Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida - Rotações

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida - Rotações

    Boas, queria pedir desculpa se parecer muito novato (mas sou lol). Às vezes a passar de primeira para segunda, ou de segunda para terceira, enfim, "estico-me" um bocadinho, levando as rotações às 4rpm/5rpm. É muito prejudicial ao carro se o fizer com muita frequência? não é que o faça muitas vezes, até são raras, mas assim vou aprendendo, aos poucos, sobre carros.


    Obrigado

    #2
    Há três situações em que esse procedimento é prejudicial.
    Quando o motor ainda não atingiu a temperatura normal de funcionamento,quando se ultrapassa o chamado Redline no mostrador do conta rotações (partindo do principio que o carro o possui),e quando a verba para combustivel é curta.

    Comentário


      #3
      Não é prejudical, SE o carro tiver a manutenção em dia e que tenha atingido a "temperatura de serviço"

      Comentário


        #4
        4 ou 5 rpm não é nada.

        Comentário


          #5
          Se for diesel não é bom fazer isso com frequência...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
            Se for diesel não é bom fazer isso com frequência...
            4 ou 5 rpm não faz mal. Seria pior se andasse mais nas 4000/5000 rpm.

            Comentário


              #7
              Sáude não lhe dá concerteza.

              Eu troco sempre às 2.000 RPM a frio e no ma´x às 2.500 RPM a quente

              Comentário


                #8
                Não se esqueçam é de referir o tipo de motores em que fazem essas trocas

                Comentário


                  #9
                  Eu troco sempre às 2.000 RPM a frio e no máx às 2.500 RPM a quente

                  1.5 DCI por aqui

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                    Há três situações em que esse procedimento é prejudicial.
                    Quando o motor ainda não atingiu a temperatura normal de funcionamento,quando se ultrapassa o chamado Redline no mostrador do conta rotações (partindo do principio que o carro o possui),e quando a verba para combustivel é curta.
                    Bem dito.

                    Mas Bioshock tb não precisas de andar sempre a rasgar.

                    Tem especial atenção quando o motor está frio.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                      4 ou 5 rpm não faz mal. Seria pior se andasse mais nas 4000/5000 rpm.
                      LoooL

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por KKC Ver Post
                        Eu troco sempre às 2.000 RPM a frio e no máx às 2.500 RPM a quente

                        1.5 DCI por aqui

                        se usares o resto ninguem morre.

                        Comentário


                          #13
                          Se o fizeres a quente, se a manutenção estiver em dia (óleos, refrigerantes, correias, etc) não há qualquer problema.

                          Inclusivé, o motor agradece.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                            se usares o resto ninguem morre.
                            Morrer nao morre, mas se for como o que tenho utilizado (nao sei quantos cv tem, mas provavelmente e o mais fraco), tambem nao vale a pena que nao anda mais depressa

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                              4 ou 5 rpm não faz mal. Seria pior se andasse mais nas 4000/5000 rpm.
                              Enganei-me, mas eu percebo, foi muito mais dificil dar a entender o que queria dizer porque não pus três 0's

                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                              Bem dito.

                              Mas Bioshock tb não precisas de andar sempre a rasgar.

                              Tem especial atenção quando o motor está frio.
                              Pois, não é hábito, mas por vezes lá vai

                              Outra coisa, como sei mais ou menos se atingiu a temperatura "de serviço", sem ser pelo tempo de andamento?

                              Comentário


                                #16
                                Se o teu carro não tiver ponteiro de temperatura nem computador de bordo, só lá chegas pelo barulho, e mesmo assim é preciso estar um pouco atento. É que a frio o gajo mama mais, portanto faz ligeiramente mais barulho.
                                Em relação ao tópico em si, vou dar a minha achega.
                                Como o amigo Cahib disse, às 4 ou 5 rpm não faz mal, porque a essa rotação o gajo já se calou
                                Fora de brincadeiras...
                                Se o esticares na temperatura de serviço e muito de vez em quando, o gajo até agradece, para não ganhar "calo" nas rotações intermédias.
                                Posso dizer que, de vez em quando, também estico quer o meu (Seat Ibiza 1.0 gasosa, ano 1997; por acaso o conta-voltinhas acaba às 5500) quer a carrinha da mãe (Opel Astra 1.7 CDTI, ano 2008, o conta acaba às 5000). Curiosidade: a Opel não tem ponteiro da temperatura, mas como tem CB, é fácil saber se o gajo tá frio ou não (vejo o gasto ao ralenti).
                                Nos dois, quando estão frios, passo de relação sempre em rotações acima daquelas em que mudaria a quente. Por exemplo, no Ibiza mudo às 3000 a frio e às 2500 a quente. Na Opel mudo às 2500 a frio e às 2000 a quente. E porquê? Porque assim, quer num quer no outro, o catalizador e filtro de partículas, respectivamente, atingem a temperatura ideal mais cedo, ou seja, é menos tempo que estão a "curar" mal os gases, bem como mais cedo o motor atinge a temperatura de serviço.
                                Passei a fazer isto porque vi, no manual de instruções da Opel, que a gaja, se tivesse Caixa Easytronic ou automática, procedia da mesma maneira. Ora, pensei eu, se com automática a gaja faz isto, é porque não estraga, portanto, com manual também não. E pumba.
                                É melhor ficar por aqui que o texto já vai longo...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                                  Se o teu carro não tiver ponteiro de temperatura nem computador de bordo, só lá chegas pelo barulho, e mesmo assim é preciso estar um pouco atento. É que a frio o gajo mama mais, portanto faz ligeiramente mais barulho.
                                  Em relação ao tópico em si, vou dar a minha achega.
                                  Como o amigo Cahib disse, às 4 ou 5 rpm não faz mal, porque a essa rotação o gajo já se calou
                                  Fora de brincadeiras...
                                  Se o esticares na temperatura de serviço e muito de vez em quando, o gajo até agradece, para não ganhar "calo" nas rotações intermédias.
                                  Posso dizer que, de vez em quando, também estico quer o meu (Seat Ibiza 1.0 gasosa, ano 1997; por acaso o conta-voltinhas acaba às 5500) quer a carrinha da mãe (Opel Astra 1.7 CDTI, ano 2008, o conta acaba às 5000). Curiosidade: a Opel não tem ponteiro da temperatura, mas como tem CB, é fácil saber se o gajo tá frio ou não (vejo o gasto ao ralenti).
                                  Nos dois, quando estão frios, passo de relação sempre em rotações acima daquelas em que mudaria a quente. Por exemplo, no Ibiza mudo às 3000 a frio e às 2500 a quente. Na Opel mudo às 2500 a frio e às 2000 a quente. E porquê? Porque assim, quer num quer no outro, o catalizador e filtro de partículas, respectivamente, atingem a temperatura ideal mais cedo, ou seja, é menos tempo que estão a "curar" mal os gases, bem como mais cedo o motor atinge a temperatura de serviço.
                                  Passei a fazer isto porque vi, no manual de instruções da Opel, que a gaja, se tivesse Caixa Easytronic ou automática, procedia da mesma maneira. Ora, pensei eu, se com automática a gaja faz isto, é porque não estraga, portanto, com manual também não. E pumba.
                                  É melhor ficar por aqui que o texto já vai longo...
                                  3000RPM a frio.......
                                  2500RPM a frio....

