Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Punto 55 - DIY -Troca de Termostato e Líquido de Refrigeração

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Punto 55 - DIY -Troca de Termostato e Líquido de Refrigeração

    Olá!

    Como já será do conhecimento de alguns de vós, eu conduzo um Alfa 146, mas hoje passei o dia com o Punto 55 que a minha mãe conduz diariamente.

    O carro completou hoje 170000Km, desde que chegou cá a casa em 02/08/1994. Nestes anos levou várias peças de desgaste e hoje decidi substituir-lhe eu mesmo uma que já há muito tinha entregue a alma ao criador: o termostato.



    Isto porque já há bastante tempo que o motor não conseguia atingir a temperatura ideal de funcionamento com o carro em andamento. Em pára e arranca ou ao ralenti ela subia normalmente, mas assim que se aumentava a velocidade, o ponteiro da temperatura da água descia até bem perto do mínimo. Isto é mau porque ao não permitir que o motor não aqueça, também não deixa que o óleo que o lubrifica atinja a temperatura a que a sua capacidade de lubrificação é a melhor. Basicamente o óleo anda mais espesso e a lubrificar menos o motor, aumentando o desgaste do motor e aumentando os consumos, quer pelo maior atrito das peças do motor (que causa o tal desgaste das peças móveis), quer pelo facto de induzir a centralina a fazer uma mistura rica em combustível continuamente.

    Assim, hoje de manhã fui a uma casa de peças e adquiri o termostato que tinha previamente encomendado por 11,39€.



    Depois fui comprar água destilada e anti-congelante. Nunca pensei que fosse tão complicado encontrar um decente. A maioria dos que encontrei na prateleira eram trampa. Protegiam, imagine-se, por exemplo até aos -6ºC (ridículo!), e outros até aos -11ºC, o que é claramente insuficiente. Estes, mesmo de marca conhecida (Redex), pouco mais são do que água com corante.

    Finalmente encontrei 2 embalagens de 2L de concentrado que numa diluição de 1:1 com água evita a solidificação até aos -28ºC. Este já me pareceu razoável e como não encontrei melhor, foi esse mesmo que trouxe.



    Cheguei a casa e dei início à minha modesta empreitada. Abro o capot, olho para o termostato, no lado direito do bloco e vejo que este está seguro por 2 parafusos.





    Para facilitar o acesso e a visibilidade retirei a protecção dos "coil-packs" (não sei o nome em Português) que se encontram mesmo acima do termostato, desapertando o parafuso de 10mm no topo.



    De seguida, usando uma chave de estrela desapertei a abraçadeira e puxei cuidadosamente a tubagem do termostato. E com isto começou a jorrar líquido cor de ferrugem de dentro do motor e da tubagem (que vem do vaso de expansão). Não pensei que estivesse tão mau, mas estava. Tirei então a tampa do vaso de expansão, meti a ponta de uma mangueira lá dentro e abri a torneira. Isto forçou o líquido que restava no circuito a sair pelo termostato, pois estava bloqueado em "aberto". Deixei correr até sair toda a água ferrugenta e só sair água límpida.


    Depois, e usando uma chave de 10mm e um roquete, aliviei o parafuso da frente do termostato. Para o de trás usei um adaptador, para tornar a chave mais comprida por causa do acesso menos óbvio. No fim foi só puxá-lo.
    Nesta foto vê-se bem a ferrugem que o sistema tinha (e ainda terá alguma agarrada aos ductos).



    Antes de colocar o termostato novo e respectiva junta, limpei bem a zona do bloco do motor onde ele iria encaixar, que estava cheia de sujidade, para que a aderência fosse a melhor possível e, assim, evitar fugas.

    Seguidamente alinhei a junta e o termostato com os parafusos e apertei-os, deixando o termostato montado.

