Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria em Skoda Superb 2.0TDI CR 170cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Avaria em Skoda Superb 2.0TDI CR 170cv

    Pois bem, o problema é o seguinte:

    O carro tem 33mil km neste momento e até agora portou-se muito bem. É conduzido na maior parte das vezes num ritmo calmo... Mas, hoje a luz do DPF deu sinal de vida a pedir uma regeneração. Contudo não foi possível esperar que a luz apagasse e teve de desligar-se o carro, interrompendo o processo.

    Até aqui nada de especial, "limpa na próxima viagem" pensamos nós... Duas horas depois, quando se voltou a a andar no carro estava tudo OK, nem sinais da luz avisadora.

    Fomos à AE dar uma volta despachada (140km/h com umas variações de rotação) para tirar o "carvão" durante 1H +/-.

    Quando se voltou a parar o carro e arrancamos (2-3h depois), a luz DPF volta a aparecer, mas desta vez acompanhada da luz da Resistência intermitente. Alguns minutos depois junta-se a luz de avaria de motor, ficando o motor em Safe Mode.

    Até agora, pelo que tenho lido acerca de DPF's, a coisa funciona mal muitas vezes, há queixas nas várias marcas. Só que após o 1o "evento" que corre mal, dificilmente há resolução completa do problema - as visitas à oficina passam a ser uma constante! Neste caso parece ser a causa de todo este aparato!

    Tenho motivos para ficar preocupado?

    Amanha lá vai ele para a Skoda... felizmente a 2 meses do fim da garantia....

    Opinem por favor...
    Editado pela última vez por Jarmer; 17 October 2010, 21:23.

    #2
    Quanto costuma ser o percurso diário do carro?

    Comentário


      #3
      12km ida, mais 12km de volta... Excepcionalmente mais. Mas o mais comum é este trajecto...

      Comentário


        #4
        O que me parece é que escolheste mal o carro para o percurso que lhe fazes

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Dano Ver Post
          O que me parece é que escolheste mal o carro para o percurso que lhe fazes
          Até percebo o que queres dizer, mas repara no ridículo da situação: o carro é bom demais para o trajecto em questão!

          Os fabricantes deviam garantir que ele funciona em todas as condições.

          Há por aí um user com um Mazda 6 que se queixa do mesmo com um grande alarido. Eu achava-o exagerado, mas começo a compreende-lo agora.... da pior maneira!!

          Comentário


            #6
            Boas.

            Podias ter um DB aberto para partilhar mais experiências.

            Pelo meu lado, só tenho a carrinha há poucos meses e por isso ainda só com 5000Km e mais alguns, ainda não tive qualquer problema. Mal seria.

            O que dizes do DPF é o que se tem que fazer. Erro foi não ter sido possível realizar o tratamento indicado no manual quando apareceu a primeira vez. Velocidades entre os 40 e 80, com mudança entre 4º e 5ª.

            meu DB: http://forum.autohoje.com/diario-de-...-elegance.html

            Comentário


              #7
              Muito provavelmente ficaste com o óleo contaminado por teres quebrado vezes demais as regenerações. Isso já me aconteceu num corsa que tive e que entretanto despachei. O que acontece é que ao teres quebrado várias regenerações o gasóleo que é injectado no filtro para proceder à regeneração volta para o motor. O resultado disso é ficares com o óleo contaminado e teres de o trocar antes do tempo. Muito provavelmente foi o que te aconteceu. No meu caso, que até fazia AE com frequência, tive de mudar o óleo aos 8000km (um óleo que fazia 30000km).

              Quando o Dano refere que escolheste o carro errado para o percurso que fazes não é por ser bom demais mas pelo facto de ser a diesel com DFP. Para esse tipo de percurso, as impurezas começam a acumular no filtro o qual não atinge a temperatura ideal para proceder à regeneração. A não ser que alteres o tipo de percurso que fazes, prepara-te para acontecer mais vezes. Já agora, com 33kkm ainda não mudou de óleo?

