Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 307 hdi 110 cv - comportamento estranho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 307 hdi 110 cv - comportamento estranho

    Sou leitor assíduo deste forúm e este é o meu primeiro post.

    Sou um feliz proprietário de uma peugeot 307 1.4 hdi break de 2003, com 200 mil km à data, sem um único problema a registar!

    Feliz com tal experiência, adquiri em 2007 um peugeot 307 1.6 hdi 110 cv, versão sport. Como faço muita AE e sempre muito depressa, optei por este motor um pouco mais vivo na sua resposta. Sendo daqueles condutores animados mas consciente com a necessidade de preservar o carro dos arranques a frio, da descompressão do turbo antes de desligar o motor, nada registei excepto os já habituais barulhos parasitas que a construtora francesa nos "habituou", até há cerca de 2 meses altura em que:

    1) o carro me começou a soluçar em altas rotações a partir das 3500-4000 rpm. O carro falhava por pequenos microsegundos por "surtos", ou seja, falhava 10 vezes e ficava 5 min sem falhar... Apenas em altas... Não acendeu nenhuma luz de alerta. De referir que não uso gasoleos low-cost. Foi à marca e não se detectou nada, não falhou durante um mês. Noutro viagem Porto-Lisboa falhou novamente... Nessa mesma tarde não voltou a falhar. Coincidiu com a revisão e aos 101 mil km, mudando filtro de gasóleo e atirei para o depósito de gasóleo de alto rendimento, um litro de oleo para limpeza dos injectores. Estive 2 meses sem problemas até hoje, altura em que o carro me começou a falhar...
    desta vez às 3000 rpm.

    2) um belo dia entrei no carro, dou à chave e sinto um barulho e estranho e... Era uma vez um motor de arranque... "Colou", como me disseram... Mudado na altura (que coincidiu com a revisão aos 101 mil km) nunca mais me preocupei, excepto, até há uma semana em que dou à chave e não pega... "estou lixado", pensei eu.. Mas felizmente à 5ª tentativa lá pegou... Na tarde seguinte, num semáforo, com AC ligado, vai-se abaixo sozinho, pegando imediatamente mal dou à chave.

    3) comecei a sentir um tremor estranho no carro.. como se o motor estrivesse a tremer mais do que o costume. Noto isso essencialmente quando estou parado com o pé no travão e o sinto tremer mais...

    Aguardo ida à oficina, mas já sei que chego lá e pouco me fazem porque ligam-no e ele pega.. Andam com ele e não soluça... Ligam-no à máquina e nada acusa ao que dizem: "vamos lá fazer um upgrad ao software"...

    Sinceramente, estou a ganhar cisma ao carro porque pressinto que num destes dias ainda fico parado numa AE.

    Opinem para eu chegar à oficina e, apesar de perceber minimamente de motores, mostrar que sei alguma coisita.

    Obrigado

    #2
    Para ajudar à discussão, informo ainda que nos últimos tempos me tenho apercebido que a ventoinha tem ligado muitas vezes, especialmente em baixas velocidades e em percursos de cidade...

    Opiniões são bem-vindas!

    Comentário


      #3
      Boas!
      A tremideira que fala poderá ser o volante bimassa.
      Ele treme ainda mais quando aceleras? Ou é só ao relentim?
      O carregar no travao nao tem nada a ver, e ter o AC ligado só esforça um pouco + o motor, mas tambem nao deve de ser por ai o problema...
      Se desligares o AC notas diferença?

      Comentário


        #4
        Treme independentemente do AC estar ou não ligado.
        Sim, se acelerar ele treme ainda mais... Ainda agora fiz 20 km de AE e veio sempre a tremer em altas... Entrei na AE acelerei e tremeu. Depois esteve 5 min ok.. e outros 5 a tremer...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por portista29 Ver Post
          Treme independentemente do AC estar ou não ligado.
          Sim, se acelerar ele treme ainda mais... Ainda agora fiz 20 km de AE e veio sempre a tremer em altas... Entrei na AE acelerei e tremeu. Depois esteve 5 min ok.. e outros 5 a tremer...
          Notas diferença no andamento?

          Comentário


            #6
            Não... Ele continua a acelerar mas a tremer, entendes?
            Mas quanto mais se eleva as rotações mais ele treme e mais as rotações caem...

            Comentário


              #7
              Olá

              Quantos kms tem o carro?
              Já precisou de voltar a encher alguma vez o depósito de "Eolys" do filtro de partículas?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por simao28 Ver Post
                Olá

                Quantos kms tem o carro?
                Já precisou de voltar a encher alguma vez o depósito de "Eolys" do filtro de partículas?
                O filtro de particulas não tem nada a ver, pois se fosse isso avisava no computador de bordo, e para alem de que nao faz vibrar o motor.
                Por o que diz é o volante bimassa, pois ele é o unico causador da vibraçao.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por portista29 Ver Post
                  Para ajudar à discussão, informo ainda que nos últimos tempos me tenho apercebido que a ventoinha tem ligado muitas vezes, especialmente em baixas velocidades e em percursos de cidade...

