Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Focus 1.4 - problemas de termómetro e desempenho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Focus 1.4 - problemas de termómetro e desempenho

    Boas tardes!

    Ponto Um: A única coisa que sei de carros é que gosto de conduzir. Acho que é bom deixar isso claro desde o início. Isso dito, já conduzi meia dúzia deles.

    Tenho nas mãos, ainda não fez dois meses, um Ford Focus 1.4, a gasolina, ligeiro, de 5 portas, adquirido a uma empresa de rent-a-car, com primeiro registo de 2007.
    Não sei se o carro era de aluguer se era de "serviço" da empresa como dizem.

    Os problemas:
    Assim que se roda a chave (antes de ligar) o ponteiro do termómetro (é termómetro não é?) sobe até cerca de meio (indicaria qualquer coisas como 90 graus) e não mais se mexe. Nem aquece nem arrefece.
    Foi ao stand. Foi à oficina da Ford. Dizem que fazem uns testes que não detectam nada electrónico e se fosse mecânico acendia lá umas luzes. Alguém tem um destes modelos me pode dizer se isto é normal.

    Depois há o problema mesmo grave. Se levar o carro normalmente, em qualquer mudança, e precisas de acelerar de repente, o carro não responde. Tenho a sensação que só perto das 5000 rotações é que ele anda. Para ultrapassar um camião a 110 preciso de ganhar balanço de não sei quantos quilómetros, porque acelerador a meio ou a fundo o carro quase não acelera. Isto será normal!?

    Nunca conduzi um 1.4 assim! Aliás mesmo carros de menor cilindrada com que já andei (tenho um Renault com 20 anos) não fazem isto! Ultrapassar é um quebra cabeças! ISto será normal!??

    Agradeço opiniões de quem esteja informado, porque do stand não tenho grande resposta... Quem tenha igual, ou perceba do assunto.

    Desde já obrigado!
    (compra um tipo um carro, num stand, com garantia, e afinal ainda parece que é pior que ir comprá-lo ali à esquina!!)

    Obrigado!
    Editado pela última vez por Bisonho31; 10 August 2010, 20:18.

    #2
    O caso da temperatura obviamente está mal, o motor passado umas x horas parado arrefece e se o ponteiro vai sempre para o meio provavelmente o sensor está avariado, a dar leituras erradas (e pelos visto fixa), não tem necessariamente de dar erro electrónico.

    Quanto ao desempenho, esse motor não prima pelas performances mas também não deveria ser assim tão mau penso eu...mas a ser algum problema pode ser tanta coisa, os filtros estão todos mudados? Também convém ver que tipo de revisões essa empresa fazia, por norma a fama é que se baldem, nesse caso eu faria um checkup para verificar essas coisas ou então faz tu uma revisão antecipada por descarga.
    Editado pela última vez por Abilio; 10 August 2010, 20:33.

    Comentário


      #3
      Desculpa lá mas algo se passa com a tua focus. Cá em casa existe uma de 2005, da segunda geração com o mesmo motor, 1.4 de 80cv e ela responde bem para os cv que tem. Isso de só responder as 5000 só prova isso, porque a "minha" basta carregar as 3500 rpm e responde logo (zona do binário máximo).

      E não te neges a reduzir pois este motor não tem muita força em mudanças altas. Talvez a tua precise de uma revisão a fundo (filtro do ar, gasolina, mudança de óleo, etc..) e um bom esticanço para acordar os cavalos adormecidos.

      Qualquer duvida dispõem porque tenho uma igual

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas respostas!

        De facto, também me parece que o indicador da temperatura deve ter algum defeito, mas como ainda não disponibilizaram o manual do carro... não podia garantir que não fosse assim.

        A verdade é que acabou de se pagar o carro, também não me apetecia ir meter-me em revisões completas na marca...

        Só para confirmar, Brunofig, o teu indicador do termómetro não sobe até meio cada vez que se roda a chave, pois não?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bisonho31 Ver Post
          Obrigado pelas respostas!