              Comentário


                #8
                Estes DPFs estão a revelar-se um autêntico pesadelo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                  Muito provavelmente ficaste com o óleo contaminado por teres quebrado vezes demais as regenerações. Isso já me aconteceu num corsa que tive e que entretanto despachei. O que acontece é que ao teres quebrado várias regenerações o gasóleo que é injectado no filtro para proceder à regeneração volta para o motor. O resultado disso é ficares com o óleo contaminado e teres de o trocar antes do tempo. Muito provavelmente foi o que te aconteceu. No meu caso, que até fazia AE com frequência, tive de mudar o óleo aos 8000km (um óleo que fazia 30000km).

                  Quando o Dano refere que escolheste o carro errado para o percurso que fazes não é por ser bom demais mas pelo facto de ser a diesel com DFP. Para esse tipo de percurso, as impurezas começam a acumular no filtro o qual não atinge a temperatura ideal para proceder à regeneração. A não ser que alteres o tipo de percurso que fazes, prepara-te para acontecer mais vezes. Já agora, com 33kkm ainda não mudou de óleo?

                  Sim, mudou aos 30k... Até então não tinha dado problema nenhum... Acho estranho que o processo tenha sido interrompido tantas vezes, hoje foi a primeira que vi a maldita luz ligada...

                  Em que consiste a intervençao que vão fazer na Skoda??

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jarmer Ver Post
                    Sim, mudou aos 30k... Até então não tinha dado problema nenhum... Acho estranho que o processo tenha sido interrompido tantas vezes, hoje foi a primeira que vi a maldita luz ligada...

                    Em que consiste a intervençao que vão fazer na Skoda??

                    Mas calma aí!!! Interrompeste várias vezes com a luz do DPF ligada?????

                    Eles devem ir ver o que se passa e talvez fazer uma regeneração forçada...

                    Essa também da condução "calma" não é necessariamente positiva!

                    Umas das coisas que o vendedor do meu me disse é que os carros (com DPF) não são para andar a "pastar" sempre, que o melhor mesmo é uma utilização normal e até de vez em quando apertar com eles que só faz bem (de vez em quando ok?).

                    Também disse que uma viagem grande seguida vale ouro neste carros!

                    12Km´s (cada viagem) diários é muito pouco.
                    Editado pela última vez por REDLINER; 18 October 2010, 07:53.

                    Comentário


                      #11
                      Esta situação com os actuais diesel com DPF é ridícula... dá-me ideia que um dos problemas é muitas vezes, mesmo sem as pessoas se aperceberem, estão a interromper o processo de regeneração. Afinal de contas ele acontece sem dar qualquer indicação e só raras vezes dá sinal no quadrante.
                      Este é, a meu ver, um erro de concepção destes sistemas.

                      Por outro lado, ser obrigado a andar às voltas em 3ª ou 4ª também é um bocado absurdo. Compreendo o porquê, mas não concordo com a maneira como os sistemas estão projectados.
                      A funcionar dos actuais modos estes veículos deviam ser vendidos tendo sempre uma chamada de atenção, quer por parte dos vendedores, quer a nível de manuais do veículo que determinado tipo de condução/trajectos são prejudiciais e propícios ao aparecimento de problemas com os DPF...
                      Claro que, obviamente, qual é a marca que quer assumir esta posição e fazer isto?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                        Esta situação com os actuais diesel com DPF é ridícula... dá-me ideia que um dos problemas é muitas vezes, mesmo sem as pessoas se aperceberem, estão a interromper o processo de regeneração. Afinal de contas ele acontece sem dar qualquer indicação e só raras vezes dá sinal no quadrante.
                        Este é, a meu ver, um erro de concepção destes sistemas.

                        Por outro lado, ser obrigado a andar às voltas em 3ª ou 4ª também é um bocado absurdo. Compreendo o porquê, mas não concordo com a maneira como os sistemas estão projectados.
                        A funcionar dos actuais modos estes veículos deviam ser vendidos tendo sempre uma chamada de atenção, quer por parte dos vendedores, quer a nível de manuais do veículo que determinado tipo de condução/trajectos são prejudiciais e propícios ao aparecimento de problemas com os DPF...
                        Claro que, obviamente, qual é a marca que quer assumir esta posição e fazer isto?
                        Concordo!
                        Ao menos devia acender uma luz a avisar da regeneração!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                          Mas calma aí!!! Interrompeste várias vezes com a luz do DPF ligada?????

