Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - motor de Xsara 1.4 vai abaixo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda - motor de Xsara 1.4 vai abaixo

    Boas pessoal!

    Preciso mais uma vez das vossas opiniões!

    Tenho um Citroen Xsara 1.4i de 98´, e acontece que ultimamente, durante a condução do mesmo, assim que pressiono o pedal da embraiagem o carro vai abaixo, acende uma série de luzes no painel e com o lanço se voltar a engatar, volta a colocar-se em funcionamento.

    Isto já me tinha acontecido no Verão, ia eu na A1 no pára-arranca, e nem imaginam o incómodo que aquilo me causou com o carro a ir constantemente abaixo...! :/

    Desde essa vez ele continuou a andar normal, a única coisa que tenho notado constantemente é que por várias vezes o motor (em ponto morto) fica a elevadas rotações (1500 rpm ora mais ora menos).

    Nas últimas 3 semanas ele, em andamento, tem ido várias vezes abaixo, e nesta última semana uiii, nem se fala. Ás vezes basta-me desligar o carro, esperar um pouco e ele fica normal, outras vezes fica com o ponteiro aos saltos entre as 500 e as 1500 rpm...

    Conseguem-me ajudar sobre qual deverá ser o problema, alguma(s) peça(s) a trocar...!?

    P.S: Tenho a impressão que isto acontece mais vezes quando tenho uma condução mais despachada e quando ligo o Ar Condicionado em automático!
    Editado pela última vez por geonauta; 28 November 2010, 21:05.

    #2
    Alguém...?!

    Comentário


      #3
      Diria o corpo da borboleta sujo. Também causa esses sintomas que referes.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
        Diria o corpo da borboleta sujo. Também causa esses sintomas que referes.

        Obrigado pela resposta!

        Eu tinha pesquisado um pouco e li sobre isso. Entretanto já levei o carro à oficina (saiu de lá na 4ª feira), falei nisso ao mecânico, ele concordou e disse que havia mais possibilidades mas que fazer essa limpeza era a primeira coisa a fazer e assim o fez, e o carro andou bem até hoje! Hoje em 10 kms foi-me abaixo umas 3 vezes!

        Hoje estava a chover e foi abaixo 3 vezes, e quer-me parecer que com tempo seco já não se sente tanto o problema!

        Vou leva-lo novamente ao mecânico e dizer que a limpeza não resolveu, e do que já pesquisei penso que tem que se trocar então um tal de "motor passo-a-passo" ou sensor/válvula que regula a entrada de ar no ralenti; ou qualquer coisa do género, mas vou ver o que ele diz!

        Se alguém tiver mais ideias do que pode ser, as opiniões são bem vindas!

        Comentário


          #5
          eu já tive esse problema no saxo uma vez, mas curiosamente deixou de fazer. Pode ser a centralina também.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
            eu já tive esse problema no saxo uma vez, mas curiosamente deixou de fazer. Pode ser a centralina também.
            Não nos viremos para um problema tão grave.



            Visita o mecânico e deixa o feedback.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
              Não nos viremos para um problema tão grave.



              Visita o mecânico e deixa o feedback.
              não é assim tão grave... centralinas para esse motor não falta por aí em sucatas... arranjei duas de substituição para o meu por 50 euros.

              Comentário


                #8
                boas

                acontece o mesmo num Golf IV o problema será tambem da borboleta?

                Comentário


                  #9
                  Geonauta, vai a um bom electricista e eles dão com isso. Ou então vens aqui a Gaia na zona industrial de Canelas, há uma casa de reparação de problemas eléctricos em automóveis, eles dão com isso num instante. São muito competentes e dão-te logo a certeza do que é.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Xcuz Ver Post
                    boas

                    acontece o mesmo num Golf IV o problema será tambem da borboleta?
                    Há uns tempos um utilizador aqui do fórum comentou que os motores a gasolina do grupo Volkswagen tinha tendência a sujar bastante o corpo de borboleta. Não sei se é o caso, mas é uma questão de veres.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
                      Geonauta, vai a um bom electricista e eles dão com isso. Ou então vens aqui a Gaia na zona industrial de Canelas, há uma casa de reparação de problemas eléctricos em automóveis, eles dão com isso num instante. São muito competentes e dão-te logo a certeza do que é.

                      Agora só no dia 28 é que posso dispensar o carro para a oficina outra vez.
                      Hoje em vez de ir abaixo (só foi uma vez, desliguei o carro, retirei a chave, esperei uns segundos, e voltei a ligá-lo e ficou bom) deu-lhe para se acelerar sozinho quase até às 2000 rpm, mas fez isto constantemente!

