Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor teima em não aquecer

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor teima em não aquecer

    Boas noites meus caros amigos!

    Desta vez o bogas anda a aprontar mais uma das suas.
    Ultimamente tenho vindo a reparar, ao parar o carro depois de uma voltinha, que a temperatura já não está nos 90ºC como é religiosamente fixo e certo estar. Está ABAIXO!

    Ora bem, uma temperatura acima, acho que se compreende que aconteca, mas... abaixo??

    Hoje reparei quando peguei nele, ao fim de uns 2km (ele já costuma levantar o ponteiro para os 70's - 80ºC nesta altura) o ponteiro da temperatura estava ainda no "frio". A verdade é que durante a viagem toda não passou dos 80ºC.
    Entretanto apanhei transito, pára arranca onde habitualmente a temperatura até tem tendência a subir... mas NADA!

    Isto aconteceu sem que tivesse andado a mexer em lado nenhum. Sistema de refrigeração, óleo, nada de nada mesmo.

    E o ponteiro não está "partido". Ele flutua na mesma, mas apenas MUITO atrás dos valores habituais.

    Help please

    #2
    Provavelmente será o termostato que colou e agora está sempre aberto. Basta trocar essa peça para que o problema fique resolvido.

    Comentário


      #3
      Mas existe algum problema ao andar assim?
      Alguma limitação, etc...

      Preciso mesmo do carro durante a semana

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
        Mas existe algum problema ao andar assim?
        Alguma limitação, etc...

        Preciso mesmo do carro durante a semana
        A única limitação é mesmo a temperatura de serviço nunca estar no ideal, resultando num maior desgaste das peças móveis do motor.
        Não é que tenhas que ir a correr ao mecânico, mas vem aí o inverno e ficas sem chaufagem e ainda mais frio, portanto, vais andar com o carro a temperaturas muito baixas.

        Comentário


          #5
          Não sei de que carro estás a falar, mas isso é com 90% de certeza o termostato.

          Ele pode até estar a fechar e abrir, mas basta abrir cedo demais para acontecer isso. Aconteceu-me isso recentemente e troquei o termostato há uns dias.

          Eu pessoalmente não me sentia confortável em andar assim, até porque muitos carros (como é o caso dos dois que tenho de marcas e nacionalidades diferentes) assumem a temperatura normal (ou os 90 graus) entre os 81 e os 10x graus, de modo a que o ponteiro só oscile mesmo em caso de uma variação mais "importante".

          Ao andares assim, nunca tens o carro a trabalhar com a temperatura correcta (mesmo a nível de óleo, etc), e ainda tens uma oscilação de temperaturas dos materiais do motor superior ao normal.

          Não consigo ter a noção exacta do que pode causar (ou não) a longo prazo, mas para mim era inaceitável andar com o carro assim, ainda para mais sendo o termostato uma peça barata.

          Eu apenas te aconselharia a comprar o termostato original, por uma questão de salvaguardar as temperaturas correctas de fecho/abertura.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Não sei de que carro estás a falar, mas isso é com 90% de certeza o termostato.

            Ele pode até estar a fechar e abrir, mas basta abrir cedo demais para acontecer isso. Aconteceu-me isso recentemente e troquei o termostato há uns dias.

            Eu pessoalmente não me sentia confortável em andar assim, até porque muitos carros (como é o caso dos dois que tenho de marcas e nacionalidades diferentes) assumem a temperatura normal (ou os 90 graus) entre os 81 e os 10x graus, de modo a que o ponteiro só oscile mesmo em caso de uma variação mais "importante".

            Ao andares assim, nunca tens o carro a trabalhar com a temperatura correcta (mesmo a nível de óleo, etc), e ainda tens uma oscilação de temperaturas dos materiais do motor superior ao normal.

            Não consigo ter a noção exacta do que pode causar (ou não) a longo prazo, mas para mim era inaceitável andar com o carro assim, ainda para mais sendo o termostato uma peça barata.

            Eu apenas te aconselharia a comprar o termostato original, por uma questão de salvaguardar as temperaturas correctas de fecho/abertura.
            Boas.
            O problema é sem duvida o termostato.
            Contudo eu tenho um Megane 1.9 dTi e a temperatura sobe rapidamente, mas nunca chega aos 90º. Fica sempre antes um bocado, só numa subida prelongada é que ele vai aos 90º.
            Se eu puser o meu carro a trabalhar parado nunca me aciona a ventoina, mas tambem nao chega aos 90º.
            É normal neste motor, pois o meu tio tem uma Scenic com o mesmo motor e é exatamente igual neste aspecto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Carlosmsp Ver Post
              Boas.
              O problema é sem duvida o termostato.
              Contudo eu tenho um Megane 1.9 dTi e a temperatura sobe rapidamente, mas nunca chega aos 90º. Fica sempre antes um bocado, só numa subida prelongada é que ele vai aos 90º.
              Se eu puser o meu carro a trabalhar parado nunca me aciona a ventoina, mas tambem nao chega aos 90º.
              É normal neste motor, pois o meu tio tem uma Scenic com o mesmo motor e é exatamente igual neste aspecto.
              Bem, convém nestes casos saber se os carros sempre foram assim desde novos.

