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Gasolina SUPER / 95 / 98

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    Gasolina SUPER / 95 / 98

    Boas ppl!

    Como muitos devem saber, em PT tenho uma carrinha Fiat Tempra SW 1.4 ie, e desde que foi comprada (nova), tem sempre levado com S/chumbo 98. Haverá algum problema se eu utilizar 95 em vez de 98? É que daqui a nada estou a ir de férias para Portugal e faco mais kms com ela em 2 semanas do que o meu pai em 5 meses :D. Agradeco as vossas opinioes! Um abraco [8D]

    #2
    acho que não há nenhum problema, mas verifica as especificações do fabricante!

    Já agora, fala-me um pouco da tua tempra, virtudes e defeitos, problemas etc...

    um amigo meu tá numa de comprar uma mas não conhece nepias...!!!;)

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

      acho que não há nenhum problema, mas verifica as especificações do fabricante!

      Já agora, fala-me um pouco da tua tempra, virtudes e defeitos, problemas etc...

      um amigo meu tá numa de comprar uma mas não conhece nepias...!!!;)
      Pois, vou verificar no manual de instrucoes.
      Quanto á carrinha, o motor é um 1.4 ( de 69cv acho eu), é uma arrastadeira do caracas e bebe feita doida (10l /100km). É a ultima versao fabricada ( iberty) e veio com muitos extras, mas alguns já nao funcionam:
      - Tecto de abrir eléctrico serve para enfeitar
      - Alarme foi desligado porque tocava quando lhe apetecia

      Ja levou 2 reparacoes ao motor, bomba de agua, correias e da ultima vez que fui a Lisboa fiquei sem travoes perto da rotunda do Areeiro (ainda nao soube porque), a luz que ilumina o conta quilómetros já era, assim como a luz da consola central.
      Quando passo dos 130 km/h a porta traseira do lado direita treme feita doida, mas escusado será dizer que nao passo dos 110 com ela.
      Ultimamente anda com uma luz vermelha acesa no painel (injeccao), e perde forca quando a luz mágica se acende.
      Resumindo e concluindo, so ainda a temos porque o meu pai faz aprox 20 kms por semana, mas sem dúvida que Fiat, nunca mais! [8]

      P.S -> Isto é so a minha carrinha, as outras nao sei ;)

      Um abraco [8D]

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por c220cdi

        citação:Originalmente colocada por PauloFVF

        acho que não há nenhum problema, mas verifica as especificações do fabricante!

        Já agora, fala-me um pouco da tua tempra, virtudes e defeitos, problemas etc...

        um amigo meu tá numa de comprar uma mas não conhece nepias...!!!;)
        Pois, vou verificar no manual de instrucoes.
        Quanto á carrinha, o motor é um 1.4 ( de 69cv acho eu), é uma arrastadeira do caracas e bebe feita doida (10l /100km). É a ultima versao fabricada ( iberty) e veio com muitos extras, mas alguns já nao funcionam:
        - Tecto de abrir eléctrico serve para enfeitar
        - Alarme foi desligado porque tocava quando lhe apetecia

        Ja levou 2 reparacoes ao motor, bomba de agua, correias e da ultima vez que fui a Lisboa fiquei sem travoes perto da rotunda do Areeiro (ainda nao soube porque), a luz que ilumina o conta quilómetros já era, assim como a luz da consola central.
        Quando passo dos 130 km/h a porta traseira do lado direita treme feita doida, mas escusado será dizer que nao passo dos 110 com ela.
        Ultimamente anda com uma luz vermelha acesa no painel (injeccao), e perde forca quando a luz mágica se acende.
        Resumindo e concluindo, so ainda a temos porque o meu pai faz aprox 20 kms por semana, mas sem dúvida que Fiat, nunca mais! [8]

        P.S -> Isto é so a minha carrinha, as outras nao sei ;)

        Um abraco [8D]
        Por acaso lembro-me de um vizinho meu que também tinha uma na versão "liberty", e lá está não era uma grande máquina mas pronto até que era porreirita e não me lembro de alguma vez o ver apeado. ;)
        Mas lá está cada caso é um caso...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por TS

          citação:Originalmente colocada por c220cdi

          citação:Originalmente colocada por PauloFVF

          acho que não há nenhum problema, mas verifica as especificações do fabricante!