          De facto, também me parece que o indicador da temperatura deve ter algum defeito, mas como ainda não disponibilizaram o manual do carro... não podia garantir que não fosse assim.

          A verdade é que acabou de se pagar o carro, também não me apetecia ir meter-me em revisões completas na marca...

          Só para confirmar, Brunofig, o teu indicador do termómetro não sobe até meio cada vez que se roda a chave, pois não?
          Só sobe até a meio passado 10 minutos quando o motor atinge a temperatura de "serviço"

          Repara neste video meu, ele quando liga não sobe o ponteiro da temperatura

          YouTube - ‪Ford Focus 1.4 mk2 cold start‬‎

          E tens este video que é para entrar no test mode, ou seja ve se os ponteiros, e luzes estão boas, alem disso tem montes de funções escondidas, rpm, velocidade, temperatura do motor, voltagem etc..
          YouTube - ‪Ford Focus Mk2 TEST MODE‬‎

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
            Só sobe até a meio passado 10 minutos quando o motor atinge a temperatura de "serviço"

            Repara neste video meu, ele quando liga não sobe o ponteiro da temperatura

            YouTube - ‪Ford Focus 1.4 mk2 cold start‬‎

            E tens este video que é para entrar no test mode, ou seja ve se os ponteiros, e luzes estão boas, alem disso tem montes de funções escondidas, rpm, velocidade, temperatura do motor, voltagem etc..
            YouTube - ‪Ford Focus Mk2 TEST MODE‬‎

            Se ele ligou o carro depois de ter pegado nele anteriormente obvio que irá estar na temperatura normal . No meu focus 1.4 de 03 ele passado 5 min fica no meio e por lá se mantem sempre

            Em relaçao ao motor isso precisa de uma boa revisao

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
              Se ele ligou o carro depois de ter pegado nele anteriormente obvio que irá estar na temperatura normal . No meu focus 1.4 de 03 ele passado 5 min fica no meio e por lá se mantem sempre

              Em relaçao ao motor isso precisa de uma boa revisao
              Sim sim, eu disse aquilo porque pensei que o motor estava frio

              Comentário


                #8
                isso é um MKII né?

                vai ao test menu para ver os erros e se o ponteiro func bem...

                Comentário


                  #9
                  Obrigado pelas indicações! (E pelos videos!!!)

                  O ponteiro sobe até meio logo que se liga a primeira vez, desde a primeira vez que foi ligado. Não é de ter estado a trabalhar antes.

                  E aparentemente não há problemas electrónicos, porque fizeram lá aqueles testes (naõ sei que testes são...) na própria Ford e disseram que não havia nada.

                  Mas uma revisão do motor, pode reparar aquilo, ou apenas me diz qual é o problema?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bisonho31 Ver Post
                    Obrigado pelas indicações! (E pelos videos!!!)

                    O ponteiro sobe até meio logo que se liga a primeira vez, desde a primeira vez que foi ligado. Não é de ter estado a trabalhar antes.

                    E aparentemente não há problemas electrónicos, porque fizeram lá aqueles testes (naõ sei que testes são...) na própria Ford e disseram que não havia nada.

                    Mas uma revisão do motor, pode reparar aquilo, ou apenas me diz qual é o problema?
                    Isso é estranho, mas era obrigação da Ford detectar o problema, é que isso não é normal! Já agora, tem quantos quilómetros?

                    Comentário


                      #11
                      Pois na ford deviam era detectar o mal... no meu uma vez subiu ao max, mas depois disso nunca mais aconteceu...

                      Comentário


                        #12
                        O carro tem 70 000 Kms e vamos ver se para a semana o stand arranja uma solução para isto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Bisonho31 Ver Post
                          O carro tem 70 000 Kms e vamos ver se para a semana o stand arranja uma solução para isto.
                          Então como ficou a situação resolvida?

                          Comentário


                            #14
                            O vendedor foi de férias outra vez. Parece que volta para a semana...



