Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas de embraiagem (Fiesta 1.1 de 93)? Garantia?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problemas de embraiagem (Fiesta 1.1 de 93)? Garantia?

    Boa noite a todos,

    Este é o meu primeiro post no fórum, apesar de, volta e meia vir parar aqui em pesquisas do google. Este fórum é uma pequena maravilha, pois armazena imensa informação útil, e não só relativa ao mundo automóvel (por exemplo, já encontrei aqui indicações sobre autocarros para chegar ao sítio x!).

    Quanto ao que me levou a registar-me no fórum é, acima de tudo, ter comprado um carrito e pertencer finalmente ao misterioso mundo dos condutores! O segundo motivo, é o não perceber absolutamente nada de mecânica, ou carros ou algo semelhante (a minha área de especialização é uma muito diferente!!).

    Posto isto, vou então passar ao carro em si: comprei um Ford Fiesta 1.1 Clx velhinho (93) para aprender a conduzir e também porque não tenho muito dinheiro para investir agora... só que já me arrependi, porque o carro passado 4 dias de uso, já estava numa oficina A minha primeira pergunta é, se isto poderá ser considerado um caso de burla, uma vez que o vendedor me disse que estava tudo OK com o carro (como é óbvio, ele não iria dizer o contrário... e foi tudo verbal)? Eu sei que paguei pouco pelo carro, mas não paguei só para o ter 4 dias! Esperava que ele durasse pelo menos uns meses...

    Outra pergunta, relacionada com o problema que o carro teve: do nada, quando eu acelerava, ele não andava, mas continuava a fazer o barulho da aceleração. As mudanças entravam bem, mas principalmente em primeira ele não andava, até que às tantas, já nem adiantava meter as outras mudanças que ele não acelerava nada. Disseram-me que poderia ser embraiagem ou qualquer outra coisa... ao que eu fiquei na mesma Já na oficina, o mecânico diz-me que o carro tem de trocar uma data de peças e que ele não conseguiu ainda perceber qual o problema e que vai trocando as peças todas para ver qual é que é a que está a dar problemas. Isto é procedimento normal?

    Com todos estes problemas, só me apetece é desfazer-me do carro e apostar num de mais valor e em melhores condições, para tentar corrigir a asneira que fiz. O que vos peço é ideias para conseguir despachar o carro! O que acham melhor, pagar o arranjo e tentar vendê-lo? Tentar vendê-lo sem arranjar, no stand onde comprar o próximo e dá-lo como retoma? Vendê-lo a esses anúncios de "compro carros usados com ou sem avaria"?

    Todas as dicas são bem-vindas! Mas por favor, tenham paciência comigo, porque sou mesmo a típica "gaja" que não percebe NADA de carros mas que se esforça para perceber...

    Cumps.

    P.S. Desculpem lá o testamento, mas assim fica tudo explicadinho!

    #2
    Originalmente Colocado por UnaFiesta Ver Post
    Boa noite a todos,

    Este é o meu primeiro post no fórum, apesar de, volta e meia vir parar aqui em pesquisas do google. Este fórum é uma pequena maravilha, pois armazena imensa informação útil, e não só relativa ao mundo automóvel (por exemplo, já encontrei aqui indicações sobre autocarros para chegar ao sítio x!).

    Quanto ao que me levou a registar-me no fórum é, acima de tudo, ter comprado um carrito e pertencer finalmente ao misterioso mundo dos condutores! O segundo motivo, é o não perceber absolutamente nada de mecânica, ou carros ou algo semelhante (a minha área de especialização é uma muito diferente!!).

    Posto isto, vou então passar ao carro em si: comprei um Ford Fiesta 1.1 Clx velhinho (93) para aprender a conduzir e também porque não tenho muito dinheiro para investir agora... só que já me arrependi, porque o carro passado 4 dias de uso, já estava numa oficina A minha primeira pergunta é, se isto poderá ser considerado um caso de burla, uma vez que o vendedor me disse que estava tudo OK com o carro (como é óbvio, ele não iria dizer o contrário... e foi tudo verbal)? Eu sei que paguei pouco pelo carro, mas não paguei só para o ter 4 dias! Esperava que ele durasse pelo menos uns meses...