    Chegou a altura de diluir o anticongelante e aí distraí-me. Despejei um garrafão de 2L do anticongelante (aí tudo bem), mas depois despejei também todo o garrafão de 5L de água destilada. Para não ficar com uma concentração demasiado baixa, tive que por os 2L restantes do outro garrafão. Basicamente a minha diluição ficou a 5L de água para 4L de anticongelante. Não é 50% como eu queria, mas é 40%, o que não é assim tão mau.
    Depois desapertei a abraçadeira no fundo do vaso de expansão para tirar a água e esvaziar o circuito. Voltei a apertar a abraçadeira e comecei então a colocar a solução diluída pelo vaso de expansão até que deitou fora pela tubagem que vai ter ao termostato. Quando isso aconteceu, encaixei e apertei definitivamente a mangueira com a abraçadeira.

    Abri então as duas purgas do sistema: uma no canto superior esquerdo do radiador (aquele "pino" de cor branca), outra atrás do motor na tubagem da "chauffage" (o parafuso que se vê que dá para desapertar com chave de fenda - embora à mão também dê), como se pode ver nas fotos:





    Enchi então o reservatório até começar a sair líquido pela purga do radiador e fechei-a. Adicionei mais um pouco de anticongelante (até ligeiramente acima do máximo) e apertei ligeiramente a outra purga, de forma a não saltar com a pressão, mas de maneira a que o líquido pudesse sair para sangrar. Pus a tampa do vaso de expansão e liguei o motor. Vi o líquido a sair pela purga continuamente e quando o nível no vaso de expansão baixou até ao máximo (pois estava acima) apertei bem o parafuso de purgar para fechar o circuito.



    Deixei o motor trabalhar ao ralenti, até disparar a ventoinha 1 ou 2 vezes e fui dar uma volta. Foi com satisfação que vi que o indicador da temperatura da água não descia até ao mínimo com o carro em andamento, mas antes conservava uma temperatura adequada independentemente da velocidade, tal como é suposto.

    Custo total: 28€!

    Portanto já sabem: se o vosso carro tem os mesmos sintomas que descrevi no início deste testamento/tutorial, está na altura de trocar o termóstato.
    Editado pela última vez por LuisMiguelC; 21 May 2011, 20:43.

    #2
    Eu no punto da minha namorada tiro lhe as duas mangueiras que liga ao deposito do radiador,deixo cair a agua toda.volto a ligar as mangueiras e deito liquido e meto o carro a trabalhar com o deposito sem tampa,pra sair as bolhas de ar porque senão a ventoinha não dispara.se ela não disparar meto a tampa deixo aquecer e depois quando passar a mais de meio abro ligeiramente a tampa com um pano a proteger e e capaz de sair ar e a ventoinha disparar.foi assim que fiz no punto da minha menina.esse é um punto S sem vidros electricos e sem conta rotações e 1.1 certo?
    Editado pela última vez por azegrokas; 12 December 2010, 02:58.

    Comentário


      #3
      Estranho não teres encontrado anti-congelante de alguma marca mais conhecida...

      Comentário


        #4
        O paraflu é o anticongelante recomendado para esse motor e bastante fácil de encontrar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por azegrokas Ver Post
          Eu no punto da minha namorada tiro lhe as duas mangueiras que liga ao deposito do radiador,deixo cair a agua toda.volto a ligar as mangueiras e deito liquido e meto o carro a trabalhar com o deposito sem tampa,pra sair as bolhas de ar porque senão a ventoinha não dispara.se ela não disparar meto a tampa deixo aquecer e depois quando passar a mais de meio abro ligeiramente a tampa com um pano a proteger e e capaz de sair ar e a ventoinha disparar.foi assim que fiz no punto da minha menina.esse é um punto S sem vidros electricos e sem conta rotações e 1.1 certo?
          É o 1.1 S sim senhor. Também não trazia indicador da temperatura, mas mandámos por. Os 3 círculos que constituem o painel de instrumentos são independentes e levou um do ELX.

          Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
          Estranho não teres encontrado anti-congelante de alguma marca mais conhecida...
          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
          O paraflu é o anticongelante recomendado para esse motor e bastante fácil de encontrar.
          Fui a uma Norauto e a uma oficina do Eleclerc e não encontrei. E agora mesmo de repente lembrei-me que de certeza que havia na loja onde comprei o termostato

          Comentário


            #6
            Excelente!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
              Excelente!
              No próximo Sábado é a vez do Punto do meu pai que também está a precisar, embora no dele seja um problema recente.
              A minha mãe já me disse que hoje de manhã já demorou muito menos tempo a mandar ar quente para o habitáculo. Mais uma vantagem de ter trocado aquilo
              Editado pela última vez por LuisMiguelC; 12 December 2010, 15:09.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                No próximo Sábado é a vez do Punto do meu pai. Também está a precisar
                Tb o meu precisava, mas tenho "medo" de fazer eu.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                  Tb o meu precisava, mas tenho "medo" de fazer eu.
                  Não deve ser muito diferente no Saxo. Tens aqui um guia passo a passo no tópico

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                    É o 1.1 S sim senhor. Também não trazia indicador da temperatura, mas mandámos por. Os 3 círculos que constituem o painel de instrumentos são independentes e levou um do ELX.
                    Luis o da minha mulher e o SX que tambem e 1.1.
                    O que muda do SX pro S é apenas os extras,vidros electricos,conta rotações,
                    relogio...Elx e os que trazem os extras todos.onde quero chegar e que não e so o elx que traz os ponteiros de temperatura e de conta rotações.

                    Comentário


                      #11
                      Parabéns LuisMiguelC. Está bem explicado e para ajudar, esse é um motor com fácil acesso

                      Daqui a uns dias vais ver o que é mudar o radiador da sofagem do Safrane

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Parabéns LuisMiguelC. Está bem explicado e para ajudar, esse é um motor com fácil acesso

                        Daqui a uns dias vais ver o que é mudar o radiador da sofagem do Safrane
                        Se dum punto me foi dificil e tive la 8horas,imagino o do sefrane...
                        Força ai

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por azegrokas Ver Post
                          Luis o da minha mulher e o SX que tambem e 1.1.
                          O que muda do SX pro S é apenas os extras,vidros electricos,conta rotações,
                          relogio...Elx e os que trazem os extras todos.onde quero chegar e que não e so o elx que traz os ponteiros de temperatura e de conta rotações.
                          Ah ok. Eu sabia que os SX tinham conta-rotações, só não sabia se também tinham indicador da temperatura. Então poderá ter sido de um SX. Obrigado pela informação

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Parabéns LuisMiguelC. Está bem explicado e para ajudar, esse é um motor com fácil acesso

                            Daqui a uns dias vais ver o que é mudar o radiador da sofagem do Safrane
                            Isso deve dar bastante trabalho. Realmente não me posso queixar, há montes de espaço para trabalhar no compartimento do motor.

                            Comentário


                              #15
                              Luís tou a pensar fazer um db do punto da minha mulher.
                              Alinhas e pões os dois dos teus pais?

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pelo tutorial, vai dar jeito já que o meu está a sofrer do mesmo mal.

                                Esse quadrante verde é só do ELX?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vino Ver Post
                                  Obrigado pelo tutorial, vai dar jeito já que o meu está a sofrer do mesmo mal.

                                  Esse quadrante verde é só do ELX?
                                  Este é do S, pois tem relógio analógico em vez de conta-rotações e não trazia, de origem, o indicador de temperatura da água (foi colocado à posteriori). Este quadrante verde existiu no S, SX, 6Speed e ELX.

                                  Comentário


                                    #18
                                    LuisMiguelC foi preciso alguma vez trocar sensores de temperatura ? Como ficaram as rpm's a frio ?


                                    Abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nunca foi preciso. Mas devia trocar aquele que manda a informação para o ponteiro, pois já tem um erro jeitoso (marca um pouco a menos).

                                      As rpm's a frio são sempre mais elevadas, como é normal, e após pouco tempo baixa para aquilo que devem ser as 1000rpm e depois baixa para as 850rpm (julgo que é esse o regime de ralentim). Tanto quanto sei, é este o comportamento normal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                        Nunca foi preciso. Mas devia trocar aquele que manda a informação para o ponteiro, pois já tem um erro jeitoso (marca um pouco a menos).

