Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda Nissan Primera 2.0 P11

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda Nissan Primera 2.0 P11

    Viva

    Sou um recém proprietário de um Nissan Primera 2.0 SR20DE de 150Cv de '98.

    Uma vez que o carro esteve parado muito tempo, fiz questão de limpar o corpo da borboleta como costumo fazer.

    Desmontei o corpo da borboleta, desmontei o sensor de posição do acelerador para limpar tudo. No final obtive um resultado inesperado: a frio ou a quente, cada vez que ponho o carro a trabalhar, o motor acelera-se (normal) e quando vai a tomar a rotação ideal (850rpm +/-) tende a ir abaixo, tenho que lhe dar 2 ou 3 gazadas para ir à devida rotação.

    Outra: após a limpeza do corpo de borboleta, cada vez que engreno uma mudança, seja ela qual for, o carro acelera-se automaticamente até às 1500rpm, 2000rpm. Quando estou parado num cruzamento tenho que pôr em ponto morto, senão parece que tenho um carro a carburador e estou com o ar aberto.
    E este sintoma (estranho) é que me deixa mais f0did0, pois não sei a origem do problema.

    Tendo estes sintomas limpei a AAC Valve (auxiliary air controller) que ainda não sei muito bem a sua função, mas estava um pouco suja e limpei. Ficou exactamente igual.

    Todos estes sintomas apareceram quando limpei o corpo da borboleta.

    O carro tem 72.900km.

    Uma simples operação que estou farto de fazer que desta vez obtive estes sintomas e não sei para onde me virar.

    O que me podem vocês dizer?

    Agradeço a vossa ajuda.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por AndreEmidio; 20 July 2010, 01:18.

    #2
    Aparentemente lixaste um sensor qualquer. Leva à oficina.

    PS: grande carro! Tive um P11 1.6 e deixou muitas, mas muitas saudades.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Aparentemente lixaste um sensor qualquer. Leva à oficina.
      Pois, não estou a ver que sensor possa ser...

      O único que toquei foi mesmo o que fica no corpo da borboleta, que é o sensor de posição da borboleta ou do acelerador... E penso que não ficou danificado. Possivelmente vou ter que ligar ao computador de diagnóstico.

      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      PS: grande carro! Tive um P11 1.6 e deixou muitas, mas muitas saudades.
      Acredita que é, se o 1.6 já não se mexia muito mal, este é qualquer coisa!

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Desculpa não saber ajuda muito AndreEmidio mas parabéns pela máquina!

        Comentário


          #5
          Provavelmente alteraste a possiçao do sensor, ele tem uns parafusinhos para ajustar... quase de certeza que é disso... eventualmente pode ter ficado com algum tubo mal ligado que esteja a deixar entrar ar nao medido pela maf (medidor de massa ar)

          PS: Bela maquina ;)

          já agora da um salto:

          Índice

          Comentário


            #6
            E o avião anda ou que?

            Comentário


              #7
              É caso para dizer que mais valia teres estado quieto. Não devias de ter mexido nisso até porque provavelmente nem precisava da limpesa, a borboleta não dá problemas nesses carros como acontece nos VW/Seat.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                É caso para dizer que mais valia teres estado quieto. Não devias de ter mexido nisso até porque provavelmente nem precisava da limpesa, a borboleta não dá problemas nesses carros como acontece nos VW/Seat.
                O ralenti estava instável, com algumas quebras, foi por isso que limpei o corpo da borboleta,que também tinha alguma sujidade, nada de preocupante.

                Da próxima vez que tiver que fazer uma intervenção semelhante, nem mexo no tal sensor, chamado Throttle Position Sensor, TPS.
                Ao que me informei, este sensor temuma mola muito fraca que tende a partir.

                Mesmo assim vou á Nissan ligar isto á máquina.

                Originalmente Colocado por c200 Ver Post
                E o avião anda ou que?
                Que remédio! Anda na casa dos 9.5l,10l/100km

                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Viva,
                  isso tem haver com uma válvula que controla a entrega de corrente às velas. Se reparares os cabos que vão das velas vão ligar a uma válvula que basta desapertar dois parafusos e ela anda para baixo e para cima. No entanto essa afinação não é feita ao acaso, para uma afinação eficaz é necessário um aparelho (que eu não me lembro do nome) que mede a relação entre a corrente que passa para as velas e a velocidade do relantim. O valor que eu costumo usar é o 6.
                  Eu tenho um almera de 98 e costume controlar isso (quem me faz é um mecânico amigo que trabalhou 20 anos na nissan).

                  cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por L_Miguel Ver Post
                    Viva,
                    isso tem haver com uma válvula que controla a entrega de corrente às velas. Se reparares os cabos que vão das velas vão ligar a uma válvula que basta desapertar dois parafusos e ela anda para baixo e para cima. No entanto essa afinação não é feita ao acaso, para uma afinação eficaz é necessário um aparelho (que eu não me lembro do nome) que mede a relação entre a corrente que passa para as velas e a velocidade do relantim. O valor que eu costumo usar é o 6.
                    Eu tenho um almera de 98 e costume controlar isso (quem me faz é um mecânico amigo que trabalhou 20 anos na nissan).

                    cumprimentos
                    Mas eu só mexi no corpo da borboleta e no sensor da posição da borboleta... Mesmo assim, terá a ver com o que referiste?

                    Fiquei curioso.



                    Se possível e se souberes, indica-me onde se situa a tal válvula.

                    Obrigado

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      O circulo é a válvula, e a seta verde é um dos parafusos que se desaperta (tem outro do outro lado) e aquilo anda para cima e para baixo. Quanto mais para cima andar tas a aumentar a corrente às velas, por sua vez o rolanti vai aumentar (provavelmente a solução para o teu problema).
                      Nota que aquilo é sensível, se ajustares "a olho no" puxa só um bocadinho para cima e testa...

                      Espero ter ajudado, cumprimentos.

                      PS: o ajuste da borboleta também não é feito ao acaso, a nissan tem uma máquina para esse efeito, se vires que o carro está a gastar muita gasolina é melhor passares por lá...
                      Ficheiros anexados

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X