    Outra pergunta, relacionada com o problema que o carro teve: do nada, quando eu acelerava, ele não andava, mas continuava a fazer o barulho da aceleração. As mudanças entravam bem, mas principalmente em primeira ele não andava, até que às tantas, já nem adiantava meter as outras mudanças que ele não acelerava nada. Disseram-me que poderia ser embraiagem ou qualquer outra coisa... ao que eu fiquei na mesma Já na oficina, o mecânico diz-me que o carro tem de trocar uma data de peças e que ele não conseguiu ainda perceber qual o problema e que vai trocando as peças todas para ver qual é que é a que está a dar problemas. Isto é procedimento normal?

    Com todos estes problemas, só me apetece é desfazer-me do carro e apostar num de mais valor e em melhores condições, para tentar corrigir a asneira que fiz. O que vos peço é ideias para conseguir despachar o carro! O que acham melhor, pagar o arranjo e tentar vendê-lo? Tentar vendê-lo sem arranjar, no stand onde comprar o próximo e dá-lo como retoma? Vendê-lo a esses anúncios de "compro carros usados com ou sem avaria"?

    Todas as dicas são bem-vindas! Mas por favor, tenham paciência comigo, porque sou mesmo a típica "gaja" que não percebe NADA de carros mas que se esforça para perceber...

    Cumps.

    P.S. Desculpem lá o testamento, mas assim fica tudo explicadinho!
    Experimenta ter o carro parado, trava-o com o travão de mão, engata segunda e vai largando a embraiagem. Se o carro não for abaixo é quase sem dúvida nenhuma da embraiagem.
    Se for é mesmo burla, porque não se enquadra na definição de "OK" e não fica assim de um dia para o outro pelo que é impossível que quem o vendeu não soubesse


    P.S. Bem vinda à selva!


    -"Ele estará a falar do fórum ou da estrada?"

    Nunca saberemos...




    P.P.S. Quatro dias?...Fogo...
    Editado pela última vez por Torres; 10 August 2010, 03:31.

    Comentário


      #3
      LOL

      Pois isso parece mesmo embraiagem! Quanto a esse mecânico, parece-me que ele se está a aproveitar da tua falta de...conhecimentos na matéria! Não tens ninguém na família, ou algum amigo que possa dar uma espreitadela na oficina e dar a sua opinião, ou no mínimo, mostrar ao mecânico que a conversa do "mudar até se ver qual é o problema" não vai resultar mais?

      Já agora, uma embraiagem para esse carro é coisa para custar uns...200€.

      Boa sorte

      Comentário


        #4
        Um carro de 1993 já pede reforma, e de certeza estava nas últimas em relação a peças desgastadas. o Meu AX durou 15 anos e já estava com problemas na transmissão e direcção. Para a próxima, compra um carro com menos de 12 anos. Deixa passar 6 meses e abate-o. Conselho de irmão.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
          Experimenta ter o carro parado, trava-o com o travão de mão, engata segunda e vai largando a embraiagem. Se o carro não for abaixo é quase sem dúvida nenhuma da embraiagem.
          Se for é mesmo burla, porque não se enquadra na definição de "OK" e não fica assim de um dia para o outro pelo que é impossível que quem o vendeu não soubesse
          Sim, foi mesmo isso que aconteceu... o problema é que, segundo quem me vendeu o carro, a embraiagem é uma peça de desgaste, que nem em carros novos está coberta por nenhuma garantia (garantia que este carro nunca teve pela idade dele!) e que por isso eu terei de pagar uma embraiagem nova, se quiser que ele a substitua. Eu confirmei esta parte da peça de desgaste algures na net, mas não deixa de ser desonesto na mesma, porque a peça já devia vir mesmo nas últimas!


          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
          P.P.S. Quatro dias?...Fogo...
          Aposto que bati um qualquer record do guinness, não?