              Muitas oficinas só se preocupam com o termostato em situações limite, onde o carro aquece demais (por não abrir) ou mal aquece (por não fechar nunca), remetendo o resto para um "isso é normal".

              Não conheço esse motor para dizer que é ou não é normal, mas é suposto haver uma certa estabilidade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Bem, convém nestes casos saber se os carros sempre foram assim desde novos.

                Muitas oficinas só se preocupam com o termostato em situações limite, onde o carro aquece demais (por não abrir) ou mal aquece (por não fechar nunca), remetendo o resto para um "isso é normal".

                Não conheço esse motor para dizer que é ou não é normal, mas é suposto haver uma certa estabilidade.
                Ja fiz varias viagens com ele, mesmo no verao, e nunca aqueceu.
                Chega +ou- aos 80º-85º e para. Numa subida em AE tb nao chega aos 90º, só chega se subir uma montanha.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Carlosmsp Ver Post
                  Ja fiz varias viagens com ele, mesmo no verao, e nunca aqueceu.
                  Chega +ou- aos 80º-85º e para. Numa subida em AE tb nao chega aos 90º, só chega se subir uma montanha.
                  A subir e se fores de pe a fundo, num dia de verao, podes ter a certeza que aquece e que as ventoinhas ligam. Caso isso nao acontecesse, esse motor era um milagre de engenharia.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                    A subir e se fores de pe a fundo, num dia de verao, podes ter a certeza que aquece e que as ventoinhas ligam. Caso isso nao acontecesse, esse motor era um milagre de engenharia.
                    Quando faço viagens raramente passo dos 140km/h. E no verao o AC é indispensavel nas viagens, e ai as ventoinhas tao sempre a trabalhar, deve ser por isso que nao aquece.

                    Comentário


                      #11
                      Bem, neste caso é um Astra G, motor 1.4

                      Eu também não me sinto mesmo NADA confortável a andar assim com o carro, mas eu preciso mesmo dele, pelo menos hoje (quinta) e amanhã

                      Quanto à peça, será aconselhável comprar directamente na OPEL? Senão, posso comprar numa loja onde se vende peças "marca branca" (valeo, bosch, etc)?

                      Tenho um mecânico de confiança que de certo me instala, mas sendo algo "ao gosto do freguês", convém ser eu a levar. (e assim, só pago as minis )




                      P.S. Ahhh, e desde já, obrigado pela ajuda. Já é um alivio saber que não é nada de terrivelmente nefasto

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                        Bem, neste caso é um Astra G, motor 1.4

                        Eu também não me sinto mesmo NADA confortável a andar assim com o carro, mas eu preciso mesmo dele, pelo menos hoje (quinta) e amanhã

                        Quanto à peça, será aconselhável comprar directamente na OPEL? Senão, posso comprar numa loja onde se vende peças "marca branca" (valeo, bosch, etc)?

                        Tenho um mecânico de confiança que de certo me instala, mas sendo algo "ao gosto do freguês", convém ser eu a levar. (e assim, só pago as minis )




                        P.S. Ahhh, e desde já, obrigado pela ajuda. Já é um alivio saber que não é nada de terrivelmente nefasto
                        Podes andar com o carro assim por uns dias, não vais ter stress nenhum.
                        Aliás, muita gente anda anos, porque nem liga a isso, e desde que não acenda uma luz de sobreaquecimento "está bom".

                        Mas eu pessoalmente aconselhava-te a comprar o original na marca.
                        Eu não sou um adepto de "tem de ser tudo na marca" (antes pelo contrário), mas no caso do termostato convém que esteja correctamente calibrado para abrir e fechar na temperatura prevista, e basta que um da concorrência abra 10 graus antes para notares umas pequenas variações de temperatura que de outra forma não notarias.

                        Dado que não é uma peça cara nem que se troque com frequência, a minha sugestão era comprar o original na Opel.

                        Comentário


                          #13
                          Normalmente nas casas de peças vendem só o termostáto+oring, enquanto que na Opel é a falange completa+termostáto+oring.