                  Opiniões são bem-vindas!
                  Ora bem ...
                  esse tremer possivelmente será um desenquilibrio num dos componentes aonde se encontra a correia do alternador ...

                  Bomba de agua , A/C , Bomba diesel alta pressão , alternador , Bomba de oleo...

                  Segundo diz que aquece , aonde não aquecia , pode ser a bomba de agua ...
                  Mas é provavel que seja o A/C ...

                  Quanto ao veiculo falhar em altas rotações ...
                  Atenção à troca do filtro de diesel ...

                  Tem que encher primeiro o filtro com diesel ...
                  caso contrario ... fica sempre com ar dentro ... não sai por si ...
                  depois dá sintomas esporádicos de falha de diesel quando se puxa pelo veiculo , por vezes tambem custa a pegar ...

                  Mecanicos da treta não sabem ou fingem que não sabem ... que todo sistema de injecção comonrail não purga sozinho ...

                  Quando for oficina post por aqui a conclusão ...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
                    Ora bem ...
                    esse tremer possivelmente será um desenquilibrio num dos componentes aonde se encontra a correia do alternador ...

                    Bomba de agua , A/C , Bomba diesel alta pressão , alternador , Bomba de oleo...

                    Segundo diz que aquece , aonde não aquecia , pode ser a bomba de agua ...
                    Mas é provavel que seja o A/C ...

                    Quanto ao veiculo falhar em altas rotações ...
                    Atenção à troca do filtro de diesel ...

                    Tem que encher primeiro o filtro com diesel ...
                    caso contrario ... fica sempre com ar dentro ... não sai por si ...
                    depois dá sintomas esporádicos de falha de diesel quando se puxa pelo veiculo , por vezes tambem custa a pegar ...

                    Mecanicos da treta não sabem ou fingem que não sabem ... que todo sistema de injecção comonrail não purga sozinho ...

                    Quando for oficina post por aqui a conclusão ...
                    A bomba de agua nao pode ser, pois bonba de agua nunca faz tremer um motor, quanto muito faz barulho ou perde agua.
                    O A.C., segundo ele, o motor treme tanto com ele ligado como desligado, por isso tambem nao é.
                    Bomba diesel alta pressao tambem nao é, pois s fosse ele notava no desenvolvimento do carro, e segundo ele ta com andamento normal.
                    O alternador e a bomba do oleo tambem nao pode ser, porque ele ja fiz varios km desde que notou a tremideira, e acendiriam luzes no painel ou até tinha ja danificado o motor.
                    A ventoinha trabalhar, nao quer dizer que o carro esteja a aquecer, pois se ligares o AC ela ja trabalha.
                    Editado pela última vez por Carlosmsp; 23 September 2010, 22:00.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Carlosmsp Ver Post
                      A bomba de agua nao pode ser, pois bonba de agua nunca faz tremer um motor, quanto muito faz barulho ou perde agua.
                      O A.C., segundo ele, o motor treme tanto com ele ligado como desligado, por isso tambem nao é.
                      Bomba diesel alta pressao tambem nao é, pois s fosse ele notava no desenvolvimento do carro, e segundo ele ta com andamento normal.
                      O alternador e a bomba do oleo tambem nao pode ser, porque ele ja fiz varios km desde que notou a tremideira, e acendiriam luzes no painel ou até tinha ja danificado o motor.
                      A ventoinha trabalhar, nao quer dizer que o carro esteja a aquecer, pois se ligares o AC ela ja trabalha.
                      Ok ...

                      Não esqueça que a correia está sempre a rodar a polie do A/C , quer esteja ligado ou desligado ...
                      Por isso é que digo que é provavel ser do A/C ...
                      Já que por exclusão ...
                      Tambem julgo não ser provavel que sejam os outros componentes ...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
                        Ok ...

                        Não esqueça que a correia está sempre a rodar a polie do A/C , quer esteja ligado ou desligado ...
                        Por isso é que digo que é provavel ser do A/C ...
                        Já que por exclusão ...
                        Tambem julgo não ser provavel que sejam os outros componentes ...
                        A polie do AC trabalha, mas o compressor não, se ela tivesse danificada provavelmente nem o AC funcionava e nunca faria vibrar o motor ao ponto de se notar no interior do carro.
                        De certo ja ouviste falar do volante bimassa, e sabes qual a sua funçao e os seus sintomas se estiver estragado?
                        Por o que já foi dito diz-me algo que nao aponte para o volante bimassa?
                        Editado pela última vez por Carlosmsp; 23 September 2010, 22:54.

