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Novas aventuras do Jeep que passa mais tempo na oficina do que na estrada

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    Novas aventuras do Jeep que passa mais tempo na oficina do que na estrada

    Boas,
    Eu já amaldiçoei várias vezes o dia em que tive a infeliz ideia de comprar o meu Cherokee XJ de 98. Nas primeiras dezenas de milhares de quilometros não deu qualquer problema, mas a partir de detrminada altura foram uns atrás dos outros... Ou era o radiador, ou era MAF, ou era perda de potência, ou era barulhos no diferencial traseiro, etc...
    Ora, há 2 meses deixei-o no mecânico (que supostamente é um entendido em 4x4) para a revisão e ver o que provocava o barulho no diferencial traseiro.
    Para acabar com o barulho disse-me que tinha de mudar o diferencial, ou em alternativa os rolamentos, o pinhão e a coroa. Ora, como não sou rico (embora tenha um carro que aparentemente é de gente rica) perguntei-lhe se tinha mesmo de mudar o pinhão e a coroa e se os rolamentos não bastavam. Disse que sim, mas não garantia que o barulho acabasse. Assim o fez. Encomendei os rolamentos e ele lá os enfiou. Ficou com o carro dois meses na oficina à espera disto e daquilo e no final cobra-me a revisão com quase 10 horas de mão de obra (para revisão, mudança de óleos e valvolinas e desmontar e montar o diferencial-é normal tanto tempo?).
    Resultado: O carro já não faz a barulheira infernal que fazia, mas continua a fazer um barulho quando largo o acelerador, um zumbido como aquelas máquinas de cortar peixe congelado.
    Pior é que os travões estão todos marados!!! O carro trava normalmente em estrada, mas se necessito travar mais a fundo, o pedal começa aos solavancos e afunda e custa a travar fazendo um barulho esquisito, supostamente, nos travões. O carro não estava assim quando foi para lá!!
    Pior ainda é o carro ter perdido potência. Agora quando ando na autoestrada a 120, ele rola normalmente, mas basta haver a mais leve inclinação de subida que ele começa logo a morrer e passa para os 100. Depois para recuperar um esforço dos diabos. Ele antes conseguia manter a potência em pequenas subidas, agora nem isso...

    Amanhã já vou voltar ao mecânico, mas que porcaria é que será que ele fez para o Jeep ter ficado assim?!? O meu medo é ele "prender-me" lá o carro mais uma carrada de tempo. Bons mecânicos...

    #2
    Tudo indica que tá a na altura do despachar...

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      #3
      Penso que está na altura de mudar de mecânico.
      E vê se enquanto o teu lá esteve nesse "suposto" expert de 4x4 não serviu de cobaia ou dador de peças a outro similar ao teu.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por mectec Ver Post
        Penso que está na altura de mudar de mecânico.
        E vê se enquanto o teu lá esteve nesse "suposto" expert de 4x4 não serviu de cobaia ou dador de peças a outro similar ao teu.
        Bom, há pouco fui sair com o jeep e lembrei-me de abrir o capot e não é que deixaram uma ficha desligada?!? Uma ficha que liga um cabo à "caixa" do filtro de ar. Depois fui andar com ele e portou-se bem, com excepção dos travões que continuam muito esquisitos (os pedais até fazem um som "eléctrico" quando carrego neles...). A falta de potência poderia ser desse cabo desligado?

        Claro está que NUNCA MAIS volto a esse suposto expert, mas ainda lá vou reclamar dos travões.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
          Bom, há pouco fui sair com o jeep e lembrei-me de abrir o capot e não é que deixaram uma ficha desligada?!? Uma ficha que liga um cabo à "caixa" do filtro de ar. Depois fui andar com ele e portou-se bem, com excepção dos travões que continuam muito esquisitos (os pedais até fazem um som "eléctrico" quando carrego neles...). A falta de potência poderia ser desse cabo desligado?

          Claro está que NUNCA MAIS volto a esse suposto expert, mas ainda lá vou reclamar dos travões.
          Nao sou nenhum expert em mecanica, mas pelos sintomas que descreves, parece o sensor de ABS nas couves. Tive exactamente os mesmos sintomas no Nissan Primera que passou cá por casa e era do sensor.
          Boa Sorte.

          Comentário


            #6
            Meu amigo, esse mecânico pelo que descreves é o típico Manel GT.

            Se o teu jipe entrou com X problemas, não pode sair com Y problemas.

            Reclamação verbal e por escrito é o melhor. E não deixes que ele te dê a volta...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por c220cdi Ver Post
              Nao sou nenhum expert em mecanica, mas pelos sintomas que descreves, parece o sensor de ABS nas couves. Tive exactamente os mesmos sintomas no Nissan Primera que passou cá por casa e era do sensor.
              Boa Sorte.
              Sim, também desconfio que é qualquer coisa a ver com o ABS, mas eu fiz o teste dos códigos da Jeep (há um teste que consiste em ligar/desligar a chave 3 vezes com as luzes ligadas e aparece um código com os supostos problemas do carro) e não deu qualquer problema.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                Reclamação verbal e por escrito é o melhor. E não deixes que ele te dê a volta...
                Primeiro vou nas calmas reclamar verbalmente, se não funcionar, vai para o livrinho de reclamações.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                  Meu amigo, esse mecânico pelo que descreves é o típico Manel GT.
                  O que mais me surpreende é que eles têm sempre a "casa" cheia de clientes com carros de todos os géneros, principalmente Land Rovers em que ele supostamente é especialista.

