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Mini Cooper S parado há quase 6 anos.

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    Mini Cooper S parado há quase 6 anos.

    Olá, gostaria de tirar algumas dúvidas

    Recentemente adiquiri um mini cooper S de 2003 com 50.000km k pertencia ao meu pai que faleceu em 2004. A viatura esteve parada desde 2005 até que fossem feitas as partilhas, esta encontra-se em garagem fechada, no entanto e para evitar conflitos não se tocou na mesma nem para tirar os peneus.
    O meu pai era piloto de pericias e rally e cuidava escrupulosamente do carro.
    Gostaria de saber a vossa opinião no que toca a peças e cuidados na remoção da viatura que são necessários para por a viatura a 100%?

    Não vou olhar a custos porque como devem imaginar o carro tem valor sentimental para mim e conto ficar com ele por muito tempo...

    Desde ja obrigado

    #2
    O que terás de fazer, é trocar todos os fluídos e respectivos filtros (óleo do motor, óleo dos travões), liquido do radiador.

    Basicamente basta trocares isto.

    E provavelmente o pneus, porque pela idade, a borracha já não terá as devidas propriedades.


    P.S: Sê bem-vindo.

    Comentário


      #3
      Para além do que foi dito, não puxes pelo carro logo que começes a andar com ele.

      Quando ao carro propriamente dito, acho que estas a fazer um gesto muito bonito e ao mesmo tempo, estas a demonstrar elevado grau de maturidade.

      Parabéns.

      Comentário


        #4
        Bem-vindo.

        Os conselhos que te dou são os mesmos que o nto já referiu:


        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        O que terás de fazer, é trocar todos os fluídos e respectivos filtros (óleo do motor, óleo dos travões), liquido do radiador.

        Basicamente basta trocares isto.

        E provavelmente o pneus, porque pela idade, a borracha já não terá as devidas propriedades.

        Comentário


          #5
          O ideal seria fazer isso tudo antes do motor rodar sequer

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            #6
            Leva-o a BMW/Mini para fazer uma revisao extensiva e um checkup. E possivel que o motor esteja um pouco preso e convem verificar as suspensoes para ter a certeza que nao estao a sangrar e ainda manteem todas as suas qualidades.

            Comentário


              #7
              É uma pena,mas carro que eu soubesse que esteve parado seis anos,não o ia querer nem dado.
              Mesmo depois de substituir o principal,essa hibernação prelongada vai-se manifestar quando voltar à estrada,e um dos males foi ele não ter sido preparado inicialmente para essa imobilização.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                É uma pena,mas carro que eu soubesse que esteve parado seis anos,não o ia querer nem dado.
                Mesmo depois de substituir o principal,essa hibernação prelongada vai-se manifestar quando voltar à estrada,e um dos males foi ele não ter sido preparado inicialmente para essa imobilização.
                Lol estas a gozar?

                Uma boa revisao e uma nova "rodagem" e o carro vai estar pronto para muitas outras curvas!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                  É uma pena,mas carro que eu soubesse que esteve parado seis anos,não o ia querer nem dado.
                  Mesmo depois de substituir o principal,essa hibernação prelongada vai-se manifestar quando voltar à estrada,e um dos males foi ele não ter sido preparado inicialmente para essa imobilização.

                  Conselho: le novamente o primeiro post.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado

                    Não posso citar ninguém ja que quase todos me querem ajudar, obrigado pelos conselhos estão a ser muito uteis!
                    Mal tenha acesso ao carro vou marcar a revisão extensiva na bmw e ai também lhes comunico o que aconteceu, se forem profissionais trataram do carro da melhor maneira, farei questão de mensionar tudo o que me digam aqui e que eu obviamente ache necessario hehe.
                    Editado pela última vez por Creatinas; 26 October 2010, 17:50.

                    Comentário


                      #11
                      1º que tudo, bem vindo

                      2º, e apesar de já ter sido há relativamente muito tempo, lamento o teres perdido o teu Pai.

                      Quanto ao carro, 6 anos parado é muito tempo... mas a malta já te ajudou. Eu daria atenção às rodas... não andou sequer 1 cm neste periodo? Esteve sempre com travão de mão?

                      Via os pneus claro, se as rodas estão enpanadas/algo presas, travões, etc...