          Já agora, fala-me um pouco da tua tempra, virtudes e defeitos, problemas etc...

          um amigo meu tá numa de comprar uma mas não conhece nepias...!!!;)
          Pois, vou verificar no manual de instrucoes.
          Quanto á carrinha, o motor é um 1.4 ( de 69cv acho eu), é uma arrastadeira do caracas e bebe feita doida (10l /100km). É a ultima versao fabricada ( iberty) e veio com muitos extras, mas alguns já nao funcionam:
          - Tecto de abrir eléctrico serve para enfeitar
          - Alarme foi desligado porque tocava quando lhe apetecia

          Ja levou 2 reparacoes ao motor, bomba de agua, correias e da ultima vez que fui a Lisboa fiquei sem travoes perto da rotunda do Areeiro (ainda nao soube porque), a luz que ilumina o conta quilómetros já era, assim como a luz da consola central.
          Quando passo dos 130 km/h a porta traseira do lado direita treme feita doida, mas escusado será dizer que nao passo dos 110 com ela.
          Ultimamente anda com uma luz vermelha acesa no painel (injeccao), e perde forca quando a luz mágica se acende.
          Resumindo e concluindo, so ainda a temos porque o meu pai faz aprox 20 kms por semana, mas sem dúvida que Fiat, nunca mais! [8]

          P.S -> Isto é so a minha carrinha, as outras nao sei ;)

          Um abraco [8D]
          Por acaso lembro-me de um vizinho meu que também tinha uma na versão "liberty", e lá está não era uma grande máquina mas pronto até que era porreirita e não me lembro de alguma vez o ver apeado. ;)
          Mas lá está cada caso é um caso...
          Exacto, nao pretendo generalizar a Fiat, apenas o relato da minha carrinha, já agora, tem 170 mil kms e tem quase 12 anos ;) Só a vendemos quando parar de vez, até lá, está aí para as curvas. Ah e deixou me apeado uma vez em 12 anos :D :D

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            #6
            Lol...nem foi mau, uma vez em 12 anos!!! [}]

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              #7
              Não me interpretem mal porque eu também tenho um FIAT...;)

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                #8
                citação:Originalmente colocada por TS

                Lol...nem foi mau, uma vez em 12 anos!!! [}]
                [}] [}] [}] :D :D

                Comentário


                  #9
                  Tive aqui a pensar e só disse os pontos negativos do carro. Agora os positivos:

                  - É confortável e vem com o apoio de bracos á frente e a atrás o que aprecio bastante.
                  - Espacosa q.b, as coisas que já nao enfiei lá pa dentro! :D Com os bancos de traseiros rebatidos é um mimo [8D]
                  - A direccao assistida é bastante agradável, até podemos conduzir com um dedo.

                  Nao me lembro de mais nada de momento, caso lembrar me acrescento!

                  Um abraco [8D]

                  Comentário


                    #10
                    obg,por acaso ja me espetei com um tempra, e achei confortavel, o comportamento era péssimo.....

                    mas e fiabilidade de motor??quantos km tem o teu?bebe muito oleo?

                    Comentário


                      #11
                      Lixo. Perdão.. 95 serve muito bem e recomenda-se. Desde o Fiat uno 0.9 que é da geração desse motor cansado de "respirar" para um frasquinho até ao 1.8 e 2.0... VIN ZAR...155... esses motores nunca foram exigentes, são tão bons novos como com os pistões a abanar como cancelos... bota pra lá que ele queima e não vai ser por aí!!!

                      Comentário


                        #12
                        Troca:S/chumbo 98 por s/chumbo 95

                        Quais os possiveis problemas (se houver algum), para além da perda de rendimento da troca da 98 pra 95...