                      Se no meu mecânico o problema não ficar resolvido com a próxima visita, vou procurar outro sitio e quem sabe esse sitio em Canelas, embora não me dê muito jeito lá ir.Quando tiver novidades digo aqui.

                      Entretanto vou partilhar a pesquisa que fiz pela net acerca de carros com o mesmo problema e as opiniões de resolução deixadas...

                      Comentário


                        #12
                        "Boas tardes,

                        No meu Xsara de 99 (1.4 a gasolina) também tenho tido diversos problemas relacionados com este assunto. Mas ao contrário do Tabernas, o meu chega mesmo a desligar-se, por vezes consecutivamente (no transito paro, o carro desliga-se, ligo-o, uns metros mais a frente desliga-se novamente) e por outras vezes acelera sem razão.

                        O que poderá ser? Obrigado a todos.

                        _____________

                        Boas ,no teu caso poderà ser a valvula de ralentim ."
                        Ver imagem em anexo!

                        ________________
                        - "Irregular em que sentido?

                        Na minha Xsara estava irregular no sentido de se acelarar sozinha e ao arrancar ir abaixo.

                        Era o sensor de pressão e um válvula de temperatura defeituosa."

                        ____________

                        "Boas na minha xsara 1.4i tb me aconteceu o mesmo ,troquei o motor "passo a passo" peça que controla a quantidade de ar que entra para o motor quando este está ao relanti, tem uma espécie de eixo externo (que faz de borboleta) que vai ficando com aquela sujidade formada por pó e óleo. Até que chega a um ponto , o eixo prende, não deixando que a centralina regule a entrada de ar e o motor vai abaixo ou fica com as rotaçoes altas.
                        Se te sentires capaz e para nao pagares por isso, tira o motor e limpa o tal eixo com um pano embebido em wd-40, limpa também o buraco onde esse eixo entra para dentro do motor."

                        _____________________


                        "Isso pode ser do sensor do ralenti, que provoca esse descompensação na rotação, é uma peça barata ... pode também ser da borboleta da admissão que está suja, e com um spray de limpeza de carburadores é facil limpar."

                        _______________


                        "Penso que a primeira coisa a fazer é levar o carro a um concessionário Citroën ou a alguma oficina que tenha uma máquina Lexia (diagnóstico) para ligar o carro e verificar se existem anomalias nos diversos sensores que enviam informação ao calculador. Pode ser um problema com o sensor que envia a temperatura do motor, no sensor da posição da borboleta da admissão, sensor de rotação do motor, sonda lambda ou do próprio calculador. Ainda existem poutras possiblidades como tubos de vácuo fissurados, etc...
                        Eu começava pelo diagnóstico e depois, muito provavelmente, apostaria na sonda lambda como principal culpada do ralenti irregular"


                        ___________


                        "Como disse, fui ontem à noite à oificina e o problema era uma peça (uma cabo ou um fio) que estava solto, fazia ligação não sei bem a quê na zona pereto do motor, depósito de água, aí para esses lados. O mecanico de~-lhe com umspray e voltou a ligar esse cabo. Perguntou-me se o conta-rotações tinha algum problem, e eu disse que de vez em quando tremia, e quando o carro estava parado, mas ligado, de vez em quando ouviasse um barulho estranho."
                        ______________

                        "Já me aconteceu semelhante num 106, era o motor passo a passo e um outro sensor de massa de ar..."
                        "Pode não ter nada a haver, mas quando estive a trocar o sensor de temperatura do motor do meu astra, o meu mecanico disse-me que os 206 costumam aparecer-lhe com esses sintomas e o problema é o mesmo sensor. "
                        _______________________

                        "Trata-se de um problema de concepção. O motor passo-a-passo que controla a quantidade de ar que entra para o motor quando este está ao relanti, tem uma espécie de eixo externo (que faz de borboleta) que vai ficando com aquela sujidade formada por pó e óleo. Até que chega a um ponto (ao fim de uns anos) que estando o motor quente, o eixo prende, não deixando que a centralina regule a entrada de ar e o motor vai abaixo."

                        Ficheiros anexados

                        Comentário


                          #13
                          Boas noites.
                          Estou com o mesmo problema no meu xsara. Comprei um no natal passado só para desenrascar, baratuxo, mas ele desliga-se do nada, em andamento ele ainda recupera pois como está em andamento o motor volta a engatar, mas por vezes no pára arranca ele vai abaixo algumas vezes. Já se limpou a borboleta e filtro de entrada de ar e continua. Queria saber se alguém já conseguiu identificar o problema. Obrigado desde já.... @geunauta

                          Comentário


                            #14
                            Motor passo a passo. Arranja um numa sucata.

