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Reprogramação motor Citroen

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    Reprogramação motor Citroen

    Tenho estado a ver a Citroen C4 Grand Picasso e obtive propostas para as motorizações a diesel. Infelizmente a diferença entre a 1.6(110 cv) e a 2.0(135cv) é brutal, cerca de 7.000€.
    Já me disseram que comprando a mais fraca pode-se reprogramar a centralina ficando com 135cv e poupando algum dinheiro.
    Alguém sabe como isto funciona, se é mesmo mais barato, se existem riscos associados?

    #2
    Claro que existem riscos associados.

    Assim de repente: Turbo, embraiagem e maior lixo para a FAP.

    As reprogramações retiram muita da margem de segurança que os fabricantes colocam nos carros, e se tu com o motor 1.6 ou 2.0 de origem podes fazer Lisboa-Algarve a fundo sem problemas, com um carro reprogramado pode não ser bem assim.

    A reprogramação num carro com esse peso a ser puxado por um motor 1.6 significará que vais utilizar o "extra" da repro (mais pressões de turbo, injecção, maior binário a ser suportado pela embraiagem, etc) mais vezes e durante mais tempo.

    O meu conselho é que compres o motor que necessitas, pois se quiseres reprogramar mais tarde convém leres umas coisas antes, algo que agora se torna óbvio que desconheces por completo.

    Comentário


      #3
      Bem, 135cv n digo... mas com 125/130cv já fica bastante diferente, e pouco foges á fiabilidade original... basta teres mais alguns cuidados com o motor... nd de puxar a frio, deixar arrefecer quando puxares mais que o normal por ele... e mudanças de óleo a cada 10.000km, é o que aconselho... e com um bom óleo sintético. Eu estou seriamente a pensar colocar mais 15/20cv no meu 1.4HDi... sei que posso danificar algum componente, sendo o mais sensivel neste caso, o turbo... mas tb tenho consciência dos cuidados que se devem ter com um carro reprogramado... por isso, porque n!?

      Cumprimentos

      P.S. - Tb é importante onde fazes a repro... anda por ai muito sapateiro.

      Comentário


        #4
        Há uns tubos no motor que são da admissão de ar creio eu. Esses tubos são de plástico. Substitui por uns de metal para serem mais eficientes em termos do rendimento do motor.

        Se quiseres reprogramar, não vás além de 135cv e mesmo assim, eu tentava melhorar o sistema do intercooler...talvez ajude a ser mais seguro.

        A repro basicamente é para quem só pisa a fundo muito raramente ou para quem só o faz em caso de ultrapassagem espontânea.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
          A repro basicamente é para quem só pisa a fundo muito raramente
          Ou para melhores recuperações... Ou para melhores prestações... Ou para melhores consumos.

          Para muita coisa.

          Agora dizeres que uma reprogramação é só para quem pisa a fundo raramente...

          Comentário


            #6
            Boas.
            Lá vou eu estragar esta "coisa" das repros outra vez.

            Quando fizerem uma repro nao se preocupem só c o motor e Turbo, pois o motor raramente dá problemas e um turbo custa cerca de 500 euros.

            O problema maior é o conjunto caixa velocidades/embraiagem (transmissao) q sao os primeiros a dar o berro, porque nao estao preparados para o acrescimo d binario q lhes é incrementado.
            E agora a maioria dos carros nao leva embraiagem como antigamente q se metia uma por 200 euros...
            Com o sistema mais usado de volante bimassa, fica numa pipa de massa.

            Entao e uma caixa de velocidades q por ex. p o meu custa 6000 euros?

            Pois é...

            Comentário


              #7
              um incremento até 130cv não tens que te preocupar com nada, apenas tem que haver os cuidados basicos que se deve ter num motor de orgiem. Os arranque fortes com o motor frio podem ser "mortais" num motor de origem, por isso num reprogramado tem de haver mesmo esse cuidado, de resto nada de especial, manutencões a tempo e a horas não devem falhar, etc..

