Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pintura automóvel- Defeitos+Causas & Soluções

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pintura automóvel- Defeitos+Causas & Soluções

    Parte 1

    Defeitos e Causas

    Já todos nos deparámos com pequenas imperfeições na pintura do nosso automóvel, porém o que poderá estar na causa destes "irritantes" detalhes !?


    As causas mais comuns para que ocorram estas anomalias são:

    1º Deficiente limpeza e preparação da superficie

    2º Estado de conservação dos equipamentos de pintura - com especial atenção ás unidades de Tratamento de Ar Comprimido e dos filtros das areas de preparação e estufa de pintura.

    3º Falta de conhecimentos técnicos sobre os equipamentos a usar e o seu estado de conservação.



    E os defeitos quais podem ser !?


    Vários e deveras aborrecidos para quem possui carinho pelo seu automóvel.

    Exemplos:


    [img]uploaded/Excalibur/20067316389_Poeiras e Sujidade Ref10.jpg [/img]
    Defeito provocado por existência de sujidade/poeira sob a camada base

    [img]uploaded/Excalibur/200673164328_Sujidade e Poeiras Ref11.jpg[/img]
    Defeito provocado por existência de sujidade/poeira sob a camada de verniz, a superficie não foi bem lavada, ou existe falha no equipamnto oficinal.

    [img]uploaded/Excalibur/200673164518_Corrosão Env10.jpg[/img]
    Exemplo de corrosão provocada por uma deficiente preparação da superficie e existência de sujidades/poeiras que potenciam o aparecimento de humidade e posterior corrosão, a superficie não foi bem lavada, ou existe falha no equipamento oficinal.

    [img]uploaded/Excalibur/20067316489_Bolhas de humidade Ref14.jpg[/img][img]uploaded/Excalibur/200673164919_Mancha de águaRef2.jpg[/img]
    [img]uploaded/Excalibur/200673165138_Bolhas de humidade_óleo.jpg [/img]
    Bolhas ou manchas provocadas pela existência de água ou humidade na superficie antes da aplicação da camada base e/ou do verniz, a superfice depois de lavada não foi convenientemente seca, ou o equipamento oficinal não está em condições.


    [img]uploaded/Excalibur/20067316533_Silicones Lubrificantes Spr ayimage005.jpg[/img][img]uploaded/Excalibur/200673165517_Cratera Lubrificante.gif[/img][img]uploaded/Excalibur/200673165613_Cratera Lubrificante_f.gif[/img]
    Imagens espectrais que demonstram "crateras" ou falta de aderência na pintura devido á existência de vestigios de lubrificantes sob a forma de spray (silicone, ptfe), este é um defeito só eliminável com o completo desengurduramento da superficie.



    Estas são básicamente os defeitos que se podem encontrar num veiculo proveniente de uma repintura (após um acidente ou restauro), nem sempre os cuidados empregues são os adequados, outra falha comum é a negligência dos equipamentos quanto ao seu estado de conservação ou são muitas das vezes inexistentes.

    Uma má pintura da nossa viatura retira-lhe o tal "brilho" e o nosso gosto como proprietários, além de que o seu valor comercial decai.


    Na 2ª parte colocarei os equipamentos base a usar e os cuidados que devem ser tidos em conta.

    #2
    Parte 2

    Soluções

    Irei colocar o que técnicamente se deve ter em conta no que toca á instalação e manutenção dos equipamentos essencais para a execução de uma pintura de qualidade.

    Obviamente cada pintor saberá o suficiente para executar um bom trabalho e escolher os seus equipamentos de pintura, mas o essencial não deve ser descurado e esse consiste em:

    - Despoeiramento

    - Tratamento do Ar Comprimido
    Filtragem
    Secagem

    O compressor embora importante e primordial acaba por ter um papel secundário.


    Despoeiramento
    O uso de uma "Sala Limpa" e uma estufa de Pintura devidamente mantida evita-se o depósito de sujidades/poeiras nas superficies a pintar.

    Para tal a substituição atempada dos seguintes elementos é importante:



    Os filtros de extração, de insuflação e de retenção são de especial importância para que não exista recirculação de ar repleto de poeiras e sujidade o que torna o ambiente impróprio para qualquer trabalho de pintura com qualidade. (esta á a situação que ocorre maioritáriamente nas oficinas de repintura, numa tentativa de redução de custos reduzem drásticamente na manutenção dos equipamentos e sistemas, o que se irá traduzir num decrescimo gradual da qualidade nos trabalhos realizados)



    Tratamento de Ar comprimido
    O Ar Comprimido é o agente de transporte e depósito da pigmentação/lacas/vernizes/aditivos que compoem a tinta, constantemente desprezado é um elemento frequentemente ignorado,e contudo a sua qualidade implica directamente na qualidade final de um trabalho de pintura.