          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
          LOL

          Pois isso parece mesmo embraiagem! Quanto a esse mecânico, parece-me que ele se está a aproveitar da tua falta de...conhecimentos na matéria! Não tens ninguém na família, ou algum amigo que possa dar uma espreitadela na oficina e dar a sua opinião, ou no mínimo, mostrar ao mecânico que a conversa do "mudar até se ver qual é o problema" não vai resultar mais?
          Nem por isso... não se pode ter connections em todas as áreas, né?! E neste caso, está a sair-me caro... a próxima vez, pago a um mecânico para me ver o carro antes de o comprar. Mas depois também tenho o problema de arranjar um de confiança e que, só por acaso, não conheça o vendedor!!

          Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
          Um carro de 1993 já pede reforma, e de certeza estava nas últimas em relação a peças desgastadas. o Meu AX durou 15 anos e já estava com problemas na transmissão e direcção. Para a próxima, compra um carro com menos de 12 anos. Deixa passar 6 meses e abate-o. Conselho de irmão.
          Pois, estou a ver que deveria era ter recorrido ao fórum antes da compra do carrito... Mas se eu o mandar abater daqui a 6 meses, o que faço entretanto? O carro é-me bastante útil para ir trabalhar...

          Estou completamente às aranhas...



          E já agora, agradeço-vos a boa recepção e todos os conselhos!

          Comentário


            #6
            Não é bem assim como o homem do stand te informou. É uma peça de desgaste, mas em uma semana não há peça que se desgaste, obviamente que a embraiagem já não estaria boa.

            És sócia da DECO?

            Um carro de 1993 tem mais é a obrigação de funcionar e fazer muitos quilómetros

            Comentário


              #7
              A embraiagem não se desgasta em 4 dias, já estava muito gasta, entretanto levou mais um desgastezinho (é o teu primeiro carro) e berrou o resto. No entanto se tivesses levado alguem mais experiente contigo para conduzir o carro certamente não tinha deixado passar esse pormenor (pormaior).

              De qualquer forma já tá comprado, parece me que pouco pode ser feito, o vendedor certamente tentará se descartar no entanto ele já sabia do estado da embraiagem pelo que faz-lhe pressão para que ele comparticipe o custo da peça, em principio não vais conseguir nada pois ele já deve estar à espera de te ouvir e por lei não me parece que seja obrigado a tal.

              Quanto à conversa do mecânico posso estar enganado mas não gostei muito. Leva alguém com mais idade e experiência contigo que sempre é melhor, certos mecânicos menos honestos quando apanham por lá pessoas que não percebem nada do assunto aproveitam para ganhar mais uns cobres nisto e naquilo.

              Para teres um melhor diagnostico online do que se passa com o teu carro tenta explicar o melhor possível todos os sintomas do carro. Certamente haverá por aqui quem te possa ajudar e dar umas boas luzes sobre o assunto.

              Comentário


                #8
                O melhor conselho que te posso dar, é trocares de mecânico, porque esse está, claramente, a aproveitar-se de ti e da tua falta de conhecimentos nesta área (o que é normal, nem toda a gente tem de perceber de mecânica).
                Faz o que te disseram e verifica se é da embraiagem. Se for, mais vale comprar outra coisa, pois acho que não vale a pena o investimento

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por UnaFiesta Ver Post
                  Sim, foi mesmo isso que aconteceu... o problema é que, segundo quem me vendeu o carro, a embraiagem é uma peça de desgaste, que nem em carros novos está coberta por nenhuma garantia (garantia que este carro nunca teve pela idade dele!) e que por isso eu terei de pagar uma embraiagem nova, se quiser que ele a substitua. Eu confirmei esta parte da peça de desgaste algures na net, mas não deixa de ser desonesto na mesma, porque a peça já devia vir mesmo nas últimas!




                  Aposto que bati um qualquer record do guinness, não?

                  É uma peça de desgaste - são todas de uma certa perspectiva - mas não é feita de manteiga. Como eu deduzo que não tenhas levado logo o carro para uma pista (e mesmo que o tivesses feito era difícil arrumar logo com a embraiagem), o que ele te está a dizer é treta. Está a ser desonesto, e garanto-te que é impossível ele não saber isso de ante-mão porque começa a sentir-se logo que há desgaste.