                          Pessoalmente acabei por comprar na Opel e troquei em casa em menos de 5 minutos. Preço é que não me lembro bem mas andava à volta de 15eur na casa de peças e 40eur na Opel. Acho que era isto!

                          Comentário


                            #14
                            Marca branca = Valeo, Bosch, etc? Marca Opel deve ser Opel...

                            Sobre o tópico, aposto no termostato aberto. Se bem que a temperatura ambiente também baixou.

                            EDIT:
                            O mais barato que encontrei online: http://www.oscaro.es/ficha.asp?ID_OS...TICLES=2033669

                            É ligares para as casas de lojas de peças da tua zona e comparares os preços.
                            Editado pela última vez por eblase; 23 September 2010, 13:06.

                            Comentário


                              #15
                              Há alguns anos atrás, em pleno Inverno, tive um problema idêntico num Astra F, 1.4.

                              Em cidade (velocidade reduzida) atingia a temperatura normal; em AE, não aquecia.

                              Como tinha de percorrer cerca de 100 Kms em AE antes de ir à oficina, coloquei um cartão à frente do radiador, tapando-o em cerca de 3/4.

                              Deste modo, lá fiz a viagem, a cerca de 100/120 Kms/h, com a temperatura perto dos 90º.

                              Comentário


                                #16
                                Pode-se dar o caso de o sensor nao estar a mandar informação para o painel.
                                Verifica se o radiador fica quente. porque mesmo se fosse o termostato, ele ao fim de 20 km ficava um pouco quente

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                  Pode-se dar o caso de o sensor nao estar a mandar informação para o painel.
                                  Verifica se o radiador fica quente. porque mesmo se fosse o termostato, ele ao fim de 20 km ficava um pouco quente
                                  Sim, fica quente.
                                  Mas não consigo auferir com exactidão se está nos típicos 90ºC certos, ou nos flutuantes 70's-80ºC :P

                                  Quanto à temperatura ambiente ter baixado, é um facto. No entanto ele já andou com 0ºC na aldeia, e ao fim de X tempo... Motor nos 90ºC. Religiosamente.

                                  Mais preciso e exacto que aquilo (antes de ter KAPUFF), só mesmo o Chuck Norris



                                  ...Chuck Norris à parte... Já mandei um mail ao distribuidor de peças Opel cá do Porto... Agora vamos lá ver o preço certo (em €uros ) daquilo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se o radiador fica quente e o ponteiro nao sobe, entao nao é do termostato

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ele quando mete lá a mão não sabe se está a 70 ou 90. Ele sabe que está quente, mas vai precisar como? Tu consegues fazê-lo?

                                      70 ou 90 para mim é quente lol

                                      Comentário


                                        #20
                                        eu nao quero saber a que temperatura está, mas o ponteiro sobe? se sobe, sobe ate onde 50 60 70 80 ????

                                        Comentário


                                          #21

                                          Não é o painel Stock, mas o termómetro é 100%igual.
                                          O termómetro é do lado esquerdo.
                                          Normalmente, o ponteiro vermelho fica certíssimo nos 90ºC, que é na vertical!
                                          Ele começa deitadinho (não tanto como este... perspectiva da câmara maybe...) perto do duplo traço, e ao fim de dois minutitos começa a subir calmamente.
                                          Em menos de nada, chega aos 90ºC e mantém.

                                          Actualmente, com este problema, ele tarda um bocadinho mais a começar a subir, e dificilmente passa a marca de 80. Só mesmo em pára-arranca.
                                          Mediante o andamento (esforço do motor / ar fresco no radiador) a temperatura flutua. Não baixa para lá do duplo traço, mas anda lá a fazer cocegas por vezes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Entao é o termostato, sem duvida.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                              Mas existe algum problema ao andar assim?
                                              Alguma limitação, etc...

                                              Preciso mesmo do carro durante a semana
                                              caro colega

                                              Se estiver na disposição de abrir um post colocado por um nosso colega na secção da boxe , com o titulo ( milagre das aguas )

                                              Tenho por lá colocada informação no ( link 50 ) que possivelmente será útil ao colega ...

                                              Qualquer duvida post aqui ...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
                                                caro colega

                                                Se estiver na disposição de abrir um post colocado por um nosso colega na secção da boxe , com o titulo ( milagre das aguas )

                                                Tenho por lá colocada informação no ( link 50 ) que possivelmente será útil ao colega ...

                                                Qualquer duvida post aqui ...
                                                Excelente
                                                Muito obrigado, fiquei a compreender melhor o funcionamento.

