Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mercedes 190 D - Falta de potência...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mercedes 190 D - Falta de potência...

    Boa tarde

    Este é o meu primeiro post aqui no Forum e precisava que me dessem uma ajuda. A situação é a seguinte. A semana passada adquiri um 190 D (um dos clássicos que sempre quis ter.) o que sucede é fui para a praia do Portinho da Arrábida com ele para experimentar. Para lá que é a descer, tudo bem mas para cá... foi uma dor de cabeça! Estava a ver que tinha de pôr uma 1ª , tal era a falta de força e desenvoltura que o veículo transmitia! Andei a pesquisar na web e cada um diz sua coisa. Eu gostava por isso que se alguem tivesse uma ideia do que possa ser agradecia. De qualquer das formas irei com ele á oficina, isto é mais para me ir preparando. Desculpem o longo post...


    Obrigado desde já.

    #2
    Esses carros são lentos por natureza.

    Mas só com essa descrição não é possível ajudar. Falta aí:
    • Motorização
    • Ano do carro
    • Km's (pouco relevante)
    • Deita muito fumo? Cor?
    • N.º de pessoas que iam no carro
    • Bagagens?
    • Levou filtros mudados (ar, óleo e gasóleo)?
    • Pneus e jantes que o equipam
    • Levava AC ligado?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
      Esses carros são lentos por natureza.

      Mas só com essa descrição não é possível ajudar. Falta aí:
      • Motorização
      • Ano do carro
      • Km's (pouco relevante)
      • Deita muito fumo? Cor?
      • N.º de pessoas que iam no carro
      • Bagagens?
      • Levou filtros mudados (ar, óleo e gasóleo)?
      • Pneus e jantes que o equipam
      • Levava AC ligado?
      Tem razão esqueci-me dos detalhes:

      Motor - 2000cc / 75cv
      Ano - 1991/11
      Km's - 319000 ( é o que ele diz! )
      Fumo - não notei nada de anormal
      Pessoas - 2
      Bagagens - um chapéu de sol e um saco pequeno.
      Filtros - No stand disseram que fez uma revisão , mas não confirmei.
      Pneus/Jantes - 205/65/R16 ( veio assim para as minhas mãos )
      Ac - desligado.

      P.S: noto que a passar de 1ª para 2ª vai um bocado aos solavancos até estabilizar parece que está esgasgado , não sei...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por cabala Ver Post
        Tem razão esqueci-me dos detalhes:

        Motor - 2000cc / 75cv
        Ano - 1991/11
        Km's - 319000 ( é o que ele diz! )
        Fumo - não notei nada de anormal
        Pessoas - 2
        Bagagens - um chapéu de sol e um saco pequeno.
        Filtros - No stand disseram que fez uma revisão , mas não confirmei.
        Pneus/Jantes - 205/65/R16 ( veio assim para as minhas mãos )
        Ac - desligado.

        P.S: noto que a passar de 1ª para 2ª vai um bocado aos solavancos até estabilizar parece que está esgasgado , não sei...
        É o teu primeiro carro a diesel mais velhote, não é?

        Assim que puderes compara com outro igual, se no cabo do acelerador até À bomba injectora não falta lá nada. Uma parte é normal porque num diesel antigo tens que acelerar progressivamente, outra poderá ser de não teres um "amortecedor" na ligação à bomba injectora.
        Editado pela última vez por ESPRIT; 07 July 2010, 16:45.

        Comentário


          #5
          190 D 2.0 ou 2.5?

          sao lentos deles, nas subidas tens de ja ir a uma boa velocidade e ja assim perde muita, se fores mais de vagar tipo 60/80km/h em quarta a situaçoes começa a perder velocidade em que tens mesmo de ir para segunda e com mais pessoas pior, sao carros para andar de vagar se nao esticares por ele consegues fazer bons consumos, e que esticar as mudanças o carro nao anda muito e so vai a gastar.

          um boa revisão, mudança de filtros oleo dos travões, direcção assistida e tens ai carro para muitos km.