                            Comentário


                              #15
                              Peço desculpa aos utilizadores que me haviam tentado ajudar por ter estado este tempo todo sem dizer nada, mas o problema foi resolvido.

                              Trocou-se o motor passo-a-passo, também conhecido por sensor de regulação do ralenti.
                              Serviço feito num reparador autorizado Citroen que custou cerca de 150€ (peça, m-d-obra, reprogramação? na centralina mais a Iva).

                              Partilho também, cópia da minha resposta ao soulripper, onde da experiência com o meu xsara, acrescento mais uns cuidados a ter neste motor:

                              "Boas!

                              No meu ficou resolvido desde que troquei o motor passo-a-passo, também conhecido por outros nomes como: sensor/válvula de regulação do ralenti, isto:
                              http://www.mister-auto.pt/pt/valvula...803_g1298.html

                              http://www.pecasauto24.pt/automodelo...mperatura.html

                              No meu caso ficou-me em 150€ num reparador autorizado Citroen, foi colocado igual ao de origem, da marca Magneti Marelli.

                              Além do motor passo-a-passo convém verificar a afinação das válvulas; mas tenho 99% de certeza que o problema é o motor passo-a-passo.

                              O meu atualmente vai com 215mil kms, a gpl desde os 106mil, comprei-o com 82mil. Tive esse problema por volta dos 90/100mil.
                              Um sintoma de precisar afinar as válvulas é se estremecer um pouco em ponto morto (nota-se o carro a tremer quando parado com o motor a funcionar, afinaram as válvulas e ficou que nem um relógio suiço, sem tremideiras e mais silencioso e tudo)..

                              Atenção neste carro ao líquido refrigerante, nunca adicionar água (corroi as juntas), e no teu caso como o tens há pouco tempo devias mudar o anticongelante por um novo, um com boa percentagem de glicol, é que estes motores são muito sensíveis à qualidade do anticongelante.

                              Mais alguma dúvida manda mensagem! Cumprimentos."
                              Editado pela última vez por geonauta; 16 May 2015, 17:39.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por geonauta Ver Post
                                Peço desculpa aos utilizadores que me haviam tentado ajudar por ter estado este tempo todo sem dizer nada, mas o problema foi resolvido.

                                Trocou-se o motor passo-a-passo, também conhecido por sensor de regulação do ralenti.
                                Serviço feito num reparador autorizado Citroen que custou cerca de 150€ (peça, m-d-obra, reprogramação? na centralina mais a Iva).

                                Partilho também, cópia da minha resposta ao soulripper, onde da experiência com o meu xsara, acrescento mais uns cuidados a ter neste motor:

                                "Boas!

                                No meu ficou resolvido desde que troquei o motor passo-a-passo, também conhecido por outros nomes como: sensor/válvula de regulação do ralenti, isto:
                                http://www.mister-auto.pt/pt/valvula...803_g1298.html

                                http://www.pecasauto24.pt/automodelo...mperatura.html

                                No meu caso ficou-me em 150€ num reparador autorizado Citroen, foi colocado igual ao de origem, da marca Magneti Marelli.

                                Além do motor passo-a-passo convém verificar a afinação das válvulas; mas tenho 99% de certeza que o problema é o motor passo-a-passo.

                                O meu atualmente vai com 215mil kms, a gpl desde os 106mil, comprei-o com 82mil. Tive esse problema por volta dos 90/100mil.
                                Um sintoma de precisar afinar as válvulas é se estremecer um pouco em ponto morto (nota-se o carro a tremer quando parado com o motor a funcionar, afinaram as válvulas e ficou que nem um relógio suiço, sem tremideiras e mais silencioso e tudo)..

                                Atenção neste carro ao líquido refrigerante, nunca adicionar água (corroi as juntas), e no teu caso como o tens há pouco tempo devias mudar o anticongelante por um novo, um com boa percentagem de glicol, é que estes motores são muito sensíveis à qualidade do anticongelante.

                                Mais alguma dúvida manda mensagem! Cumprimentos."

                                Boas Geunauta. Vou pedir-te um favor... Ja fui a 10 sitios e nao encontro o motor passo a passo em lado nenhum, so na citroen. Por acaso nao te importas de verificar na peça qual a referência dela? Assim mandava vir do estrangeiro pois é muito mais barato. Obrigadao

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X