Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Embraiagem - Estimar, Manter e dar-lhe anos de vida como?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Embraiagem - Estimar, Manter e dar-lhe anos de vida como?

    Boas pessoal fiz uma pesquisa por titulos de tópicos e não apareceu nada que reunisse ou fosse muito claro, como eu pretendo, no fundo crio este tópico para reunir as DICAS e as GAFES de cada um de nós com este elemento precioso e bem dispendioso quando avaria, para começar vou colocar as minhas dúvidas de artolas

    Questiono se è correcto:
    1- Estou a chegar a um sinal vermelho a 150 metros meto a caixa em "ponto morto" e deixo-o deslizar até parar?

    2- Descer os "cabos de Ávila n117" a 90km/h e quando chegar ao fim e começa a subir engrenar-lhe uma mudança?

    3-No seguimento da primeira é melhor travar com a caixa ou deixa-lo deslizar e travar?

    4-Pé a descansar na embraiagem queima-a certo?

    5-Como se alivia o pé da embreagem após metermos uma mudança? devagar e com ajuda do acelerador se for uma relação acima?

    Bem deixo aqui algumas dúvidas nada de mais algumas que pratico outras não
    Editado pela última vez por vwbora; 23 August 2010, 17:16.

    #2
    Limita-te a não fazeres asneiras como andar com o pé em cima do pedal da embraiagem, não andar a fazer constantemente arranques à campeão e passagens de caixa a martelo, e em carros com muito binário não andes sempre a pisar no regime de binário máximo (que é onde está o maior esforço).

    Algumas coisas que são melhores para a embraiagem são piores para outros componentes, e vice-versa.

    Para as transmissões, quanto mais suave for as passagens de caixa, melhor.
    Para fazeres isto, ou tens uma precisão cirúrgica entre a rotação/acelerador para colocares o motor (com o acelerador) na rotação exacta em que a mudança vai entrar a seguir, ou fazes a passagem libertando a embraiagem mais lentamente - o que implica um pequeno patinar da embraiagem.

    Não há receitas perfeitas, pelo que o bom-senso a conduzir será a melhor opção.

    Se fizeres maioritariamente cidade não vais conseguir evitar (de modo nenhum) o desgaste adicional da embraiagem face a km feitos em AE.

    Por isso, deixa de te preocupar demais com isso e goza mas é o carro.

    Quando e se precisar de algum componente, ele diz-te!

    Comentário


      #3
      Compras um carro de trasmissão automática e resolves todos os teus problemas a esee nível.

      Comentário


        #4
        faz muita auto-estrada em 5º/6º

        Comentário


          #5
          - não descansar o pé em cima da embraiagem (imagina que a embraiagem queima);
          - em semáforos - ponto morto e pé no tapete;
          - arranques suaves, de acordo com a inclinação;
          - factores externos à condução: motores a gasóleo gastam, por norma, menos embraiagem por não ser necessário acelerar tanto nos arranques e condução maioritariamente em AE também contribui para menor desgaste;
          - ... o resto é intuitivo

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por momentos Ver Post
            Compras um carro de trasmissão automática e resolves todos os teus problemas a esee nível.

            Pedal de embraiagem? O q é isso?

            Agora mais a sério, tratar o pedal da embraiagem com suavidade e não descansar o pé sobre ele já é uma grande ajuda. Não manter o carro muito tempo seguro apenas com ponto de embraiagem, pisá-la sempre a fundo quando se engrenam mudanças, ou seja, bom senso e suavidade. Não quer dizer q de vez em quando não se possa esganar um bocado a embraiagem e a caixa...

            Comentário


              #7
              Passagens rápidas de caixa chateiam as transmissões.. Passagens lentas chateiam a própria embraiagem.. Daí que..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por xarly Ver Post
                - não descansar o pé em cima da embraiagem (imagina que a embraiagem queima);
                - em semáforos - ponto morto e pé no tapete;
                - arranques suaves, de acordo com a inclinação;
                - factores externos à condução: motores a gasóleo gastam, por norma, menos embraiagem por não ser necessário acelerar tanto nos arranques e condução maioritariamente em AE também contribui para menor desgaste;
                - ... o resto é intuitivo

                Por norma, os diesel gastam mais embraiagem, devido ao maior binário disponível mais cedo

                Comentário


                  #9
                  No teu dois primeiros pontos, além de não estares a fazer nada pela embraiagem, estás a gastar combustível desnecessariamente. Deixa o carro deslizar com a mudança engrenada que vais a gastar zero, assumindo que tens um bora.

