Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Laguna de 97 usado - Manutenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Laguna de 97 usado - Manutenção

    xaaaaaxaaaaaaaxaaaaaaaaaa
    Editado pela última vez por pedro19; 19 February 2015, 11:23.

    #2
    Olá,
    Sendo um Renault, a troca da distribuição deve ser feita de 120 000km em 120 000km ou a cada 5 anos. Se realmente foi substituída em 2006 deverás substituí-la no próximo ano. Quanto ao resto, depende do que foi mudado na última vez que o carro foi à revisão. Daria prioridade ao mais básico para não teres problemas futuros como a mudança de todos os fluidos do carro assim como todos os filtros e velas.

    Uma dica: Se puderes evita misturas de marcas diferentes de óleo. Compra um que se adapte ao carro que conduzes e muda na sua totalidade para uma melhor saúde do motor.

    Boa sorte!

    Comentário


      #3
      Nestes carros máximos dos máximos a cada 90 mil, era o aconselhado. Tivemos um comprado novo.

      Correia de distr. conta sempre com 250 eur

      Comentário


        #4
        Tenho um carro parecido

        Aqui fica umas informações úteis para o teu Laguna com o motor F3P.

        - 48 em 48 meses substituir o liquido de refrigeração.
        - 60 em 60 meses ou 90000kms, substituir as correias, tensores e retentores.
        - Leva 5.3L (filtro do óleo incluído) de óleo 10W40 ou 5W40 e muda a cada 10000kms
        - Caso tenha AC, já leva o gás recente R134a

        Mais perguntas, manda vir. É um motor relativamente fácil

        Comentário


          #5
          Se em 2006 escreveram "mudar em 2007" é porque não a mudaram em 2006.

          Portanto, é urgente mudares a correia!

          Boa sorte com o veículo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Se em 2006 escreveram "mudar em 2007" é porque não a mudaram em 2006.

            Portanto, é urgente mudares a correia!

            Boa sorte com o veículo.

            Também estou um pouco como o Movyk.

            Se calhar não chegou mesmo a mudar a distribuição.

            Comentário


              #7
              frrrff3333
              Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:32.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                Obrigado a todos pelas respostas!

                De facto, as informações que descubro nos papéis são confusas. Estava a pensar ir a um mecânico para ele me ver se precisa ou não da correia, ou será que isso é coisa que não se vê a olho nu?

                Consegues depois de desmontar umas tampas. Mas se não tens conhecimentos para isso, deixa estar quieto.

                Mandei também alguns pedidos de orçamento para a troca da correia de distribuição e a Precision diz que faz for 410 euros e a Renault por 515 (!!!).
                Estão a tentar enganar-me ou isto é mesmo assim?

                A correia é barata, mas a mão de obra é que muita. Quando mudares, muda a correia, retentores, tensores e bomba de água caso esteja associada à mesma correia. Assim ficas descansado.

                De resto tb notei que o garro gasta um bocadinho de óleo... Já fiz 1.000 quilómetros e parece-me que tive de adicionar meio litro para ficar no mesmo nível (o reservatório do óleo leva 5,3 litros como disse o eblase). Será por ele já tar a tempo de fazer mudança de óleo e filtro? Ou terá um problema diferente?

                Viste o óleo do carro a quente ou a frio? Quantos quilometros tem esse óleo?


                No manual diz para só me preocupar se precisar de pôr mais de um litro por cada 1.000 km, o que me parece um exagero! Estou a usar 10W40 semi-sintético. Será a altura certa para mudar para um 15w40?

                Usa no mínimo um 10W40 semi-sintético.

                Obrigado a todos!
                ´
                Respostas a negrito.

                Comentário


                  #9
                  swfg233
                  Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:32.

                  Comentário


                    #10
                    Mandas mudar o óleo do motor e queres mudar o da caixa?

                    Aqui fica o desenho do local a mexer no eu carro para o óleo da caixa:



                    Vê aqui como é que fiz no meu para veres o material que é preciso. O lubrificante que usei penso que dá para o teu. Antes de comprar, confirma se é mesmo o indicado para não ficares sem caixa...

                    Liquido de refrigerante compra um bom. Não estou a falar dos que vês nos hipers a 1€=5L com 5% de produto ou algo semelhante. Compra um de 30% ou mesmo de 50%. Lê mais aqui: http://forum.autohoje.com/boxes/5155...ghlight=glicol
                    Para mudar, basta tirar o tubo inferior do radiador e deixar escorrer. Vê como é que fiz no meu Safrane para teres uma ideia:

                    http://forum.autohoje.com/1063791280-post526.html
                    http://forum.autohoje.com/1063791343-post527.html

                    Depois diz qualquer coisa sobre o nível do óleo.

                    Espero teu ajudado.

                    Comentário


                      #11
                      qwrqwr4523f
                      Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:32.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                        Obrigado eblase! A tua ajuda está a ser óptima!

                        De facto, hoje pude ver que o óleo já estava, mais coisa menos coisa, no nível que tinha antes da viagem . Agora já aprendi a não ligar mt ao nível do óleo a quente!

                        Amanhã vou fazer a mudança do filtro e do óleo numa oficina, vai ser um 10w40 quase de certeza. Foi mudado aos 133.000 com mudança prevista aos 145.000 e já tá quase com 152.000 (veio-me para as mãos com 151.000).

                        Vi o teu guia para mudar o líquido de refrigeração e aquilo parece-me demasiado complicado para arriscar sozinho (pelo menos por enquanto).

