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Polie desvulcanizada, primeiro problema sério no Laguna.

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    Polie desvulcanizada, primeiro problema sério no Laguna.

    Pois é, o meu Laguna, agora com um pouco mais de cinco anos, começou a apresentar aqui e ali algumas coisitas a ter em atenção...

    Há pouco tempo que, quando se acelera, [u]estando o motor ao ralenti</u>, faz um grilar exactamente como o som dos grilos, sobretudo quando, estando na faixa das 800 rpm, quando se acelera ele baixa ligeiramente e depois sobe!

    Quando se desacelera e ele regressa ao ralenti por alguns instantes reaparece o grilinho!...

    Diagnóstico?

    #2
    Tiro para o ar:

    Correia?Tensor?

    Comentário


      #3
      deve ser a correia do alternador.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por AF147

        deve ser a correia do alternador.
        Pois é, é isso que me palpitava, correia do alternador para além do respectivo tensor, como também diz, e parece-me bem, o Joao S!

        Está na altura de trocar, pois cinco anos é o limite!

        Obrigado pela ajuda.;)

        Comentário


          #5
          Uma cena... se a correia do alternador partir é muito grave? Outra questão... se a correia do alternador não tiver boa não carrega a bateria como deve ser?

          Comentário


            #6
            Panela? os alguma coisa do sistema de escape?

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por BLOOD_WARRIOR

              Uma cena... se a correia do alternador partir é muito grave? Outra questão... se a correia do alternador não tiver boa não carrega a bateria como deve ser?
              Se partir a correia do alternador ficas sem a parte eléctrica e o carro desliga em andamento...

              Grave não será, mas se a correia partida, ou fragmentos dela, ficar justo à outra, à da distribuição, podes arranjar um belo sarilho!

              Enquanto a correia existir e cumprir a sua função (até partir) o alternador é sempre carregado.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por lionbest

                Panela? os alguma coisa do sistema de escape?
                Não creio. O ruído é à frente, precisamente na zona dos órgãos citados!

                Comentário


                  #9
                  pode ser tambem o rolamento de encosto da embraiagem depende do sitio do barulho

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por joao.abreu

                    pode ser tambem o rolamento de encosto da embraiagem depende do sitio do barulho
                    Já estive a ouvir de capot aberto. É mesmo junto ao alternador e vem, de facto, da correia!

                    Obrigado a todos pelas respostas!;)

                    Comentário


                      #11
                      A grilar das valvulas deve-se ao facto de a gasolina não octanas sufientes.
                      A mim ja me aconteceu isso na Astra. Mudei de gasolina e o grilar passou

                      1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por lucianorato

                        A grilar das valvulas deve-se ao facto de a gasolina não octanas sufientes.
                        A mim ja me aconteceu isso na Astra. Mudei de gasolina e o grilar passou

                        1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
                        eu por acaso ia referir isso, se fôr um carro a gasolina podes ter uma vela s/ folga correcta e ele oscila o ralenti. Por explo está nos 1000 baixa para os 800 e engasga um pouco qdo arrancas sem acelerar o carro 1º.

                        Se faz barulho junto ao alternador podes ter o rolamento do alternador a precisar de ser substituido ..... e claro..... essa correia tb.


                        Comentário


                          #13
                          A correia não grila..... Isso pode ser a polie do alternador.... Ou se a direcção assisitida estiver por perto também pode ser a polie da mesma.

                          Comentário


                            #14
                            Há muitos anos, o meu pai com um Thema pôs por engano gasolina normal em vez de super, nos arranques o motor grilava, mas n estragou nada, claro q isso não deve ser teu caso, mas este tópico fez-me lembrar desta cena

                            Comentário


                              #15
                              Substitui rapidamente a correia, senão dás cabo da poli do alternador e depois é um arranjinho e pêras. Para cima de 700€.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por lucianorato

                                A grilar das valvulas deve-se ao facto de a gasolina não octanas sufientes.
                                A mim ja me aconteceu isso na Astra. Mudei de gasolina e o grilar passou

                                1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
                                Pois, mas eu apenas coloco BP ULtimate 98io, depois de ter acabado a de 100io! Raramente coloco outra gasolina e, quando coloco de outra marca, por regra é sempre de 98 octanas!;)

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Nafs

                                  A correia não grila..... Isso pode ser a polie do alternador.... Ou se a direcção assisitida estiver por perto também pode ser a polie da mesma.
                                  citação:Originalmente colocada por shrek_2000

                                  Substitui rapidamente a correia, senão dás cabo da poli do alternador e depois é um arranjinho e pêras. Para cima de 700€.
                                  Já está marcada a "visita" à Renault e o mais cedo que consegui foi na próxima terça feira, no Montijo!...

                                  Obrigado de novo a todos.;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por BLOOD_WARRIOR

                                    Uma cena... se a correia do alternador partir é muito grave? Outra questão... se a correia do alternador não tiver boa não carrega a bateria como deve ser?
                                    Se a correia se partir, o alternador não tem como recarregar a bateria logo, a parte eléctrica "morre" num instante.
                                    Se ela não estiver boa, mais tarde ou mais cedo acontece o que referi em cima.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ehpá, não quero agoirar, mas o meu 206 estava a fazer exactamente esse
                                      barulho e eu pensei que se tratasse do problema crónico dos 2.0HDi
                                      (apesar de o meu ser o 1.6), a polia da cambota.