                            Tenho andado com atenção na rua e acho que ainda não vi nenhum Focus, ligeiro, segunda versão, que não seja TDI. Começo a ficar convencido que a versão a gasolina foi um erro. Mas com os quilómetros que o carro faz, uma versão a diesel acaba por não compensar...
                            Editado pela última vez por Bisonho31; 02 September 2010, 13:24.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bisonho31 Ver Post
                              O vendedor foi de férias outra vez. Parece que volta para a semana...



                              Tenho andado com atenção na rua e acho que ainda não vi nenhum Focus, ligeiro, segunda versão, que não seja TDI. Começo a ficar convencido que a versão a gasolina foi um erro. Mas com os quilómetros que o carro faz, uma versão a diesel acaba por não compensar...
                              Epá vais ter de esperar um bocado então...

                              Isso é verdade, a maioria é tudo fritadeiras... err... TDCi Quando passa uma a gasolina igual a minha até fico a escutar o ronco

                              Mas vais ver que quando te habituares ele não te vai deixar mal

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bisonho31 Ver Post
                                O vendedor foi de férias outra vez. Parece que volta para a semana...



                                Tenho andado com atenção na rua e acho que ainda não vi nenhum Focus, ligeiro, segunda versão, que não seja TDI. Começo a ficar convencido que a versão a gasolina foi um erro. Mas com os quilómetros que o carro faz, uma versão a diesel acaba por não compensar...
                                Um erro ? Eu falando por mim estou é farto de ver fritadeiras , mas por outro lado é bom para mim , pois os a gasolina desvalorizam e é bem mais barato comprar agora ;)

                                Se o teu fosse tdci era apenas mais um gasoil , agora é a gasolina já é mais exclusivo

                                Comentário


                                  #17
                                  Estiveram a ver o carro, disseram que está melhor, o vendedor disse que foi dar uma volta com ele para experimentar e diz que está tudo bem.

                                  Continua a subir o termómetro para meio ao fim de 2 minutos a trabalhar.

                                  Ainda não fui dar até uma AE com ele para experimentar a questão da potência, mas não me parece que esteja muito melhor. O vendedor diz que só tem 75 cavalos. É pouco para um carro tão pesado. Com um renault de 20 anos faço subidas em terceira que o Focus tem dificuldade em fazer em segunda...

                                  Será que ele me troca pelo TDCi? Acho que sempre tem mais uns cavalitos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bisonho31 Ver Post
                                    Estiveram a ver o carro, disseram que está melhor, o vendedor disse que foi dar uma volta com ele para experimentar e diz que está tudo bem.

                                    Continua a subir o termómetro para meio ao fim de 2 minutos a trabalhar.

                                    Ainda não fui dar até uma AE com ele para experimentar a questão da potência, mas não me parece que esteja muito melhor. O vendedor diz que só tem 75 cavalos. É pouco para um carro tão pesado. Com um renault de 20 anos faço subidas em terceira que o Focus tem dificuldade em fazer em segunda...

                                    Será que ele me troca pelo TDCi? Acho que sempre tem mais uns cavalitos...
                                    Bom dia.

                                    Isso do termómetro é estranho, porque a "minha" demora para ai uns 7 minutos até atingir a temperatura de serviço (milimetros antes da risca do meio) isso pode ser problema do termostato...

                                    Em termos de potencia, tem 80cv, isto é, se for da segunda geração como a "minha". Ok, é pouca potencia para o peso que tem, e por vezes temos de reduzir para dar animo ao motor (relembro que a faixa ideal para fazer uma ultrapassagem segura é entre as 3500 e as 5500 rpm ), mas as mudanças onde mostra alguma vivacidade é a terceira e a segunda (na subida do monsanto, para quem conheçe, é perciso ir embalado em quinta (140km/h) e rapidamente reduzir para quarta para ficar nas 4200 rpm e pedal colado ao fundo para perder pouca/manter velocidade, porque se não for assim vai uma terceira até ao redline para andar , por isso se calhar o melhor é fazer um deposito com gasolina 98 em auto-estrada para "limpar os injectores" se não melhorar entretanto é melhor ir a oficina

                                    Já agora, que consumos anda a fazer?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se calhar é melhor mandares fazer uma limpeza aos injectores a uma oficina de bombas injectoras.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bisonho31 Ver Post
                                        Estiveram a ver o carro, disseram que está melhor, o vendedor disse que foi dar uma volta com ele para experimentar e diz que está tudo bem.