          :D

          ps: so vi depois que tinhas respondido :D
          Editado pela última vez por hawkehz; 07 July 2010, 16:42. Razão: alterar

          Comentário


            #6
            os solavancos e normal, e de nao estares habituado, daqui a uns dias ja te habituas e nao faz :P

            Comentário


              #7
              Eu tenho um W202 com esse motor, mas penso que equipado com jantes de 15.

              O solavanco pode ser folga nos cardãs ou nas "bolachas" entre a caixa e o veio.

              Verifica se o filtro de gasóleo é novo, se a bomba injectora não tem fuga, se pega bem mesmo quando deixado em terreno inclinado, se tem fuga de gasóleo no parafuso que agarra o filtro de gasóleo. Verifica também o filtro de ar, se não há fuga de gasóleo nos injectores, se o gasóleo chega sem ar à bomba injectora e se não há fuga nos tubos de retorno do gasóleo.

              Esse motor é de guerra, o de cá está a chegar aos 370 k km e até agora 0 problemas.

              Comentário


                #8
                Sim ESPRIT é o meu 1º carro a diesel ainda por cima com estes anos todos! Eu já andei em táxis deste modelo e já sabia que eram lentos mas este não sei, os táxis pareciam mexer-se melhor do que este! HAWKEHZ, se fôr só filtros dou-me por muito satisfeito! Obrigado pelas vossas respostas.

                Comentário


                  #9
                  Ruie34

                  Tenho que verificar essas coisas que disseste. Espero é que não seja o que me disseram... Bomba Injectora!!!

                  Comentário


                    #10
                    O principal problema desse carro é bem simples,e dá pelo nome de Kilómetros,esse modelo com essa idade,deve-os ter não aos milhares mas sim aos milhões,(acresce o facto de ele em novo já não ter força)

                    Comentário


                      #11
                      isso são jantes de origem?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por cabala Ver Post
                        Sim ESPRIT é o meu 1º carro a diesel ainda por cima com estes anos todos! Eu já andei em táxis deste modelo e já sabia que eram lentos mas este não sei, os táxis pareciam mexer-se melhor do que este! HAWKEHZ, se fôr só filtros dou-me por muito satisfeito! Obrigado pelas vossas respostas.
                        Fiz muitas e muitas vezes a Arrábida com o meu, e é natural que se tiveres que abrandar muito tenhas que meter a primeira. Não sei se tens caixa de 4 ou 5, mas nos de quatro como era o meu a primeira é longa não é por acaso. É um carro lento, e velho, como tal tens que ter paciência ou puxar, utilizar bem a caixa e ler o terreno com antecipação. Eu costumava fazer sempre esse percurso em 2ª e 3ª, mas sempre que alguém ía muito devagar à minha frente era natural ter que meter a primeira, não tenhas medo de a espremer só porque não tens CR, ela tá lá é para isso.

                        O meu também fazia isso, e depois de meter a peça que te disse e aprender a acelerar num diesel antigo ficou reduzido a quase zero. E se não tens conhecimentos de mecânica, não te metas a mexer no circuito de gasóleo pois se o interromperes tens que o sangrar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por cabala Ver Post
                          Ruie34

                          Tenho que verificar essas coisas que disseste. Espero é que não seja o que me disseram... Bomba Injectora!!!

                          Tudo o que te disse se faz através de verificação visual, se foi comprado a stand poderás exercer o direito de garantia, ou não...

                          Essas bombas são Bosch, que eu saiba não costumam dar problemas (nada é eterno), ao contrário das Lucas dos w202 220 diesel.

                          Comentário


                            #14
                            O 190d de um colega meu também fazia esse solavanco a passar de 1ª para 2ª e ele disse-me já há muito tempo que era uma peça qualquer que se tem de trocar e aquilo fica bom. Segundo me recordo só havia um inconveniente que era a peça não ter uma duração muito grande e ser um pouco cara mas como disse anteriormente, já foi há algum tempo e não me lembro de pormenores.