                        No meu caso o carro em questão é 1 rover 213... Já me disseram que perdia algum andamento e nada +...Isto foi me dito por quem já teve 1 e mal acabou a "super" passou a por sempre 95... se realmente for só isso até ponderava a mudança!

                        Obrigada pelas respostas

                        Comentário


                          #13
                          lol sopa nisso os ganhos com 98 n são significativos e prejudicas a carteira

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                            lol sopa nisso os ganhos com 98 n são significativos e prejudicas a carteira
                            A minha duvida é só mesmo pelo fabricante (manual do carro ) indicar as 98 octanas...
                            De resto também acho que não deverá trazer nenhum problema mecânico! Mas + opiniões sempre ajudam

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                              lol sopa nisso os ganhos com 98 n são significativos e prejudicas a carteira
                              Nunca usaste um carro fraco certamente para dizeres isso. A diferenca entre ambas é muito significativa. Nao se poupa nenhum dinheiro a usar gasolina 95 pq tem de se carregar mais no acelarador.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                Nunca usaste um carro fraco certamente para dizeres isso. A diferenca entre ambas é muito significativa. Nao se poupa nenhum dinheiro a usar gasolina 95 pq tem de se carregar mais no acelarador.
                                Isso acontece na puplicidade que as gasolineiras fazem...
                                Na realidade o que acontece é o seguinte: Um carro faz sempre médias superiores quando anda com gasolina 98, além da gasolina 98 ser mais cara do que a 95, logo é perder a dobrar...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                  Isso acontece na puplicidade que as gasolineiras fazem...
                                  Na realidade o que acontece é o seguinte: Um carro faz sempre médias superiores quando anda com gasolina 98, além da gasolina 98 ser mais cara do que a 95, logo é perder a dobrar...
                                  em portugal a qualidade da gasolina de 98 octanas face á de 95 n é significativa...
                                  n t preocupes...
                                  mete mazé 95 k é mais barata! se for dakela dos hipermercados, inda melhor! lol

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                    Nunca usaste um carro fraco certamente para dizeres isso. A diferenca entre ambas é muito significativa. Nao se poupa nenhum dinheiro a usar gasolina 95 pq tem de se carregar mais no acelarador.

                                    já... ja tive 1 carro fraco a gasolina e usei 95 e 98... é certo que era preciso carregar - para o mesmo andamento... mas daí a n poupar a por n95... duvido... pelo menos com o meu andamento... o meu pai punha sp 98 pq para o calmissimo andamento dele gastava pco

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                      lol sopa nisso os ganhos com 98 n são significativos e prejudicas a carteira
                                      Depende do carro. Eu, num carro que gastava gasolina super, tenho consumos mais elevados com 95. Aliás, e para dissipar quaisquer dúvidas, com 10 euros de 98 faço mais 10km do que com 10 euros de 95.

                                      Portanto para mim compensa. Noto o motor mais cheio a baixa rotação, mais suave, e poupo dinheiro. Agora, isto não é regra geral. Cada pessoa tem de testar no seu carro se a 98 compensa ou não.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                        lol sopa nisso os ganhos com 98 n são significativos e prejudicas a carteira

                                        Eu quando tinha o corsa que ainda era de carburador notava a diferença pois com a 95 o carro "soluçava" mais em baixas rotações

                                        Comentário


                                          #21
                                          Esse motor devia funcionar a Super não era? Agora é uma questão de ver no manual que outros tipos de gasolina podes usar. Se diz lá que é 98, infelizmente vais ter de o manter assim pois corres o risco de danificar o motor com a 95.

                                          Considera-te sortudo se ele levar 98 sem o aditivo senão era mais X euros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                            Esse motor devia funcionar a Super não era? Agora é uma questão de ver no manual que outros tipos de gasolina podes usar. Se diz lá que é 98, infelizmente vais ter de o manter assim pois corres o risco de danificar o motor com a 95.

                                            Considera-te sortudo se ele levar 98 sem o aditivo senão era mais X euros.
                                            O motor funcionava a super...Depois passou pra s/chumbo 98, agora a ideia era a de 95!!!
                                            O manual refere 98 octanas...Que componentes do motor poderá danificar tens ideia?
                                            Obrigado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se puseres a 95 octanas só terás problemas se ouvires o motor a grilar...