    Segundo as normas ISO/Pneurop a classe de qualidade deve ser superior á classe dois, no que diz respeito ao teor de Humidade e Aerosois de òleo/carbonetos, tal só é possivel obter com os seguintes componentes:



    Filtros de retenção de particulas e aerosóis/carbonetos.







    Estes equipamentos são o garante quanto á retenção de particulas/poeiras/sujidades bem como a eliminação de aerosóis de óleo/carbonetos provenientes do compressor, as gandes unidades fabris de produção automóvel chegam a montar estes equipamentos em quadriplicado de forma a assegurar que um automóvel não é rejeitado no controlo de qualidade por defeitos na pintura.


    Secagem

    Secagem !!!???
    Questionam-se sobre secar Ar Comprimido, pois é, o processo é transformar todo o vapor de água no seu estado gasoso e colocá-lo no seu estado liquido, para tal teremos de atingir o chamado "Ponto de Orvalho" que tecnicamente consiste no uso de aparelho de refrigeração que baixará a temperatura do Ar Comprimido para o temperatura ideal de 2~3ºC.



    Assim se impede o aparecimento de humidade conjuntamente com a pulverização da tinta que sai da pistola de pintura.



    Num levantamento realizado por uma empresa da especialidade concluiu-se que cerca de 70% das empresas de reparação automóvel não realizam a instalação de equipamentos base ou tão só ignoram por completo a sua manutenção.


    Desta forma a qualidade da repintura automóvel é hoje um caso sério de descontentamento por parte dos clientes.


    Os exemplos de defeitos colocados no post incial deste tópico são infelizmente mais usuais do que seria de esperar.

    Um alerta para que tentem perceber onde deixam o vosso Automóvel a Pintar.

    Comentário


      #3
      Excelente tópico Excalibur! [^]

      Gostei de ler.

      Comentário


        #4
        Muito interessante

        Comentário


          #5
          Tal como havia mencionado, a qualidade do Ar Comprimido é de especial importância.

          Por exemplo a maiora dos fabricantes Germânicos de viaturas usa como referência a Norma e Validação L-025 no que toca a tratamento de ar comprimido (alguns dos sistemas são desenvolvidos em colaboração com os fabricantes de Sistemas de Tratamento de Ar Comprimido) e embora em alguns aspectos a ISO/DIN 8573-1 seja amplamente ultrapassada no que toca á qualidade de Ar Comprimido é esta ainda a referência internacional.

          Tabela DIN/ISO 8573-1
          [img]uploaded/Excalibur/200674963_0.7E4.gif[/img]

          A classe 1 é a meta a atingir por todos os fabricantes de viaturas.

          Numa oficina de reparação e repintura (mesmo um concessionário oficial) deve tentar obter a classe 2 em termos de filtragem (remoção de poeiras e aerosois/carbonetos de óleo) e no minimo a classe 4 no teor de água residual.


          Não é isto que sucede na maioria das oficinas em Portugal onde o rigor e a manutenção dos equipamentos é descurada.


          Só para que possamos compreender o rigor empregue na Pintura Automóvel pelos Fabricantes Automóveis, tomemos como exemplo a criação de filtros especiais para a remoção de todos os vestigios de Aerosóis de Silicone em Suspensão nas Areas de Pintura, actualmente todos os produtos de uma forma ou de outra possuem Silicone (do simples sabonete liquido ao desodorizante e ao cosmético) que como ficou demonstrado nos exemplos dos defeitos, produzem situações a evitar.

          As salas de pintura e os trabalhores que á mesma possuem acesso quase trabalham em "Clean Rooms".

          Comentário


            #6
            Braz e AMR

            Obrigado pelo incentivo.

            Infelizmente a experiência que tenho no sector mostra-me que actualmente compramos um carro acabado com o que se pode apelidar de "High Tech" na pintura, depois num qualquer risco ou trabalho de reparação ficamos logo com algo equivalente ao que se fazia á 20 anos atrás.

            Muitas oficinas ainda nem possuem preparaçao de tintas á base de àgua, que é hoje em dia o sistema empregue pela generalidade dos Fabricantes de Automóveis.

            Claro há salutares excepções mas genericamente com a pressão dos "custos baixos" e dos torniquetes que impõem nas reparações ... quem sai prejudicado é o cliente final.

            Comentário


              #7
              Excelente tópico parabéns! [^] Já aprendi muito ;)

              Comentário


                #8
                Já agora para quem quiser saber um pouco mais sobre o que aqui fui explicando:


                http://www.iso.org/iso/en/CatalogueD...CSNUMBER=29301
                Página oficial da ISO

                http://www.cagi.org/resources/tech.asp
                Página oficial da Cagi que associada á Pneurop deu origem ás normas ISO para Ar Comprimido

                http://www.zander.de/englisch/index.php
                O maior grupo mundial dos sistemas que mencionei

                http://www.artecno.pt/
                (cliquem em compressores para verem o gif animado de dois sistemas de compressores, nos microfiltros vejam o video sobre o percurso de uma particula no interior de um filtro até ser retida)


                Comentário


                  #9
                  Está bestial!