              Na zona norte do país é onde tens as melhores "casas" de reprogramações, MB power, vilauto, etc




              Originalmente Colocado por ASA Ver Post
              Boas.
              Lá vou eu estragar esta "coisa" das repros outra vez.

              Quando fizerem uma repro nao se preocupem só c o motor e Turbo, pois o motor raramente dá problemas e um turbo custa cerca de 500 euros.

              O problema maior é o conjunto caixa velocidades/embraiagem (transmissao) q sao os primeiros a dar o berro, porque nao estao preparados para o acrescimo d binario q lhes é incrementado.
              E agora a maioria dos carros nao leva embraiagem como antigamente q se metia uma por 200 euros...
              Com o sistema mais usado de volante bimassa, fica numa pipa de massa.

              Entao e uma caixa de velocidades q por ex. p o meu custa 6000 euros?

              Pois é...

              se és contra a reprogramações porque é que fazes nos teus carros ??

              gostas de gastar dinheiro em reparações ? da-me antes o dinheiro XD
              Editado pela última vez por Crysis; 09 July 2010, 11:01.

              Comentário


                #8
                Conheço um caso de um C5 1.6HDI que está com salvo erro 135cv. O dono diz que se nota diferença brutal, mas ele também não anda a queimar material.

                Acho que tendo todos os cuidados redobrados não deve haver problema de maior. Claro que o ideal seria o 2.0...

                Comentário


                  #9
                  Pesquisa no fórum dos C4 como é que se dão com as repros com esse motor. Não é a mesma coisa, pois um C4 não pesa tanto como um Picasso mas sempre dá para reunir mais alguma info, nomeadamente parametros de segurança.

                  Comentário


                    #10
                    O motor de 110cv é curto para a Picasso, e de facto uma reprogramação poderá ser uma boa solução.

                    Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
                    Eu estou seriamente a pensar colocar mais 15/20cv no meu 1.4HDi... sei que posso danificar algum componente, sendo o mais sensivel neste caso, o turbo... mas tb tenho consciência dos cuidados que se devem ter com um carro reprogramado... por isso, porque n!?
                    Se estás a falar no 1.4 HDI de 68cv as coisas não são bem assim, porque esse conjunto não tem um (muito importante) intercooler. A temperatura de intake desse motor ficará facilmente acima do recomendável, e se por um lado os limitadores até podem fazer o seu serviço para proteger o motor (e aí ficas só com metade desse incremento...) por outro estás a sempre a forçar o motor a lidar com esse calor extra que mais cedo ou mais tarde irá criar problemas a nível de turbo ou colectores.

                    Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                    Com o sistema mais usado de volante bimassa, fica numa pipa de massa.

                    Entao e uma caixa de velocidades q por ex. p o meu custa 6000 euros?

                    Pois é...
                    Raramente as caixas partem pelo excesso de binário, até porque a própria embraiagem (e em alguns casos os volantes bimassa) começa a ceder/patinar antes que isso aconteça.

                    Claro que quem "brinca" com embraiagens reforçadas e coloca posteriormente valores absurdos de binário (via reprogramação) tendo em conta o binário original do carro, elas vão ter de ceder por algum lado. Se a embraiagem não patina, cede o próximo elemento, que tanto pode ser o volante bimassa, como o veio primário da caixa.

                    As caixas de velocidades são muito caras, mas os motores e alguns sistemas de injecção também o são. Para isso as alternativas a material novo é reparar/reconstruir o elemento ou comprar usado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                      O motor de 110cv é curto para a Picasso, e de facto uma reprogramação poderá ser uma boa solução.



                      Se estás a falar no 1.4 HDI de 68cv as coisas não são bem assim, porque esse conjunto não tem um (muito importante) intercooler. A temperatura de intake desse motor ficará facilmente acima do recomendável, e se por um lado os limitadores até podem fazer o seu serviço para proteger o motor (e aí ficas só com metade desse incremento...) por outro estás a sempre a forçar o motor a lidar com esse calor extra que mais cedo ou mais tarde irá criar problemas a nível de turbo ou colectores.