                            Comentário


                              #15
                              Sim PEDROM os quilometros já são alguns 319000 e uns pós, fora os já devem ter "escondido" pois foi comprado a um conhecido meu de um stand.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                isso são jantes de origem?
                                Se são não sei. Sei que são da mercedes e vinham com ele quando o adquiri. Tenho que tirar umas fotos para vos mostrar o bichinho.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Fiz muitas e muitas vezes a Arrábida com o meu, e é natural que se tiveres que abrandar muito tenhas que meter a primeira. Não sei se tens caixa de 4 ou 5, mas nos de quatro como era o meu a primeira é longa não é por acaso. É um carro lento, e velho, como tal tens que ter paciência ou puxar, utilizar bem a caixa e ler o terreno com antecipação. Eu costumava fazer sempre esse percurso em 2ª e 3ª, mas sempre que alguém ía muito devagar à minha frente era natural ter que meter a primeira, não tenhas medo de a espremer só porque não tens CR, ela tá lá é para isso.

                                  O meu também fazia isso, e depois de meter a peça que te disse e aprender a acelerar num diesel antigo ficou reduzido a quase zero. E se não tens conhecimentos de mecânica, não te metas a mexer no circuito de gasóleo pois se o interromperes tens que o sangrar.
                                  O meu é caixa de 5, ESPRIT. Realmente o mal deve ser esse meu estava com medo de espremer as mudanças por ser um carro antigo e sem turbo. Mas ontem pensei "Tenho que tirar as dúvidas!" Fui á Feira Nova e comprei um dos aditivos que eles lá têm para diesel , coloquei-o no depósito e fui dar uma "voltinha" com ele á via rápida. Pensei , "se isto fôr problema da Bomba Injectora isto não deve passar dos 100 Km/H" pensei eu. Meto-me na V.R. e começo a "puxar" um pouco mais convicto do que das outras vezes e deixo-o embalar. Fiquei espantado, não sei se foi do aditivo, mas o que é certo é que o "menino" deu os 160 Km/h , mesmo com pneus 205/65/R16!!! Fiquei logo muito mais satisfeito, afinal ele até anda, o problema devia ser meu que ainda não me habituei a conduzir um diesel atmosférico! De qualquer das formas estou a pensar seriamente colocar-lhe uns pneus mais dentro da competência deste motor, uns 185 com jante 15". Melhoro os consumos e as performances, o que acham?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Antes de mudares as jantes calcula os consumos do carro, a minha mãe com o w202 dela faz 6,7 l/100km e olha que não tem o pé muito leve. O carro tem pneus 205 mas penso que com jante de 15 (não tenho a certeza e só no fds poderei verificar).

                                    Ele é lento e terás de viver com isso , podes espremer mudanças que esse motor não se queixa, o meu faz percursos com mais de 200 km sem tirar o pé do fundo, nessa altura o consumo sobe para perto dos 10l/100km.

                                    Bons km's e não metas desses aditivos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas porque é que inventam?
                                      A esmagadora maioria dos w201 tem jantes 15", e há bastantes com jantes 16". O emu tinha jll de série com salvoerro 205/55 16.

                                      Vão dizer-te, os fanáticos, que os carros dão 200. A velocidade máxima dele anda em volta dos 160. É um carro lento, tens que aprender a usar a caixa por forma a amenizar a característica.
                                      Editado pela última vez por ESPRIT; 08 July 2010, 13:50.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Mas porque é que inventam?
                                        A esmagadora maioria dos w201 tem jantes 15", e há bastantes com jantes 16". O emu tinha jll de série com salvoerro 205/55 16.

                                        Vão dizer-te, os fanáticos, que os carros dão 200. A velocidade máxima dele anda em volta dos 160. É um carro lento, tens que aprender a usar a caixa por forma a amenizar a característica.
                                        Esta frase resume a perfomance do carro . Com o passar do tempo vais-te habituar a ele e se as passagens forem feitas no momento certo verás que já não te parece assim tão lento.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Independentemente do carro ter algum problema ou não, até porque convém fazeres um checkupzinho ao bicho, existem por aí umas famosas subidas que são tramadas (até havia o ?mito? do magnetismo), não me choca nada que tenhas de meter uma ou duas abaixo nesse carro, mesmo a primeira.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cabala Ver Post
                                            Sim PEDROM os quilometros já são alguns 319000 e uns pós, fora os já devem ter "escondido" pois foi comprado a um conhecido meu de um stand.
                                            Sim,sim,esses kilómetros deve ele ter feito no primeiro ano,mas não há crise,esses motores são eternos,e essas versões não são para andar,mas sim para ir andando.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cabala Ver Post
                                              Tem razão esqueci-me dos detalhes:

                                              Motor - 2000cc / 75cv
                                              Ano - 1991/11
                                              Km's - 319000 ( é o que ele diz! )
                                              Fumo - não notei nada de anormal
                                              Pessoas - 2
                                              Bagagens - um chapéu de sol e um saco pequeno.
                                              Filtros - No stand disseram que fez uma revisão , mas não confirmei.
                                              Pneus/Jantes - 205/65/R16 ( veio assim para as minhas mãos )
                                              Ac - desligado.

                                              P.S: noto que a passar de 1ª para 2ª vai um bocado aos solavancos até estabilizar parece que está esgasgado , não sei...
                                              Isso dos solavancos tem a ver com segmentos da caixa de velocidades com folga, um amigo meu tem o mesmo problema...

                                              O ser lento é proprio desses motores mas a direito e a descer andam bem

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho um carro com o mesmo motor, mas da serie W124, caso não saibas é os 200D, de 1988.
                                                Essa subida de que falas é a que vai do Portinho para Azeitão? Se sim, o meu aí tem de ir com a 2ª, praticamente a fundo mas aguenta bem, tem a carcaça mais pesada que o 190D, mas essa subida 3ª é para esquecer, se já vier com algum embalo aguenta 2ª sem grandes problemas mas se começas a abrandar muito nas curvas bem podes esquecer e a 2ª a fundo nem assim se safa, bota-lhe 1ª.
                                                O meu tem curiosamente 310.000 km reais também, ou seja, o mesmo que o teu, e o teu sendo de 1991 já é o modelo com 75 cv, o meu tem ainda os 72 cv.
                                                Quanto aos solavancos.. não é defeito nem nada é mesmo feitio, é aprender a conduzir o carro, controlar as passagens de caixa e vais ver que melhora. Os solavancos que ele possa dar que requerem mais atenção é o facto de ires a 30 km/h em 3ª e espetares o pé no fundo, se ele se começar a engasgar pode ser um erro na bomba, se fores com o motor já a alguma rotação e deixares o acelerador por completo, ele começa-se novamente a engasgar, isso pode ser devido ao amortecedor do acelerador, mas mesmo com a troca deste ele continua a fazer o mesmo embora bem menos, é feito.
                                                Tem de ser um carro conduzido com a maior suavidade possível para aprender as manhas dele.
                                                Quando tive o meu na oficina andei com um 190D do mesmo ano do teu, comprado novo cá em Portugal, sempre de família já com 1100000 km sim um milhão, e ainda foi capaz de vergar o ponteiro nos 180 e tinha mais genica do que o meu devido ao facto de ser mais leve, já em subidas era ela por ela os dois bem lentos.
                                                Para falta de força também é possível se tiveres um problema nos colectores.

                                                Como disse o Esprit muita gente pode dizer que o carro dá 200, eu compreendi esta afirmação, porque de facto aconteceu comigo o 190 com a caixa de 5 ter lá batido nos 180, contudo a juntar o erro de ponteiro anda na ordem dos 168-170 km/h

                                                De resto como já te disse os soluços não é defeito mas sim feitio, vai aprendendo a trocar a caixa deixando a embraiagem no ponto, e com a experiência vais começar a ver que te habituas e ele deixa os soluços. Se ele continuar com os soluços aí então é ver o que te disse, Com a experiência vais também aprender a trocar a caixa nas rotações correctas e ele nem se safa mal se se precisar de acelerar a direito para efectuar uma ultrapassagem.