                  Difícil, difícil, é saber se o chapeiro/pintor toma estes cuidados ou não... [8)]

                  E logo hoje que vou buscar o carro ao chapeiro... [8)]

                  Comentário


                    #10
                    Banho de Pintura...valores actuais?

                    ;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Excalibur



                      Muitas oficinas ainda nem possuem preparaçao de tintas á base de àgua, que é hoje em dia o sistema empregue pela generalidade dos Fabricantes de Automóveis.
                      Aliás, actualmente (penso que, desde o início deste ano), é oficialmente obrigatório o uso de tintas à base de água. O uso de outros "diluentes" passou a ser proibido.

                      Eu tenho um carro com uma lateral completa pintada com este tipo de tinta e o resultado parece ser ainda melhor do que se conseguia com o método anterior.

                      Bom tópico!;)

                      Comentário


                        #12
                        Um UP para não cair no esquecimento.

                        Comentário


                          #13
                          Pintura automóvel

                          Olá, tenho intenções de pintar o meu carro, fui a marca e pedem-me 2.000€. Alguém conhece um sítio mais barato no norte de país, tipo Braga, Porto ou Guimarães?



                          Já agora se houver conselhos ou cuidados a ter quando se manda pintar um automóvel, são bem vindos!


                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            2000€?..o carro vai ser pintado em ouro?

                            Comentário


                              #15
                              Bolas tanto? isso é um roubo de igreja. Se fosses da margem sul arranjava-te quem te fizesse isso por menos de 1000€, bem menos dependendo do estado do carro.
                              Já agora kd o pintares, pede pa desmontar tudo...farois, frisos, para choques, spoilers, espelhos, puxadores,grelhas, tudo fora pa ser pintado a pipi, e vais ver que isso fica melhor que de origem. Se for numa estufa em condições vais ver que isso fica tão bom como de origem! Eu no meu, até jantes mandei pintar e nem de perto chegou aos 1000€

                              Comentário


                                #16
                                Em qualquer oficina fora da marca consegues fazer uma pintura de qualidade por menos de metade. Anda há volta dos €700 a €800 com tudo desmontado (frisos, borrachas, vidros, etc, etc)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BBrruunnoo Ver Post


                                  Já agora se houver conselhos ou cuidados a ter quando se manda pintar um automóvel, são bem vindos!
                                  Pintura automóvel- Defeitos+Causas & Soluções

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há pinturas e pinturas,e quando aparece um "amigo" de um conhecido a dar um orçamento jeitoso,prepare-se para um belo trabalho com resultados visiveis passados meia duzia de meses.Por regra não há nenhuma repintura com a mesma qualidade da original,e quanto mais barata for pior será.Não há milagres.E já agora como é que quer que saibamos avaliar esse orçamento, se nem sequer sabemos de que carro se trata,nem em que estado se encontra?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BBrruunnoo Ver Post
                                      Olá, tenho intenções de pintar o meu carro, fui a marca e pedem-me 2.000€. Alguém conhece um sítio mais barato no norte de país, tipo Braga, Porto ou Guimarães?



                                      Já agora se houver conselhos ou cuidados a ter quando se manda pintar um automóvel, são bem vindos!


                                      Cumprimentos
                                      Para pintar o meu BMW e arranjar umas pequenas amolgadelas e muitos riscos devido a um tornado pediam 1500 euros e isto na BMW, que não é nada poupada nos preços. De que carro se trata?

                                      Comentário


                                        #20
                                        lol a mim levaram-me 500€ por 1 excelente pintura!

                                        Comentário


                                          #21
                                          1º as pinturas dependem dos carros em questão

                                          2º as pinturas e o seu preço são em parte influenciadas pelo tipo de tinta a usar, como exemplo a tinta do W115 custa menos de metade ao litro do que a do volvo, estamos a falar de diferenças de 20€ ao litro, mas determinados tipos de tinta mais raras chegam aos 100€ ou mais ao litro.

                                          3º um banho de tinta não é uma pintura

                                          4º na MArca a MO é quase o dobro de "cá fora"


                                          - Um banho pode andar entre os 400 e os 700€

                                          -Uma pintura completa anda nos 900 /1500€

                                          Comentário


                                            #22
                                            O carro que quero pintar é o Hyundai Lantra de Julho de 1997. Tem cerca de 7 pequenas moças de granizo no tejadilho, riscos, marcas de portas nas laterais provenientes dos parques de estacionamento. A pintura é metalizada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para pintar um guarda-lamas e uma porta a marca cobrou quase 550€ à seguradora do que me bateu :P

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas pessoal.