                      Raramente as caixas partem pelo excesso de binário, até porque a própria embraiagem (e em alguns casos os volantes bimassa) começa a ceder/patinar antes que isso aconteça.

                      Claro que quem "brinca" com embraiagens reforçadas e coloca posteriormente valores absurdos de binário (via reprogramação) tendo em conta o binário original do carro, elas vão ter de ceder por algum lado. Se a embraiagem não patina, cede o próximo elemento, que tanto pode ser o volante bimassa, como o veio primário da caixa.

                      As caixas de velocidades são muito caras, mas os motores e alguns sistemas de injecção também o são. Para isso as alternativas a material novo é reparar/reconstruir o elemento ou comprar usado.
                      Em relação ao 1.4 HDI, tenho um e por acaso tenho o IC na arrecadação à 2 ou 3 anos para montar. Entretanto o carro já fez mais de 122kk reprogramado e até agora nada a assinalar. A embraiagem de início patinava um bocado mas agora não. De qualquer das formas, quando for para substituir vejo uma que aguente mais NM´s. A VALEO é capaz de ter. Outra peça a substituir é o forro do catalizador que é feito de alumínio e pano. Quando se abusa o pano queima, mas o meu está practicamente intacto. Quando tiver tempo e o forro tiver mais "queimado", mudo para o de alumínio que equipa os 1.6HDI e já não tenho esse problema. Há pessoal que queima logo o forro, mas novamente, depende do uso. A abusar não há material que resista.

                      O meu 1.4 já conta com 141kk.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                        um incremento até 130cv não tens que te preocupar com nada, apenas tem que haver os cuidados basicos que se deve ter num motor de orgiem. Os arranque fortes com o motor frio podem ser "mortais" num motor de origem, por isso num reprogramado tem de haver mesmo esse cuidado, de resto nada de especial, manutencões a tempo e a horas não devem falhar, etc..

                        Na zona norte do país é onde tens as melhores "casas" de reprogramações, MB power, vilauto, etc







                        se és contra a reprogramações porque é que fazes nos teus carros ??

                        gostas de gastar dinheiro em reparações ? da-me antes o dinheiro XD
                        Eu nao sou contra as Repros antes pelo contrario.

                        Mas eu no meu 2.0dci de158 c/v limitei-me a pôr só mais 20 cavalos. Está c 178. Em 340 de binario q tinha antes, agora ficou c 400Nm.
                        No meu anterior 1.9 só meti mais 15 c/v. Claro q o binario é q ajudava.
                        Nao é o mesmo q num 1.4 ou 1.6 meter mais 25 ou 30.

                        Agora o q eu chamo á atençao é q nao podemos falar só em"cavalos" quando se faz uma repro, porque o q pode danificar a mecanica é o excesso de binario pricipalmente se for atingido cedo, q é o q quem conduz, gosta de sentir....

                        Comentário


                          #13
                          Não se preocupem com o motor? Vejam alguns casos na pesquisa do forum de injectores que vaporizaram no timming errado devido à repro e o furo que fez no pistão .

                          Vais esforçar mais o motor, embraiagem, transmissões, obrigar-te a ter mais cuidados com o carro, mudar componentes da revisão mais cedo (principalmente o óleo) e até danificar os travões que não estão dimensionados para o acréscimo de potência.

                          Repros é deitar fora a margem de fiabilidade, se viverem bem com isso então tudo bem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            Não se preocupem com o motor? Vejam alguns casos na pesquisa do forum de injectores que vaporizaram no timming errado devido à repro e o furo que fez no pistão .

                            Vais esforçar mais o motor, embraiagem, transmissões, obrigar-te a ter mais cuidados com o carro, mudar componentes da revisão mais cedo (principalmente o óleo) e até danificar os travões que não estão dimensionados para o acréscimo de potência.

                            Repros é deitar fora a margem de fiabilidade, se viverem bem com isso então tudo bem.
                            se o chipador perceber tanto como tu, podes ter a certeza que fura os quatro pistons duma só vez

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                              O motor de 110cv é curto para a Picasso, e de facto uma reprogramação poderá ser uma boa solução.