                  Quanto ao recorde acho que é no próprio dia, à saída do stand, mas 4 dias também é "bom"

                  Comentário


                    #10
                    Bom dia,

                    Já aceitei que fui enganada e que tenho de arranjar rapidamente uma solução para o problema. Ideal seria que ele (vendedor) me devolvesse o dinheiro e ficasse com o carro para fazer o que ele quisesse... Mas não o estou a ver a fazer isto, porque se ele vendeu o carro como estava, sabia bem o que estava a fazer.

                    No entanto, voltei a falar com o vendedor, e ele quer cobrar-me 70€ por uma embraiagem usada ou 150€ por uma nova... Ou seja, dei-lhe o dinheiro do carro e ainda volto lá para ele me pôr peças pagas que nem sei se não serão mais uma burla?? Não me parece!! E quando ouve falar em devolução do carro, começa a ficar chateado...

                    Para o tentar pressionar no sentido da devolução do dinheiro, estava a pensar recorrer ou à DECO ou ao Centro de Arbitragem Automóvel (Centro de Arbitragem do Sector Automóvel - Página Inícial).

                    Têm conhecimento de como funciona esta última entidade? Acham que resulta para o meu caso? (poderei abrir um novo tópico sobre este centro, se for mais prático!)

                    Aqui também acho que tenho outro problema... o carro não estava em nome do vendedor e a única prova que tenho de que lhe paguei o carro é o talão MB da transferência do valor...

                    Estou tão f***ida Devia ter arranjado um namorado mecânico pah!! lol


                    Ainda outro problema que me esqueci de referir antes: o mecânico que referi atrás (que não é o vendedor...), o tal que vai vendo as peças todas até encontrar o problema, acha que o carro está tão mau que nem o quer continuar a arranjar e quer que eu o tire da oficina dele. Só que o problema aqui é que o carro não anda a mais de 5km/h (por causa do problema da embraiagem)... e eu não tenho garagem para enfiar o carro enquanto resolvo o problema...

                    Comentário


                      #11
                      Se já o disseste peço desculpa mas, compraste o carro num stand ou a um particular?

                      Creio que esse Centro não resolve lítigios com particulares e mesmo com um stand, este tem que aderir à resolução do conflito.

                      Se for um stand pelo menos um ano de garantia obrigatoriamente tem que dar, a embraiagem apesar de peça de desgaste, estando em condições normais é para durar algum tempo.
                      Com um particular não há lugar a garantias, apenas poderás tentar cancelar o negócio por o mesmo não estar de acordo com o contratado. No entanto sérias dúvidas que consigas fazer "amigavelmente" e depois terá que ser provado o que foi ou não dito.

                      O mêcanico está a ser honesto, tendo em conta a idade do carro e peças que se calhar vai ter que substituir mais mão-de-obra, não compensa...

                      P.s.1 - Bem-vinda.

                      P.s.2 - Vou alterar o título do tópico para algo mais apropriado e colocar na secção certa
                      Editado pela última vez por Valium; 11 August 2010, 09:42.

                      Comentário


                        #12
                        hmmm, como já te disseram isso parece embraiagem.

                        250€ é um preço médio para trocar isso numa oficina normal.

                        se o gajo te faz por 150€ faz-te barato. (deve ser 150 euros a peça depois 50-100 euros de mao de obra)

                        Comentário


                          #13
                          O meu pai também era bate-chapa e o ultimo carro foi o maior cancro de sempre. O namorado só pensou o teu melhor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                            Um carro de 1993 já pede reforma, e de certeza estava nas últimas em relação a peças desgastadas. o Meu AX durou 15 anos e já estava com problemas na transmissão e direcção. Para a próxima, compra um carro com menos de 12 anos. Deixa passar 6 meses e abate-o. Conselho de irmão.
                            Ainda falam da crise! é so ricos!!

                            Comentário


                              #15
                              Antes de mais deixa-me dizer que compraste um carro engraçado e fiável, se a embraiagem não está em condições isso tem mais a ver com o desgaste da mesma do que com as capacidades mecânicas do carro

                              realmente aqui podes tirar umas lições, sendo a primeira de que se deve sempre levar alguém entendido para comprar um carro usado, se não tens levas um mecânico e pagas umas horas de mão de obra, que sempre é melhor.