                        Será que a mudança do líquido de refrigeração é mt cara numa oficina? E do da caixa ou da direcção?

                        Abraço!
                        quanto ao do radiador e facilimo de trocares.agora os outros nunca pus nem troquei porque meteram me quando mandei por caixa nova no meu morto de 4 patas

                        Comentário


                          #13
                          ffgdefe3523
                          Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:33.

                          Comentário


                            #14
                            trocas te tu?nao metas oleo a mais senao vai te sair oleo pelo escape.epa no meu punto e clio desligo uns tubos sai tudo do radiador e dos tubos.de fazer nota,que do punto,a agua ja era castanha e quando lhe pus nova rebentou a rela.so o estado daquela agua...do meu clio ja nao tava nesse estado e fiz da mesma forma e ficou limpinho.nao sei se troca a agua toda,mas la que troca bastante troca.mas se fores tu a trocar nao te esquecas de por o carro a trabalha sem a tampa pra tirar bolhas de ar porque senao com as bolhas a ventoinha nao dispara.nao sei que raio de mecanico o pai da minha namorada tem,pos o punto (que eu lhe ofereci nao e grande coisa mas nao havia mais €)que ao por rela nova por liquido e nao tirou o ar,dou por mim na A8 com o carro a chegar ao vermelho,tirei a tampa saiu o ar e disparou logo a ventoinha e baixo pra meio =)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                              Obrigado eblase! A tua ajuda está a ser óptima!

                              De facto, hoje pude ver que o óleo já estava, mais coisa menos coisa, no nível que tinha antes da viagem . Agora já aprendi a não ligar mt ao nível do óleo a quente!

                              O óleo vê-se a frio.

                              Amanhã vou fazer a mudança do filtro e do óleo numa oficina, vai ser um 10w40 quase de certeza. Foi mudado aos 133.000 com mudança prevista aos 145.000 e já tá quase com 152.000 (veio-me para as mãos com 151.000).

                              Quantos quilómetros é que o óleo tem?

                              Vi o teu guia para mudar o líquido de refrigeração e aquilo parece-me demasiado complicado para arriscar sozinho (pelo menos por enquanto).

                              Não é dificil. Viste ali os tubos todos fora porque quis ver tudo. Normalmente basta tirar o tubo inferior do radiador e deixar escorrer.

                              Será que a mudança do líquido de refrigeração é mt cara numa oficina? E do da caixa ou da direcção?
                              15€-20€ por cada serviço praí. Depende das lojas/oficinas que tens ao pé de ti.
                              Abraço!
                              Respostas a negrito.

                              Comentário


                                #16
                                srghsdrg335
                                Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:33.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                  Hahah, este óleo tinha já 17.000 km!

                                  Felizmente já fui fazer a troca de óleo e filtro numa oficina Precision. Helix HX7 10W40. Tb ofereceram um tal "pack anti-bactérias" que não sei bem o que é, mas lá que cheira a limpo quando se liga o A/C, lá isso cheira!

                                  Obrigado pelas vossas respostas quanto ao líquido do radiador. Estive a ver no manual e aquilo não fala de como o retirar... Vou ver se tiro umas fotos e posto aqui. Se calhar está mesmo lá à vista e eu é que não sei o que procurar .
                                  No manual do proprietário não diz. Agora no manual técnico diz . Tira que tento ajudar. Tens ferramentas?

                                  Comentário


                                    #18
                                    sfsfsdf345
                                    Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:33.

                                    Comentário


                                      #19
                                      dgge3ge233
                                      Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:33.

                                      Comentário


                                        #20
                                        nunca mexi num laguna.por isso não sei se e certo o que vou dizer.experimenta ver se sai um tubo pela parte debaixo do deposito.se tiver desaperta o e deixa cair.ou se nao tiver o que acho que e provável,tira o do radiador e tira o que ta la dentro.o do reservatório se nao sair conforme te digo usa um borrifador e borrifa pra fora o que ta la dentro.fiz isso num fiesta de 93 =) nus clios e puntos...é bem mas facil

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post

                                          Hoje o pisca esquerdo começou a piscar com o dobro da cadência normal... Tb tenho q mandar ver isto... ai ai...
                                          Deve ser alguma lâmpada fundida nos piscas

                                          Comentário


                                            #22
                                            bem rapaz isso do pisca...ou e uma lampada da frente ou de tras dos piscas =)

                                            Comentário


                                              #23
                                              gfegf33535
                                              Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:34.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não confies não mostrador de oleo no quadrante cofirma sempre o oleo na bareta a frio.
                                                Esses carros normalmente não tem problemas meu pai tem um com 200 e tal mil km e entre muda de oleo sintetico que faz cerca de 15mil km n gasta um pinga de oleo, o problema maior daqueles carros e as forras das portas quem encolhem e ficas descoladas.
                                                Qulaquer duvida diz.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  fa
                                                  Editado pela última vez por pedro19; 22 August 2023, 00:55.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    So se as borachas estiverem muito queidadas do sol se não não teras problemas com a agua.
                                                    MA stb é facil de ver pega numa mangeuria e deita para os vidros e ja sabes se entra.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      wegtwert34t3t
                                                      Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:34.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        a presão que o meu pai mete no dele 2.2 a frente e 2.4 atras se for carregado.
                                                        que queres dizer com ac.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          segsgsgwegweg3
                                                          Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:34.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            sim é a rt1.8 posso estar enganado em relação ha pressão, mas posso confirmar isso no fim de semana.
                                                            mas que eu saiba o ac não tem nada a ver com pressão dos penus

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X