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Laguna de 97 usado - Manutenção
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Olá,
Sendo um Renault, a troca da distribuição deve ser feita de 120 000km em 120 000km ou a cada 5 anos. Se realmente foi substituída em 2006 deverás substituí-la no próximo ano. Quanto ao resto, depende do que foi mudado na última vez que o carro foi à revisão. Daria prioridade ao mais básico para não teres problemas futuros como a mudança de todos os fluidos do carro assim como todos os filtros e velas.
Uma dica: Se puderes evita misturas de marcas diferentes de óleo. Compra um que se adapte ao carro que conduzes e muda na sua totalidade para uma melhor saúde do motor.
Boa sorte!
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Tenho um carro parecido
Aqui fica umas informações úteis para o teu Laguna com o motor F3P.
- 48 em 48 meses substituir o liquido de refrigeração.
- 60 em 60 meses ou 90000kms, substituir as correias, tensores e retentores.
- Leva 5.3L (filtro do óleo incluído) de óleo 10W40 ou 5W40 e muda a cada 10000kms
- Caso tenha AC, já leva o gás recente R134a
Mais perguntas, manda vir. É um motor relativamente fácil
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Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostObrigado a todos pelas respostas!
De facto, as informações que descubro nos papéis são confusas. Estava a pensar ir a um mecânico para ele me ver se precisa ou não da correia, ou será que isso é coisa que não se vê a olho nu?
Consegues depois de desmontar umas tampas. Mas se não tens conhecimentos para isso, deixa estar quieto.
Mandei também alguns pedidos de orçamento para a troca da correia de distribuição e a Precision diz que faz for 410 euros e a Renault por 515 (!!!).
Estão a tentar enganar-me ou isto é mesmo assim?
A correia é barata, mas a mão de obra é que muita. Quando mudares, muda a correia, retentores, tensores e bomba de água caso esteja associada à mesma correia. Assim ficas descansado.
De resto tb notei que o garro gasta um bocadinho de óleo... Já fiz 1.000 quilómetros e parece-me que tive de adicionar meio litro para ficar no mesmo nível (o reservatório do óleo leva 5,3 litros como disse o eblase). Será por ele já tar a tempo de fazer mudança de óleo e filtro? Ou terá um problema diferente?
Viste o óleo do carro a quente ou a frio? Quantos quilometros tem esse óleo?
No manual diz para só me preocupar se precisar de pôr mais de um litro por cada 1.000 km, o que me parece um exagero! Estou a usar 10W40 semi-sintético. Será a altura certa para mudar para um 15w40?
Usa no mínimo um 10W40 semi-sintético.
Obrigado a todos!
Respostas a negrito.
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Mandas mudar o óleo do motor e queres mudar o da caixa?
Aqui fica o desenho do local a mexer no eu carro para o óleo da caixa:
Vê aqui como é que fiz no meu para veres o material que é preciso. O lubrificante que usei penso que dá para o teu. Antes de comprar, confirma se é mesmo o indicado para não ficares sem caixa...
Liquido de refrigerante compra um bom. Não estou a falar dos que vês nos hipers a 1€=5L com 5% de produto ou algo semelhante. Compra um de 30% ou mesmo de 50%. Lê mais aqui: http://forum.autohoje.com/boxes/5155...ghlight=glicol
Para mudar, basta tirar o tubo inferior do radiador e deixar escorrer. Vê como é que fiz no meu Safrane para teres uma ideia:
http://forum.autohoje.com/1063791280-post526.html
http://forum.autohoje.com/1063791343-post527.html
Depois diz qualquer coisa sobre o nível do óleo.
Espero teu ajudado.
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Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostObrigado eblase! A tua ajuda está a ser óptima!
De facto, hoje pude ver que o óleo já estava, mais coisa menos coisa, no nível que tinha antes da viagem . Agora já aprendi a não ligar mt ao nível do óleo a quente!