                                        As rpm's a frio são sempre mais elevadas, como é normal, e após pouco tempo baixa para aquilo que devem ser as 1000rpm e depois baixa para as 850rpm (julgo que é esse o regime de ralentim). Tanto quanto sei, é este o comportamento normal.
                                        Então bate certo, obrigado pela resposta e pelo tutorial Luis.

                                        Eu tenho o termostato aberto (sem miolo) por opção pois já queimou uma vez a junta da cabeça e não quero que isso volte a acontecer.

                                        Agora uma coisa estranha que acontece é que com o ponteiro a 1/4 (muito para arranca) a ventoinha acciona... Sei que o carro tem 2 sensores de temperatura por isso devo ter um a dar leituras erradas pois aquela temperatura a ventoinha nao se devia ligar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                          Então bate certo, obrigado pela resposta e pelo tutorial Luis.

                                          Eu tenho o termostato aberto (sem miolo) por opção pois já queimou uma vez a junta da cabeça e não quero que isso volte a acontecer.

                                          Agora uma coisa estranha que acontece é que com o ponteiro a 1/4 (muito para arranca) a ventoinha acciona... Sei que o carro tem 2 sensores de temperatura por isso devo ter um a dar leituras erradas pois aquela temperatura a ventoinha nao se devia ligar.
                                          Então preferes gastar mais em combustível do que em manutenção programada? OK......

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Então preferes gastar mais em combustível do que em manutenção programada? OK......
                                            Mentalidades...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Então preferes gastar mais em combustível do que em manutenção programada? OK......
                                              eblase o carro sempre teve a manutenção programada acredite em mim e queimou a junta na mesma. O que tenho pensado fazer é deixar o termostato aberto no verão e depois um novo no inverno. Mas primeiro queria ver isso da ventoinha, trocar o sensor do liquido, pois penso ser este que faz disparar a ventoinha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                                eblase o carro sempre teve a manutenção programada acredite em mim e queimou a junta na mesma. O que tenho pensado fazer é deixar o termostato aberto no verão e depois um novo no inverno. Mas primeiro queria ver isso da ventoinha, trocar o sensor do liquido, pois penso ser este que faz disparar a ventoinha.
                                                Eu sei que as juntas queimam mesmo com tudo direitinho... a isso chama-se velhice. Ninguém abre o motor de 20 em 20 anos só para mudar juntas.
                                                Outra coisa é não resolver o problema da ventoinha(sensor de temperatura? ficha?) e tirar uma peça importante do sistema só para adiar um problema. É isso e meter termostatos com temperaturas inferiores às de origem..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Eu sei que as juntas queimam mesmo com tudo direitinho... a isso chama-se velhice. Ninguém abre o motor de 20 em 20 anos só para mudar juntas.
                                                  Outra coisa é não resolver o problema da ventoinha(sensor de temperatura? ficha?) e tirar uma peça importante do sistema só para adiar um problema. É isso e meter termostatos com temperaturas inferiores às de origem..
                                                  eblase não percebi o que quis dizer

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado pelo contributo LuisMiguelC.

                                                    Só a trabalheira de andar a desapertar parafusos e tirar fotos...

                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Eu sei que as juntas queimam mesmo com tudo direitinho... a isso chama-se velhice. Ninguém abre o motor de 20 em 20 anos só para mudar juntas.
                                                    Outra coisa é não resolver o problema da ventoinha(sensor de temperatura? ficha?) e tirar uma peça importante do sistema só para adiar um problema. É isso e meter termostatos com temperaturas inferiores às de origem..
                                                    Há carros em que o termostato é uma peça problemática e estupidamente cara, como é o caso dos Puntos TD70.

                                                    Conheço quem chegasse a pôr originais a cada 15k km's, e era dos carros mais bem tratados que conheci.