                        Comentário


                          #13
                          Boa noite.
                          Obrigado pela participação.

                          Carlosmsp: o meu carro não tem FAP. Tive que esperar algumas semanas para ver um dos últimos 307 sem FAP (Julho/2007) dado me terem logo avisado que só iria dar chatices e seria mais uma despesa.

                          Quanto a perder potência senti hoje que ao meter uma mudança mais alta (de 3-4 e 4-5), o carro como que tem uma espécie de tempo de latência... Ela entra, sente-se que entra, mas antes respondia com vida, mas agora está um pouco mais murcho. Não uma falha, apenas uma diminuição da curva exponencial de resposta.

                          Quanto ao tremor, este independe do AC estar ou não ligado. Curiosamente, desde há 2 dias que o carro não treme.
                          Dado ter adquirido uma extensão de garantia ilimitada em termos de km's até 5 anos, ele tem sido sempre assistido na Peugeot.

                          É normal a ventoinha estar quase sempre ligada?
                          Por exemplo, hoje no Porto choveu e o tempo arrefeceu.. Ao fim de 15 min de utilização normal, já estava a "chupar ar"...
                          Pode indiciar algo de grave?
                          Os peugeot 307 tem um termómetro com ponteiro e um manómetro digital no conta-kilometros. Por volta dos 20 000 km comecei a aperceber-me que o digital aumentava até aos 100 graus quando puxava um pouco mais pelo carro. Não sei se sempre foi assim porque nunca olhava para esse pequeno gráfico. Na Peugeot disseram-me que era perfeitamente normal, uma vez que esse digital traduz a pressão do óleo... Embora no manual do carro não diga isso e ele mostrar o sinal de graus celsius. E vários mecânicos (peugeot e não só) disseram-me: "olhe apenas para o ponteiro. Se passar dos 90 graus preocupe-se. Esse gráfico digital é a pressão". O certo é que a dita "pressão" anormal do óleo tem vindo a ser comum, nunca passando, contudo, o termómetro dos 90 graus.
                          Durante este Verão a ventoinha andou quase sempre ligada, seja dia ou noite, obviamente muito mais quando o AC estava ligado.
                          Tive apenas um episódio em que me preocupei. No dia mais quente do ano (segundo os experts da metereologia) fiz a A25 em direcção a Espanha. Marcava 41 graus de temperatura exterior e durante 20 min fui a cerca de 180-200km/h. Aí, sim, a temperatura do óleo subiu no ponteiro para os 95-97 graus. Parei numa área para arrefecer, moderei a velocidade e manteve-se depois sempre nos 90 graus. E claro, a ventoinha sempre a chupar...

                          Quais as consequências de fazer muita AE sempre a cerca de 4000 rpm num diesel com apenas 1600 cm de cilindrada?

                          Estou arrependido de não ter comprado um diesel de maior cilindrada para aguentar mais folgadamente km's em AE... Na altura não comprei porque tinha comprado um apartamento e a disponibilidade (de euros) não era muita...

                          Obrigado pelas vossas opiniões. Mal tenha ido à oficina dou-vos o feedback.

                          Comentário


                            #14
                            A razão de eu colocar as minhas dúvidas aqui prende-se com o facto de sentir, às vezes, que posso estar a ser "enrrolado" pelo concessionário e que esteja a descurar alguns sintomas-chave da saúde do meu carro que possam vir a revelar-se "fatais" daqui a alguns anos. Pelas minhas contas o carro deveria durar ainda mais 200 mil km's... Felizmente ainda tenho mais 2.5 anos de garantia...

                            Comentário


                              #15
                              das coisas que fiz enquanto tive o carro na garantia, foi ir semppre a concessões diferentes quando tinha problemas... Nada melhor do que 2 opiniões da mesma marca, mas de oficinas diferentes

                              Comentário


                                #16
                                O trabalhar dela ao relentim está normal, para alem da tremideira nao notas nada de anormal, como algum barulho esquesito?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por portista29 Ver Post
                                  É normal a ventoinha estar quase sempre ligada?
                                  Por exemplo, hoje no Porto choveu e o tempo arrefeceu.. Ao fim de 15 min de utilização normal, já estava a "chupar ar"...
                                  Pode indiciar algo de grave?
                                  Eu só conheço esse motor montado no C4, e não sei se terá alterações de radiador ou sistema de refrigeração, mas eu não me apercebo muito da ventoinha ligar, porque tenho ideia de que não se ouve dentro do carro.
                                  Mas vou prestar atenção a isso.