                      Boa sorte com isso e acho muito bem tratares da máquina Os automóveis conseguem ser também mais um meio de ligação com quem gostamos. Sei bem o que isso é.

                      Comentário


                        #12
                        Leva ao concessionário e eles tratam de tudo. No entanto o pessoal já te deu aqui dicas importantes para lhes perguntares o que vão fazer..

                        Há partida como bons profissionais deverão fazer o que é preciso.

                        Bons kms com o carro que já deu para perceber será sempre especial!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                          Leva ao concessionário e eles tratam de tudo. No entanto o pessoal já te deu aqui dicas importantes para lhes perguntares o que vão fazer..

                          Há partida como bons profissionais deverão fazer o que é preciso.

                          Bons kms com o carro que já deu para perceber será sempre especial!
                          Essa do "leva-o ao concessionário que eles tratam de tudo",só pode ser gozo.
                          Não andasse eu em cima do meu,e a esta hora já não devia ter carro a, fiar-me nas revisões dos tais "profissionais"

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                            Essa do "leva-o ao concessionário que eles tratam de tudo",só pode ser gozo.
                            Não andasse eu em cima do meu,e a esta hora já não devia ter carro a, fiar-me nas revisões dos tais "profissionais"
                            Cada um tem a sua opinião, eu sou considero que se o user enviar o carro para uma concessão e disser o que quer, será há partida bem atendido.

                            Para chegar lá e mandar fazer isto isto e isto, maia vale ir ao "Manel GT".

                            Comentário


                              #15
                              Se tiveres conhecimentos e/ou gosto e/ou habilidade e/ou jeito, podes ser tu a tratar de algumas coisas para pores o carro 5 estrelas.

                              Para além do que já referiram, possivelmente precisarás de uma bateria nova e tb de pneus. Esses para além de já terem uma idade jeitosa talvez estejam ovalizados.

                              Se tiveres algum mecânico da tua confiança podes sempre entregar-lhe o carro.



                              Boa sorte.

                              EDIT: Se tiveres necessidade de deslocar o carro à oficina ou concessionário, talvez não fosse má ideia levá-lo de reboque.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                Se tiveres conhecimentos e/ou gosto e/ou habilidade e/ou jeito, podes ser tu a tratar de algumas coisas para pores o carro 5 estrelas.

                                Para além do que já referiram, possivelmente precisarás de uma bateria nova e tb de pneus. Esses para além de já terem uma idade jeitosa talvez estejam ovalizados.

                                Se tiveres algum mecânico da tua confiança podes sempre entregar-lhe o carro.



                                Boa sorte.

                                EDIT: Se tiveres necessidade de deslocar o carro à oficina ou concessionário, talvez não fosse má ideia leva-lo de reboque.

                                Infelizmente não possuo qualquer tipo de conhecimento mecânico, enverguei por outro desporto sem ser o motorizado porque não havia dinheiro e fiquei sempre afastado daquilo que o meu pai fazia, daí o ter vindo a este fórum em busca de pessoas com mais andamento do que eu para não ser enganado por terceiros, para saber mais ou menos o que tenho de fazer e sobretudo para correr o menos risco possível para não "perder" o carro.

                                O carro esteve "estacionado" no mesmo sitio desde 2005 ou 2006, havia uma pessoa que o levava a passear mas revelou não ser de confiança por isso decidiu-se que o carro iria ficar parado... Não se mexeu nem 1cm e provavelmente está com o travão de mão.


                                Deste fórum e segundo o que sei do carro posso dizer que ele vai precisar:
                                - De ir directamente para a oficina da marca num reboque
                                - Trocar todos os fluidos e filtros
                                - Verificar tubos e conexões
                                - Trocar a bateria e pneus
                                - Dar-lhe banho
                                - Fazer uma rodagem depois disto e esperar que o bicho aguente firme

                                Apesar de muita gente achar que o carro nunca vai ser o mesmo eu tenho esperança...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Creatinas Ver Post
                                  Infelizmente não possuo qualquer tipo de conhecimento mecânico, enverguei por outro desporto sem ser o motorizado porque não havia dinheiro e fiquei sempre afastado daquilo que o meu pai fazia, daí o ter vindo a este fórum em busca de pessoas com mais andamento do que eu para não ser enganado por terceiros, para saber mais ou menos o que tenho de fazer e sobretudo para correr o menos risco possível para não "perder" o carro.