                              já agora pode.se saber quanto pagaste pela máquina?

                              Comentário


                                #16
                                Isso de certeza que foi a volta de 500 euros , os de 93 sao bem fiaveis , a carburador é só puxar

                                Ve isso da embraiagem como está ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                  Se já o disseste peço desculpa mas, compraste o carro num stand ou a um particular?

                                  Creio que esse Centro não resolve lítigios com particulares e mesmo com um stand, este tem que aderir à resolução do conflito.

                                  Se for um stand pelo menos um ano de garantia obrigatoriamente tem que dar, a embraiagem apesar de peça de desgaste, estando em condições normais é para durar algum tempo.
                                  Com um particular não há lugar a garantias, apenas poderás tentar cancelar o negócio por o mesmo não estar de acordo com o contratado. No entanto sérias dúvidas que consigas fazer "amigavelmente" e depois terá que ser provado o que foi ou não dito.

                                  O mêcanico está a ser honesto, tendo em conta a idade do carro e peças que se calhar vai ter que substituir mais mão-de-obra, não compensa...

                                  P.s.1 - Bem-vinda.

                                  P.s.2 - Vou alterar o título do tópico para algo mais apropriado e colocar na secção certa

                                  Comprei a um dono de stand/oficina, só que há o problema do carro não estar em nome do dono do stand, porque está ainda com o nome do antigo proprietário (sendo que tenho os documentos todos necessários para mudar o carro para o nome). Não sei se será uma situação normal nestes carros mais velhotes que foram deixados no stand como retoma...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                    O meu pai também era bate-chapa e o ultimo carro foi o maior cancro de sempre. O namorado só pensou o teu melhor.
                                    Qual foi o carro? Não me digas um Ford Fiesta, vá lah! lol

                                    E não percebi a parte do namorado...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por UnaFiesta Ver Post
                                      Comprei a um dono de stand/oficina, só que há o problema do carro não estar em nome do dono do stand, porque está ainda com o nome do antigo proprietário (sendo que tenho os documentos todos necessários para mudar o carro para o nome). Não sei se será uma situação normal nestes carros mais velhotes que foram deixados no stand como retoma...
                                      A MrsX tem algum conhecimento dessa área legal pelo que te poderá ajudar...

                                      Eu se fosse a ti tentava resolver da melhor forma, dava os 150€ pela embraiagem nova mas exigia factura e pedia para que me fosse mostrada a embraiagem nova e montada no momento, just in case.

                                      Já agora, podias chegar lá e dizer que és sócia da DECO e que já falaste com os advogados deles e que eles até dizem que tu tens razão, mas que como tu não queres chatices, só um carro que ande, aceitas a troca por uma embraiagem nova (nas condições que disse em cima) desde que o dono do stand comparticipe 50%.

                                      Boa sorte no caso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                        Antes de mais deixa-me dizer que compraste um carro engraçado e fiável, se a embraiagem não está em condições isso tem mais a ver com o desgaste da mesma do que com as capacidades mecânicas do carro
                                        Eu antes andei a ver vários carros, e fiquei sempre mais inclinada para os Fiestas (isto do ponto de vista de ignorante na matéria), porque há imensos baratos, com muitos anos e "aparentemente" a andarem bemzito, são pequenos e práticos e, pelo que li, pouco gastadores e duradores (tipo... em média, mais do que 4 dias!!)

                                        Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                        já agora pode.se saber quanto pagaste pela máquina?
                                        O Miguelspc acertou em cheio! lol Fui mesmo para o mais barato que encontrei que me pareceu em melhores condições de todos os que vi...

                                        Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                        realmente aqui podes tirar umas lições, sendo a primeira de que se deve sempre levar alguém entendido para comprar um carro usado, se não tens levas um mecânico e pagas umas horas de mão de obra, que sempre é melhor.
                                        Pois, agora sei que valia bem pagar a um mecânico que me revisse o carro antes da compra... mas na altura não tinha nenhum contacto de confiança. No entanto, um amigo de uma amiga de um amigo meu (lol) é mecânico e parece que é dos bons e não muito caros! A amiga é toda virada para as motas, motards e mecânica e tal e conhece bem este mecânico... vou tentar que ele me veja o carro! Vamos ver...

