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Dificuldade em engrenar as mudanças

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    Dificuldade em engrenar as mudanças

    Tenho andado com este problema no carro, que tem vindo a agravar-se com o tempo. Às vezes é difícil engrenar a 1ª mudança, e a marcha atrás, se não tiver muito cuidado, é prego certo.

    Tenho vindo a falar nisto quando o carro vai à oficina mas parece que ninguém liga nenhuma ao caso. Já questionei se seria da embraiagem, ou da falta de lubrificação da caixa. Dizem-me que vão ver, mas fica tudo na mesma.

    A minha mulher já se recusa a andar com o carro porque diz que é preciso comer um bife para engranar as mudanças. Eu tenho-me adaptado e tenho deixado andar, mas será que isto pode ter consequuências a prazo no funcionamento do carro? O que poderá ser?

    #2
    Se o problema persiste, deve ser a embraiagem que está nas lonas. Falta de lubrificação na caixa não acredito muito, porque esse óleo não se muda.
    Se tem consequências? Tem. Quais? Enquanto esse problema não for reparado, as engrenagens vão-se estragar (e muito), é possível que os sincronizadores também digam adeus (esta não tenho a certeza).
    Portanto, prepara-te para gastar (bastante) numa embraiagem nova.
    Já agora, e por curiosidade: qual é o carro e de que ano?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
      Se o problema persiste, deve ser a embraiagem que está nas lonas. Falta de lubrificação na caixa não acredito muito, porque esse óleo não se muda.
      Se tem consequências? Tem. Quais? Enquanto esse problema não for reparado, as engrenagens vão-se estragar (e muito), é possível que os sincronizadores também digam adeus (esta não tenho a certeza).
      Portanto, prepara-te para gastar (bastante) numa embraiagem nova.
      Já agora, e por curiosidade: qual é o carro e de que ano?
      É um carro que ninguém tem. É um Kia Cerato 1.5 CRDI.

      Comentário


        #4
        Aconteceu ao corsa c lá de casa a mesma coisa. A tendência é agravar...

        Neste caso substitui-se uma pecita em plástico que tem no selector da caixa. Cento e poucos euros, já com mão de obra


        Cump.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
          Falta de lubrificação na caixa não acredito muito, porque esse óleo não se muda.
          Isso dizem eles...óleos vitalícios, pois...

          Troquei o óleo da caixa do meu carro com 180K, vi como saiu.

          Depois de trocar de óleo, parece que troquei de caixa...Tirem as vossas conclusões.

          Cumps!

          Pode apenas requerer uma simples afinação.
          Editado pela última vez por campos1; 29 October 2010, 19:42.

          Comentário


            #6
            boas, verifica se a embraiagem funciona por cabo ou hidraulica...se for hidraulica podem ser uma das duas bombas tem, uma junto ao pedal outra junto a caixa, que ser podera estar com fuga, problema nas borrachas mas que a partida so substituindo por uma nova...uma boa forma de testares isso é quando apanhares essa situaçao de custar a meter as mudanças nao insistas bombeia o pedal da embraiagem e depois experimenta...se for por cabo certamente sera problema de afinaçao mecanica no selector das mudanças, coisa simples.

            cumps

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
              Falta de lubrificação na caixa não acredito muito, porque esse óleo não se muda.
              ?
              Não se muda?

              O que eu ouço...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                É um carro que ninguém tem. É um Kia Cerato 1.5 CRDI.
                Epá, tive de ir ver ao Google qual era.

                Comentário


                  #9
                  Aconteceu com o Saxo que tive, dificuldade em engrenar as mudanças!

                  E como choveu bastante, lembrei-me se não seria o mesmo caso!

                  No Saxo comecei a ter dificuldade em tempo de chuva e depois de passar pelos nossos lençois de água, que ninguém sabe como se juntam e tal!

                  Uma ida à Citroën e a mudança do respectivo óleo resolveu o assunto!

                  Como já alguém mencionou, fica/ou, no meu caso também, como nova!

                  Boa sorte para a resolução do problema!


                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                    Não se muda?

                    O que eu ouço...
                    Não quero pôr em causa quem tem razão aqui mas o que eu sei é que no manual no meu carro tenho escrito a negrito : caixa com lubrificação vitalícia. Contudo também podemos discordar. No meu manual também diz para mudar o filtro de gasolina de 50mil em 50mil e não concordo lá muito com isso.

                    Comentário


                      #11
                      Eu disse que não se mudava porque no manual do meu também diz que não se muda, e daí generalizei. Talvez tenha feito mal. Desculpem-me.
                      Já agora, e porque o Moxo tocou no assunto, não me conseguem dizer se um Seat Ibiza 6k de 1997 tem filtro de gasolina?