                                  Originalmente Colocado por portista29 Ver Post
                                  Os peugeot 307 tem um termómetro com ponteiro e um manómetro digital no conta-kilometros. Por volta dos 20 000 km comecei a aperceber-me que o digital aumentava até aos 100 graus quando puxava um pouco mais pelo carro. Não sei se sempre foi assim porque nunca olhava para esse pequeno gráfico. Na Peugeot disseram-me que era perfeitamente normal, uma vez que esse digital traduz a pressão do óleo... Embora no manual do carro não diga isso e ele mostrar o sinal de graus celsius. E vários mecânicos (peugeot e não só) disseram-me: "olhe apenas para o ponteiro. Se passar dos 90 graus preocupe-se. Esse gráfico digital é a pressão". O certo é que a dita "pressão" anormal do óleo tem vindo a ser comum, nunca passando, contudo, o termómetro dos 90 graus.
                                  Durante este Verão a ventoinha andou quase sempre ligada, seja dia ou noite, obviamente muito mais quando o AC estava ligado.
                                  Tive apenas um episódio em que me preocupei. No dia mais quente do ano (segundo os experts da metereologia) fiz a A25 em direcção a Espanha. Marcava 41 graus de temperatura exterior e durante 20 min fui a cerca de 180-200km/h. Aí, sim, a temperatura do óleo subiu no ponteiro para os 95-97 graus. Parei numa área para arrefecer, moderei a velocidade e manteve-se depois sempre nos 90 graus. E claro, a ventoinha sempre a chupar...

                                  Quais as consequências de fazer muita AE sempre a cerca de 4000 rpm num diesel com apenas 1600 cm de cilindrada?
                                  Falando novamente no C4 com esse motor, ele tem apenas um mostrador digital da temperatura do anticongelante, sem uma escala numérica, ou seja, não consigo ter a percepção exacta de que valores ele marca.

                                  No entanto, é bastante óbvio (e sempre foi) que quando puxo mais pelo carro a temperatura sobe para os três tracinhos em vez dos habituais 2, embora nunca passe daí para cima.

                                  Não é muito credível que um carro a andar em AE perto do seu regime máximo não aumente a temperatura.
                                  O que acontece é que a maioria dos indicadores de temperatura (mesmo os de ponteiro) têm um intervalo grande de temperatura em que não oscilam, ou seja, quer o carro vá a 82 graus ou a 100, marca 90 na mesma (os Audi 1.9 tdi são assim, por exemplo, mas há mais).

                                  Respondendo à tua pergunta, eu pessoalmente acho que ir muito tempo perto do "a fundo" do carro e ainda por cima num dia quente de Verão não será a melhor coisa que se pode fazer ao carro.

                                  Se tivesses como ligar um pc a esse carro e visses as temperaturas que o gasóleo atinge (ainda antes de entrar nos cilindros) percebias melhor o que isso significa.
                                  Aliás, muitas centralinas estão feitas para cortarem o débito de gasóleo (e consequentemente o rendimento/potência) acima de determinadas temperaturas, exactamente como protecção.

                                  Tenho de concordar contigo que para fazeres viagens constantes nesses ritmos, tinha sido uma melhor escolha um motor maior, porque se esse carro for como o C4, tem uma quinta muito curta, o que ainda vem ajudar menos nesta questão (e na dos consumos).

                                  No entanto, parece-me que a ventoinha aí estará a funcionar demais (falando das situações de pouca carga de acelerador).

                                  Será que o termostato está a abrir todo e na altura certa?



                                  (só para teres a ideia da variação da temperatura dos 2 traços em ritmos calmos para os 3 mal se pisa mais um bocado).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Carlosmsp Ver Post
                                    A polie do AC trabalha, mas o compressor não, se ela tivesse danificada provavelmente nem o AC funcionava e nunca faria vibrar o motor ao ponto de se notar no interior do carro.
                                    De certo ja ouviste falar do volante bimassa, e sabes qual a sua funçao e os seus sintomas se estiver estragado?
                                    Por o que já foi dito diz-me algo que nao aponte para o volante bimassa?
                                    Já substitui o volante bi-massa embraiagem e bomba hidráulica na minha vito aos 200 mil ... ficou em 1500€ sem iva ...
                                    os sintomas foram apenas de não conseguir engrenar mudanças ... foi a bomba hidráulica ( alavanca ) que entregou a alma ao criador ...

                                    Ok ... Pode bem ser o volante bi-massa ... não digo que não , tanto mais que o veiculo já tem 200 mil , e talvez seja o de origem ...

                                    Apontei para a polie do A/C estar descalibrada ... porque tive um colega com esse sintoma ... o motor tremia ... parecia que tinha um apoio de motor partido ... era a polie do A/C que desapertou e descalibrou ...

                                    Será que o colega já trocou disco de embreagem ... ou fez alguma intervenção no sector da embreagem do veiculo ?...

                                    É preciso saber ... pois o veiculo já tem 200mil ...

                                    E por exclusão de provaveis causas ... poderá se chegar a uma conclusão...

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X