso de trocares de bateria o CCA pode ser maior que não à problema mas não abuses...

                          Não existe nenhum tipo de relação entre os dois valores (Ah e CCA) pois dependendo do tipo de bateria podes ter alta capacidade e pouco arranque que são as chamadas baterias de ciclo longo ou pouca capacidade e alto poder de arranque que são as chamadas baterias de arranque.
                          Ou podes ter baixa capacidade e baixo poder de arranque que são as baterias dos chineses....
                          O que está em questão não é a relação da intensidade com o CCA. É que entre as originais e as outras, para uma intensidade idêntica, há CCA's muito diferentes. E pelos vistos, é devido à norma. Agora, eu queria era saber uma forma de calcular o equivalente na norma EN para um valor na norma DIN (ou vice-versa).

                          Comentário


                            #14
                            Esquece as normas, se existe alguma diferença ela é devido ao tipo de construção da bateria, se não me engano o standard da industria é baseado numa norma SAE e todos os fabricantes seguem (ou deviam seguir) a mesma "bitola".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por streetpreacher Ver Post
                              Esquece as normas, se existe alguma diferença ela é devido ao tipo de construção da bateria, se não me engano o standard da industria é baseado numa norma SAE e todos os fabricantes seguem (ou deviam seguir) a mesma "bitola".
                              O standard da industria depende do país!
                              A norma SAE é utilizado no mercado Americano.... No nosso mercado são utilizadas as normas EN e DIN!


                              O segundo numero é o CCA que é o maximo de corrente l que a bateria consegue fornecer a -18 graus centigrados durante 30 segundos mantendo no minimo 7,2V mas em casos muito especificos pode ser o CA que é basicamente o mesmo mas medido a 0 graus.
                              Este exemplo que colocaste é o arranque a frio medido pela norma SAE. Por exemplo, no caso da norma BS o teste é efectuado durante 60 segundos.
                              No caso das Varta e de quase todos os fabricantes Europeus, a norma mais utilizada é a EN.
                              VARTA. The power behind. And beyond.

                              Por exemplo, qualquer tester que se preze terá que testar nas diversas normas SAE, DIN, EN, JIS, etc..:
                              http://www.midtronics.com/media/PDF/...%20A4%20PT.pdf


                              Aqui ficam algumas normas:
                              EN Cranking Performance Test:
                              The EN cranking performance current is defined as the current a battery at a temperature of -18°C can deliver for 10 seconds while maintaining a voltage of greater than or equal to 7.5V. Additionally after a rest of 10 seconds the same battery msut be able to maintain a voltage of greater than or equal 6.0V for 90 seconds at a current 60% of the EN cranking performance current.

                              DIN Cold Start Test:
                              The DIN cold start current is defined as the current a battery at -18°C can deliver for 150 seconds while maintaining a voltage greater than or equal to 6.0V. Additionally the voltage on this test, measured after 30 seconds shall be greater than or equal to 9.0V.

                              SAE Cold Cranking Test:
                              The SAE cold cranking current is defined as the current a battery at a temperature of -18°C can deliver for 30 seconds while maintaining a voltage of greater than or equal to 7.20V.

                              The SAE and EN cranking currents are usually the same.
                              http://www.battery.co.za/LocalAutoSp...efinitions.htm
                              Editado pela última vez por 3com; 05 June 2010, 22:51.

                              Comentário


                                #16
                                Tudo muito bonito e demonstra alguma investigação (o google é nosso amigo)... mas o que se passa é o seguinte, a norma DIN é pouco utilizada e a EN mais não é que uma transposição com alguma cosmética da SAE visto que regra geral se obtem o mesmo valor nas duas normas a não ser em casos de uma enorme falta de qualidade da bateria no caso das acidas ou em alguns tipos especificos de baterias como as AGM ou AGM espirais.
                                Como eu dizia "o standard da industria é baseado numa norma SAE", directamente ou de uma forma camuflada pois a SAE na sua primeira versão já é bastante antiga.
                                Já agora essa maquina de teste que mostras pode ser muito boa a avaliar o estado de uma bateria mas duvido que faça qualquer medição de forma directa (no caso de capacidade e arranque), isso não deve passar de um multimetro que com base em alguns testes basicos e aplicando algum algorritmo tenta "adivinhar" alguns valores (arranque e capacidade), principalmente do arranque, pois duvido que aqueles cabos fininhos em conjunto com as garras de crocodilo tb muito pequeninas aguentem com 900A durante mais que um ou dois segundos antes de derreterem...
                                Não confundas um testador de oficina em que o importante e verificar o estado da bateria com os testes que são realizados para avaliar as caracteristicas de uma bateria.

                                Como sabes quando se vai a uma oficina quantos mais numeros o cliente vê a serem impressos no resultado de um teste mais credibilidade esse teste tem
                                Editado pela última vez por streetpreacher; 06 June 2010, 11:08.

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