                                        Continua a subir o termómetro para meio ao fim de 2 minutos a trabalhar.

                                        Ainda não fui dar até uma AE com ele para experimentar a questão da potência, mas não me parece que esteja muito melhor. O vendedor diz que só tem 75 cavalos. É pouco para um carro tão pesado. Com um renault de 20 anos faço subidas em terceira que o Focus tem dificuldade em fazer em segunda...

                                        Será que ele me troca pelo TDCi? Acho que sempre tem mais uns cavalitos...
                                        Ora bem , em relaçao a subires em 3ª explico te ja que nao tem nada a ver pois tudo depende dos escalonamentos da caixa e como tal o focus e o renault nada teem em comum tendo ambos o seu escalonamento .

                                        O termometro subir logo para meio é normalissimo , devias estar habituado a carros mais antigos , ele atinge a temperatura de serviço num apice e por la se mantem , preocupava se mais se subisse ate vermelho como te disse anteriomente tenho um focus 1.4 mk1.5 e é igual e como em todos os focus .

                                        Em relaçao a potencia o 1.4 é molengao devido ao peso da carroceria , como tal deveria ter como entrada um 1.6 de 100 cvs no minimo , mas no meu consigo velocidades de 190 em AE a volta das 5000 rpm algo assim...

                                        Qual é a motorizaçao do renault?

                                        No tdci vais sentir mais potencia devido ao turbo pois sem ele era pior que o 1.4 a gasolina
                                        Editado pela última vez por Miguelspc; 21 September 2010, 23:00.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                          Ora bem , em relaçao a subires em 3ª explico te ja que nao tem nada a ver pois tudo depende dos escalonamentos da caixa e como tal o focus e o renault nada teem em comum tendo ambos o seu escalonamento .

                                          O termometro subir logo para meio é normalissimo , devias estar habituado a carros mais antigos , ele atinge a temperatura de serviço num apice e por la se mantem , preocupava se mais se subisse ate vermelho como te disse anteriomente tenho um focus 1.4 mk1.5 e é igual e como em todos os focus .

                                          Em relaçao a potencia o 1.4 é molengao devido ao peso da carroceria , como tal deveria ter como entrada um 1.6 de 100 cvs no minimo , mas no meu consigo velocidades de 190 em AE a volta das 5000 rpm algo assim...

                                          Qual é a motorizaçao do renault?

                                          No tdci vais sentir mais potencia devido ao turbo pois sem ele era pior que o 1.4 a gasolina
                                          Concordo inteiramente

                                          Já agora, pelo menos na Focus 1.4 cá de casa, a 5000 rpm vai aos 170km/h certinhos, de ponteiro é claro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O motor não estará fora de ponto, para só responder em altas?
                                            Ao ralenti, se deres uma aceleradela mais forte, ele não faz um barulho que mais parece o motor a enrolar, um som rouco?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ois!

                                              Obrigado pelas dicas!!!

                                              Também tenho tido problemas com o portátil (estes parecem mais fácil de resolver) e por isso tenho andado ausente.

                                              Consumos: pelo computador de bordo, pouco acima dos 9; 9.3 se não estou em erro;

                                              Depois da "revisão" que fizeram lá no stand voltei a tomar atenção às rotações. Ele responde antes das 5000, em segunda até antes das 4000. Embora não tenha andado no Monsanto, a descrição do Brunofig parece ser mesmo isso. O carro tem pouca potência e as mudanças estão muito longas.