                  A embraiagem em si, o disco, gasta-se quanto mais tempo estiver a suportar um esforço ou este for de grande intensidade, portanto os arranques são o maior esforço, especialemnte a subir por exemplo ou em filas.
                  O andares sempre com o pé em ciam da embraiagem dás cabo de outros elementos da embraiagem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                    Por norma, os diesel gastam mais embraiagem, devido ao maior binário disponível mais cedo
                    Também tenho essa ideia.
                    Principalmente no pára-arranca, em que muitos por comodismo levam só o pé esquerdo.

                    Já agora, penso que já foi perguntado, mas as reduções na caixa quando travam por causa de obstáculos, aproximação de saída de via com perda de prioridade nossa e semáforos, contribuem muito para o desgaste da embraiagem?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                      Também tenho essa ideia.
                      Principalmente no pára-arranca, em que muitos por comodismo levam só o pé esquerdo.

                      Já agora, penso que já foi perguntado, mas as reduções na caixa quando travam por causa de obstáculos, aproximação de saída de via com perda de prioridade nossa e semáforos, contribuem muito para o desgaste da embraiagem?
                      Juro que fiquei sem perceber, não quererás dizer pé direito ? (E ficam com o esquerdo em cima da embraiagem ?)
                      Seja como for, quando o pedal da embraiagem está completamente em baixo, o disco e o respectivo prato não estão em contacto, logo não existe qualquer desgaste destes dois elementos, quanto muito podemos criticar o desgaste no rolamento e nas molas do prato por estarem sempre flectidas.

                      http://static.howstuffworks.com/flash/clutch-fig5.swf



                      Por norma, os diesel gastam mais embraiagem, devido ao maior binário disponível mais cedo
                      Por norma as embraiagens dos motores diesel também são projectadas para suportar o esforço adicional, daí terem diâmetros maiores....
                      Regra geral acabam por durar tanto quanto as outras!



                      Nota: Alguém que corrija o tópico! Escreve-se embraiagem e não embreagem

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                        Juro que fiquei sem perceber, não quererás dizer pé direito ? (E ficam com o esquerdo em cima da embraiagem ?)
                        Quis dizer que não usam o pé direito para acelerar e andam a locomover a viatura com o esquerdo, desembraiando. Daí dizer que levanta-se o pé após engatada a mudança. O direito nesses casos "descansa" no travão quando é para parar.

                        Peço desculpa por não ter sido explícito.

                        Quanto ao descansar o pé na embraiagem, é lamentável que durante a instrução não chamem a atenção. Tive que ouvir do meu pai, quando comecei a conduzir após ter tirado a carta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                          Também tenho essa ideia.
                          Principalmente no pára-arranca, em que muitos por comodismo levam só o pé esquerdo.

                          Já agora, penso que já foi perguntado, mas as reduções na caixa quando travam por causa de obstáculos, aproximação de saída de via com perda de prioridade nossa e semáforos, contribuem muito para o desgaste da embraiagem?


                          realmente nestes casos o que aconselham rolar em ponto morto, rolar com o pé da embreagem a fundo? ou ir reduzindo até parar?Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Acho que deviam abrir o link que o user metei para perceberem o que é a embraiagem e qual a sua função.
                            Se calhar a partir daí as vossas perguntas vão mudar.

                            Comentário


                              #15
                              As reduções fortes, desgastam tanto ou mais, que os arranques fortes o disco de embraiagem

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                Quanto ao descansar o pé na embraiagem, é lamentável que durante a instrução não chamem a atenção. Tive que ouvir do meu pai, quando comecei a conduzir após ter tirado a carta.
                                comigo passou-se a mesma coisa.. houve coisas que tive q aprender com o meu pai a nivel de poupar o carro

                                Comentário


                                  #17
                                  Por falar em embraiagens, alguém sabe onde mandar reforçar cá em Portugal? Se possível que reforcem em kevlar!