Amanhã vou fazer a mudança do filtro e do óleo numa oficina, vai ser um 10w40 quase de certeza. Foi mudado aos 133.000 com mudança prevista aos 145.000 e já tá quase com 152.000 (veio-me para as mãos com 151.000).
Vi o teu guia para mudar o líquido de refrigeração e aquilo parece-me demasiado complicado para arriscar sozinho (pelo menos por enquanto).
Será que a mudança do líquido de refrigeração é mt cara numa oficina? E do da caixa ou da direcção?
Abraço!
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trocas te tu?nao metas oleo a mais senao vai te sair oleo pelo escape.epa no meu punto e clio desligo uns tubos sai tudo do radiador e dos tubos.de fazer nota,que do punto,a agua ja era castanha e quando lhe pus nova rebentou a rela.so o estado daquela agua...do meu clio ja nao tava nesse estado e fiz da mesma forma e ficou limpinho.nao sei se troca a agua toda,mas la que troca bastante troca.mas se fores tu a trocar nao te esquecas de por o carro a trabalha sem a tampa pra tirar bolhas de ar porque senao com as bolhas a ventoinha nao dispara.nao sei que raio de mecanico o pai da minha namorada tem,pos o punto (que eu lhe ofereci nao e grande coisa mas nao havia mais €)que ao por rela nova por liquido e nao tirou o ar,dou por mim na A8 com o carro a chegar ao vermelho,tirei a tampa saiu o ar e disparou logo a ventoinha e baixo pra meio =)
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Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostObrigado eblase! A tua ajuda está a ser óptima!
De facto, hoje pude ver que o óleo já estava, mais coisa menos coisa, no nível que tinha antes da viagem . Agora já aprendi a não ligar mt ao nível do óleo a quente!
O óleo vê-se a frio.
Amanhã vou fazer a mudança do filtro e do óleo numa oficina, vai ser um 10w40 quase de certeza. Foi mudado aos 133.000 com mudança prevista aos 145.000 e já tá quase com 152.000 (veio-me para as mãos com 151.000).
Quantos quilómetros é que o óleo tem?
Vi o teu guia para mudar o líquido de refrigeração e aquilo parece-me demasiado complicado para arriscar sozinho (pelo menos por enquanto).
Não é dificil. Viste ali os tubos todos fora porque quis ver tudo. Normalmente basta tirar o tubo inferior do radiador e deixar escorrer.
Será que a mudança do líquido de refrigeração é mt cara numa oficina? E do da caixa ou da direcção?
15€-20€ por cada serviço praí. Depende das lojas/oficinas que tens ao pé de ti.
Abraço!
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Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostHahah, este óleo tinha já 17.000 km!
Felizmente já fui fazer a troca de óleo e filtro numa oficina Precision. Helix HX7 10W40. Tb ofereceram um tal "pack anti-bactérias" que não sei bem o que é, mas lá que cheira a limpo quando se liga o A/C, lá isso cheira!
Obrigado pelas vossas respostas quanto ao líquido do radiador. Estive a ver no manual e aquilo não fala de como o retirar... Vou ver se tiro umas fotos e posto aqui. Se calhar está mesmo lá à vista e eu é que não sei o que procurar .
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nunca mexi num laguna.por isso não sei se e certo o que vou dizer.experimenta ver se sai um tubo pela parte debaixo do deposito.se tiver desaperta o e deixa cair.ou se nao tiver o que acho que e provável,tira o do radiador e tira o que ta la dentro.o do reservatório se nao sair conforme te digo usa um borrifador e borrifa pra fora o que ta la dentro.fiz isso num fiesta de 93 =) nus clios e puntos...é bem mas facil
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Não confies não mostrador de oleo no quadrante cofirma sempre o oleo na bareta a frio.
Esses carros normalmente não tem problemas meu pai tem um com 200 e tal mil km e entre muda de oleo sintetico que faz cerca de 15mil km n gasta um pinga de oleo, o problema maior daqueles carros e as forras das portas quem encolhem e ficas descoladas.
Qulaquer duvida diz.
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