Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Focus - desliga-se ao ultrapassar!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Focus - desliga-se ao ultrapassar!!

    Boa tarde,

    Vinha pedir a vossa colaboração no diagnóstico de um problema que, até agora, o concessionário ainda não conseguiu identificar.

    O meu Focus, por vezes, quando acelero a fundo em 2ª ou 3ª velocidade desliga-se.
    A aceleração tem que ser forte para isto acontecer... a parte eléctrica do carro pura e simplesmente desliga durante breves momentos, o motor vai baixando a rotação, o acelerador não responde, o AC desliga e liga, a direcção assistida deixa de funcionar.

    A única hipótese é desligar e voltar a dar à chave para ligar o carro.

    Isto aconteceu há alguns meses, na altura o carro esteve no concessionário onde não conseguiram identificar nada de errado (mas cobraram pelo diagnóstico).
    A centralina não acumula erros, não sabem o que procurar.

    Falaram-me que poderia ser do gasóleo usado, mas desta vez tenho usado outro gasóleo por isso não será por aí.

    Hoje aconteceu-me enquanto ultrapassava, e por um triz não aconteceu uma tragédia.
    Estava ao lado do carro que ultrapassava e o carro desligou... tive que travar e voltar à minha faixa de rodagem atrás do carro.
    Se isto tivesse acontecido com um outro carro de frente tinha batido, sem dúvida.

    Ainda hoje, depois deste episódio, puxei pelo carro algumas vezes e por volta das 3000 rpm, quando acelero a fundo, ele pura e simplesmente desliga e fica com o painel de instrumentos como se tivesse prestes a ligar o carro, com as luzes acesas.

    Este problema apareceu pouco depois de ter substituido a bateria por uma com amperagem ligeiramente superior à de fábrica.
    Toda a gente me diz que isso não é problema, mas poderá ter algo a haver?

    Estou preocupado... não quero pagar mais 100 ou 200 euros para me fazerem diagnósticos e não descobrirem a causa do problema, mas tenho muito medo que na próxima ultrapassagem volte a acontecer e não tenha tanta sorte.

    Ideias e opiniões são bem-vindas.

    Obrigado e cumprimentos,
    Ricardo

    #2
    Se isso só acontece depois de mudares a bateria para uma de amperagem superior, experimenta com uma de amperagem igual à de origem para ver se faz o mesmo problema.

    Comentário


      #3
      Sinceramente eu não acho que o problema esteja na bateria, mas sim no sistema de injecção...
      Quando se faz uma aceleração mais forte, é injectado mais combustível e o problema deve advir daí. Ou bomba injectora, algum injector, etc..
      Ou então algum sensor que está a dar mal os valores.
      Se os mecânicos não sabem quem saberá?
      Vai a um mecânico de jeito!

      Comentário


        #4
        Uma avaria semelhante a essa ocorre quando o sensor PMS (Ponto Morto Superior) ou sensor da cambota está danificado.

        Esse sensor capta o movimento de rotação da cambota e envia um sinal electromagnético para o sistema de injecção. Quando está avariado o sinal deixa de ser transmitido e os injectores desligam-se indo o motor abaixo.

        Normalmente acende-se a luz de "check engine" ou avaria electrónica. Acontece no teu Ford?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
          Sinceramente eu não acho que o problema esteja na bateria, mas sim no sistema de injecção...
          Quando se faz uma aceleração mais forte, é injectado mais combustível e o problema deve advir daí. Ou bomba injectora, algum injector, etc..
          Ou então algum sensor que está a dar mal os valores.
          Se os mecânicos não sabem quem saberá?
          Vai a um mecânico de jeito!
          Parece o que se passou com o meu Prius... http://forum.autohoje.com/boxes/9159...resolvido.html

          às vezes os problemas são complicados de diagnosticar e só um profissional dedicado é que se irá dar ao trabalho de o descobrir. Boa sorte!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
            Se isso só acontece depois de mudares a bateria para uma de amperagem superior, experimenta com uma de amperagem igual à de origem para ver se faz o mesmo problema.
            Já tinha pensado no mesmo... quando levar o carro ao concessionário vou pedir para fazerem isso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
              Uma avaria semelhante a essa ocorre quando o sensor PMS (Ponto Morto Superior) ou sensor da cambota está danificado.

              Esse sensor capta o movimento de rotação da cambota e envia um sinal electromagnético para o sistema de injecção. Quando está avariado o sinal deixa de ser transmitido e os injectores desligam-se indo o motor abaixo.

              Normalmente acende-se a luz de "check engine" ou avaria electrónica. Acontece no teu Ford?