                                        Sinto-me dividida, porque gosto do carro, mas tenho medo que ele me dê mais problemas do que benefícios... hoje até lhe fui tirar fotos, para ver se valia a pena pô-lo à venda pela net... mas acho que vou esperar pela revisão deste outro mecânico.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como já foi dito, a análise do carro deveria ter sido feita antes da compra (por quem entenda minimamente de carros) e não depois da compra.

                                          Mas o que interessa agora é tentar resolver o problema, e nesse sentido:

                                          - O stand tem obrigação legal de dar garantia. A questão é: Esse carro foi vendido com factura do stand, ou foi um negócio que "passou ao lado" deste? É que pela idade do carro, quase apostaria que não existiram facturas do stand, pois isso é exactamente o que permite que a pessoa se agarre "facilmente" a questões legais - e eles sabem bem disso;

                                          - Partindo do princípio que isso foi uma venda particular (ainda que feita pelo dono do stand/oficina mas em nome próprio), tens de resolver tu o problema, e aqui tens de arranjar um mecânico de confiança para te fazer uma análise do carro em condições.

                                          - A menos que esse carro esteja com muitos mais problemas graves adicionais, será quase sempre preferível reparar esse. Porquê?
                                          Porque se esse carro já pouco vale estando em condições, avariado ninguém lhe pega. Por outro lado, se comprasses outro de valores semelhantes (ou até um pouco acima), continuarias a comprar um carro muito antigo, pelo que a probabilidade de problemas continuaria a ser elevadíssima, com o acréscimo de que já tinhas gasto o valor adicional da compra desse mesmo carro.

                                          - A análise de "não reparar porque o carro não vale o valor da reparação" não pode ser aplicada à letra em todos os casos.
                                          Imagina que agora tinhas de colocar 4 pneus novos, pastilhas de travão, escape novo e amortecedores...

                                          ...isso custava mais do que o carro vale.

                                          Mas há aqui uma questão que é "e pelo valor do carro + o valor das peças consigo comprar um que venha já com essas peças novas ?"...

                                          E a resposta é "não"!

                                          Daí que se o carro não estiver todo assassinado, vale mais reparar as coisas fundamentais (desde que não seja um valor absurdo, claro) e ir andando com ele.

                                          Andar a tentar acertar na lotaria a comprar carros com 15 anos parece-me uma tarefa bem mais difícil.

                                          É que mesmo aquele carro que até ficou guardado na garagem uma série de anos e tem poucos km pode ter um problema grave 30 minutos depois de estar a andar na estrada, pois tal como nas pessoas, a "saúde" e resistência dos automóveis não tende a melhorar com a idade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            A MrsX tem algum conhecimento dessa área legal pelo que te poderá ajudar...

                                            Eu se fosse a ti tentava resolver da melhor forma, dava os 150€ pela embraiagem nova mas exigia factura e pedia para que me fosse mostrada a embraiagem nova e montada no momento, just in case.

                                            Já agora, podias chegar lá e dizer que és sócia da DECO e que já falaste com os advogados deles e que eles até dizem que tu tens razão, mas que como tu não queres chatices, só um carro que ande, aceitas a troca por uma embraiagem nova (nas condições que disse em cima) desde que o dono do stand comparticipe 50%.

                                            Boa sorte no caso.
                                            Montada no momento? Tens noção de que componente estamos a falar e onde ele se situa?

                                            A minha opinião é: verifica se o resto do carro está pronto a andar uns bons tempos (motor, travões, etc.). Em caso afirmativo pega nos 150eur e mete uma embraiagem . Pede factura obviamente!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Olha aqui o meu 500 euros de 94 :



                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Como já foi dito, a análise do carro deveria ter sido feita antes da compra (por quem entenda minimamente de carros) e não depois da compra.

