Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vectra C 1.9CDTI Termostato

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vectra C 1.9CDTI Termostato

    Caríssimos

    Quero confirmar uma avaria.

    Estou a preparar-me para gastar à volta de €100 ??? para mudar o meu termostato.

    Tem andado a apontar quase sempre para temperaturas de funcionamento na ordem do 70º, isto é, o ponteiro mal mexe e para isso tenho de acelerar como acontece quando tenho de vencer uma subida.
    Nestas circunstâncias o ponteiro sobe até aos 80º ou um pouco mais mas passados uns três minutos já está novamente nos 70º (ou menos)independentemente de estar a andar há 30 minutos ou três horas.



    Normalmente ando à volta da 2000 rpm, podendo oscilar umas 200rpm abaixo ou acima, salvo quando ando na desportiva ou tenho de fazer ultrapassagens.

    A excepção aconteceu quando na sexta tive de ir e andar em Lisboa.
    Aí, no trânsito o ponteiro subiu aos 91º(e nunca ultrapassou esta marca, sintoma talvez de avaria do sensor de temperatura, que também está no termostato)enquanto no CB acusava 98º tendo chegado a acusar 99º por breves momentos.



    Andei em transito citadino com temperaturas na ordem dos 85º, que acho, seja a temperatura normal de funcionamento do motor.



    A ventoínha funcionou porque sempre que chegava aos 98º a temperatra caía em meio minuto para os 92º.



    Na volta na A1 a temperatura manteve-se estável nos 80º.



    Mas hoje numa viagem de 200km o ponteiro regressou aos 70º subindo aos 75º de vez em quando. Estabilizei a velocidade nos 120km/h mas nem assim regressou aos saudáveis 80º que obtive na A1 com temperaturas e condições exteriores em tudo semelhantes.

    O que acham?

    Sobretudo para quem tem o 1.9cti:

    Qual a temperatura normal de funcionamento dos vossos motores?
    Se já substituiram o termostato e na afirmativa, se as leituras da temperatura se alteraram?
    E qual o preço da peça e M.O?

    Antecipadamente agradecido.

    Cumps!

    PS. O carro tem o 1.9 cdti 150cv, 4 anos e 185K.

    #2
    Isso realmente parece-me uma temperatura demasiado elevada, mas não conheço esse motor nesse aspecto..
    depois desse episódio dos 99º, já voltou a circular em cidade? com que temperaturas?

    isto foi antes ou depois dessa vez? não percebi..

    "Andei em transito citadino com temperaturas na ordem dos 85º"

    Comentário


      #3
      O meu antigo tempra estabilizava nos 90º em condiçoes normais, agora mais 9º ja nao sei.

      Comentário


        #4
        Se não estou em erro, o termostato deste motor abre aos 88ºC...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ptwarlord Ver Post
          Isso realmente parece-me uma temperatura demasiado elevada, mas não conheço esse motor nesse aspecto..
          depois desse episódio dos 99º, já voltou a circular em cidade? com que temperaturas?

          isto foi antes ou depois dessa vez? não percebi..

          "Andei em transito citadino com temperaturas na ordem dos 85º"
          Já foi depois.

          Os 85º foi a andar na cidade com tráfego a fluir.
          Os 99º e 98º foi no pára-arranca.


          Cumps!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
            Se não estou em erro, o termostato deste motor abre aos 88ºC...
            Confirmo pelo que li...

            E a ventoínha do radiador, liga e desliga a que temperaturas, alguém sabe?

            Cumps

            Comentário


              #7
              O meu pai tem o 1.9 Jtdm, num Alfa 159, e a temperatura sobe aos 90ºC, e por lá fica, faça mais 10km, ou 1000...
              De facto algo nao deve estar bem!

              Comentário


                #8
                Termostato

                Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                Caríssimos

                Quero confirmar uma avaria.

                Estou a preparar-me para gastar à volta de €100 ??? para mudar o meu termostato.

                Tem andado a apontar quase sempre para temperaturas de funcionamento na ordem do 70º, isto é, o ponteiro mal mexe e para isso tenho de acelerar como acontece quando tenho de vencer uma subida.
                Nestas circunstâncias o ponteiro sobe até aos 80º ou um pouco mais mas passados uns três minutos já está novamente nos 70º (ou menos)independentemente de estar a andar há 30 minutos ou três horas.



                Normalmente ando à volta da 2000 rpm, podendo oscilar umas 200rpm abaixo ou acima, salvo quando ando na desportiva ou tenho de fazer ultrapassagens.

                A excepção aconteceu quando na sexta tive de ir e andar em Lisboa.
                Aí, no trânsito o ponteiro subiu aos 91º(e nunca ultrapassou esta marca, sintoma talvez de avaria do sensor de temperatura, que também está no termostato)enquanto no CB acusava 98º tendo chegado a acusar 99º por breves momentos.



                Andei em transito citadino com temperaturas na ordem dos 85º, que acho, seja a temperatura normal de funcionamento do motor.



                A ventoínha funcionou porque sempre que chegava aos 98º a temperatra caía em meio minuto para os 92º.



                Na volta na A1 a temperatura manteve-se estável nos 80º.



