Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aumentar potência do meu Suzuki Swift 1.3 DDiS?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aumentar potência do meu Suzuki Swift 1.3 DDiS?

    Boas pessoal, como é o meu primeiro post neste forum, em primeiro lugar gostaria de dar um bem haja a todos os users

    Ora bem, como podem ver pelo título, este thread vai ser sobre o meu carro: Comprei-o novo em 2006 e em geral estou bastante satisfeito com o carro.

    Mas em antes de mais, quero desde já avisar que não percebo praticamente nada de carros (a nível de mecanica, que peças fazem o quê etc.)

    Vamos lá portanto ao que interessa. O meu carro tem 70cv, e o motor penso ser o bastante conhecido motor FIAT multijet. O que eu gostaria de saber é o seguinte:

    1- Este motor é reprogramável? Dá para lhe aumentar a cavalagem?

    2- Como tem 70cv, eu estava a pensar numa coisa sóbria e moderada: po-lo com 90cv.

    3- Que efeitos teria isso na duração do motor?

    4- O que aconteceria aos consumos?

    5- Teria de fazer mais alguma alteração no carro (suspensoes, pneus, etc) ou na sua documentação?

    6- Sou de Guimaraes, e portanto gostaria que me recomendassem sitios conceituados onde sabem o que fazem.

    7 - Espero nao ter sido muito chato.

    Cumprimentos!

    #2
    Vai à vilauto em Vila real que põem-te o carro com 92 cv sem problemas

    Comentário


      #3
      Na Suzuki/Saab aqui na zona Industrial no Porto (Cimpomotor ou Cimpomovel) eles até põe um chip no 1.3 que dá mais 30cv, no caso da Saab passa dos 150 para os 180 e no biturbo dos 180 para os 200 (nos diesel).

      Não duvido que consigam reprogramar o carro e não precisas de alterar livrete ou pneus, como eu conheço o carro sei que um rebaixamento para o tornar mais seguro seria uma boa aposta mas não é necessário

      Quanto aos consumos, uma repro bem feita e nessa ordem de potencia, tem o dever de reduzir os consumos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Xalupa Ver Post
        Vai à vilauto em Vila real que põem-te o carro com 92 cv sem problemas
        Meter os cavalos não é problema.

        Problema é o mal que faz ao motor.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
          Meter os cavalos não é problema.

          Problema é o mal que faz ao motor.

          É preciso desmistificar algumas coisas.

          Uma repro ligeira só tem vantagens na medida em que o carro fica mais disponível em baixas e a menos que andem sempre de pata a fundo pouco ou nada sofre. Depois, com a repro, o último a sofrer é o motor.. Quem passa mal com isso são embraiagens (que pode ser alterada para uma em kevlar por exemplo) e transmissões..

          Mas como digo, uma coisa ligeira não faz mal nenhum e desde que não se use o binário extra a toda a hora o problema é igual a zero.

          Comentário


            #6
            Antes de mais, bem vindo! :>

            Podes fazer, mas não vai haver grandes milagres com esse motor... foi feito para ser poupadinho e andar apenas o suficiente.

            Originalmente Colocado por PanicProne Ver Post

            2- Como tem 70cv, eu estava a pensar numa coisa sóbria e moderada: po-lo com 90cv.

            Cumprimentos!
            isso são 29%, não me parece muito sóbrio e moderado mas não conheço muuuito bem o motor, apesar de ter tirado a carta com esse carro

            Talvez uma reprogramação que o melhore as respostas sem aumentar muito a potência seja o melhor...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
              É preciso desmistificar algumas coisas.

              Uma repro ligeira só tem vantagens na medida em que o carro fica mais disponível em baixas e a menos que andem sempre de pata a fundo pouco ou nada sofre. Depois, com a repro, o último a sofrer é o motor.. Quem passa mal com isso são embraiagens (que pode ser alterada para uma em kevlar por exemplo) e transmissões..

              Mas como digo, uma coisa ligeira não faz mal nenhum e desde que não se use o binário extra a toda a hora o problema é igual a zero.
              Qualquer intervenção que retire mais potencia e binário diminui a fiabilidade porque se está a puxar mais pelos componentes. Se é muito ou pouco depende de quanto é puxado.

              Em relação a meter 90cv, o motor de 90cv de origem, por alto, tem diferente a injecção, o turbo passa a ser de geometria variável, os coletores são diferentes e a taxa de compressão e camera de combustão mudam.

              Tudo isto para se ganharem 15cv e 10Nm. Não foi chegar e ligar um computador.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                É preciso desmistificar algumas coisas.