                                              Exemplo: vou em terceira, perto dos 50km, a sair da cidade, carrego mais no acelerador, continuo, até ao fundo, e o carro pouco reage. Só passado uns segundos é que se nota que começa a acelerar, mas ainda muito lentamente. Se passar para segunda, as rotações aumentam e tenho mais potência, simplesmente nunca tinha visto um carro assim. Estamos a falar de uma recta, sem inclinação.

                                              Não sei a potência do Renault. Sem que é um 1400 e tem 23 anos. Agora chumbou na revisão, vai precisar de mais uns retoques. Duvido que dê os 120 na AE (E não era de certeza comigo lá dentro). Só comparei porque já é um carro com muitos anos e que mostra bem (em andamento) esses anos. Mas "quando se carrega no acelerador ele anda mais depressa"... Ainda que seja de 50 para 70 nota-se a potência a puxar. O Focus parece que leva um comboio atrás.

                                              Aliás, por algum motivo ainda não vi mais nenhum igual, a gasolina. Só devem ter saído mesmo para Rent-a-Cars.

                                              E ainda não mudaram o proprietário. Um mês à espera pelo livro de instruções. Vamos lá ver quanto tempo demora a transferência de propriedade...

                                              Comentário


                                                #24
                                                O 1.4 a gasolina é molengão, bebe muito, e não anda, ja no escort era assim.
                                                Vê lá se isso não tem a porcaria da Maf do 1.6 instalada!
                                                É que esses motores dao cabo das Maf's e o pessoal inteligente, xuning espeta-lhes Maf's do 1.6, porque na sua cabecinha pensam que o motor fica a andar mais. E até fica, da cerca mais de 10 km de velocidade maxima, bebe mais uns 3 litros e a baixas rotações não desenvolve, lol

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bisonho31 Ver Post
                                                  Ois!

                                                  Obrigado pelas dicas!!!

                                                  Também tenho tido problemas com o portátil (estes parecem mais fácil de resolver) e por isso tenho andado ausente.

                                                  Consumos: pelo computador de bordo, pouco acima dos 9; 9.3 se não estou em erro;

                                                  Depois da "revisão" que fizeram lá no stand voltei a tomar atenção às rotações. Ele responde antes das 5000, em segunda até antes das 4000. Embora não tenha andado no Monsanto, a descrição do Brunofig parece ser mesmo isso. O carro tem pouca potência e as mudanças estão muito longas.

                                                  Exemplo: vou em terceira, perto dos 50km, a sair da cidade, carrego mais no acelerador, continuo, até ao fundo, e o carro pouco reage. Só passado uns segundos é que se nota que começa a acelerar, mas ainda muito lentamente. Se passar para segunda, as rotações aumentam e tenho mais potência, simplesmente nunca tinha visto um carro assim. Estamos a falar de uma recta, sem inclinação.

                                                  Não sei a potência do Renault. Sem que é um 1400 e tem 23 anos. Agora chumbou na revisão, vai precisar de mais uns retoques. Duvido que dê os 120 na AE (E não era de certeza comigo lá dentro). Só comparei porque já é um carro com muitos anos e que mostra bem (em andamento) esses anos. Mas "quando se carrega no acelerador ele anda mais depressa"... Ainda que seja de 50 para 70 nota-se a potência a puxar. O Focus parece que leva um comboio atrás.

                                                  Aliás, por algum motivo ainda não vi mais nenhum igual, a gasolina. Só devem ter saído mesmo para Rent-a-Cars.

                                                  E ainda não mudaram o proprietário. Um mês à espera pelo livro de instruções. Vamos lá ver quanto tempo demora a transferência de propriedade...
                                                  Esse consumo ainda ira diminuir quando conheceres melhor o carro, o "meu" agora anda nos 7litros, mas também tem sido uma condução descontraída e velocidades a volta dos 140 em AE...

                                                  E em relação ao ponteiro da temperatura, já foi resolvido?

