Sou leitor assíduo deste forúm e este é o meu primeiro post.
Sou um feliz proprietário de uma peugeot 307 1.4 hdi break de 2003, com 200 mil km à data, sem um único problema a registar!
Feliz com tal experiência, adquiri em 2007 um peugeot 307 1.6 hdi 110 cv, versão sport. Como faço muita AE e sempre muito depressa, optei por este motor um pouco mais vivo na sua resposta. Sendo daqueles condutores animados mas consciente com a necessidade de preservar o carro dos arranques a frio, da descompressão do turbo antes de desligar o motor, nada registei excepto os já habituais barulhos parasitas que a construtora francesa nos "habituou", até há cerca de 2 meses altura em que:
1) o carro me começou a soluçar em altas rotações a partir das 3500-4000 rpm. O carro falhava por pequenos microsegundos por "surtos", ou seja, falhava 10 vezes e ficava 5 min sem falhar... Apenas em altas... Não acendeu nenhuma luz de alerta. De referir que não uso gasoleos low-cost. Foi à marca e não se detectou nada, não falhou durante um mês. Noutro viagem Porto-Lisboa falhou novamente... Nessa mesma tarde não voltou a falhar. Coincidiu com a revisão e aos 101 mil km, mudando filtro de gasóleo e atirei para o depósito de gasóleo de alto rendimento, um litro de oleo para limpeza dos injectores. Estive 2 meses sem problemas até hoje, altura em que o carro me começou a falhar...
desta vez às 3000 rpm.
2) um belo dia entrei no carro, dou à chave e sinto um barulho e estranho e... Era uma vez um motor de arranque... "Colou", como me disseram... Mudado na altura (que coincidiu com a revisão aos 101 mil km) nunca mais me preocupei, excepto, até há uma semana em que dou à chave e não pega... "estou lixado", pensei eu.. Mas felizmente à 5ª tentativa lá pegou... Na tarde seguinte, num semáforo, com AC ligado, vai-se abaixo sozinho, pegando imediatamente mal dou à chave.
3) comecei a sentir um tremor estranho no carro.. como se o motor estrivesse a tremer mais do que o costume. Noto isso essencialmente quando estou parado com o pé no travão e o sinto tremer mais...
Aguardo ida à oficina, mas já sei que chego lá e pouco me fazem porque ligam-no e ele pega.. Andam com ele e não soluça... Ligam-no à máquina e nada acusa ao que dizem: "vamos lá fazer um upgrad ao software"...
Sinceramente, estou a ganhar cisma ao carro porque pressinto que num destes dias ainda fico parado numa AE.
Opinem para eu chegar à oficina e, apesar de perceber minimamente de motores, mostrar que sei alguma coisita.
Obrigado
Sou um feliz proprietário de uma peugeot 307 1.4 hdi break de 2003, com 200 mil km à data, sem um único problema a registar!
Feliz com tal experiência, adquiri em 2007 um peugeot 307 1.6 hdi 110 cv, versão sport. Como faço muita AE e sempre muito depressa, optei por este motor um pouco mais vivo na sua resposta. Sendo daqueles condutores animados mas consciente com a necessidade de preservar o carro dos arranques a frio, da descompressão do turbo antes de desligar o motor, nada registei excepto os já habituais barulhos parasitas que a construtora francesa nos "habituou", até há cerca de 2 meses altura em que:
1) o carro me começou a soluçar em altas rotações a partir das 3500-4000 rpm. O carro falhava por pequenos microsegundos por "surtos", ou seja, falhava 10 vezes e ficava 5 min sem falhar... Apenas em altas... Não acendeu nenhuma luz de alerta. De referir que não uso gasoleos low-cost. Foi à marca e não se detectou nada, não falhou durante um mês. Noutro viagem Porto-Lisboa falhou novamente... Nessa mesma tarde não voltou a falhar. Coincidiu com a revisão e aos 101 mil km, mudando filtro de gasóleo e atirei para o depósito de gasóleo de alto rendimento, um litro de oleo para limpeza dos injectores. Estive 2 meses sem problemas até hoje, altura em que o carro me começou a falhar...
desta vez às 3000 rpm.
2) um belo dia entrei no carro, dou à chave e sinto um barulho e estranho e... Era uma vez um motor de arranque... "Colou", como me disseram... Mudado na altura (que coincidiu com a revisão aos 101 mil km) nunca mais me preocupei, excepto, até há uma semana em que dou à chave e não pega... "estou lixado", pensei eu.. Mas felizmente à 5ª tentativa lá pegou... Na tarde seguinte, num semáforo, com AC ligado, vai-se abaixo sozinho, pegando imediatamente mal dou à chave.
3) comecei a sentir um tremor estranho no carro.. como se o motor estrivesse a tremer mais do que o costume. Noto isso essencialmente quando estou parado com o pé no travão e o sinto tremer mais...
Aguardo ida à oficina, mas já sei que chego lá e pouco me fazem porque ligam-no e ele pega.. Andam com ele e não soluça... Ligam-no à máquina e nada acusa ao que dizem: "vamos lá fazer um upgrad ao software"...
Sinceramente, estou a ganhar cisma ao carro porque pressinto que num destes dias ainda fico parado numa AE.
Opinem para eu chegar à oficina e, apesar de perceber minimamente de motores, mostrar que sei alguma coisita.
Obrigado
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