              Quando o carro vai abaixo acendem-se as luzes quase todas, penso que essa também.
              Mas em condução normal nenhuma luz acende...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
                Quando o carro vai abaixo acendem-se as luzes quase todas, penso que essa também.
                Mas em condução normal nenhuma luz acende...
                Num Lancia Lybra que tive (e noutros modelos do grupo Fiat) o que acontece é a agulha do conta-rotações ir a 0, acender a luz de avaria do motor e logo de seguida desligar-se. Normalmente acontece quando a temperatura do motor está ideal. Por vezes tem de se esperar uns minutos para o motor arrefecer. Custa entre 25 a 35€ o sensor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                  Num Lancia Lybra que tive (e noutros modelos do grupo Fiat) o que acontece é a agulha do conta-rotações ir a 0, acender a luz de avaria do motor e logo de seguida desligar-se. Normalmente acontece quando a temperatura do motor está ideal. Por vezes tem de se esperar uns minutos para o motor arrefecer. Custa entre 25 a 35€ o sensor.
                  Obrigado pela informação.

                  Comentário


                    #10
                    Os bornes da bateria ficaram bem apertados no sítio?

                    Verifica isso...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                      Os bornes da bateria ficaram bem apertados no sítio?

                      Verifica isso...
                      Foi na Norauto...
                      Vou verificar, obrigado.

                      Comentário


                        #12
                        A Combo do meu trabalho também faz a mesma coisa mas na marca só faziam actualizações de centralina, passados 3 anos está ainda pior por vezes numa só tarde consegue desligar-se umas 10 vezes...
                        É um perigo fazer uma ultrapassagem e quando se tenta puff a carrinha desliga.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho um Ford Focus tambem de 2008 e tenho o mesmo problema por volta das 3 mil rotações o carro desliga-se! sabes qual era o problema no teu carro?
                          Cump.

                          Comentário


                            #14
                            Experimenta desligar os cabos da bateria por pelo menos 1 hora. Pode ser que um reset à ECU faça desaparecer algum dado que tenha ficado corrompido quando trocaste a bateria.

                            Verifica se a correia do alternador não está solta ou se há algum problema com os cabos do alternador.

                            Também podem ser erros de leitura da MAF (na admissão de ar) ou mesmo problemas com a bomba do gasóleo.
                            Editado pela última vez por sergioalways; 01 February 2012, 23:17.

                            Comentário


                              #15
                              Mas a bateria que eu tenho ainda é a de origem. Mas tenho o mesmo problema que o carro desliga-se a partir da 3mil rotacoes!

                              Comentário


                                #16
                                Mas é a partir das 3.000 em qualquer mudança, ou é só em 2ª e 3ª?

                                Comentário


                                  #17
                                  Já aconteceu em 2º , 3º e 5º, e em quinta sei que ia a 180 mais o menos!
                                  Editado pela última vez por Oliveira31; 03 February 2012, 15:59.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Oliveira31 Ver Post
                                    Já aconteceu em 2º , 3º e 5º em quinta sei que ia a 180 mais o menos!

                                    Lamentavelmente não sei o que será, mas nas oficinas Renault sei que te dirão que isso é NORMAL

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                      Lamentavelmente não sei o que será, mas nas oficinas Renault sei que te dirão que isso é NORMAL
                                      Eu sei que estas coisas não são motivo de riso, mas gostei desta resposta. :D Lá está, muitas vezes não são os carros que são mal construídos, é a própria assistência da marca que deixa muito a desejar grande parte das vezes...

                                      O meu conselho é levares a uma boa oficina, tipo Bosch Car Service (eu tenho estas oficinas em boa conta), mas convém que seja numa que também tenhas boas referências... Não quer dizer que todos os mecânicos que trabalham lá sejam bons, mas geralmente para esse género de serviços eles põem sempre o melhor, ou mais habituado a isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                        Lamentavelmente não sei o que será, mas nas oficinas Renault sei que te dirão que isso é NORMAL
                                        Desculpa, mas não é este o carro que falo que tem este problema (Renault Megane), por isso vou mudar a foto para não haver confusão! Se leres do inicio ves que me estou a referir ao meu Ford Focus de 2008. Mas agora a respondendo a tua resposta! Ja fui à Ford, e quando lá fui o senhor que andou com o carro puxou pelo carro ate as 3 mil rotacoes, mas o carro não foi a baixo! Mas mesmo dizendo o problema que tem, o Mecanico não sabe o que é!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Oliveira31 Ver Post
                                          Desculpa, mas não é este o carro que falo que tem este problema (Renault Megane), por isso vou mudar a foto para não haver confusão! Se leres do inicio ves que me estou a referir ao meu Ford Focus de 2008. Mas agora a respondendo a tua resposta! Ja fui à Ford, e quando lá fui o senhor que andou com o carro puxou pelo carro ate as 3 mil rotacoes, mas o carro não foi a baixo! Mas mesmo dizendo o problema que tem, o Mecanico não sabe o que é!
                                          Penso que o MonteiroRibas sabe que é um Focus. Apenas estava a explicar (e a queixar-se...) que na Renault, sempre que vai lá um cliente queixar-se de algum defeito (barulho, etc) eles dizem sempre que é normal. Até um dia...

                                          Eu a ti tentava ir a outra oficina conceituada, sem ser à Renault. Se não sabes onde, faz um tópico a perguntar por uma boa oficina na tua zona, que tenha dado provas de competência. Haverá muita gente a sugerir, de certeza.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esquece isto....
                                            Editado pela última vez por Oliveira31; 03 February 2012, 17:08.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                                              Penso que o MonteiroRibas sabe que é um Focus. Apenas estava a explicar (e a queixar-se...) que na Renault, sempre que vai lá um cliente queixar-se de algum defeito (barulho, etc) eles dizem sempre que é normal. Até um dia...