                                      Deixei o carro anteontem na Peugeot e fui hoje buscá-lo, era o volante
                                      do motor, que foi trocado ao abrigo da garantia.
                                      Já tinha ouvido falar do mesmo noutros 1.6 HDi's.

                                      O curioso é que o barulho sintomático deste problema com o volante do
                                      motor é igualzinho ao barulho que denuncia o problema na polia da
                                      cambota. Dois problemas que afectam as duas extremidades desta.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Boxer

                                        Ehpá, não quero agoirar, mas o meu 206 estava a fazer exactamente esse
                                        barulho e eu pensei que se tratasse do problema crónico dos 2.0HDi
                                        (apesar de o meu ser o 1.6), a polia da cambota.

                                        Deixei o carro anteontem na Peugeot e fui hoje buscá-lo, era o volante
                                        do motor, que foi trocado ao abrigo da garantia.
                                        Já tinha ouvido falar do mesmo noutros 1.6 HDi's.

                                        O curioso é que o barulho sintomático deste problema com o volante do
                                        motor é igualzinho ao barulho que denuncia o problema na polia da
                                        cambota. Dois problemas que afectam as duas extremidades desta.
                                        O volante do motor é outra história que não se resolve com meia dúzia de euros...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                          citação:Originalmente colocada por Nafs

                                          A correia não grila..... Isso pode ser a polie do alternador.... Ou se a direcção assisitida estiver por perto também pode ser a polie da mesma.
                                          citação:Originalmente colocada por shrek_2000

                                          Substitui rapidamente a correia, senão dás cabo da poli do alternador e depois é um arranjinho e pêras. Para cima de 700€.
                                          Já está marcada a "visita" à Renault e o mais cedo que consegui foi na próxima terça feira, no Montijo!...

                                          Obrigado de novo a todos.;)
                                          Não te querendo desanimar, e assumindo que vais a Beira-Rio...


                                          Verifica bem a tensão das correias e o aperto das polies...


                                          Eles costumam trabalhar bem, mas qd a Megane do meu pai foi mudar as correias todas, na revisão grande, eles apertaram mal a polie da bomba da direcção assistida, e um dia depois em Lisboa ela saltou fora...


                                          Só uma chamada de atenção, até porque acredito que a falha tenha sido um caso pontual apenas... ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Baiones
                                            ...

                                            Não te querendo desanimar, e assumindo que vais a Beira-Rio...


                                            Verifica bem a tensão das correias e o aperto das polies...


                                            Eles costumam trabalhar bem, mas qd a Megane do meu pai foi mudar as correias todas, na revisão grande, eles apertaram mal a polie da bomba da direcção assistida, e um dia depois em Lisboa ela saltou fora...


                                            Só uma chamada de atenção, até porque acredito que a falha tenha sido um caso pontual apenas... ;)
                                            Percebo e agradeço, mas foi o sítio onde consegui que fosse mais rápida a intervenção! Deixa ver, até porque, pelo menos, tem um ano de garantia...;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas. Só para dizer q por causa de uma correia partida, a do alternador, gastei 1400 euros pois foi-se entalar na distribuiçao e danificou muita coisa. e parece-me q ainda tive sorte senão podia ir aos 2000 euros ou mais segundo a Renault. Cum.tos

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por ASA

                                                Boas. Só para dizer q por causa de uma correia partida, a do alternador, gastei 1400 euros pois foi-se entalar na distribuiçao e danificou muita coisa. e parece-me q ainda tive sorte senão podia ir aos 2000 euros ou mais segundo a Renault. Cum.tos
                                                Pois, é esse o meu maior receio...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nunca mudaste a correia ?
                                                  Isso é barato e, é boa politica mudar aos 100k km ou então 4 anos;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Desculpem intrometer-me no tópico mas o meu tb sofre de grilos...
                                                    Os grilos calam-se quando encosto (mesmo muito ao de leve que seja) o pé no pedal da embraiagem. Tanto engatado como desengatado grila, só se cala qd tenho o pé lá encostado ou a pressionar o pedal...
                                                    O que acham que poderá ser?

                                                    Abraço

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por RGomes

                                                      Desculpem intrometer-me no tópico mas o meu tb sofre de grilos...
                                                      Os grilos calam-se quando encosto (mesmo muito ao de leve que seja) o pé no pedal da embraiagem. Tanto engatado como desengatado grila, só se cala qd tenho o pé lá encostado ou a pressionar o pedal...
                                                      O que acham que poderá ser?

                                                      Abraço
                                                      Rolamento da embraiagem.....

                                                      O teu carro tem quantos Km's ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        111000 Kms... É um civic de 98...
                                                        Precisa ser mudado urgentemente?
                                                        Isso é brincadeira para quanto?

                                                        Obrigado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          RGomes, pagas pouco menos do que mudando todo o kit de embraiagem... portanto, se calhar, é melhor ires dando umas alfaces ao grilo e deixá-lo lá estar quieto até que um dia tenhas mesmo que mudar o disco e esse rolamento griloso (mais o prato de pressão).

                                                          Mas é sempre melhor levar isso a alguém para ouvir o rolamento porque por aqui não dá para ouvir nem sentir nada. ;)

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                                                            #30
                                                            O grilar pode ser do rolamento do alternador. Tens AC? Pode ser do compressor.

                                                            Comentário

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