Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda...Catalisador

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda...Catalisador

    Ora viva pessoal, sou novo aqui no forum, e gostaria que me de esclarecer umas duvidas.
    Tenho uma Seat Ibiza 2.0GTI 16V 150cv de 1998.
    Estive a pesquisar e encontrei alguem a dizer "apartir de 12/00 os carros a gasolina sao obrigados a ter catalisador" é verdade?
    No meu carro posso retirar o catalisador e passo sem problemas no IPO?

    Comprimentos
    Eduardo Pereira

    #2
    Originalmente Colocado por Eduardo111 Ver Post
    Ora viva pessoal, sou novo aqui no forum, e gostaria que me de esclarecer umas duvidas.
    Tenho uma Seat Ibiza 2.0GTI 16V 150cv de 1998.
    Estive a pesquisar e encontrei alguem a dizer "apartir de 12/00 os carros a gasolina sao obrigados a ter catalisador" é verdade?
    No meu carro posso retirar o catalisador e passo sem problemas no IPO?

    Comprimentos
    Eduardo Pereira
    Para que raio queres tirar o catalizador? para dar mais power? esquece porque o motor está afinado para ter catalizador.

    Comentário


      #3
      Dizem que perdes ponta sem catalizador....depois na VDG levas coça dos petroleiros...

      Comentário


        #4
        além de que os catalisadores foram criados com um propósito..

        Para alguns, (me included), as razões são obvias e fazem sentido, pelo que retirar o catalisador para ter mais potência, num carro já em si com 150cv....

        Comentário


          #5
          Boas.

          No meu carro, um Ibiza 1.9 SDI de 2001, retirei o catalizador, isto porque ele estava partido por dentro, a parte cerâmica andava a "chocalhar".

          O que o mecânico fez foi retirar apenas o miolo, e eu não queria pagar para meter um novo...

          O carro continua a passar nas inspecções do IPO e, curiosamente, o carro não fumo praticamente nenhum.

          Em termos de andamento não notei alteração nenhuma.


          Fiquem bem.

          Comentário


            #6
            um novo é o quê, 100 euros? se fosse eu era provável que mandasse pôr um... digo eu..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Eduardo111 Ver Post
              Ora viva pessoal, sou novo aqui no forum, e gostaria que me de esclarecer umas duvidas.
              Tenho uma Seat Ibiza 2.0GTI 16V 150cv de 1998.
              Estive a pesquisar e encontrei alguem a dizer "apartir de 12/00 os carros a gasolina sao obrigados a ter catalisador" é verdade?
              No meu carro posso retirar o catalisador e passo sem problemas no IPO?

              Comprimentos
              Eduardo Pereira
              É claro que não.

              O carro foi homologado com catalizador. Logo, tem que o ter.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                um novo é o quê, 100 euros? se fosse eu era provável que mandasse pôr um... digo eu..
                Tens razão, se calhar deveria ter trocado por um novo...

                Mas quando me deram a escolha de gastar cento e tal euros ou resolver o problema em 15 minutos sem custos... Não resisti. Além do mais não houve nenhuma alteração no ruído, fumo e comportamento do carro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                  É claro que não.

                  O carro foi homologado com catalizador. Logo, tem que o ter.

                  No meu caso, na inspecção do IPO, o carro continua a passar sem problema na questão dos gases. Claro que a "carcaça" do catalizador continua lá, se o tivesse retirado não sei iriam reparar nisso.

                  Nos carros a gasolina poderá ser diferente e existir uma alteração significativa nos gases de escape.

                  Também não me arriscava a tirar.


                  Fiquem bem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
                    Tens razão, se calhar deveria ter trocado por um novo...

                    Mas quando me deram a escolha de gastar cento e tal euros ou resolver o problema em 15 minutos sem custos... Não resisti. Além do mais não houve nenhuma alteração no ruído, fumo e comportamento do carro.
                    É o que tu dizes...

                    Agora por onde quer que passes, os outros têm de aturar e respirar um ar menos próprio, dado que o catalisador do teu carro não está lá para elementos nocivos ao meio ambiente.

                    E é caso para dizer, muito obrigado, senhor irresponsável !

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      É o que tu dizes...

                      Agora por onde quer que passes, os outros têm de aturar e respirar um ar menos próprio, dado que o catalisador do teu carro não está lá para elementos nocivos ao meio ambiente.