                                                Eu tenho um Honda accord 2.0i, do ano 92, e estou interessado em pintar o carro..só que primeiro gostaria de saber, se me saberiam indicar a diferença de preços entre dar um banho de pintura, ou fazer uma pintura completa, e se na pintura completa, se inclui mudança de cor, ou seja se a pintura completa, se referem a mudança de cor?

                                                cumpz Martins

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BBrruunnoo Ver Post
                                                  O carro que quero pintar é o Hyundai Lantra de Julho de 1997. Tem cerca de 7 pequenas moças de granizo no tejadilho, riscos, marcas de portas nas laterais provenientes dos parques de estacionamento. A pintura é metalizada.
                                                  então precisa de bate chapas também!

                                                  mas com 1250/1500€ fazes isso relativamente como deve ser

                                                  Originalmente Colocado por Martinss Ver Post
                                                  Boas pessoal.

                                                  Eu tenho um Honda accord 2.0i, do ano 92, e estou interessado em pintar o carro..só que primeiro gostaria de saber, se me saberiam indicar a diferença de preços entre dar um banho de pintura, ou fazer uma pintura completa, e se na pintura completa, se inclui mudança de cor, ou seja se a pintura completa, se referem a mudança de cor?

                                                  cumpz Martins
                                                  Pintura completa é pintura completa, só mudas de cor se quiseres!!!

                                                  para dares uma pintura completa tens que desforrar e desmontar o carro todo, normalmente só se dá pinturas completas depois de grandes acidentes em que o carro foi a reconstruir ou em restauros. A maior parte do pessoal dá um banho de pintura.



                                                  Um banho de pintura no máximo fica-te em 750€ +- .....é só isolar as cenas e dar com a pistola.


                                                  Uma pintura completa requer desmontar as peças do carro e pintá-las em separado por dentro e por fora .........e é mais caro, o dobro no minimo


                                                  o mais caro e trabalhoso de tudo é a preparação para a pintura, a maioria do pessoal não imagina a maçada que dá preparar uma peça para ir á estufa

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                    o mais caro e trabalhoso de tudo é a preparação para a pintura, a maioria do pessoal não imagina a maçada que dá preparar uma peça para ir á estufa
                                                    Qual quê, pelo que se ouve aqui, aquilo é só deitar tinta para cima...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E vê-se tanta coisa mal feita....como a malta que manda pintar os parachoques, e depois vê a tinta a saltar ao fim de pouco tempo....eu já preparei uns quantos, e não acontecia isso...mas dá muito mais trabalho, e sai muito mais caro...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                                        E vê-se tanta coisa mal feita....como a malta que manda pintar os parachoques, e depois vê a tinta a saltar ao fim de pouco tempo....eu já preparei uns quantos, e não acontecia isso...mas dá muito mais trabalho, e sai muito mais caro...

                                                        há muita gente que pinta os parachoques sem sequer usar primario especifico para plásticos, nem sequer se dão ao trabalho de lixar...

                                                        é mangueirada, secar, primário normal e muitas vezes até vai de spray

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                                          E vê-se tanta coisa mal feita....como a malta que manda pintar os parachoques, e depois vê a tinta a saltar ao fim de pouco tempo....eu já preparei uns quantos, e não acontecia isso...mas dá muito mais trabalho, e sai muito mais caro...
                                                          está a acontecer ao meu agora (comprei o carro usado, e não sabia que tinham pintados os xoques)
                                                          e além disso, pintaram o xoques no sitio, quando aquilo demora 3 minutos a tirar, e obviamente que foram pintadas outras coisas que não deviam (buzina, um bocado do radiador, plasticos. enfim...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                            então precisa de bate chapas também!

                                                            mas com 1250/1500€ fazes isso relativamente como deve ser



                                                            Pintura completa é pintura completa, só mudas de cor se quiseres!!!

                                                            para dares uma pintura completa tens que desforrar e desmontar o carro todo, normalmente só se dá pinturas completas depois de grandes acidentes em que o carro foi a reconstruir ou em restauros. A maior parte do pessoal dá um banho de pintura.



                                                            Um banho de pintura no máximo fica-te em 750€ +- .....é só isolar as cenas e dar com a pistola.


                                                            Uma pintura completa requer desmontar as peças do carro e pintá-las em separado por dentro e por fora .........e é mais caro, o dobro no minimo


                                                            o mais caro e trabalhoso de tudo é a preparação para a pintura, a maioria do pessoal não imagina a maçada que dá preparar uma peça para ir á estufa

                                                            obrigada pela explicação;)

                                                            ja agora dentro da zona de lisboa, onde aconselham?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X