                                  O carro esteve "estacionado" no mesmo sitio desde 2005 ou 2006, havia uma pessoa que o levava a passear mas revelou não ser de confiança por isso decidiu-se que o carro iria ficar parado... Não se mexeu nem 1cm e provavelmente está com o travão de mão.


                                  Deste fórum e segundo o que sei do carro posso dizer que ele vai precisar:
                                  - De ir directamente para a oficina da marca num reboque
                                  - Trocar todos os fluidos e filtros
                                  - Verificar tubos e conexões
                                  - Trocar a bateria e pneus
                                  - Dar-lhe banho
                                  - Fazer uma rodagem depois disto e esperar que o bicho aguente firme

                                  Apesar de muita gente achar que o carro nunca vai ser o mesmo eu tenho esperança...
                                  Não ligues ao que muitos dizem. Até parece que o carro empenou o chassis e tem de ser esticado!! Isso é que nunca fica igual, agora estar parado não há problema nenhum.

                                  Fazes a tal revisão e vais ficando atento a qualquer pormenor que possa surgir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    mudar os fluidos e tá a andar, o resto é conversa

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Creatinas Ver Post
                                      Infelizmente não possuo qualquer tipo de conhecimento mecânico, enverguei por outro desporto sem ser o motorizado porque não havia dinheiro e fiquei sempre afastado daquilo que o meu pai fazia, daí o ter vindo a este fórum em busca de pessoas com mais andamento do que eu para não ser enganado por terceiros, para saber mais ou menos o que tenho de fazer e sobretudo para correr o menos risco possível para não "perder" o carro.

                                      O carro esteve "estacionado" no mesmo sitio desde 2005 ou 2006, havia uma pessoa que o levava a passear mas revelou não ser de confiança por isso decidiu-se que o carro iria ficar parado... Não se mexeu nem 1cm e provavelmente está com o travão de mão.


                                      Deste fórum e segundo o que sei do carro posso dizer que ele vai precisar:
                                      - De ir directamente para a oficina da marca num reboque
                                      - Trocar todos os fluidos e filtros
                                      - Verificar tubos e conexões
                                      - Trocar a bateria e pneus
                                      - Dar-lhe banho
                                      - Fazer uma rodagem depois disto e esperar que o bicho aguente firme

                                      Apesar de muita gente achar que o carro nunca vai ser o mesmo eu tenho esperança...
                                      Depois desses bons tratos o carro tem obrigação de ficar impec!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Creatinas Ver Post
                                        Infelizmente não possuo qualquer tipo de conhecimento mecânico, enverguei por outro desporto sem ser o motorizado porque não havia dinheiro e fiquei sempre afastado daquilo que o meu pai fazia, daí o ter vindo a este fórum em busca de pessoas com mais andamento do que eu para não ser enganado por terceiros, para saber mais ou menos o que tenho de fazer e sobretudo para correr o menos risco possível para não "perder" o carro.

                                        O carro esteve "estacionado" no mesmo sitio desde 2005 ou 2006, havia uma pessoa que o levava a passear mas revelou não ser de confiança por isso decidiu-se que o carro iria ficar parado... Não se mexeu nem 1cm e provavelmente está com o travão de mão.


                                        Deste fórum e segundo o que sei do carro posso dizer que ele vai precisar:
                                        - De ir directamente para a oficina da marca num reboque
                                        - Trocar todos os fluidos e filtros
                                        - Verificar tubos e conexões
                                        - Trocar a bateria e pneus
                                        - Dar-lhe banho

                                        - Fazer uma rodagem depois disto e esperar que o bicho aguente firme

                                        Apesar de muita gente achar que o carro nunca vai ser o mesmo eu tenho esperança...
                                        Mudar correias

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                          Mudar correias
                                          Ora aí está algo que ainda não tinha sido referido.

                                          Nem me lembrei aquando do meu post.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Cuidado é ao metê-lo no reboque.

