Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 206 acelera sozinho...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 206 acelera sozinho...

    Olá a todos...

    O meu irmão está com um problema algo estranho no seu Peugeot 206 1.1 de 2001. O carro engasga-se quando se lembra, por vezes o relanti fica nas 1000/1100rpm mesmo com o carro já quente... e é quando n se lembra de ficar acelerado e a manter a rotação, umas vezes nas 3000 e outras até nas 4000rpm... Posto isto, calculámos que fosse a valvula de controlo do relanti(IACV), a mesma já foi trocada por outra nova, e os sintomas referidos atrás, mantêm-se... o que se pode estar a passar ali? Alguém faz ideia? O carro no IPO acusou algum CO, será que a sonda lambda pode provocar aqueles sintomas? HELP!! Estes sintomas ocorrem esporadicamente, tanto podem acontecer todos os dias, como fazer uma vez por semana, embora ultimamente, tem vindo a intensificar-se...
    O carro n acende qualquer tipo de luz de diagnóstico do motor quando fica acelerado.

    Cumprimentos, Ricardo

    #2
    Boas!
    À quanto tempo fizeram a IPO? Já tinha na altura estes sintomas ( presumo que não mas perguntar não ofende )? Em andamento ele engasga-se?
    Acho que pode ser da sonda, talvez aliado a algum impedimento na admissão.

    Comentário


      #3
      Sonda ou sensor da cambota.

      Comentário


        #4
        Mas a sonda, tem como função não deixar a mistura ficar rica nem pobre, n entendo, em que pode estar relacionado com a aceleração injustificada, e o facto de a mesma se manter "estavel" por vezes nas 1100, outras nas 2000, ou mesmo nas 3000... dps lá se dão 2 ou 3 toques no acelerador, e as rotações lá baixam quando lhe apetece...
        O carro sempre teve estes sintomas, mas muito mais esporádicos... no IPO acusou CO alto, desconfio, como já disse... da sonda lambda, mas ainda n avançamos nesse sentido, porque me parece, como disse atrás, que não estará relaccionada, uma coisa com a outra( o CO com o aceleramento).
        Já agora, se alguém souber o procedimento correcto que se deve tomar, quando se troca o motor passo-a-passo, agradecia... Desligámos a bateria, trocámos a peça... ligámos a bateria e pusemos o carro a trabalhar, deixámos a trabalhar sozinho, até disparar a ventoinha... fomos dar uma volta pequeno, e os sintomas surgiram na mesma.
        Será mesmo da sonda lambda? É que n queriamos andar a trocar sensores e sondas á maluco, e dps n ser nada daquilo...

        Cumprimentos, e obrigado desde já a todos...

        Comentário


          #5
          Tem um pedal de acelerador da Toyota, só pode...

          Sorry, não resisti. Pela descrição que fazes não estou a ver, já ligaram o carro à maquina para ver se tem algum erro?

          Comentário


            #6
            Na boa... uma risada tb faz bem
            O carro não acusa qualquer erro no quadrante... pelo que n há registo de erros na centralina.
            Bem, quanto ao tópico... e á opinião do Movyk, lembrei-me que o meu irmão falou-me que o carro a quente, por vezes, custa muito a pegar... e umas vez que ele parou num semáforo, e ele começou a acelerar-se sozinho, desligou-o na chave, e dps n queria pegar... mas ao fim de umas quantas tentativas, lá pegou. Parece-me que isto será o sensor de posição da cambota, que acham? Da lambda n me parece... porque quando a lambda berra, os unicos sintomas é o CO alto, e um aumento do consumo, devido a tornar a mistura sempre rica, estou certo?

            Onde votam? No sensor da cambota, ou na sonda lambda?

            Cumprimentos, e obrigado

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
              Na boa... uma risada tb faz bem
              O carro não acusa qualquer erro no quadrante... pelo que n há registo de erros na centralina.
              Bem, quanto ao tópico... e á opinião do Movyk, lembrei-me que o meu irmão falou-me que o carro a quente, por vezes, custa muito a pegar... e umas vez que ele parou num semáforo, e ele começou a acelerar-se sozinho, desligou-o na chave, e dps n queria pegar... mas ao fim de umas quantas tentativas, lá pegou. Parece-me que isto será o sensor de posição da cambota, que acham? Da lambda n me parece... porque quando a lambda berra, os unicos sintomas é o CO alto, e um aumento do consumo, devido a tornar a mistura sempre rica, estou certo?