                                                Mas, aquilo que eu estava a perguntar (naquele excerto citado) era se o facto de andar com ele avariado não acarretava alguma necessidade de cuidado extra. Pelo que tenho lido e compreendido, apenas não devo abusar muito das rotações devido ao facto de o motor não estar à temperatura óptima.

                                                Muito obrigado a todos pela prontidão na ajuda

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                                  Excelente
                                                  Muito obrigado, fiquei a compreender melhor o funcionamento.

                                                  Mas, aquilo que eu estava a perguntar (naquele excerto citado) era se o facto de andar com ele avariado não acarretava alguma necessidade de cuidado extra. Pelo que tenho lido e compreendido, apenas não devo abusar muito das rotações devido ao facto de o motor não estar à temperatura óptima.

                                                  Muito obrigado a todos pela prontidão na ajuda
                                                  Caro colega

                                                  O termostato é barato , facil e rapido de colocar ...

                                                  No entanto ... andar com ele avariado , pode ter problemas graves e dispendiosos ...

                                                  Tire uma manhã e repare essa brincadeira ...
                                                  O seu veiculo agradece ...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
                                                    Caro colega

                                                    O termostato é barato , facil e rapido de colocar ...

                                                    No entanto ... andar com ele avariado , pode ter problemas graves e dispendiosos ...

                                                    Tire uma manhã e repare essa brincadeira ...
                                                    O seu veiculo agradece ...
                                                    Enviei um mail para o distribuidor esta tarde, infelizmente quase à hora de fecho. Caso não respondam amanhã de manhã, ligo para lá, e como afinal não tenho aulas pode ser que trate disso amanhã à tarde.

                                                    Eu não sei montar a peça em questão (aliás, fora o filtro do habitáculo, pouco sei fazer sinceramente =/ ), por isso tenciono comprar a peça e levar a um mecânico amigo. Para a instalar, é necessário desmontar algo em especial? É um serviço rápido? Exige "elevador"?
                                                    Editado pela última vez por Seloth; 23 September 2010, 22:00.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Esse carro tem de ficar com o ponteiro nos 90º certinhos. Isso é garantido.

                                                      O da minha namorada também começou a aquecer até aos 80 e qualquer coisa e eu vi logo que o termostáto estava a dar de si.

                                                      Não é por uns dias que vais estragar o motor, não te preocupes. Mal possas, mudas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                                        Enviei um mail para o distribuidor esta tarde, infelizmente quase à hora de fecho. Caso não respondam amanhã de manhã, ligo para lá, e como afinal não tenho aulas pode ser que trate disso amanhã à tarde.

                                                        Eu não sei montar a peça em questão (aliás, fora o filtro do habitáculo, pouco sei fazer sinceramente =/ ), por isso tenciono comprar a peça e levar a um mecânico amigo. Para a instalar, é necessário desmontar algo em especial? É um serviço rápido? Exige "elevador"?
                                                        Só é preciso retirar o liquido de refrigeração ...
                                                        não precisa elevador... Isso fica na cabeça do motor ...

                                                        Não conheço bem esse motor ... não sei se tem bom acesso ao termostato ... mas 1 hora de mão obra deve bastar ...

                                                        Pode aproveitar para ver se o liquido de refrigeração está em bom estado ...
                                                        Se tem menos de 3 anos , e qual a protecção anti calcario e anti congelamento ...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                                          Enviei um mail para o distribuidor esta tarde, infelizmente quase à hora de fecho. Caso não respondam amanhã de manhã, ligo para lá, e como afinal não tenho aulas pode ser que trate disso amanhã à tarde.

                                                          Eu não sei montar a peça em questão (aliás, fora o filtro do habitáculo, pouco sei fazer sinceramente =/ ), por isso tenciono comprar a peça e levar a um mecânico amigo. Para a instalar, é necessário desmontar algo em especial? É um serviço rápido? Exige "elevador"?
                                                          Isso é rapido, talves nem seja nesseçario 1h.
                                                          O termostato nesse carro fica na cabeça do motor, onde vai ter o tubo superior do radiador.
                                                          Ve na foto. (acho que é esse o motor)
                                                          Ficheiros anexados
                                                          Editado pela última vez por Carlosmsp; 23 September 2010, 23:30.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Houve o caso de Jesus Cristo, mas fora esse, alguém tem conhecimento de casos de ressurreições?

                                                            Hoje, estava eu na minha querida VCI, e apanhei algum trânsito lento. O ponteiro começa a subir lentamente.... mas não pára de subir. Entretanto ele chega aos 90ºC e pára! E eu... WTF
                                                            Manteve-se assim no resto da viagem de ida e de volta.


                                                            Avé Osíris, Deus do além

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X