                          Eles devem ir ver o que se passa e talvez fazer uma regeneração forçada...

                          Essa também da condução "calma" não é necessariamente positiva!

                          Umas das coisas que o vendedor do meu me disse é que os carros (com DPF) não são para andar a "pastar" sempre, que o melhor mesmo é uma utilização normal e até de vez em quando apertar com eles que só faz bem (de vez em quando ok?).

                          Também disse que uma viagem grande seguida vale ouro neste carros!

                          12Km´s (cada viagem) diários é muito pouco.
                          Não, só interrompi esta vez, até porque nunca antes a luz tinha ligado...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jarmer Ver Post
                            Não, só interrompi esta vez, até porque nunca antes a luz tinha ligado...
                            Normalmente a luz do DPF não acende quando está a fazer a regeneração, daí o problema de sabermos quando está a fazer a regeneração ou não. Ou seja, já deves ter interrompido a regeneração várias vezes (com percursos de 10km isso é quase certo) mas não deste conta. Muito provavelmente quando te acendeu é porque já tinha algum problema.

                            Já agora, o que me parece (não sei se é verdade ou não) é que os carros com DPF sem amnutenção é que estão a dar mais problemas a este nível. Entretanto comprei uma 308sw 110cv que tem manutenção do filtro (um óleo qq) e até agora não tive um único problema com a regeneração. Aliás, quase nem noto a fazer a regeneração e, no mesmo percurso que fazia com o corsa, ainda não me deu qualquer problema com trocas antecipadas de óleo.

                            Quanto ao andar a puxar para fazer a regeneração, isso não é bem assim. O que se pretende é que a câmara onde se faz a regeneração atinja uma temperatura óptima. Obviamente que em 3ª com velocidades mais elevadas o motor vai a uma rotação elevada o que faz aumentar mais depressa a temperatura do sistema e ajudar à regeneração. Não é preciso andar a acelerar que nem um doido para fazer a dita. Basta meter o carro a +2000rp.
                            Editado pela última vez por pcg2001; 18 October 2010, 09:04.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jarmer Ver Post
                              Não, só interrompi esta vez, até porque nunca antes a luz tinha ligado...

                              Só uma vez?...Bom não é positivo, mas não deveria ter "marado" só com uma vez...

                              A ideia que tenho é que se interrompe várias vezes a regeneração (é quase impossivel não o fazer) mas quando se tem a Luz do DPF ligado,aí é quando o DPF já está mesmo "cheio" e se tem mesmo que andar até a regeneração acabar!

                              Isso não deve ser nada, fazem a regeneração forçada e pronto.

                              Esses 12 Km´s diários é que vão ser sempre problemáticos...

                              Comentário


                                #16
                                Eu ainda não percebi para que serve a Fap ou filtro de particulas.

                                Foram inventados para os carros poluirem menos ok. Quando estão a regenerar tem que se andar a fazer tempo com o carro para trás e para a frente para terminar a regeneração? Então o sentido da FAp fica sem efeito quando temos que fazer estas manobras e gastar mais combustivel e poluir mais o ar...

                                Quand tiver que trocar de carro vou ver se compro um sem este acessório...inventam as coisas só mesmo para dar problemas... e faço ideia o preço de um filtro destes...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Piloto127 Ver Post
                                  Eu ainda não percebi para que serve a Fap ou filtro de particulas.

                                  Foram inventados para os carros poluirem menos ok. Quando estão a regenerar tem que se andar a fazer tempo com o carro para trás e para a frente para terminar a regeneração? Então o sentido da FAp fica sem efeito quando temos que fazer estas manobras e gastar mais combustivel e poluir mais o ar...