              Onde votam? No sensor da cambota, ou na sonda lambda?

              Cumprimentos, e obrigado
              Não voto nem numa nem noutra... Voto no sensor de posição da borboleta.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                Não voto nem numa nem noutra... Voto no sensor de posição da borboleta.

                Achas que pode ser dai porque? Por experiencia propria, ou por exclusão de partes? Será que o sensor da borboleta danifica, pode apresentar estes sintomas? De o relantim ficar alto, umas vezes nas 1100, outras nas 2000, etc...

                Comentário


                  #9
                  Boa tarde,

                  Alguém me pode dizer qual foi a solução para este problema, estou com o mesmo problema, já fui à oficina e nada, ninguém me consegue dizer o que será...

                  Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Mas quando o carro fica muito acelerado se deres uns toques no acelerador ele volta ao normal ou fica igual?
                    O sensor da temperatura do líquido do radiador costuma enviar informação à centralina para acelerar o motor enquanto este está frio mas acho que mesmo danificado nunca provocaria esses sintomas. Acredito mais no sensor da posição do acelerador/borboleta.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                      Mas quando o carro fica muito acelerado se deres uns toques no acelerador ele volta ao normal ou fica igual?
                      O sensor da temperatura do líquido do radiador costuma enviar informação à centralina para acelerar o motor enquanto este está frio mas acho que mesmo danificado nunca provocaria esses sintomas. Acredito mais no sensor da posição do acelerador/borboleta.
                      O carro tanto esta muito acelerado como passado um tempo por vezes vai se a baixo ao colocar o pé na embraiagem, tanto num caso como noutro nao interessa se esta frio ou não...

                      acontece de repente e tanto agora esta acelerado como passado 5 min já se vai a baixo.

                      por vezes acontece após colocar gasolina nao sei se poderá ser coincidência ou nao, o Mecanico já limpou a borboleta e efectivamente parece me que melhora mas por muito pouco tempo ou será tb coincidência? Nao sei e ele tb já nao!

                      alguma ideia?

                      mto obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Sensor de posição do pedal ?

                        Comentário


                          #13
                          Já tive um problema desses. O carro acelerava sózinho Por vezes ficava nas 1500 rpm, algumas vezes chegava a subir às 3000.
                          Solução: um motor de passos novo. Comprei um feito no brasil por 60€ - o de origem custava 370€. Até hoje nunca mais acelerou "à tonta".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                            Já tive um problema desses. O carro acelerava sózinho Por vezes ficava nas 1500 rpm, algumas vezes chegava a subir às 3000.
                            Solução: um motor de passos novo. Comprei um feito no brasil por 60€ - o de origem custava 370€. Até hoje nunca mais acelerou "à tonta".
                            E tinha tb o problema de se ir a baixo e de tanto estar assim como estar tudo bem?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Luis206 Ver Post
                              E tinha tb o problema de se ir a baixo e de tanto estar assim como estar tudo bem?
                              Acontecia por vezes também ir-se abaixo mesmo em andamento quando desengatava. Ás vezes chegava a andar mais de uma semana sem problema nenhum, depois passava-se e voltava ao mesmo. Podia arrancar de manhã todo certinho e passados 10 minutos acelerava. A avaria acontecia de forma completamente imprevisivel, tão depressa estava bem como estava mal.
                              Este problema durou anos até que chegou a uma fase em que já era constante. Durante esse tempo consultei vários mecânicos e foi várias vezes ligado ao computador, mas, não acusava nada. Levou um sensor de temperatura, andou 15 dias bem (deve ter sido um acaso) e depois voltou ao mesmo.
                              Depois de montar o motor de passos novo, peguei no velho desmontei-o, encharquei-o com wd-40 várias vezes e ficou a funcionar bem. Tenho-o de reserva no carro, nunca se sabe se ainda não vai fazer falta para desenrascar.
                              Apesar de os sintomas serem os mesmos, a solução pode ser diferente, por isso aconselho a experimentar com um comprado na sucata, porque é uma peça que normalmente está em bom estado, mesmo depois de um acidente.
                              No meu caso aquilo é facilimo de pôr e tirar, é só tirar dois parafusos e desencaixar. Se for igual em todos, qualquer um pode resolver o problema.
                              Editado pela última vez por manelov; 29 December 2012, 21:58.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Sonda ou sensor da cambota.
                                Voto nisto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Idem. É um problema algo comum nos 206. O meu já levou esse sensor uma vez.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                    Idem. É um problema algo comum nos 206. O meu já levou esse sensor uma vez.
                                    E antes estava com o mesmo problema?
                                    Ficou resolvido?