                      E é caso para dizer, muito obrigado, senhor irresponsável !

                      Ok, calma, o meu caso não é exemplo para ninguém, mas nessa linha de pensamento os milhões de automóveis (ligeiros e pesados) que circulam no nosso país sem catalisador são irresponsáveis.

                      Além do mais isto foi recente, e quando tiver tempo coloco o carro na oficina para montar um novo.


                      Já agora quais são os gases medidos nas inspecções do IPO?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
                        Ok, calma, o meu caso não é exemplo para ninguém, mas nessa linha de pensamento os milhões de automóveis (ligeiros e pesados) que circulam no nosso país sem catalisador são irresponsáveis.

                        Além do mais isto foi recente, e quando tiver tempo coloco o carro na oficina para montar um novo.


                        Já agora quais são os gases medidos nas inspecções do IPO?
                        Sei que o CO é um deles. Não sei se há mais emissões a ser controladas (concretamente, nos Diesel).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                          Sei que o CO é um deles. Não sei se há mais emissões a ser controladas (concretamente, nos Diesel).

                          E existe alguma relação directa entre a quantidade de fumo que sai pelo escape e a quantidade de CO?

                          Se assim for como é possível que certos automóveis sejam aprovados?


                          Fiquem bem.

                          Comentário


                            #14
                            Acho que os carros a gasolina são obrigados a ter catalizador a partir de 1993 e não de 12/2000.
                            Nessas condições, carros a gasolina a passar na IPO só pela porta do cavalo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
                              E existe alguma relação directa entre a quantidade de fumo que sai pelo escape e a quantidade de CO?

                              Se assim for como é possível que certos automóveis sejam aprovados?


                              Fiquem bem.
                              Não necessariamente.

                              O CO é invisível (não faz fumo). No entanto, indica uma combustão incompleta. O fumo preto, são partículas de Carbono. Ora, se um carro estiver bem afinado (excluo os Diesel, que são fumarentos por natureza...) não deverá produzir fumo, mas produzir apenas uma quantidade mínima de CO. De qualquer forma, um dos papeis principais dos catalizadores, é converter esse CO em CO2.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                Acho que os carros a gasolina são obrigados a ter catalizador a partir de 1993 e não de 12/2000.
                                Nessas condições, carros a gasolina a passar na IPO só pela porta do cavalo.
                                A nível dos construtores, na Europa, creio que até foi mais cedo. Nos E.U.A., essa obrigatoriedade já vem dos anos 80.

                                Comentário


                                  #17
                                  A partir de 1993, os carros são obrigados a ter catalisador. O seu objectivo é transformar os gases tóxicos produzidos pelo motor em gases inofensivos para o ambiente. Ao retirá-lo, o carro não fará mais fumo e, a olho nu, não damos pelas diferenças.

                                  O problema é que elas existem e, se todos retirarmos o catalisador dos nossos carros, contribuiremos para a degradação da vida de todos os seres vivos que habitam este planeta.

                                  Acho que é uma questão de consciência e respeito pelo próximo.

                                  Claro que o catalisador custa dinheiro e "prejudica" a performance do carro. No entanto, se ficarmos doentes, de que é que esses 300 euros que poupámos nos servirão?

                                  Será que é mais importante ganhar um décimo numa recuperação ou tentar contribuir por um ambiente melhor?

                                  Retirando o miolo e passando a linha de escape por dentro da carcaça, os carros passam na IPO. Portanto, é tudo uma questão de consciência e respeito, ou falta de ambos.

                                  Eu já troquei o catalisador a um R19 com 12 anos, por isso a minha opinião é clara.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho sempre estranho num carro a gasolina a que retiram o catalisador, o que lê a sonda lambda?

                                    Os mecânicos que retiram o miolo dos catalisadores o que lhe fazem, não deverão estar cheios de metais pesados?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                      Acho sempre estranho num carro a gasolina a que retiram o catalisador, o que lê a sonda lambda?

                                      Os mecânicos que retiram o miolo dos catalisadores o que lhe fazem, não deverão estar cheios de metais pesados?
                                      A sonda lambda, lê o que sempre leu (o nível de O2 no escape). A sonda é útil para a gestão electrónica, independentemente da existência ou não de catalizador.