                                  Quand tiver que trocar de carro vou ver se compro um sem este acessório...inventam as coisas só mesmo para dar problemas... e faço ideia o preço de um filtro destes...
                                  Se comprares a diesel, dificilmente te safas de um que não tenha (e cada vez mais devido às limitações nas emissões). O carro não tem de andar de um lado para o outro. Tudo depende do tipo de percursos que fazes. Se fizeres muita AE ou EN durante bastante tempo, nem dás conta da regeneração e se quebrares as regenerações não há grande problema poque com os kms contínuos que são feitos ele regenera logo de seguida. No entanto, se o teu percurso for essencialmente citadino e de distÂncias curtar um carro a diesel, principalmente com DFP, não é o aconselhado pois nesse caso vais ter de andar às voltinhas para o DFP regenerar, isto porque o filtro não atinge as temperaturas ideais para regenerar. É só preciso conhecer a tecnologia. O que acontece é que hoje em dia todos compram carros a diesel para qualquer tipo de utilização e não se apercebem dos problemas que podem vir a ter.

                                  Quanto ao custo dos DFP não há ainda grandes certezas quanto ao seu valor, mas lembro-me de há cerca de um ano alguém aqui do fórum trocou por cerca de €1000 num focus. No entanto, no geral ouve alguém que perguntou na peugeot quanto custava mudar o filtro num 1.6hdi e deram-lhe valores de 200/300 recuperado ou 400/500 novo. OU seja, quase o mesmo valor de um catalizador.
                                  Editado pela última vez por pcg2001; 18 October 2010, 10:21.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O carro já regenerou mais vezes, logo isto foi um problema pontual e não problema da sua utilização no quotidiano..

                                    Mas sim é dito nas oficinas e etc a quem ande basicamente em cidade e faças muitos kms que compense ter um diesel, tem de ser escravo do carro e ir para ae uma horita por semena!?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                                      O carro já regenerou mais vezes, logo isto foi um problema pontual e não problema da sua utilização no quotidiano..

                                      Mas sim é dito nas oficinas e etc a quem ande basicamente em cidade e faças muitos kms que compense ter um diesel, tem de ser escravo do carro e ir para ae uma horita por semena!?
                                      Nunca irei trocar de carro, fogo quero lá ser dependente dele, ou então próximo é a gasosa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                        Só uma vez?...Bom não é positivo, mas não deveria ter "marado" só com uma vez...

                                        A ideia que tenho é que se interrompe várias vezes a regeneração (é quase impossivel não o fazer) mas quando se tem a Luz do DPF ligado,aí é quando o DPF já está mesmo "cheio" e se tem mesmo que andar até a regeneração acabar!

                                        Isso não deve ser nada, fazem a regeneração forçada e pronto.

                                        Esses 12 Km´s diários é que vão ser sempre problemáticos...
                                        É por esses 12km diários que compensa mais verificar antes se é de facto necessário comprar um diesel para tal utilização, ainda mais um recente e que em termos de FAP é um problema bicudo de resolver.

                                        Não é que os diesel antigos e os gasolineiros novos e velhos não fiquem com carvão, mas o problema é muito mais barato de resolver..

                                        Comentário


                                          #21
                                          O problema é que o pessoal não compreende que carro a gasóleo não é por moda, mas por necessidade.

                                          Eles são mais poluentes logo têm formas de diminuir essa poluição e as FAP´s é uma belas, e quem é que compra o carro e não sabe o que ele leva e para que serve a FAP? isso é fala de informação vossa, sei que cada carro tem um modo de a FAP se auto-regenerar, uns acende luz, outros não.


                                          Agora se tiver na garantia, possivelmente o fabricante pode-se chegar a frente e ajudar na reparação, mas isso não sei como anda ultimamente. Com tantos casos a aparecer.


                                          Só te desejo as melhoras a resolver o problema, mas carro a gasóleo por 12km torna-se num problema e não numa poupança

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu estou neste dilema. E actualmente faço percursos curtos. Mas e se um dia tudo se altera? Troco de carro novamente?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
                                              Eu estou neste dilema. E actualmente faço percursos curtos. Mas e se um dia tudo se altera? Troco de carro novamente?
                                              O fazer percursos curtos por si só não é problema se, por exemplo, ao fim-de-semana se for dar umas voltas maiores onde o carro pode fazer a regeneração à vontade. O problema é quando isso não é possível ou não é feito. Quanto ao futuro, tudo depende das expectativas de cada um.