                                  Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                                  comigo passou-se a mesma coisa.. houve coisas que tive q aprender com o meu pai a nivel de poupar o carro
                                  Isso depende do instrutor, sei de vários que avisam , e a mesma coisa com a mão em cima do selector da caixa!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Do que tenho conhecimento, nas escolas ensinam a ter sempre uma mudança engrenada nos semáforos. Calculo que para quem não tem experiência, possa facilitar para naquele momento em que fica verde, seja menos uma coisa com que se preocupem, mas é danoso para o carro e facilita-se. Lá está, não se ensina que o melhor é engrenar quando fica verde ou pouco antes, ainda que nos primeiros tempos fizessem assim. Ensina-se as pessoas a serem preguiçosas, a terem o menos trabalho possível.

                                    Mas a embraiagem é um componente que sofre em muitos carros desnecessariamente. Já tenho reparado em pessoas que usam a embraiagem para desacelarar, que a baixa velocidade vão em 2ª com a embaiagem a meio curso em vez de ir em 1ª (por exemplo a subir), que em vez de a largar, carregam mais no acelerador (vê-se muito em estacionamentos)... Tudo coisas a evitar, acho eu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sergiogon Ver Post
                                      Por falar em embraiagens, alguém sabe onde mandar reforçar cá em Portugal? Se possível que reforcem em kevlar!



                                      Isso depende do instrutor, sei de vários que avisam , e a mesma coisa com a mão em cima do selector da caixa!
                                      Podes fazer isso aqui:
                                      GBS Embraiagens de Competição

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                        Por norma, os diesel gastam mais embraiagem, devido ao maior binário disponível mais cedo
                                        nessa eu vou teimar, mas continuo a achar (por experiência própria e por contactos com mecânicos) que os motores diesel gastam menos embraiagem do que os motores a gasolina - quando conduzidos pela mesma pessoa, sendo o veículo da mesma categoria e potências semelhantes...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                          Do que tenho conhecimento, nas escolas ensinam a ter sempre uma mudança engrenada nos semáforos. Calculo que para quem não tem experiência, possa facilitar para naquele momento em que fica verde, seja menos uma coisa com que se preocupem, mas é danoso para o carro e facilita-se. Lá está, não se ensina que o melhor é engrenar quando fica verde ou pouco antes, ainda que nos primeiros tempos fizessem assim. Ensina-se as pessoas a serem preguiçosas, a terem o menos trabalho possível.

                                          Mas a embraiagem é um componente que sofre em muitos carros desnecessariamente. Já tenho reparado em pessoas que usam a embraiagem para desacelarar, que a baixa velocidade vão em 2ª com a embaiagem a meio curso em vez de ir em 1ª (por exemplo a subir), que em vez de a largar, carregam mais no acelerador (vê-se muito em estacionamentos)... Tudo coisas a evitar, acho eu.
                                          Por acaso no meu caso foi ao contrário. O instrutor quase que me matava assim que eu punha lá o pé quando estava parado nos sinais

                                          Mesmo em subidas bastante ingremes era sempre em ponto morto, até me passava mas agora percebo bem o porquê

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                                            Por acaso no meu caso foi ao contrário. O instrutor quase que me matava assim que eu punha lá o pé quando estava parado nos sinais

                                            Mesmo em subidas bastante ingremes era sempre em ponto morto, até me passava mas agora percebo bem o porquê
                                            No meu caso concreto, já sabia que era errado e fazia assim. Daí que nunca me tenha sugerido sequer manter a 1ª engrenada, estando parado. Se eu não soubesse, talvez me tivesse sugerido o que é errado fazer para facilitar. Ou não.
                                            Mas de resto, das pessoas que conheço que têm tirado a carta...
                                            Tenho a ideia que o ensino da condução (em Portugal pelo menos) serve para ter um documento que permite circular na estrada. Saber estacionar, aprender a usar o ponto de embraiagem, etc, é secundário. Só se ensina o suficiente para passar no exame ou então espera-se que o exame seja facilitado. E depois vemos coisas mirabolantes na rua e nas estradas. Conheço situações e coisas que instrutores de condução dizem que me deixam a pensar o que é que eles andam lá a fazer. Daí que não me admire que grande parte das pessoas ande de carro como se estivessem sentadas no sofá a ver televisão ou a confraternizar. Há por aí muitos condutores de papa-reformas. Mas já me estou a desviar do tema do tópico.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por xarly Ver Post
                                              nessa eu vou teimar, mas continuo a achar (por experiência própria e por contactos com mecânicos) que os motores diesel gastam menos embraiagem do que os motores a gasolina - quando conduzidos pela mesma pessoa, sendo o veículo da mesma categoria e potências semelhantes...

                                              Depende dos mecânicos, e dos carros a gasolina

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X