                Uma repro ligeira só tem vantagens na medida em que o carro fica mais disponível em baixas e a menos que andem sempre de pata a fundo pouco ou nada sofre. Depois, com a repro, o último a sofrer é o motor.. Quem passa mal com isso são embraiagens (que pode ser alterada para uma em kevlar por exemplo) e transmissões..

                Mas como digo, uma coisa ligeira não faz mal nenhum e desde que não se use o binário extra a toda a hora o problema é igual a zero.
                então desmistifica lá por exemplo a questão da embraiagem ter de estar sempre a mamar com binários superiores para aquilo que foi construída?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                  então desmistifica lá por exemplo a questão da embraiagem ter de estar sempre a mamar com binários superiores para aquilo que foi construída?
                  então, mas foi o que ele disse....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                    então, mas foi o que ele disse....
                    lol esquece nao li

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado por todas as respostas até agora

                      Mas então acham que 90cv é muito para o meu carro?

                      O Opel Astra 1.3 penso que tem o mesmo motor que o meu carro, mas vem com 90cv de origem.

                      Eu não percebo muito disto, mas sendo assim já que o Astra vem com essa cavalagem, se eu puser o meu carro com essa potencia ele aguenta, certo?

                      Ou há mais factores que importam? Aumentar a potência implica aumentar o binário, e a embraiagem sofre assim tanto?

                      Falando honestamente, 90cv para o meu carro não me parece exagerado... embora seja um aumento de 29% como disseram numa das respostas acima. Mas não me importava de o ter com 80cv e mudanças mais rápidas, é possivel isso?

                      O que acham de tudo isto?
                      Editado pela última vez por PanicProne; 01 July 2010, 19:12.

                      Comentário


                        #12
                        Acho que tens de pesquisar.

                        Não existem fóruns do Swift? É que estás num fórum "generalista" e informação concreta parece não haver. É só o pode acontecer e tal...

                        Vê se encontras algum fórum em PT e pergunta lá pelas repros, bem como os prós e os contras de quem tenha efectivamente feito!!

                        Já agora... o meu carro está reprogramado à 122kk e até agora não tive qualquer problema, nem mudei nenhuma embraiagem. Tem 140kk. Ando normalmente com o carro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                          Acho que tens de pesquisar.

                          Não existem fóruns do Swift? É que estás num fórum "generalista" e informação concreta parece não haver. É só o pode acontecer e tal...

                          Vê se encontras algum fórum em PT e pergunta lá pelas repros, bem como os prós e os contras de quem tenha efectivamente feito!!

                          Já agora... o meu carro está reprogramado à 122kk e até agora não tive qualquer problema, nem mudei nenhuma embraiagem. Tem 140kk. Ando normalmente com o carro.
                          Lá está! Andas normalmente.. Mas o que acontece mais é quando se faz repro andam sempre de pata a fundo, e isso sim estraga.

                          Se andarem com normalidade, o motor melhora em baixas, usam menos a caixa e nada se estraga de forma significativa.

                          Comentário


                            #14
                            Não aumentes a potência disso pá. Não ganhas quase nada e perdes 300euros.

                            Deixa os 70cv's em paz que assim podes puxar por ele a vontade. Se meteres 90cv's vais ficar com o pé atras, com medo...esquece isso.

                            300 euros em gasoleo é muita coisa, em roupa tambem, em comida tambem, em pneus tambem, etc etc etc

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                              Lá está! Andas normalmente.. Mas o que acontece mais é quando se faz repro andam sempre de pata a fundo, e isso sim estraga.

                              Se andarem com normalidade, o motor melhora em baixas, usam menos a caixa e nada se estraga de forma significativa.
                              Grande verdade.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                Não aumentes a potência disso pá. Não ganhas quase nada e perdes 300euros.

                                Deixa os 70cv's em paz que assim podes puxar por ele a vontade. Se meteres 90cv's vais ficar com o pé atras, com medo...esquece isso.

                                300 euros em gasoleo é muita coisa, em roupa tambem, em comida tambem, em pneus tambem, etc etc etc
                                estás a falar sem saber

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PanicProne Ver Post
                                  Obrigado por todas as respostas até agora

                                  Mas então acham que 90cv é muito para o meu carro?

                                  O Opel Astra 1.3 penso que tem o mesmo motor que o meu carro, mas vem com 90cv de origem.

                                  Eu não percebo muito disto, mas sendo assim já que o Astra vem com essa cavalagem, se eu puser o meu carro com essa potencia ele aguenta, certo?

                                  Ou há mais factores que importam? Aumentar a potência implica aumentar o binário, e a embraiagem sofre assim tanto?

