Parte 1
Defeitos e Causas
Já todos nos deparámos com pequenas imperfeições na pintura do nosso automóvel, porém o que poderá estar na causa destes "irritantes" detalhes !?
As causas mais comuns para que ocorram estas anomalias são:
1º Deficiente limpeza e preparação da superficie
2º Estado de conservação dos equipamentos de pintura - com especial atenção ás unidades de Tratamento de Ar Comprimido e dos filtros das areas de preparação e estufa de pintura.
3º Falta de conhecimentos técnicos sobre os equipamentos a usar e o seu estado de conservação.
E os defeitos quais podem ser !?
Vários e deveras aborrecidos para quem possui carinho pelo seu automóvel.
Exemplos:
[img]uploaded/Excalibur/20067316389_Poeiras e Sujidade Ref10.jpg [/img]
Defeito provocado por existência de sujidade/poeira sob a camada base
[img]uploaded/Excalibur/200673164328_Sujidade e Poeiras Ref11.jpg[/img]
Defeito provocado por existência de sujidade/poeira sob a camada de verniz, a superficie não foi bem lavada, ou existe falha no equipamnto oficinal.
[img]uploaded/Excalibur/200673164518_Corrosão Env10.jpg[/img]
Exemplo de corrosão provocada por uma deficiente preparação da superficie e existência de sujidades/poeiras que potenciam o aparecimento de humidade e posterior corrosão, a superficie não foi bem lavada, ou existe falha no equipamento oficinal.
[img]uploaded/Excalibur/20067316489_Bolhas de humidade Ref14.jpg[/img][img]uploaded/Excalibur/200673164919_Mancha de águaRef2.jpg[/img]
[img]uploaded/Excalibur/200673165138_Bolhas de humidade_óleo.jpg [/img]
Bolhas ou manchas provocadas pela existência de água ou humidade na superficie antes da aplicação da camada base e/ou do verniz, a superfice depois de lavada não foi convenientemente seca, ou o equipamento oficinal não está em condições.
[img]uploaded/Excalibur/20067316533_Silicones Lubrificantes Spr ayimage005.jpg[/img][img]uploaded/Excalibur/200673165517_Cratera Lubrificante.gif[/img][img]uploaded/Excalibur/200673165613_Cratera Lubrificante_f.gif[/img]
Imagens espectrais que demonstram "crateras" ou falta de aderência na pintura devido á existência de vestigios de lubrificantes sob a forma de spray (silicone, ptfe), este é um defeito só eliminável com o completo desengurduramento da superficie.
Estas são básicamente os defeitos que se podem encontrar num veiculo proveniente de uma repintura (após um acidente ou restauro), nem sempre os cuidados empregues são os adequados, outra falha comum é a negligência dos equipamentos quanto ao seu estado de conservação ou são muitas das vezes inexistentes.
Uma má pintura da nossa viatura retira-lhe o tal "brilho" e o nosso gosto como proprietários, além de que o seu valor comercial decai.
Na 2ª parte colocarei os equipamentos base a usar e os cuidados que devem ser tidos em conta.
Defeitos e Causas
Já todos nos deparámos com pequenas imperfeições na pintura do nosso automóvel, porém o que poderá estar na causa destes "irritantes" detalhes !?
As causas mais comuns para que ocorram estas anomalias são:
1º Deficiente limpeza e preparação da superficie
2º Estado de conservação dos equipamentos de pintura - com especial atenção ás unidades de Tratamento de Ar Comprimido e dos filtros das areas de preparação e estufa de pintura.
3º Falta de conhecimentos técnicos sobre os equipamentos a usar e o seu estado de conservação.
E os defeitos quais podem ser !?
Vários e deveras aborrecidos para quem possui carinho pelo seu automóvel.
Exemplos:
[img]uploaded/Excalibur/20067316389_Poeiras e Sujidade Ref10.jpg [/img]
Defeito provocado por existência de sujidade/poeira sob a camada base
[img]uploaded/Excalibur/200673164328_Sujidade e Poeiras Ref11.jpg[/img]
Defeito provocado por existência de sujidade/poeira sob a camada de verniz, a superficie não foi bem lavada, ou existe falha no equipamnto oficinal.
[img]uploaded/Excalibur/200673164518_Corrosão Env10.jpg[/img]
Exemplo de corrosão provocada por uma deficiente preparação da superficie e existência de sujidades/poeiras que potenciam o aparecimento de humidade e posterior corrosão, a superficie não foi bem lavada, ou existe falha no equipamento oficinal.
[img]uploaded/Excalibur/20067316489_Bolhas de humidade Ref14.jpg[/img][img]uploaded/Excalibur/200673164919_Mancha de águaRef2.jpg[/img]
[img]uploaded/Excalibur/200673165138_Bolhas de humidade_óleo.jpg [/img]
Bolhas ou manchas provocadas pela existência de água ou humidade na superficie antes da aplicação da camada base e/ou do verniz, a superfice depois de lavada não foi convenientemente seca, ou o equipamento oficinal não está em condições.
[img]uploaded/Excalibur/20067316533_Silicones Lubrificantes Spr ayimage005.jpg[/img][img]uploaded/Excalibur/200673165517_Cratera Lubrificante.gif[/img][img]uploaded/Excalibur/200673165613_Cratera Lubrificante_f.gif[/img]
Imagens espectrais que demonstram "crateras" ou falta de aderência na pintura devido á existência de vestigios de lubrificantes sob a forma de spray (silicone, ptfe), este é um defeito só eliminável com o completo desengurduramento da superficie.
Estas são básicamente os defeitos que se podem encontrar num veiculo proveniente de uma repintura (após um acidente ou restauro), nem sempre os cuidados empregues são os adequados, outra falha comum é a negligência dos equipamentos quanto ao seu estado de conservação ou são muitas das vezes inexistentes.
Uma má pintura da nossa viatura retira-lhe o tal "brilho" e o nosso gosto como proprietários, além de que o seu valor comercial decai.
Na 2ª parte colocarei os equipamentos base a usar e os cuidados que devem ser tidos em conta.
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