                                              É necessário, cada vez mais, equacionar custos adicionais com carros com DFP, nomeadamente, troca antecipada de óleo que geralmente é bastante cara pois são óleos long-life. Isso pode levar a que a poupança no consumo facilmente desapareça. Apesar de ter um carro a diesel que faz uns 20kkm/25kkm por ano, cada vez mais me convenço que os diesel são de facto para quem faz muitos kms por ano. Ando para trocar o utilitário (clio II) com que ando todos os dias (faço uns 10km/dia) e julgo que a melhor opção será mesmo um carro a gasolina (para muitra tristeza minha pois gostos dos diesel em cidade devido ao binário). O problema é que a diferença de preço entre gasolina e diesel tem vindo a diminuir, o que faz com que a escolha seja muito difícil de fazer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
                                                Eu estou neste dilema. E actualmente faço percursos curtos. Mas e se um dia tudo se altera? Troco de carro novamente?


                                                Existem já boas propostas a gasolina, em que consegues ter um pouco da mistura de 2 mundos, cada vez os novos motores a gasolina vem com mais agradáveis de conduzir devido ao turbos, e também com consumos mais em conta.

                                                Tens como opção os híbridos, caso gostos de algum.

                                                E depois dentro de pouco tempo chegam os eléctricos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já começam a ser muitos casos!

                                                  Também estou à espera de um diesel com filtro de partículas (fp) e ando a ficar assustado, apesar de regularmente fazer bastantes kms!

                                                  Conheço um caso parecido e com esse mesmo motor, mas é num Passat!
                                                  O carro fazia muita ae, mas como o dono mudou de emprego agora o carro "virou" viatura de cidade, com pequenos trajectos!
                                                  Pelo que me disse já teve que ir a reboque para a oficina pelo menos duas vezes e lá teve que mudar o óleo à conta disso.

                                                  Mais detalhes não sei, mas que os diesel começam a preocupar-nos cada vez mais é um facto, além de que com a Euro 5 calculo que todos sejam obrigados a ter fp em breve!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Volto a referir: Estás a escapar o pormenor de só a partir do 30mil kms ter o carro ter tido problemas! Se o percurso tem sido sempre o mesmo, há mais alguma coisa...

                                                    Just my 2 cents.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                                                      Volto a referir: Estás a escapar o pormenor de só a partir do 30mil kms ter o carro ter tido problemas! Se o percurso tem sido sempre o mesmo, há mais alguma coisa...

                                                      Just my 2 cents.
                                                      Não não está, uma vez que nesta thread já há relatos de várias pessoas que ou tiverem problemas com a FAP(meu caso) ou conhecem pessoas que já tiveram problemas com o mesmo. Como o autor do tópico não deu mais informação quanto ao problema, todos continuam a achar que o problema prende-se com o tipo de utilização do autor do tópico face a um motor com FAP. No meu caso o motor tinha 7/8kkm e menos de um ano (devia ter uns 6 meses) quando tive de trocar antecipadamente o óleo devido à FAP, ou seja, era novo. Por isso, 30kkm não é nada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E em outras marcas, como a BM, a regeneração tem os mesmos problemas?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os problemas são iguais em todos os que usam fap.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                            Não não está, uma vez que nesta thread já há relatos de várias pessoas que ou tiverem problemas com a FAP(meu caso) ou conhecem pessoas que já tiveram problemas com o mesmo. Como o autor do tópico não deu mais informação quanto ao problema, todos continuam a achar que o problema prende-se com o tipo de utilização do autor do tópico face a um motor com FAP. No meu caso o motor tinha 7/8kkm e menos de um ano (devia ter uns 6 meses) quando tive de trocar antecipadamente o óleo devido à FAP, ou seja, era novo. Por isso, 30kkm não é nada.
                                                            Pois e o autor refere que so teve problemas a partir dos 30mil logo essa tua teoria cai por agua abaixo.

                                                            Claro que a fap dá em regra problemas em alguns casos, mas neste não tem lógica, pelo que já referi.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X