Caríssimos
Quero confirmar uma avaria.
Estou a preparar-me para gastar à volta de €100 ??? para mudar o meu termostato.
Tem andado a apontar quase sempre para temperaturas de funcionamento na ordem do 70º, isto é, o ponteiro mal mexe e para isso tenho de acelerar como acontece quando tenho de vencer uma subida.
Nestas circunstâncias o ponteiro sobe até aos 80º ou um pouco mais mas passados uns três minutos já está novamente nos 70º (ou menos)independentemente de estar a andar há 30 minutos ou três horas.
Normalmente ando à volta da 2000 rpm, podendo oscilar umas 200rpm abaixo ou acima, salvo quando ando na desportiva ou tenho de fazer ultrapassagens.
A excepção aconteceu quando na sexta tive de ir e andar em Lisboa.
Aí, no trânsito o ponteiro subiu aos 91º(e nunca ultrapassou esta marca, sintoma talvez de avaria do sensor de temperatura, que também está no termostato)enquanto no CB acusava 98º tendo chegado a acusar 99º por breves momentos.
Andei em transito citadino com temperaturas na ordem dos 85º, que acho, seja a temperatura normal de funcionamento do motor.
A ventoínha funcionou porque sempre que chegava aos 98º a temperatra caía em meio minuto para os 92º.
Na volta na A1 a temperatura manteve-se estável nos 80º.
Mas hoje numa viagem de 200km o ponteiro regressou aos 70º subindo aos 75º de vez em quando. Estabilizei a velocidade nos 120km/h mas nem assim regressou aos saudáveis 80º que obtive na A1 com temperaturas e condições exteriores em tudo semelhantes.
O que acham?
Sobretudo para quem tem o 1.9cti:
Qual a temperatura normal de funcionamento dos vossos motores?
Se já substituiram o termostato e na afirmativa, se as leituras da temperatura se alteraram?
E qual o preço da peça e M.O?
Antecipadamente agradecido.
Cumps!
PS. O carro tem o 1.9 cdti 150cv, 4 anos e 185K.
Quero confirmar uma avaria.
Estou a preparar-me para gastar à volta de €100 ??? para mudar o meu termostato.
Tem andado a apontar quase sempre para temperaturas de funcionamento na ordem do 70º, isto é, o ponteiro mal mexe e para isso tenho de acelerar como acontece quando tenho de vencer uma subida.
Nestas circunstâncias o ponteiro sobe até aos 80º ou um pouco mais mas passados uns três minutos já está novamente nos 70º (ou menos)independentemente de estar a andar há 30 minutos ou três horas.
Normalmente ando à volta da 2000 rpm, podendo oscilar umas 200rpm abaixo ou acima, salvo quando ando na desportiva ou tenho de fazer ultrapassagens.
A excepção aconteceu quando na sexta tive de ir e andar em Lisboa.
Aí, no trânsito o ponteiro subiu aos 91º(e nunca ultrapassou esta marca, sintoma talvez de avaria do sensor de temperatura, que também está no termostato)enquanto no CB acusava 98º tendo chegado a acusar 99º por breves momentos.
Andei em transito citadino com temperaturas na ordem dos 85º, que acho, seja a temperatura normal de funcionamento do motor.
A ventoínha funcionou porque sempre que chegava aos 98º a temperatra caía em meio minuto para os 92º.
Na volta na A1 a temperatura manteve-se estável nos 80º.
Mas hoje numa viagem de 200km o ponteiro regressou aos 70º subindo aos 75º de vez em quando. Estabilizei a velocidade nos 120km/h mas nem assim regressou aos saudáveis 80º que obtive na A1 com temperaturas e condições exteriores em tudo semelhantes.
O que acham?
Sobretudo para quem tem o 1.9cti:
Qual a temperatura normal de funcionamento dos vossos motores?
Se já substituiram o termostato e na afirmativa, se as leituras da temperatura se alteraram?
E qual o preço da peça e M.O?
Antecipadamente agradecido.
Cumps!
PS. O carro tem o 1.9 cdti 150cv, 4 anos e 185K.
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