                              Se estás a falar no 1.4 HDI de 68cv as coisas não são bem assim, porque esse conjunto não tem um (muito importante) intercooler. A temperatura de intake desse motor ficará facilmente acima do recomendável, e se por um lado os limitadores até podem fazer o seu serviço para proteger o motor (e aí ficas só com metade desse incremento...) por outro estás a sempre a forçar o motor a lidar com esse calor extra que mais cedo ou mais tarde irá criar problemas a nível de turbo ou colectores.



                              Raramente as caixas partem pelo excesso de binário, até porque a própria embraiagem (e em alguns casos os volantes bimassa) começa a ceder/patinar antes que isso aconteça.

                              Claro que quem "brinca" com embraiagens reforçadas e coloca posteriormente valores absurdos de binário (via reprogramação) tendo em conta o binário original do carro, elas vão ter de ceder por algum lado. Se a embraiagem não patina, cede o próximo elemento, que tanto pode ser o volante bimassa, como o veio primário da caixa.

                              As caixas de velocidades são muito caras, mas os motores e alguns sistemas de injecção também o são. Para isso as alternativas a material novo é reparar/reconstruir o elemento ou comprar usado.
                              Obrigado Bruno, sei que o facto de n ter um IC, é um "problema" deste motor... e n entendo o porque de a Peugeot nunca lhe ter colocado um, facilmente chegaria aos 80cv com fiabilidade, mas pronto... o IC do 1.6HDi é plug&play praticamente, e como é lógico, pretendo colocá-lo posteriormente... n para aumentar mais a potência, mas para tornar o conjunto mais fiavel...

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                se o chipador perceber tanto como tu, podes ter a certeza que fura os quatro pistons duma só vez
                                Escrevi alguma mentira?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                                  Ou para melhores recuperações... Ou para melhores prestações... Ou para melhores consumos.

                                  Para muita coisa.

                                  Agora dizeres que uma reprogramação é só para quem pisa a fundo raramente...
                                  Sim mas se a ideia for reprogramar, para andar constantemente com pé muito pesado a exigir muito do motor, então acho que a saúde do motor sai muito prejudicada.....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                    Boas.
                                    Lá vou eu estragar esta "coisa" das repros outra vez.

                                    Quando fizerem uma repro nao se preocupem só c o motor e Turbo, pois o motor raramente dá problemas e um turbo custa cerca de 500 euros.

                                    O problema maior é o conjunto caixa velocidades/embraiagem (transmissao) q sao os primeiros a dar o berro, porque nao estao preparados para o acrescimo d binario q lhes é incrementado.
                                    E agora a maioria dos carros nao leva embraiagem como antigamente q se metia uma por 200 euros...
                                    Com o sistema mais usado de volante bimassa, fica numa pipa de massa.

                                    Entao e uma caixa de velocidades q por ex. p o meu custa 6000 euros?

                                    Pois é...
                                    Turbo por 500 euros?

                                    Quase que aposto que é bem mais caro.....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para o Clio dCi que tive, na marca pediam se n me engano 1200€ pelo turbo... mas arranja-se facilmente mais baratos. Pelo eBay, já se compram por uns 250€, ás vezes menos... ou então manda-se arranjar o turbo danificado...
                                      Mas com uma condução moderada, e só fazendo uso dos cvs extras esporadicamente, não haverá problemas... respeitar as revisões, e um bom óleo. Isto claro, falando num aumento de 20/25cv no máx.

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
                                        Para o Clio dCi que tive, na marca pediam se n me engano 1200€ pelo turbo... mas arranja-se facilmente mais baratos. Pelo eBay, já se compram por uns 250€, ás vezes menos... ou então manda-se arranjar o turbo danificado...
                                        Mas com uma condução moderada, e só fazendo uso dos cvs extras esporadicamente, não haverá problemas... respeitar as revisões, e um bom óleo. Isto claro, falando num aumento de 20/25cv no máx.