                      Comentário


                        #12
                        É um lubrificante que se deve mudar de x em x quilómetros ( de 50mil em 50mil por exemplo)

                        É um lubrificante como qualquer outro, que perde as suas qualidades com o passar do tempo e uso e de lembrar que também serve para manter uma temperatura correcta da caixa. Por isso é aconselhado mudar de tempos a tempos para que a caixa esteja sempre devidamente lubrificada.

                        Fico é admirado com o que vem nos manuais dos carros. Acho irresponsável por parte das marcas.

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                          É um lubrificante que se deve mudar de x em x quilómetros ( de 50mil em 50mil por exemplo)

                          É um lubrificante como qualquer outro, que perde as suas qualidades com o passar do tempo e uso e de lembrar que também serve para manter uma temperatura correcta da caixa. Por isso é aconselhado mudar de tempos a tempos para que a caixa esteja sempre devidamente lubrificada.

                          Fico é admirado com o que vem nos manuais dos carros. Acho irresponsável por parte das marcas.

                          Cumprimentos
                          Apesar de dizer nos manuais, muda-se com 4 anos ou 100.000.
                          Meter Faher para caixa, ou Slick 50 quando se muda o oleo, torna ainda mais a caixa e a engrenagem das mudanças melhor.
                          Não notas com temperaturas inferiores, mais dificuldade?
                          Porem cheira-me mais a defeito de embraigem.

                          Cump.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pjota Ver Post

                            Tenho vindo a falar nisto quando o carro vai à oficina mas parece que ninguém liga nenhuma ao caso. Já questionei se seria da embraiagem, ou da falta de lubrificação da caixa. Dizem-me que vão ver, mas fica tudo na mesma.
                            Tens a certeza que vais à oficina??...isso parece-me mais uma loja de incompetências...
                            Os colegas têm razão, podem ser várias coisas, desde o selector da caixa (manete), problemas de embraiagem, a própria caixa que esteja a começar a gripar...
                            Ah, e não, de facto não há óleos vitalícios. O meu "boguinhas" muda a valvulina de 100 em 100 mil Km.
                            Muda de oficina e boa sorte com isso!

                            Comentário


                              #15
                              O meu jazz de 2009 tambem de vez em quando nao entra a 1ª nem a marcha atras...mas tambem não vai lá com força. Tenho que deixar descair ou tirar e por o pe da embraiagem, ou dar um bocado de acelerador....nao sei do que é...mas preocupa-me um bocado.

                              O que acham que poderá ser??? pode ser simples??? ou é feitio??? Se calhar é melhor aproveitar a garantia LOL

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                                #16
                                Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                O meu jazz de 2009 tambem de vez em quando nao entra a 1ª nem a marcha atras...mas tambem não vai lá com força. Tenho que deixar descair ou tirar e por o pe da embraiagem, ou dar um bocado de acelerador....nao sei do que é...mas preocupa-me um bocado.

                                O que acham que poderá ser??? pode ser simples??? ou é feitio??? Se calhar é melhor aproveitar a garantia LOL
                                Epá, se tens garantia, aproveita para te verem isso!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                                  Se o problema persiste, deve ser a embraiagem que está nas lonas. Falta de lubrificação na caixa não acredito muito, porque esse óleo não se muda.
                                  Se tem consequências? Tem. Quais? Enquanto esse problema não for reparado, as engrenagens vão-se estragar (e muito), é possível que os sincronizadores também digam adeus (esta não tenho a certeza).
                                  Portanto, prepara-te para gastar (bastante) numa embraiagem nova.
                                  Já agora, e por curiosidade: qual é o carro e de que ano?
                                  Não se muda??? Havia de ter tirado a foto ao óleo da caixa do Safrane para veres um óleo metalizado e tirares as tuas conclusões.

                                  Sim, ficou melhor com o óleo novo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    Não se muda??? Havia de ter tirado a foto ao óleo da caixa do Safrane para veres um óleo metalizado e tirares as tuas conclusões.

                                    Sim, ficou melhor com o óleo novo.
                                    Onde se pode colocar um óleo novo? E por quanto fica mais ou menos?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                      O meu jazz de 2009 tambem de vez em quando nao entra a 1ª nem a marcha atras...mas tambem não vai lá com força. Tenho que deixar descair ou tirar e por o pe da embraiagem, ou dar um bocado de acelerador....nao sei do que é...mas preocupa-me um bocado.

                                      O que acham que poderá ser??? pode ser simples??? ou é feitio??? Se calhar é melhor aproveitar a garantia LOL

                                      Isso tem pinta de ser a bomba principal da embraiagem... é defeito/feito em alguns Clio III 1.5 DCI

                                      Nada como ir à marca e ver isso com calma!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                                        Onde se pode colocar um óleo novo? E por quanto fica mais ou menos?
                                        Depende dos litros que leva e do óleo. Mão-de-obra varia com o carro e tempo de acesso.