                                              Caso contrário, não tem problema nenhum.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por the_driver Ver Post
                                                O motor funcionava a super...Depois passou pra s/chumbo 98, agora a ideia era a de 95!!!
                                                O manual refere 98 octanas...Que componentes do motor poderá danificar tens ideia?
                                                Obrigado
                                                Qualquer um ligado com a combustão, visto que o teu carro está preparado para usar uma gasolina com menor poder detonante (o que aconteçe normalmente em carros com taxas de compressão elevadas) e poderá partir válvulas ou mesmo chegar a danificar cabeça do motor.

                                                O tal grilar de que estão a falar é o combustível a entrar em detonação antes do tempo necessário ou indicado pela cartografia do motor.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                  Qualquer um ligado com a combustão, visto que o teu carro está preparado para usar uma gasolina com menor poder detonante (o que aconteçe normalmente em carros com taxas de compressão elevadas) e poderá partir válvulas ou mesmo chegar a danificar cabeça do motor.

                                                  O tal grilar de que estão a falar é o combustível a entrar em detonação antes do tempo necessário ou indicado pela cartografia do motor.

                                                  Obrigado pelas ajudas... Vai-se arriscar 1 abastecimento (nem meio depósito) a ver como se porta!!! Se realmente ouvir o tal "grilar" não se volta à 95...

                                                  Entretanto digo se houve algum barulho

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                    Isso acontece na puplicidade que as gasolineiras fazem...
                                                    Na realidade o que acontece é o seguinte: Um carro faz sempre médias superiores quando anda com gasolina 98, além da gasolina 98 ser mais cara do que a 95, logo é perder a dobrar...
                                                    É a pub que as gasolineiras fazem, e os mitos que são lançados sem fundamento.

                                                    Guess what, o meu carrito gasta menos com 98. E esta ein?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O meu chiante tambem bebe SEMPRE 98...e costumo fazer cerca de 60 km a mais por deposito do que com 95...ja para nem falar dos consumos...

                                                      A diferença nota-se tambem no ralenti mais certo do motor...a quente e a frio...mas tambem o motor é bastante especifico...

                                                      Creio que nao ha ciencias certas..e que nao ha nada como experimentares tu mesmo...2 ou 3 depositos..so com meio nao vais la...teras sempre ainda gasolina de octana mais alta no deposito..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FON Ver Post
                                                        O meu chiante tambem bebe SEMPRE 98...e costumo fazer cerca de 60 km a mais por deposito do que com 95...ja para nem falar dos consumos...

                                                        A diferença nota-se tambem no ralenti mais certo do motor...a quente e a frio...mas tambem o motor é bastante especifico...

                                                        Creio que nao ha ciencias certas..e que nao ha nada como experimentares tu mesmo...2 ou 3 depositos..so com meio nao vais la...teras sempre ainda gasolina de octana mais alta no deposito..

                                                        Eu vou começar com meio depósito a ver o que dá...Se não tiver nenhum problema (rendimento/barulho/+ consumo) vou passar a apostar na 95 pra ver o que acontece...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                                                          Eu quando tinha o corsa que ainda era de carburador notava a diferença pois com a 95 o carro "soluçava" mais em baixas rotações
                                                          O Renault 19 cá de casa é o mesmo. Só leva Ultimate98 para não soluçar em baixas, baixar o consumo e com isso aumentar a autonomia.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por the_driver Ver Post
                                                            Obrigado pelas ajudas... Vai-se arriscar 1 abastecimento (nem meio depósito) a ver como se porta!!! Se realmente ouvir o tal "grilar" não se volta à 95...

                                                            Entretanto digo se houve algum barulho
                                                            Acho que devias era passar no mecânico e não te meteres em aventuras senão podes meter-te em trabalhos. Provavelmente isso com uma afinação fica a queimar 95 sem problemas mas é um SE e por isso mesmo é melhor informares-te primeiro.

                                                            Comentário

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