                                    qual o preço do sensor?

                                    mto obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                      Voto nisto.
                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                      Idem. É um problema algo comum nos 206. O meu já levou esse sensor uma vez.
                                      Originalmente Colocado por Luis206 Ver Post
                                      E antes estava com o mesmo problema?
                                      Ficou resolvido?

                                      qual o preço do sensor?

                                      mto obrigado
                                      Tive que trocar o sensor da cambota num corsa 1.0 de 12v, e o sintoma era apenas desligar-se quando de "embraiava" a baixa velocidade. Por nenhum momento as rpms subiam "sozinhas". Na altura paguei cerca de 100 € numa oficina especializada em Opel.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Experimente um motor de passos de uma sucata, é baratissimo e zero de mão de obra. Se não for, o gasto não é muito e fica eliminada uma possível causa da avaria.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se nada resultar aconselho trocar a bobine das velas, as originais mandavam picos de corrente pra centralina e acelerava o carro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                            Já tive um problema desses. O carro acelerava sózinho Por vezes ficava nas 1500 rpm, algumas vezes chegava a subir às 3000.
                                            Solução: um motor de passos novo. Comprei um feito no brasil por 60€ - o de origem custava 370€. Até hoje nunca mais acelerou "à tonta".
                                            Vinha dizer isso mesmo. Os 106 costumavam dar esse problema, era o "sensor" passo-a-passo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              já funciona?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas,

                                                coloquei hoje um motor passo a passo à experiência para começar a descartar hipóteses e do pouco que andei julgo que nao seja desta peça já que continua bastante acelerado, tenho de andar mais um pouco com o carro nos próximos dias para descartar de vez est hipótese mas julgo que ainda nao foi desta!

                                                Próxima a tentar, alguém sugere?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Luis206 Ver Post
                                                  Boas,

                                                  coloquei hoje um motor passo a passo à experiência para começar a descartar hipóteses e do pouco que andei julgo que nao seja desta peça já que continua bastante acelerado, tenho de andar mais um pouco com o carro nos próximos dias para descartar de vez est hipótese mas julgo que ainda nao foi desta!

                                                  Próxima a tentar, alguém sugere?
                                                  Sensor da posição do Pedal do acelerador (ou algo parecido)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Talvez o fio do conta km partido ou a bicha danificada.
                                                    O meu irmão teve um tigra que tinha esses sintomas, viraram-lhe o carro de pernas para o ar a ver se descobriam o que era, até que deram com a avaria.
                                                    Era a bicha do conta km, que recebia e enviava informação á centralina e estava danificada.
                                                    Trocaram e ficou tudo bem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mais aqui um a reportar problemas com um 206 1.4.

                                                      O sintoma também é o de acelarar sozinho, 2 a 3 min depois de estar ligado.
                                                      Já levou com um potenciómetro de acelarador, resolveu durante uns dias, mas voltou à mesma.
                                                      Recentemente foi novamente ligado à máquina e acusou problemas na sonda lambda.

                                                      Pelas respostas que vejo acima pode ter uma série de causas.
                                                      Existe alguma solução mais definitiva, só para não andar a gastar dinheiro em peças desnecessariamente?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boa noite,

                                                        Sei que este tópico é um pouco antigo mas gostava de pedir uma opinião.

                                                        Eu tenho um peugeot 206 e hoje em andamento o meu carro simplesmente desligou-se. Não era da bateria nem de falta de gasolina.
                                                        Pegou normalmente mas passado um pouco desliga-se e não volta a ligar.

                                                        Já alguém teve um problema destes?

                                                        Ou algo semelhante..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas. Isso parece uma avaria tipica do sensor da cambota. O carro desliga-se em andamento e só volta a pegar depois de arrefecer uns largos minutos ou alguma horas.
                                                          Não dizes que tipo de motor o carro tem, se é a gasolina, a diesel, o ano de fabrico a potencia, mas se o sensor da cambota for o responsavel pela avaria, basta ligar o carro á maquina diagnostico que dá para verificar isso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pois, concordo com o Vasco, também me parece o sensor da cambota.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X