                                                    No caso do meu ex-carro, veio para mim com 97k km e o termostato colado aberto. Fez 86k km's, a maioria deles perto das 4k RPM. Optei por manter assim o termostato pois ao minimo deslize, com este tipo de tratamento, lá iria a junta. Quando o vendi com 183k km's bebia cerca de meio litro de óleo em 10k km (o mesmo que quando o comprei) e não deitava fumo preto. Por isso andar sem termostato também não é o drama que querem fazer parecer.

                                                    Aos outros aconselho a colocarem o termostato, no caso dos meus carros já sou eu a ponderar bem a questão...

                                                    Tenho ainda outro TD70 em casa que ainda há pouco tempo levou termostato e radiador, mas lá está é da minha avó e aconselhei-a a pôr.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      Obrigado pelo contributo LuisMiguelC.

                                                      Só a trabalheira de andar a desapertar parafusos e tirar fotos...



                                                      Há carros em que o termostato é uma peça problemática e estupidamente cara, como é o caso dos Puntos TD70.

                                                      Conheço quem chegasse a pôr originais a cada 15k km's, e era dos carros mais bem tratados que conheci.

                                                      No caso do meu ex-carro, veio para mim com 97k km e o termostato colado aberto. Fez 86k km's, a maioria deles perto das 4k RPM. Optei por manter assim o termostato pois ao minimo deslize, com este tipo de tratamento, lá iria a junta. Quando o vendi com 183k km's bebia cerca de meio litro de óleo em 10k km (o mesmo que quando o comprei) e não deitava fumo preto. Por isso andar sem termostato também não é o drama que querem fazer parecer.

                                                      Aos outros aconselho a colocarem o termostato, no caso dos meus carros já sou eu a ponderar bem a questão...

                                                      Tenho ainda outro TD70 em casa que ainda há pouco tempo levou termostato e radiador, mas lá está é da minha avó e aconselhei-a a pôr.
                                                      a bold

                                                      Rui apesar de no meu ter o termostato aberto continuo com sofagem quente e consumo de óleo normal. Os consumos aumentaram 0.5l com ele sempre a frio, mas quando ele aquece e chega mesmo a aquecer até 1/4 e as rpm's baixam e ficam estáveis o consumo desce. Por isso desde que não volte a queimar outra junta da cabeça tudo bem.

                                                      Agora uma duvida será que o oleo aquece o suficiente ?



                                                      Um abraço a todos e obrigado pelas respostas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                                        a bold

                                                        Rui apesar de no meu ter o termostato aberto continuo com sofagem quente e consumo de óleo normal. Os consumos aumentaram 0.5l com ele sempre a frio, mas quando ele aquece e chega mesmo a aquecer até 1/4 e as rpm's baixam e ficam estáveis o consumo desce. Por isso desde que não volte a queimar outra junta da cabeça tudo bem.

                                                        Agora uma duvida será que o oleo aquece o suficiente ?



                                                        Um abraço a todos e obrigado pelas respostas
                                                        O meu tinha sofagem, tanto que serviu dezenas de vezes como motel nas frias noite de inverno ribatejanas

                                                        A quantidade de óleo que consumia (Magnatec 10w40) não me parecia descabido face aos tratamentos que levava. No entanto não havia indicios de óleo da caixa do filtro de ar (aquando da venda) que é um sintoma de desgaste do turbo nestes carros.
                                                        O que também me faz crer que a temperatura do óleo não andasse tão longe da ideal.

                                                        Os carros podem ter o termostato directo e queimar uma junta, embora seja bastante menos provável.
                                                        O meu TD70 chegou a ir com o ponteiro aos 3/4 (altura em que abrandei), achei estranho e mandei sacar o termostato, basicamente o miolo tinha-se partido e ficado a obstruir parcialmente o circuito. Mandei o mecânico retirar o miolo, substituir o líquido e montar outra vez.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Um pequeno update

                                                          O meu 55 chegou a queimar de novo a junta. Agora anda com o termo aberto até outubro, depois logo coloco um novo quando vier o frio

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X