                                      Quanto aos "metais pesados", o único que deverá ter, é o Paládio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                        A partir de 1993, os carros são obrigados a ter catalisador. O seu objectivo é transformar os gases tóxicos produzidos pelo motor em gases inofensivos para o ambiente. Ao retirá-lo, o carro não fará mais fumo e, a olho nu, não damos pelas diferenças.

                                        O problema é que elas existem e, se todos retirarmos o catalisador dos nossos carros, contribuiremos para a degradação da vida de todos os seres vivos que habitam este planeta.

                                        Acho que é uma questão de consciência e respeito pelo próximo.

                                        Claro que o catalisador custa dinheiro e "prejudica" a performance do carro. No entanto, se ficarmos doentes, de que é que esses 300 euros que poupámos nos servirão?

                                        Será que é mais importante ganhar um décimo numa recuperação ou tentar contribuir por um ambiente melhor?

                                        Retirando o miolo e passando a linha de escape por dentro da carcaça, os carros passam na IPO. Portanto, é tudo uma questão de consciência e respeito, ou falta de ambos.

                                        Eu já troquei o catalisador a um R19 com 12 anos, por isso a minha opinião é clara.

                                        Nesse caso vou já encomendar um catalisador para o meu carro, não quero ter esse peso na consciência!


                                        Mas acho que o problema passa muito pelos próprios mecânicos. No meu caso ele disse-me: "o catalisador custa 1xx €, mas não te preocupes eu resolvo-te o problema num instante"

                                        Outro caso com o meu pai: no carro dele avariou o turbo com 50.000km, que foi mudado ao abrigo da garantia, mas por algum motivo o catalisador ficou entupido e maneira de eles resolverem foi exactamente essa... partir o miolo do catalisador...
                                        Eu estava presente e vi, mas com os meus 18 anos na altura não percebi o que estavam a fazer, o carro estava na garantia e pouparam uns euros à custa de um carro mais poluente na estrada.

                                        É esta a mentalidade, mesmo em oficinas da própria marca.


                                        Fiquem bem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Devemos seguir os bons exemplos, não os maus.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Atenção é com os catalizadores universais! Existe carros que não se dão bem com eles!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                                              Atenção é com os catalizadores universais! Existe carros que não se dão bem com eles!
                                              Tudo depende da qualidade dos catalisadores que são instalados e da forma como é feito a adaptação

                                              Comentário


                                                #24
                                                um carro a gasolina sem catalisador não tem hipótese de passar, a não ser com alguma cunha, agora diesel passa sem problema

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                                                  um novo é o quê, 100 euros? se fosse eu era provável que mandasse pôr um... digo eu..
                                                  100€???

                                                  muito mais....500€.

                                                  Na marca aponta para 1000€ (VW)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Um catalisador universal fica por menos de 200€ e fica tão bom quanto o original.
                                                    Podes sempre ir comprar à marca, mas pagas o que eles pedem...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                      Um catalisador universal fica por menos de 200€ e fica tão bom quanto o original.
                                                      Podes sempre ir comprar à marca, mas pagas o que eles pedem...
                                                      menos de 200 euros? Com iva?

                                                      Isso é como tudo...também há raquetes de ténis de 20 e de 2000 euros...
                                                      ...duvido das capacidades de filtragem desses catalizadores.

                                                      Não porque alguma vez tenha lido análises comparativas....mas porque já ouvi muitas vezes falar no valor 500€ para mudar cat

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                        Um catalisador universal fica por menos de 200€ e fica tão bom quanto o original.
                                                        Podes sempre ir comprar à marca, mas pagas o que eles pedem...
                                                        Um universal nos meus carros não serviria para nada, por exemplo.

                                                        Eles só aceitam de 3 vias e os preços rondam os 300 €...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                          ...duvido das capacidades de filtragem desses catalizadores.
                                                          Fazes bem em duvidar, porque um catalizador, bem, cataliza.

                                                          Não filtra nada (nem é suposto).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                            Acho que os carros a gasolina são obrigados a ter catalizador a partir de 1993 e não de 12/2000.
                                                            (...)
                                                            Exacto.
                                                            Com um pequeno detalhe: fabricados desde 1/1/1993.
                                                            Eu tive um carro matriculado (e vendido) em 1993 mas, como tinha sido
                                                            fabricado e importado em 1992, não tinha catalizador.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X