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                    #10
                    se mexeu no diferencial ,deve ter de o retirar para isso e presiço desligar algums tubos dos travoes ,isso deve estar mal sangrado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por vitorbarbosa Ver Post
                      se mexeu no diferencial ,deve ter de o retirar para isso e presiço desligar algums tubos dos travoes ,isso deve estar mal sangrado.
                      É a hipotese mais viável. Também apenas 10 horas não teve tempo para mais!!!!!

                      Comentário


                        #12
                        atenção que desmontar o diferencial e afinar não é coisa para demorar pouco tempo ,por isso não acho as 10h um tempo muito exagerado , por exempo no UMM para tirar o diferencial traseiro nao demorei 10 horas mas não dever ter sido muito menos .

                        Comentário


                          #13
                          Quando o pedal afunda é por o circuito de travagem não estar sangrado.

                          Quanto ao resto...muda de carro

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Quanto ao resto...muda de carro
                            Vontade não me falta...

                            Comentário


                              #15
                              Bom, a senda lá continua.
                              Depois de ter sido muito mal tratado pelo mecâncico que aqui descrevi anteriormente, o Cherokee foi a outro com as seguintes queixas (algumas já tinha):
                              -Carro muito preso/falta de potência/parece que está a travar
                              -Travões nas couves
                              -Carro instável e "descompensado", sempre a fugir para a direita e a sobre/sub virar nas curvas
                              -Ruído do eixo traseiro
                              etc...
                              Uma semana depois de lá estar ligo para lá e diz-me o mecânico algo como isto: Ele está ali em cima do elevador com as rodas fora à espera para ver o que quer fazer.
                              Só isso já me arrepiou, mas depois veio o resto...
                              -Tem problemas nos sinoblocos (não faço ideia o que isto seja)
                              -O diferencial traseiro está gripado e por isso faz zoada (o FDP que lhe mexeu antes deixou aquilo num lindo estado...)
                              -Eu dizia que sentia o carro "preso" e ele acha que isso é do compressor do A/C que prende. Embora eu nunca use o AC, pelos vistos isso terá alguma influência, porque encontra lá muita limalha (mais coisas que eu não percebo nada...).

                              E nem falou dos problemas dos travões que era o principal de que eu me queixava.

                              Ele disse para eu lá ir e para falarmos sobre o que que quero que ele lhe faça. A minha vontade era dizer "regue-o com gasolina e deite-lhe fogo", mas uma vez que aquela porcaria custou dinheiro (e pelos vistos continua a custar), o que lhe vou dizer é:
                              -Perguntar se o único problema com o diferencial é o barulho. Se assim for, deixe estar.
                              -Perguntar se retirando o fusivel do AC se ele deixará de "travar". Se assim for, vai andar uns tempos sem fusivel para se confirmar que o motor deixa de prender.

                              Uma das coisas que me esqueci de referir é que quando faço o teste da chave em que aparecem os códigos, aparece o código 2.3. Ora, quando eu fazia o teste das três voltas à chave aparecia-me o 55 que queria dizer que não havia nada, mas com o outro teste em que se dá à chave segurando na patilha do conta quilómetros, aparece o código 2.3 que poderá ser o 23-Incoming air temperature sensor may be bad
                              Sei lá, por mim atirava-o de um precipício.

                              Comentário


                                #16
                                Se o venderes mt, mas mt baratinho...eu compro-o!

                                Comentário


                                  #17
                                  Ultimamente tenho pensado mais em dá-lo para a troca por outro, tipo um Jimny ou coisa do género.

                                  Hoje já vou ouvir o que o mecânico tem para me dizer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Posso te dizer que o jimny é um jipe muito simples e fiável, tanto em estrada como monte, tenho um e aguenta-se bem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um conhecido meu, tem um carro igual a esse, e já deixou uma nota preta, neste momento foi a caixa da direcção assistida que foi à vida, 800 euros na marca!
                                      Ah e depois de fazer a revisão o carro veio com barulho de autocarro!
                                      Tenho medo daquele jeep.
                                      Já lhe disse para trocar por um honda civic mas ele diz que o civic é um carro muito familiar..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Talvez a ideia de o dar a troca por outro não seja descabida de todo.

                                        É que de todos os problemas que relatas nenhum é propriamente barato de resolver.
                                        Um diferencial novo é caro, um compressor do A/C é caro, o problema do motor sem potência pode dar bastantes dores de cabeça, travões idem.
                                        Ainda por cima sabendo que material para a Jeep não é barato.

                                        Faz bem as contas porque a menos que o jipe tenha valor sentimental, se calhar não se justifica gastar muito dinheiro nele...

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