                                              Eu a ti tentava ir a outra oficina conceituada, sem ser à Renault. Se não sabes onde, faz um tópico a perguntar por uma boa oficina na tua zona, que tenha dado provas de competência. Haverá muita gente a sugerir, de certeza.

                                              Pois também me fui queixar a Renault porque o tapete grande do chão foi mal colocado porque no lugar de trás quando pisamos o tapete e fica fora do sitio. Por isso eu fui la e pedi que me colocassem um tapete novo e simplesmente colaram-me o tapete, mas agora já esta a sair outra vez e já não posso reclamar porque já não esta na garantia!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Oliveira31 Ver Post
                                                Pois também me fui queixar a Renault porque o tapete grande do chão foi mal colocado porque no lugar de trás quando pisamos o tapete e fica fora do sitio. Por isso eu fui la e pedi que me colocassem um tapete novo e simplesmente colaram-me o tapete, mas agora já esta a sair outra vez e já não posso reclamar porque já não esta na garantia!
                                                Não sei se já colocaram a hipótese, mas... filtro do gasóleo? Aconteceu-me no 206 (motor 1.6HDi, PSA-Ford, etc.). Os mesmos sintomas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Oliveira31 Ver Post
                                                  Pois também me fui queixar a Renault porque o tapete grande do chão foi mal colocado porque no lugar de trás quando pisamos o tapete e fica fora do sitio. Por isso eu fui la e pedi que me colocassem um tapete novo e simplesmente colaram-me o tapete, mas agora já esta a sair outra vez e já não posso reclamar porque já não esta na garantia!
                                                  Não sei se será assim tão linear quanto isso... Há quanto tempo foi colocado o tapete? É que "teoricamente", foste lá por causa de um defeito (o tapete), ficou registado no historial desse carro. Foi substituído MAS o problema permanece. Como foi feita a queixa antes da garantia acabar, e mesmo assim o problema não ficou resolvido, então ainda é considerado ao abrigo da garantia. Vai lá e manda a boca, a ver o que eles dizem. Se não foi trocado assim há tanto tempo quanto isso, ainda tens direito à garantia. Se eles mesmo assim não assumirem, entra em contacto com a DECO. Eles às vezes até resolvem alguns problemas desse género...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                    Não sei se já colocaram a hipótese, mas... filtro do gasóleo? Aconteceu-me no 206 (motor 1.6HDi, PSA-Ford, etc.). Os mesmos sintomas.
                                                    Pois eles disseram que podia ser disso, mas não tem a certeza que seja. Logo tanto pode ser como não ser! ate já disseram que podia ser do gasóleo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                                                      Não sei se será assim tão linear quanto isso... Há quanto tempo foi colocado o tapete? É que "teoricamente", foste lá por causa de um defeito (o tapete), ficou registado no historial desse carro. Foi substituído MAS o problema permanece. Como foi feita a queixa antes da garantia acabar, e mesmo assim o problema não ficou resolvido, então ainda é considerado ao abrigo da garantia. Vai lá e manda a boca, a ver o que eles dizem. Se não foi trocado assim há tanto tempo quanto isso, ainda tens direito à garantia. Se eles mesmo assim não assumirem, entra em contacto com a DECO. Eles às vezes até resolvem alguns problemas desse género...

                                                      epa isso era excelente, mas tenho quase a certeza que vao dizer que ja nao esta na garantia...-.-'

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Oliveira31 Ver Post
                                                        Pois eles disseram que podia ser disso, mas não tem a certeza que seja. Logo tanto pode ser como não ser! ate já disseram que podia ser do gasóleo!
                                                        Há quanto tempo foi mudado esse filtro?

                                                        Sim, pode ser do gasóleo! Daqui a bocado a marca diz que pode ser do ar, que poderá ter demasiado pouco oxigénio na tua rua, e daí a explosão vem fraquita e tal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Oliveira31 Ver Post
                                                          Pois eles disseram que podia ser disso, mas não tem a certeza que seja. Logo tanto pode ser como não ser! ate já disseram que podia ser do gasóleo!
                                                          O filtro fará sentido. Em ulteapassagens ou em esforço o filtro (entupido) não permite o caudal necessário de combustível e o carro entra em modo de segurança. No dia que o meu foi para a oficina, 1 semana depois dos primeiros sintomas, desligou-se 8 vezes entre Algés e Cascais...

                                                          Edit: isto foi aos 30 mil Km. Vendi o carro com quase 150 mil e nunca deu mais problemas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Conheço um caso de um mini "D-4D" que acontecia isso e era o filtro do gasóleo, não custa nada mudar!

                                                            Ah e agora que me recordo (ainda bem), uma colega minha tem um Focus II 1.6 TDCI e também lhe aconteceu isso e também mudou o filtro do gasóleo e era disso!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X