                                  Falando honestamente, 90cv para o meu carro não me parece exagerado... embora seja um aumento de 29% como disseram numa das respostas acima. Mas não me importava de o ter com 80cv e mudanças mais rápidas, é possivel isso?

                                  O que acham de tudo isto?
                                  O Astra de 90cv, penso que já tem turbo de geometria variavel... o teu sendo de 70cv, penso que não...
                                  Quanto aos 20cv extra, se os 300€ n te fizerem falta nenhuma, e se dás realmente valor a uma condução mais confortavel, n vejo porque nao. Desde que respeites os cuidados a ter quando se tem uma repro... nc puxar com ele frio, deixar a trablhar uns minutos se andares a arregaçar, nc andar muitos kms a fundo... eu tb quero ver se faço uma no meu HDi... e n, n é para andar a acelerar.

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
                                    O Astra de 90cv, penso que já tem turbo de geometria variavel... o teu sendo de 70cv, penso que não...
                                    Quanto aos 20cv extra, se os 300€ n te fizerem falta nenhuma, e se dás realmente valor a uma condução mais confortavel, n vejo porque nao. Desde que respeites os cuidados a ter quando se tem uma repro... nc puxar com ele frio, deixar a trablhar uns minutos se andares a arregaçar, nc andar muitos kms a fundo... eu tb quero ver se faço uma no meu HDi... e n, n é para andar a acelerar.

                                    Cumps

                                    porque no te callas? Depois do diabo lá metido, não consegues. Eu já tentei um mês de reabilitação e não dá, tenho sempre recaidas e volto a acelerar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                      porque no te callas? Depois do diabo lá metido, não consegues. Eu já tentei um mês de reabilitação e não dá, tenho sempre recaidas e volto a acelerar.
                                      é uma questão de habito, quando reprogramei o meu 1.4TDI também era difícil não andar a fundo porque o carro mudou como da noite para o dia, mas com o passar do tempo fui "acalmando" e agora raramente uso a potencia extra da repro, só mesmo de vez em quando para fazer gosto ao pé ou uma ultrapassagem mais apertada

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                        porque no te callas? Depois do diabo lá metido, não consegues. Eu já tentei um mês de reabilitação e não dá, tenho sempre recaidas e volto a acelerar.

                                        Parece-me que é tudo uma questão de mentalidade... é como disseram, nos primeiros dias, dúvido que se ande nas calmas(como é costume), porque o carro fica bastante diferente, e dá outro gozo. Depois a pica passa, e volta tudo ao normal... mas o conforto extra de utilização continua lá... e dá jeito para uma ultrapassagem, ou para uma subida mais acentuada... o meu com 4 adultos e AC ligado, já se nota uma quebra de andamento....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Curiosamente apanhei um Swift mexido à dias. Deu para ver por causa do fumo que produzia quando acelerava e porque o condutor se manifestou logo quando me aproximei dele (nada de mais, ia ligeiramente mais devagar que eu e acelerou logo...).

                                          Passámos uma rotunda e depois uma curva para aceder a uma nacional. Depois dessa mesma curva acelerámos os 2 e estava a aproximar-me dele (só depois de "galgar" as 3500, antes disso tudo igual). Não ultrapassei porque era apenas uma faixa, mas dava para deixá-lo para trás. Fazia mais fumo do que aquilo que andava.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                            é uma questão de habito, quando reprogramei o meu 1.4TDI também era difícil não andar a fundo porque o carro mudou como da noite para o dia, mas com o passar do tempo fui "acalmando" e agora raramente uso a potencia extra da repro, só mesmo de vez em quando para fazer gosto ao pé ou uma ultrapassagem mais apertada
                                            Reprogramas-te um 1.4 TDi? Como ficou? Cnts cavalos antes e depois?
                                            Tambem tenho um, mas tenho medo do "churrasco"

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pinto911 Ver Post
                                              Reprogramas-te um 1.4 TDi? Como ficou? Cnts cavalos antes e depois?
                                              Tambem tenho um, mas tenho medo do "churrasco"
                                              ao certo não sei porque também não é coisa que me interesse muito em saber, mas segundo o reprogramador ficou com cerca 100cv e 230Nm, de origem tem 70cv e 155Nm salvo erro. Ficou mesmo completamente diferente e ainda por cima com uma caixa estupidamente curta, melhor ainda
                                              Editado pela última vez por Crysis; 02 July 2010, 18:27.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Depois de tanta resposta diferente, fiquei indeciso.

                                                O que me aconselham a fazer? Será que 90cv é demais para este motor?

                                                -Falaram do desgaste da embraiagem (gostava de saber mais sobre isto).

                                                -Falaram também do mal que faz ao motor.