                                        O meu Safrane levou 2.2L de óleo mas tive de comprar 3L de óleo por 45€ +/- . Óleo do bom

                                        Comentário


                                          #21
                                          Muito obrigado pelos comentários e sugestões.

                                          Por onde sugerem que começe? Vale a pena gastar dinheiro a trocar a valvulina para depois ter de ir à oficina na mesma verificar a selector ou as bombas? Ou devo começar por ir à oficina para me fazerem um diagnóstico?

                                          Tenho cá uma miúfa da conta...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                            Muito obrigado pelos comentários e sugestões.

                                            Por onde sugerem que começe? Vale a pena gastar dinheiro a trocar a valvulina para depois ter de ir à oficina na mesma verificar a selector ou as bombas? Ou devo começar por ir à oficina para me fazerem um diagnóstico?

                                            Tenho cá uma miúfa da conta...
                                            Eu, no meu caso, após começar a sentir dificuldades em engrenar a 1ª e Ré, sobretudo em frio, comecei por consultar a net e no UK esse problema era referido com frequência.
                                            Constatou-se que o problema era excesso de óleo que a marca solucionou de fábrica, a partir de 2006, atestando os carros com 2,4 Litros em vez dos 3,7 originais.

                                            O meu já é um carro de 2006 pelo que conclui que presumivelmente o problema da quantidade já estaria solucionado. Ainda assim pensei que um óleo original que teve de aguentar 180K com as limalhas e resíduos da rodagem da caixa, não estaria nas melhores condições.

                                            Assim, apesar da resistência do concessionário, lá os convenci a mudar o óleo e a consultar os documentos e as novas indicações da marca.

                                            Resultado, €27 depois, os problemas desapareceram e a minha caixa parece manteiga.

                                            Se fosse a ti, começava logo pela "valvulina", se não for daí, mal não faz e o rombo no orçamento também não é significativo.

                                            Cumps!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                              Isso tem pinta de ser a bomba principal da embraiagem... é defeito/feito em alguns Clio III 1.5 DCI
                                              Pena a embraiagem do Clio III ser com comando por cabo...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso não será apenas Nível do óleo da caixa baixo?

                                                No meu clio 1.9D aconteceu-me isso. Andei assim algum tempo e quando me apercebi que a 2ª também já custava a entrar, principalmente enquanto estava frio, decidi mudar o óleo da caixa.

                                                Fiz isso em casa. O clio não tem forma de ser ver o nível. O correcto é estar cheio. Por isso tirei o óleo e meti óleo igual (ou pelo menos o recomendado pela Renault). Pela quantidade que saiu fiquei quase com a certeza que tinha pouco óleo. E o certo é que nunca mais tive problemas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  .
                                                  Editado pela última vez por pedro19; 21 August 2023, 16:22.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                    Alguém sabe se é fácil mudar o óleo da caixa de um Laguna I de 97?
                                                    A renault pede-me 100 euros pelo servicito...
                                                    Já te disse quanto custa fazeres tu mesmo ou numa casa(roady, norauto, etc..) http://forum.autohoje.com/1063804118-post10.html

                                                    Atenção que o óleo que comprei é do bom, daí o preço upa upa. No Renault 19, mudei na Roady por 15€ tudo incluído!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                      Alguém sabe se é fácil mudar o óleo da caixa de um Laguna I de 97?
                                                      A renault pede-me 100 euros pelo servicito...
                                                      Não deve ser muito diferente do Clio...
                                                      Basicamente tiras o óleo por um bujão e tens que o meter por outro mais acima.
                                                      Eu usei um tubo de plástico e um funil que passei pelo compartimento do motor. O ideal é estar uma pessoa a ver quando está cheio ou saber a quantidade que leva.

                                                      O óleo é caro, mas não me lembro quanto. Mas acredito que não gastes 50€ no óleo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        sgh
                                                        Editado pela última vez por pedro19; 22 August 2023, 00:54.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                          Alguém sabe se é fácil mudar o óleo da caixa de um Laguna I de 97?
                                                          A renault pede-me 100 euros pelo servicito...
                                                          Qual é o motor do Laguna?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            No meu também já foi mudada!
                                                            Na marca dizem que é vitalícia! Deve ser, deve!

                                                            Com muitos ciclos de aquecimento/arrefecimento, em dias quentes e frios, algumas limalhas que vai ganhando com o uso e quando elas "arranham", será que as propriedades são as mesmas, de quando são novos?

                                                            Alguns óleos para a caixa são caros? Sim!

                                                            Mas, reparar/reconstruír uma, é aínda mais!

                                                            Comentário

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