                                                Desejo-te boa sorte

                                                Cumprimentos
                                                Editado pela última vez por Avantgarde220; 08 July 2010, 21:42.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cabala Ver Post
                                                  O meu é caixa de 5, ESPRIT. Realmente o mal deve ser esse meu estava com medo de espremer as mudanças por ser um carro antigo e sem turbo. Mas ontem pensei "Tenho que tirar as dúvidas!" Fui á Feira Nova e comprei um dos aditivos que eles lá têm para diesel , coloquei-o no depósito e fui dar uma "voltinha" com ele á via rápida. Pensei , "se isto fôr problema da Bomba Injectora isto não deve passar dos 100 Km/H" pensei eu. Meto-me na V.R. e começo a "puxar" um pouco mais convicto do que das outras vezes e deixo-o embalar. Fiquei espantado, não sei se foi do aditivo, mas o que é certo é que o "menino" deu os 160 Km/h , mesmo com pneus 205/65/R16!!! Fiquei logo muito mais satisfeito, afinal ele até anda, o problema devia ser meu que ainda não me habituei a conduzir um diesel atmosférico! De qualquer das formas estou a pensar seriamente colocar-lhe uns pneus mais dentro da competência deste motor, uns 185 com jante 15". Melhoro os consumos e as performances, o que acham?
                                                  Com jante 16 podes esperar como é claro um aumento no consumo e diminuição no andamento, por isto me arrisco a dizer que não terás de facto nenhum problema a nível de motor.
                                                  O meu vinha com jantes especiais de 15 de fábrica, mantive sempre a medida pois é de facto o que melhor assenta no carro e não vou andar a forçar o motor a puxar mais do que deve e a gastar mais sem necessidade. Os meus pneus são 195 e estão legalizados assim, pelo que te aconselho talvez a trocares as jantes por umas de 15, mas caso não aches que isso te afecte muito é questão de manter.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As jantes de 16` que tens no 190D não são originais. O ideal desse carro é 195/65 R15 ou então 205/60 R15 para ficar ainda mais seguro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por sportline Ver Post
                                                      As jantes de 16` que tens no 190D não são originais. O ideal desse carro é 195/65 R15 ou então 205/60 R15 para ficar ainda mais seguro.
                                                      O averbado é os 185/65 R15. Eu averbei para o meu 195/60 R15, creio que 205 já seja um bocado de mais para o carro em questão, não é por os 195 vs 205 que vai ganhar muito mais segurança pois não tem performance para isso e a estabilidade às velocidades que ele atinge é praticamente igual num e noutro.
                                                      Eu aconselho a medida que utilizo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas!
                                                        O do meu avô é o 190D 2.5 com 95cv de 1994 ,salvo erro, e as performances são semelhantes a esse de 75cv.
                                                        Isso do carro ter dificuldades a subir é normal, isso não é um motor de performance é um motor de baixo consumo e alta durabilidade, são essas as características que fazem esses motores fazer 1milhão de kms (mais comum nos taxis)
                                                        Em relação aos sulavancos,ele que foi mecânico, já me explicou o que era, mas sinceramente, já não sei explicar mas sei que é comum nesses carros, costumo conduzi-lo por diversas vezes e tem esses problemas nas mudanças de 1ª - 2ª e 2ª - 3ª ,
                                                        é uma questão de hábito, mas podes evitar isto se fizeres as trocas de mudanças, sempre que possível, de forma mais calma, e encontrando a relação exacta entre a dosagem de acelerador e embraiagem, desta forma evitas esses solavancos que por vezes se tornam incómodos!!
                                                        foi o que a experiência de andar com o carro me ensinou, faz isso e vai ver que ele deixa de sofrer de soluços.
                                                        Bons Kms

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          É o teu primeiro carro a diesel mais velhote, não é?

                                                          Assim que puderes compara com outro igual, se no cabo do acelerador até À bomba injectora não falta lá nada. Uma parte é normal porque num diesel antigo tens que acelerar progressivamente, outra poderá ser de não teres um "amortecedor" na ligação à bomba injectora.
                                                          Esprit, mas esse amortecedor era suposto ser para o pedal não vibrar...ou não?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
                                                            Esprit, mas esse amortecedor era suposto ser para o pedal não vibrar...ou não?
                                                            Penso que é para "neutralizar" um pouco a brusquidão dos movimentos do acelerador, e como tal diminuir a probabilidade de ocorrerem os tais solavancos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X