                                                -O motor Multijet lida bem com reprogramações? (exemplos que conheçam de outros carros, etc).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PanicProne Ver Post
                                                  Depois de tanta resposta diferente, fiquei indeciso.

                                                  O que me aconselham a fazer? Será que 90cv é demais para este motor?

                                                  -Falaram do desgaste da embraiagem (gostava de saber mais sobre isto).

                                                  -Falaram também do mal que faz ao motor.

                                                  -O motor Multijet lida bem com reprogramações? (exemplos que conheçam de outros carros, etc).
                                                  o melhor é fazeres essas pergundas num forum fiat, porque vais ter respostas de quem sabe do que está a falar e que conhece o motor em questão. O forum "Club Fiat" é bastante porreiro nesse aspecto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O problema é q depois da repro vai dar muito mais gosto acelerar nas subidas, ou quando vamos carregados, pois sabemos q ele responde, tornamo-nos preguiçosos e em vez de metermos uma mudança mais baixa carregamos no acelerador e quando dermos conta lá se foi a embraiagem, a cx. de velocidades, a transmissao etc porque esses componentes nao foram feitos p o incremento de binario a q irao ser sujeitos.

                                                    Os "cavalos" a mais nao fazem mal, mas sim o binario...

                                                    Depois ha quem diga:
                                                    "se andares sempre c cuidado e nao puxares muito por ele..."

                                                    Nada mais falso porque o Binario maximo fica entre as 2000 a 2500/3000 Rotaçoes, logo se andar sempre devagar nessa faixa de RPM's está sempre a castigar a embraiagem/Cx. velocidades/transmissao.
                                                    E quem anda em cidade devagar sabe q é assim.
                                                    Cumptos

                                                    P.S. Falo assim porque já é a 3ª Repro q fiz

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                                      O problema é q depois da repro vai dar muito mais gosto acelerar nas subidas, ou quando vamos carregados, pois sabemos q ele responde, tornamo-nos preguiçosos e em vez de metermos uma mudança mais baixa carregamos no acelerador e quando dermos conta lá se foi a embraiagem, a cx. de velocidades, a transmissao etc porque esses componentes nao foram feitos p o incremento de binario a q irao ser sujeitos.

                                                      Os "cavalos" a mais nao fazem mal, mas sim o binario...

                                                      Depois ha quem diga:
                                                      "se andares sempre c cuidado e nao puxares muito por ele..."

                                                      Nada mais falso porque o Binario maximo fica entre as 2000 a 2500/3000 Rotaçoes, logo se andar sempre devagar nessa faixa de RPM's está sempre a castigar a embraiagem/Cx. velocidades/transmissao.
                                                      E quem anda em cidade devagar sabe q é assim.
                                                      Cumptos

                                                      P.S. Falo assim porque já é a 3ª Repro q fiz
                                                      e falas mal

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                        e falas mal
                                                        Entao mostra lá a tua sapiencia!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                                          Entao mostra lá a tua sapiencia!
                                                          uma boa repro feita por um bom reprogramador altera injecções e pressões mais ou menos a partir de 70% do pedal do acelerador, ou seja, desde os 0% aos "69"% (lol) os parâmetros de injecções e pressões ficam de origem. Os componentes só vao ser sujeitos a maior esforço se o condutor ultrapassar o 70% do acelerador. E duvido que alguém que anda normalmente ande constantemente a passar dos 70% do curso do pedal. E o principal factor que influencia o desgaste da embraiagem é a forma como o binário está distribuído

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                            uma boa repro feita por um bom reprogramador altera injecções e pressões mais ou menos a partir de 70% do pedal do acelerador, ou seja, desde os 0% aos "69"% (lol) os parâmetros de injecções e pressões ficam de origem. Os componentes só vao ser sujeitos a maior esforço se o condutor ultrapassar o 70% do acelerador. E duvido que alguém que anda normalmente ande constantemente a passar dos 70% do curso do pedal. E o principal factor que influencia o desgaste da embraiagem é a forma como o binário está distribuído
                                                            Pois...se isso fosse assim entao toda a gente poderia fazer repros sem estar preocupado com a fiabilidade dos varios componentes.

                                                            Toda a gente-salvo raras exepçoes-é raro carregar no pedal mais de 50%.

                                                            Entao vejamos se o Binario maximo é atingido ás-por ex. 2250 RPM'S -quando circularmos nessa faixa de utilizaçao tanto vale estarmos a carregar no acelerador como nao.

                                                            Alias se formos ás 3500 RPM's entao mais baixo estara o binario pois ele faz uma curva descendente a partir das 2250. Nao será assim?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X