                Mas hoje numa viagem de 200km o ponteiro regressou aos 70º subindo aos 75º de vez em quando. Estabilizei a velocidade nos 120km/h mas nem assim regressou aos saudáveis 80º que obtive na A1 com temperaturas e condições exteriores em tudo semelhantes.

                O que acham?

                Sobretudo para quem tem o 1.9cti:

                Qual a temperatura normal de funcionamento dos vossos motores?
                Se já substituiram o termostato e na afirmativa, se as leituras da temperatura se alteraram?
                E qual o preço da peça e M.O?

                Antecipadamente agradecido.

                Cumps!

                PS. O carro tem o 1.9 cdti 150cv, 4 anos e 185K.
                caro campos1,
                Tenho o mesmo carro que tu, só que a minha carrinha é de julho de 2004, o teu problema eu tb já o tive e é de facto o termostato, tens de trocar e ficas com o problema resolvido. O ponteiro em andamento normal nunca sobe, a não ser em subidas, sobe ligeiramente, depois volta a ao ponto inicial. Troquei o termostato e agora já funciona tudo normal, a temperatura situa-se estavel entre os 85ºc e os 90ºc, pode passar em para arranque mas a ventoinha dispara e volta para os 85ºc e os 90ºc, em andamento normal nunca passa os 85ºc e os 90ºc.
                Quanto a valores não te posso ajudar pois o meu termostato foi trocado em garantia.

                Espero ter ajudado

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                  O meu antigo tempra estabilizava nos 90º em condiçoes normais, agora mais 9º ja nao sei.
                  Pois todos os carros que conduzi e tenho, estabilizam o ponteiro a meio, ou seja normalmente nos 90º ou perto, daí a minha inclinação para a avaria...

                  Mas como os carros são diferentes, nunca se sabe e daí estar a confirmar o diagnóstico.

                  E faço-o aqui porque, mais uma vez, quem me devia informar/aconselhar não o faz ou não sabe, na Opel nunca sabem....

                  Da última vez, disseram-me que era normal mas em fóruns lá fora, disseram-me que não e outros proprietários de carros com o mesmo motor relataram incidentes em tudo idênticos ao meu.

                  Assim, salvo melhor opinião, à primeira oportunidade vou trocar o dito!

                  Cumps!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Machine Ver Post
                    Troquei o termostato e agora já funciona tudo normal, a temperatura situa-se estavel entre os 85ºc e os 90ºc, pode passar em para arranque mas a ventoinha dispara e volta para os 85ºc e os 90ºc, em andamento normal nunca passa os 85ºc e os 90ºc.
                    Quanto a valores não te posso ajudar pois o meu termostato foi trocado em garantia.

                    Espero ter ajudado

                    Cumps
                    Pois, então acho que vou mesmo trocá-lo, as minhas dúvidas começam a dissipar-se...

                    Grato!

                    Comentário


                      #11
                      Sintomas tipicos de termostato aberto.. Carro demora eternidades a aquecer e afins.

                      O meu estava assim o carro não chegava aos 50ºC!

                      Troquei-o e até me assustei de tanto que o ponteiro subia.. Mas é normal, pois a ventoinha está a disparar aos 92ºC

                      Troca isso e ficas com o problema resolvido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Machine Ver Post
                        caro campos1,
                        Tenho o mesmo carro que tu, só que a minha carrinha é de julho de 2004, o teu problema eu tb já o tive e é de facto o termostato, tens de trocar e ficas com o problema resolvido. O ponteiro em andamento normal nunca sobe, a não ser em subidas, sobe ligeiramente, depois volta a ao ponto inicial. Troquei o termostato e agora já funciona tudo normal, a temperatura situa-se estavel entre os 85ºc e os 90ºc, pode passar em para arranque mas a ventoinha dispara e volta para os 85ºc e os 90ºc, em andamento normal nunca passa os 85ºc e os 90ºc.
                        Quanto a valores não te posso ajudar pois o meu termostato foi trocado em garantia.

                        Espero ter ajudado

                        Cumps


                        Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                        Pois, então acho que vou mesmo trocá-lo, as minhas dúvidas começam a dissipar-se...

                        Grato!

                        Campos, tudo isto coincide com o que se disse no tópico da Vectra Caravan (eu incluído), por isso já sabes o que te espera!

                        Comentário


                          #13
                          Peço desculpa, mas não me parece que a avaria seja do termostato. Este dispositivo, quando avaria, normalmente fica na posição de "fechado" (corrijam-me se estiver enganado). Ou seja, o sintoma é precisamente o oposto - o motor aquece para além do normal.
                          Neste caso é diferente, até porque o colega campos1 diz que ouve a ventoinha de refrigeração a ligar. Isto quer dizer que o sensor de temperatura ligado à ventoinha [normalmente um termistor(resistência variável em função da temperatura)] detecta a temperatura à qual deve ligar ligar a mesma.
                          Posto isto, resta dizer que o sensor que leva a informação ao indicador no painel de instrumentos, é distinto. E este sim, deve estar avariado. De resto é uma avaria comum, o meu bogas já levou 2 destes.
                          Nada como verificar (mecânico)...lógico
                          Boa sorte!
                          Editado pela última vez por Prax; 13 December 2010, 13:59.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X