                                            Comentário


                                              #23
                                              faz a revisão ao carro consoante os anos, ou seja a dos 7 anos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Creatinas Ver Post
                                                Apesar de muita gente achar que o carro nunca vai ser o mesmo eu tenho esperança...
                                                Mas é claro que voltará a ser o mesmo. Se a "recuperação" (revisão) for bem feita não tenhas qualquer problema. Ficas com o carro novo.
                                                O resto é conversa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como já disseram, troca de fluídos, correias e pneus, bateria; verificar o AC, provavelmente fazer uma "ozonização" do interior para remover cheiros.

                                                  Acima de tudo, na marca ou fora, será importante colocar o carro num sítio onde trabalhem pessoas com responsabilidade por aquilo que fazem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se alguém te disser que os pneus estão bons e que a idade não importa, não caias nisso. Esses pneus já não são redondos.

                                                    Quando começares a andar com ele vai ser estranho, e os discos provavelmente terão muita ferrugem.

                                                    Lentamente vais abrindo-lhe as goelas ("italian tune-up" ?) e isso vai ficar impec

                                                    Se o carro andou 50mil num ano já tem uma rodagem +/- , por isso agora o que tens de fazer é levar "ao mecânico" e depois tratar bem dele.


                                                    Bonne chance!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                      É uma pena,mas carro que eu soubesse que esteve parado seis anos,não o ia querer nem dado.
                                                      Mesmo depois de substituir o principal,essa hibernação prelongada vai-se manifestar quando voltar à estrada,e um dos males foi ele não ter sido preparado inicialmente para essa imobilização.
                                                      Lê-se com cada coisa!

                                                      Mesmo que o carro não tivesse o valor sentimental que tem (e que eu compreendo completamente), isto é o cúmulo do exagero dos teóricos que pouco mais sabem do que leram (e frequentemente no local errado).

                                                      Tendo este carro estado parado numa garagem, e partindo do princípio que esta não seja anormalmente húmida, não há grandes motivos para preocupações.

                                                      Eu trocaria os líquidos todos (óleos, anticongelante, etc) por uma questão de fazer um "reset" à manutenção do carro e saber que a esse nível tudo está novo.

                                                      No entanto, este carro não pode ter grandes problemas por ter estado parado, porque não esteve parado ao relento, sujeito a enormes variações de temperaturas e humidades, que degradam não só os líquidos como as próprias borrachas que os transportam.

                                                      O estar parado numa garagem não elimina o factor tempo, mas elimina o factor de ciclos de aquecimento/arrefecimento, que qualquer pessoa compreende que não é o ideal numa perspectiva global.
                                                      Não vamos dizer que estar parado o seja, mas qualquer pessoa que efectivamente mexa nos automóveis (especialmente em veículos nestas condições) vê que muitos componentes continuam impecáveis, e alguns substancialmente melhores do que de outro carro da mesma idade que tenha feito 150.000 km nestes 5 anos.

                                                      Resumindo, eu verificaria o nível de óleo do motor e anticongelante antes de o colocar a trabalhar, dava à chave e saia com o carro, de preferência com a substituição dos líquidos já programada.

                                                      A própria substituição dos líquidos, ao ser feita por quem minimamente saiba alguma coisa do assunto, leva a outras análises.
                                                      Se for substituído o óleo dos travões (por exemplo), acaba por serem verificadas as pastilhas (dado que habitualmente se tem de tirar as rodas), bem como as suspensões, etc.

                                                      O mesmo se aplica ao mudar os restantes líquidos, onde se vai analisando o estado (nem que seja aparente) das tubagens e afins.

                                                      Também concordo com a substituição da distribuição, não tanto porque acredite que seja uma necessidade absoluta, mas porque o seu custo de substituição é baixo quando comparado com o custo de uma eventual falha.

                                                      Claro que o carro pode ter algum pequeno problema, ou pelos 5 anos de idade que tem a mais, ou porque algum componente falhou neste tempo (por diversos motivos), mas eu não tinha qualquer medo face a um carro destes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não precisas de mudar a correia de distribuição, pois estes carros já têm corrente. Poderás é verificar o estado do tensor, mas não deve de haver problema.
                                                        Verifica é as correias do alternador e a/c.
                                                        Editado pela última vez por fjis; 27 October 2010, 11:03. Razão: Erro ortográfico

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas uma coisa, o cooper S de 2003 não utiliza um compressor?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                                                            Mas uma coisa, o cooper S de 2003 não utiliza um compressor?
                                                            Sim, tem.

                                                            Comentário

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