                                                Mas o que interessa agora é tentar resolver o problema, e nesse sentido:

                                                - O stand tem obrigação legal de dar garantia. A questão é: Esse carro foi vendido com factura do stand, ou foi um negócio que "passou ao lado" deste? É que pela idade do carro, quase apostaria que não existiram facturas do stand, pois isso é exactamente o que permite que a pessoa se agarre "facilmente" a questões legais - e eles sabem bem disso;

                                                - Partindo do princípio que isso foi uma venda particular (ainda que feita pelo dono do stand/oficina mas em nome próprio), tens de resolver tu o problema, e aqui tens de arranjar um mecânico de confiança para te fazer uma análise do carro em condições.

                                                - A menos que esse carro esteja com muitos mais problemas graves adicionais, será quase sempre preferível reparar esse. Porquê?
                                                Porque se esse carro já pouco vale estando em condições, avariado ninguém lhe pega. Por outro lado, se comprasses outro de valores semelhantes (ou até um pouco acima), continuarias a comprar um carro muito antigo, pelo que a probabilidade de problemas continuaria a ser elevadíssima, com o acréscimo de que já tinhas gasto o valor adicional da compra desse mesmo carro.

                                                - A análise de "não reparar porque o carro não vale o valor da reparação" não pode ser aplicada à letra em todos os casos.
                                                Imagina que agora tinhas de colocar 4 pneus novos, pastilhas de travão, escape novo e amortecedores...

                                                ...isso custava mais do que o carro vale.

                                                Mas há aqui uma questão que é "e pelo valor do carro + o valor das peças consigo comprar um que venha já com essas peças novas ?"...

                                                E a resposta é "não"!

                                                Daí que se o carro não estiver todo assassinado, vale mais reparar as coisas fundamentais (desde que não seja um valor absurdo, claro) e ir andando com ele.

                                                Andar a tentar acertar na lotaria a comprar carros com 15 anos parece-me uma tarefa bem mais difícil.

                                                É que mesmo aquele carro que até ficou guardado na garagem uma série de anos e tem poucos km pode ter um problema grave 30 minutos depois de estar a andar na estrada, pois tal como nas pessoas, a "saúde" e resistência dos automóveis não tende a melhorar com a idade.

                                                Não podia estar mais de acordo

                                                De facto, o carro pode não valer nada, mas se o problema é esse e os restantes componentes ainda se aguentam, mais vale reparar a embraiagem do que ír à procura de outro carro.
                                                Editado pela última vez por nto; 29 October 2010, 14:15.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  mas isso já tá tunado com uns instrumentos de um MKIV

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por UnaFiesta Ver Post
                                                    Eu antes andei a ver vários carros, e fiquei sempre mais inclinada para os Fiestas (isto do ponto de vista de ignorante na matéria), porque há imensos baratos, com muitos anos e "aparentemente" a andarem bemzito, são pequenos e práticos e, pelo que li, pouco gastadores e duradores (tipo... em média, mais do que 4 dias!!)



                                                    O Miguelspc acertou em cheio! lol Fui mesmo para o mais barato que encontrei que me pareceu em melhores condições de todos os que vi...



                                                    Pois, agora sei que valia bem pagar a um mecânico que me revisse o carro antes da compra... mas na altura não tinha nenhum contacto de confiança. No entanto, um amigo de uma amiga de um amigo meu (lol) é mecânico e parece que é dos bons e não muito caros! A amiga é toda virada para as motas, motards e mecânica e tal e conhece bem este mecânico... vou tentar que ele me veja o carro! Vamos ver...

                                                    Sinto-me dividida, porque gosto do carro, mas tenho medo que ele me dê mais problemas do que benefícios... hoje até lhe fui tirar fotos, para ver se valia a pena pô-lo à venda pela net... mas acho que vou esperar pela revisão deste outro mecânico.
                                                    ja que vais ao mecânico encomenda uma rotina MKIII HCS que passa pelo seguinte:

                                                    Afinar as válvulas e mudar a junta da tampa das mesmas
                                                    Limpar a ventilação do cárter
                                                    Mudar as velas, compra as motorcraft na ford que são as mais indicadas e mais em conta
                                                    De 93 não sei se já é CFI mas se for muda o filtro da gasolina, se não foi mete um filtro.
                                                    Aproveita e muda o óleo e os filtros.