                                        Cumps

                                        pois, pois

                                        quanto ao tópico 7 mil euros de diferença dá para 3 motores e 10 turbos

                                        repro nisso

                                        foi assim que pensei quando comprei o meu e cá anda feliz da vida

                                        Comentário


                                          #21
                                          isso com uma repro da há vontade para os 135 k queres e fiáveis, depois fazes intervalos de manutenção um pouco mais curtos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                            pois, pois
                                            é verdade

                                            até por cá há muito pessoal a vender turbos novos a menos de metade do preço que é pedido na marca, exemplo, o turbo do 30d que é 2260 vendem-se por 800/900€, na marca pedem quase 2000€

                                            Comentário


                                              #23
                                              A reprogramação significa perda de garantia.

                                              Porquê poupar 7000€ agora, e ter de gastar em reprogramações, revisões mais curtas, trocar peças de desgaste com intervalos mais curtos, já que não foram produzidos para esse nível de potência, etc?

                                              É mesmo típico desenrasca português. Se parassem para fazer umas contas, viam que não compensava.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                A reprogramação significa perda de garantia.

                                                Porquê poupar 7000€ agora, e ter de gastar em reprogramações, revisões mais curtas, trocar peças de desgaste com intervalos mais curtos, já que não foram produzidos para esse nível de potência, etc?

                                                É mesmo típico desenrasca português. Se parassem para fazer umas contas, viam que não compensava.
                                                Epá eu também acho.....
                                                Acho que se é para ter performances, mais vale esperar até ter oportunidade para comprar carro mais potente....

                                                Mas admito que eu possa ser algo conservador

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  não é o ser conservador, são mesmo "velhos do Restelo".

                                                  Não percebem nada do assunto e depois tentam impingir aos outros que aquilo não presta.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    A reprogramação significa perda de garantia.

                                                    Porquê poupar 7000€ agora, e ter de gastar em reprogramações, revisões mais curtas, trocar peças de desgaste com intervalos mais curtos, já que não foram produzidos para esse nível de potência, etc?

                                                    É mesmo típico desenrasca português. Se parassem para fazer umas contas, viam que não compensava.

                                                    Claro que não compensa, 3 anos 100 mil kms = 0 PROBLEMAS

                                                    espera.....

                                                    5 mil euros a mais no bolso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                      não é o ser conservador, são mesmo "velhos do Restelo".

                                                      Não percebem nada do assunto e depois tentam impingir aos outros que aquilo não presta.
                                                      É falso.

                                                      Se uma marca para meter mais 20cv num carro, altera turbo, injectores, intercooler, tubagens, etc etc, e mesmo assim a fiabilidade por vezes sai algo prejudicada ainda que possa ser pouco, quanto mais numa repro em que nada se muda além da reprogramação....

                                                      Excelente !

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        aumentar a potencia máxima não tem grande interesse em si, porque raramente se anda com o motor nas 4000rpm.
                                                        o que interessa é aumentar a potência nos baixos e médios regimes, que é onde se nota mais e é o que realmente se usa no dia-a-dia.

                                                        podes ter os dois motores com 110cv de potência máxima mas um deles ser muito melhor do que o outro. depende da programação que se faz.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
                                                          É falso.

                                                          Se uma marca para meter mais 20cv num carro, altera turbo, injectores, intercooler, tubagens, etc etc, e mesmo assim a fiabilidade por vezes sai algo prejudicada ainda que possa ser pouco, quanto mais numa repro em que nada se muda além da reprogramação....

                                                          Excelente !
                                                          pronto tens razão, a reprogramação não presta para nada.


                                                          mas realmente é estranho, porque o pessoal que tem diz bem :|

                                                          devem de andar enganados

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                                            Claro que não compensa, 3 anos 100 mil kms = 0 PROBLEMAS

                                                            espera.....

                                                            5 mil euros a mais no bolso
                                                            Desculpa dizer-te mas 100.000km num motor recente não é nada. Isso não prova que as reprogramações não afectam a longevidade do motor.

                                                            Quanto aos 5.000€...se achas que valeu a perda da garantia, é contigo

                                                            Comentário

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