                                  Ate me parte o coração... ah dias de inverno que o carro parece que se parte todo a trabalhar, eu no meu logo que posso passo caixa, obvio que se for a subir... paciencia..!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu não tenho norma para passar de caixa. Faço sempre tudo de forma adequada às condições, seja de inclinação, velocidade, carga de acelerador, etc.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Depende.

                                      Conheço quem, num 2.0 TDI 170cv, tinha o hábito de o levar às 5000rpm, bem como andar sempre na esgalha e agora aos 160 mil kms, 2000€ ficaram num Conc. Audi por causa de um turbo!
                                      4000 rpm em Diesel é tolerável, mas 5000 rpm é um exagero na maioria dos Diesel...

                                      A gasolina não deve haver muitos problemas nesses regimes... Como foi dito basta o carro estar em forma para não haver problema, além disso a rotação está lá é para se usar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No meu a 1ª não passa das 2000. Só o levei às 3000 uma ou duas vezes em 1ª pois estava a arrancar numa subida puxada, e mesmo assim o motor já estava quente.

                                        Depois, todas as outras, e em condições normais (ou seja, nada de subidas manhosas) faço passagens às 2000.

                                        Se o motor for frio e apanhar uma subida.. Faço-a devagar às 2000 (altura em que o motor aguenta a pedalada, habitualmente).. Não me ponho a esgalhar..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                          No meu a 1ª não passa das 2000. Só o levei às 3000 uma ou duas vezes em 1ª pois estava a arrancar numa subida puxada, e mesmo assim o motor já estava quente.

                                          Depois, todas as outras, e em condições normais (ou seja, nada de subidas manhosas) faço passagens às 2000.

                                          Se o motor for frio e apanhar uma subida.. Faço-a devagar às 2000 (altura em que o motor aguenta a pedalada, habitualmente).. Não me ponho a esgalhar..
                                          Numa subida manhosa o astra 1.3 cdti trocar de caixa as 2000rpm, em 2ª depois o carro não aguenta!!

                                          La esta cada caso é um caso... !

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                            se usares o resto ninguem morre.
                                            O carro é pra estimar pah

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                              se usares o resto ninguem morre.
                                              O carro é pra estimar pah

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por KKC Ver Post
                                                O carro é pra estimar pah
                                                Depois queres andar com ele e ele não puxa... Lá se vai a estima...

                                                Isto é como o corpo... Não te queres cansar a fazer exercicio, mas quanto mais fizeres, mais aguentas :P E melhor ficas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                  Eu não tenho norma para passar de caixa. Faço sempre tudo de forma adequada às condições, seja de inclinação, velocidade, carga de acelerador, etc.
                                                  Igual por aqui.


                                                  Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post


                                                  Pois, não é hábito, mas por vezes lá vai

                                                  Outra coisa, como sei mais ou menos se atingiu a temperatura "de serviço", sem ser pelo tempo de andamento?
                                                  Bem, parto do principio que não tens manometro da temperatura, certo?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 1977 Ver Post
                                                    Numa subida manhosa o astra 1.3 cdti trocar de caixa as 2000rpm, em 2ª depois o carro não aguenta!!

                                                    La esta cada caso é um caso... !
                                                    São carros diferentes.. O meu é um Fiesta 1.3, o que comparado (em termos de peso) deve fazer a sua diferença.. Se eu fizer uma passagem às 2000 da 1ª para a 2ª e depois for também às 2000 com a 2ª por ter o motor frio (se for a quente arregaço o motor!) ele faz na boa a generalidade das subidas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                      Igual por aqui.




                                                      Bem, parto do principio que não tens manometro da temperatura, certo?
                                                      Tenho sim.

                                                      Foi mais curiosidade em saber como se via nos outros carros, que não têm


                                                      Obrigado pelas respostas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em condições normais, deve-se mudar de mudança para uma superior ao atingir-se o regime de binário máximo do motor.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se eu fizesse isso tinha que ir até às 4200

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X