                                                    Com estes passos conseguem manter os consumos de gasolina e óleo em conta

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ah não te preocupes, o meu citroen AX tinha 14 anos e parti-o todo. Não durou 3 meses.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                                        mas isso já tá tunado com uns instrumentos de um MKIV
                                                        Vais dizer que nao fica a matar

                                                        Por exemplo as jantes do fiesta mk5 tambem ficam bem no mk3 :

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Como já foi dito, a análise do carro deveria ter sido feita antes da compra (por quem entenda minimamente de carros) e não depois da compra.

                                                          Mas o que interessa agora é tentar resolver o problema, e nesse sentido:

                                                          - O stand tem obrigação legal de dar garantia. A questão é: Esse carro foi vendido com factura do stand, ou foi um negócio que "passou ao lado" deste? É que pela idade do carro, quase apostaria que não existiram facturas do stand, pois isso é exactamente o que permite que a pessoa se agarre "facilmente" a questões legais - e eles sabem bem disso;

                                                          - Partindo do princípio que isso foi uma venda particular (ainda que feita pelo dono do stand/oficina mas em nome próprio), tens de resolver tu o problema, e aqui tens de arranjar um mecânico de confiança para te fazer uma análise do carro em condições.

                                                          - A menos que esse carro esteja com muitos mais problemas graves adicionais, será quase sempre preferível reparar esse. Porquê?
                                                          Porque se esse carro já pouco vale estando em condições, avariado ninguém lhe pega. Por outro lado, se comprasses outro de valores semelhantes (ou até um pouco acima), continuarias a comprar um carro muito antigo, pelo que a probabilidade de problemas continuaria a ser elevadíssima, com o acréscimo de que já tinhas gasto o valor adicional da compra desse mesmo carro.

                                                          - A análise de "não reparar porque o carro não vale o valor da reparação" não pode ser aplicada à letra em todos os casos.
                                                          Imagina que agora tinhas de colocar 4 pneus novos, pastilhas de travão, escape novo e amortecedores...

                                                          ...isso custava mais do que o carro vale.

                                                          Mas há aqui uma questão que é "e pelo valor do carro + o valor das peças consigo comprar um que venha já com essas peças novas ?"...

                                                          E a resposta é "não"!

                                                          Daí que se o carro não estiver todo assassinado, vale mais reparar as coisas fundamentais (desde que não seja um valor absurdo, claro) e ir andando com ele.

                                                          Andar a tentar acertar na lotaria a comprar carros com 15 anos parece-me uma tarefa bem mais difícil.

                                                          É que mesmo aquele carro que até ficou guardado na garagem uma série de anos e tem poucos km pode ter um problema grave 30 minutos depois de estar a andar na estrada, pois tal como nas pessoas, a "saúde" e resistência dos automóveis não tende a melhorar com a idade.
                                                          Concordo totalmente

                                                          Ainda para mais num carro de 500€ ou pouco mais, é de esperar que venha com problemas.
                                                          Para muitos carros, 500€ nem para uma simples revisão dá
                                                          De qualquer maneira infelizmente não me parece que vás ter qualquer sorte em conseguir alguma coisa do stand, ainda para mais se o vendeu como particular, onde não são obrigados a dar garantia e sendo também a embraiagem uma peça de desgaste normal.

                                                          Eu sinceramente por 150€ acho que compensa a reparação, porque se o carro não tiver outros problemas dispendiosos, ainda pode vir a fazer alguns km's...
                                                          150€ paguei eu hoje por ..... uma simples lâmpada (xénon)

                                                          Boa sorte.
                                                          Editado pela última vez por PRAP; 15 August 2010, 00:19.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Olá olá,

                                                            Peço desculpa por ter deixado de responder desde Agosto, mas entretanto fiquei sem net e só conseguia ler as respostas em casa de amigos, pelo que não tinha tempo para responder.

                                                            Vim aqui só para dizer que já tenho o carro arranjado (pelo menos por agora) e que apesar de ainda ter gasto um bocado por todos os arranjinhos que ele tinha de levar... acho que se deve aguentar por uns tempos sem me dar problemas.. espero eu..

                                                            Agradeço a ajuda impecável de todos aqui no fórum e espero continuar a seguir-vos atentamente, para ver se aprendo umas coisitas com vocês!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X