                                                  Mas ve o lado positivo, ganhaste um comportamento espectacular, um carro mais jovem e com alguma tecnologia Já agora, qual é o teu Renault?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem, o meu cunhado têm um Focus 1.4 MK2 e basicamente partilhamos o carro, ando regularmente nele.. O carro custa muito a desenvolver e é muito gastador, mas quando atinge as +4.500rpm parece que leva um "kick" e é a zona preferida deste motor! Tento fazer uma condução económica por vezes (trocas de caixa antes das 2000rpm, pontos mortos, etc), mas a média quase não se altera, 9/9,3lt. O carro faz maior parte em cidade e 1 ou 2 viagens em AE por mês, e realmente para ultrapassar é preciso conhecer bem o carro e esticar a rotação ao máximo... Tenho de estudar uma maneira de lhe melhorar as baixas, ou o consumo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eis, passado tanto tempo, nem sei se ainda se pode responder.

                                                      Bem, o ponteiro da temperatura parece que é mesmo assim. Finalmente entregaram o manual do carro, mas ainda não fizeram a transferência de propriedade. Aquela empresa não funciona muito bem...

                                                      A média de consumo também não tem baixado, se bem que ele seja usado mais em trajectos curtos, cidade, viagens pequenas para fora (uma hora no máximo....).

                                                      O Renault é um 11 TSE e o motor do Focus não tem nada de espectacular, ainda noutro dia tive de meter uma primeira para aguentar uma subida aqui ao pé da minha casa. Sinceramente, não me lembro de alguma vez ter metido uma primeira num carro em movimento para conseguir fazer uma subida (até é algo íngreme e o tipo que vinha a frente começou a reduzir...). Pelo que percebi da Wikipedia, aquele motor era dos mais fracos da versão original. Foi mantido, enquanto o peso aumentou... não podia dar bom resultado!

                                                      Bem, boas festas a todos e obrigado pelas dicas!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bisonho31 Ver Post
                                                        Eis, passado tanto tempo, nem sei se ainda se pode responder.

                                                        Bem, o ponteiro da temperatura parece que é mesmo assim. Finalmente entregaram o manual do carro, mas ainda não fizeram a transferência de propriedade. Aquela empresa não funciona muito bem...

                                                        A média de consumo também não tem baixado, se bem que ele seja usado mais em trajectos curtos, cidade, viagens pequenas para fora (uma hora no máximo....).

                                                        O Renault é um 11 TSE e o motor do Focus não tem nada de espectacular, ainda noutro dia tive de meter uma primeira para aguentar uma subida aqui ao pé da minha casa. Sinceramente, não me lembro de alguma vez ter metido uma primeira num carro em movimento para conseguir fazer uma subida (até é algo íngreme e o tipo que vinha a frente começou a reduzir...). Pelo que percebi da Wikipedia, aquele motor era dos mais fracos da versão original. Foi mantido, enquanto o peso aumentou... não podia dar bom resultado!

                                                        Bem, boas festas a todos e obrigado pelas dicas!!!
                                                        Folgo em ver que ficou tudo resolvido!

                                                        Realmente este 1.4 nas subidas, se não for embalado, chega a ser desesperante! Enfim... Se a motorização base dos Focus mk2 fosse o 1.6 Ti-VCT é que era...

                                                        Boas festas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O bom nestes carros é saber aproveitar o binario . O binario maximo deve andar a volta das 4000/5000 rpm nem sei bem ... Nessa faixa ele responde bem . Outro problema que acho é a relaçao de caixa , a 1ª velocidade é muito muito curta , as vezes nem sei o que lá esta a fazer , se calhar ate se arrancava em 2ª.

                                                          Em rotaçoes altas responde muito bem , como todos os otto altas é o seu regime preferido ao contrario das fritadeiras que é a volta das 1500 e terminam pouco depois

                                                          abcs


                                                          Já agora o meu focus conta com 170 mil km e leva oleo 5w30 e posso dizer que nao consome ponta de oleo . Daqui a nada vai a revisao e o oleo continua no maximo . Muito boa fiabilidade deste bloco

                                                          abcs

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X