Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Fiesta com 64k km e... 11 anos!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Fiesta com 64k km e... 11 anos!

    Santas tardes a todos,

    Herdei da minha mãe um Ford Fiesta 1.25i Ghia 5p de Março de 2000, que conta agora com 64 mil km. Como até estou interessado em manter a viatura estimada, gostaria que me elucidassem sobre algumas questões que tenho sobre a viatura (confesso que não sou lá muito entendido):

    - a bateria que está no carro ainda é a de origem. Apesar de não ter problemas de arranque, devo-me preocupar com o estado desta e considerar a sua substituição, ou basta-me ir pondo um cheirinho de água destilada de quando em vez?;

    - noto que o óleo da direcção assistida está um pouco em baixo, e receio que este nunca tenha sido mudado (a minha mãe só deve ter feito umas duas revisões na marca). Devo considerar a sua substituição?;

    - noto ainda que o carro nas recuperações, principalmente em segunda e em terceira, soluça um pouco até praticamente às 1500rpm. Poderá isto ser sintoma de algum problema?;

    - por fim, dada a idade o carro, mais até do que pelo número de quilómetros, já várias pessoas me deram a dica de substituir a correia de distribuição (corrijam-me se estiver errado, pois já algumas pessoas me falaram em correia de transmissão). É algo que devo mesmo considerar agora para evitar males menores? Se sim, onde me aconselham fazer "intervenção cirurgica" (já li algures que na Norauto faziam a coisa mais em conta mas quero ouvir mais opiniões)?

    Bom já chega de questões, vou fazer-me à estrada ahah

    Obrigado a todos. Cumprimentos!

    #2
    Originalmente Colocado por phantasma Ver Post
    Santas tardes a todos,

    Herdei da minha mãe um Ford Fiesta 1.25i Ghia 5p de Março de 2000, que conta agora com 64 mil km. Como até estou interessado em manter a viatura estimada, gostaria que me elucidassem sobre algumas questões que tenho sobre a viatura (confesso que não sou lá muito entendido):

    - a bateria que está no carro ainda é a de origem. Apesar de não ter problemas de arranque, devo-me preocupar com o estado desta e considerar a sua substituição, ou basta-me ir pondo um cheirinho de água destilada de quando em vez?;

    As baterias, por vezes, apesar de não acusarem problemas de arranque, podem revelar potência de arranque a menos quando sujeitas à máquina. O que podes fazer é o seguinte: se tiveres um multímetro em casa (se não tiveres chegas ao AKI e compras um por +/- 13€), pegas nele, seleccionas o 20 na escala de Volts e fazes a medição à bateria. As baterias dizem ter 12V mas o multímetro deve acusar 12,50V ou mais. Se tiver menos de 12,50, é melhor trocar. Quando fizeres isto, aproveita e faz o teste ao alternador, isto é, ligas o carro e o gajo deve trepar aos 14,50. Se não fizer, o alternador já foi.

    - noto que o óleo da direcção assistida está um pouco em baixo, e receio que este nunca tenha sido mudado (a minha mãe só deve ter feito umas duas revisões na marca). Devo considerar a sua substituição?;

    Por via das dúvidas, troca. É que as desgraças aparecem sempre quando menos queremos e, assim, prevines-te.

    - noto ainda que o carro nas recuperações, principalmente em segunda e em terceira, soluça um pouco até praticamente às 1500rpm. Poderá isto ser sintoma de algum problema?;

    Soluça antes ou em cima das 1500? É que se soluçar antes, é normal, visto que o motor, abaixo das 1500, ainda não tem força suficiente para dar conta do recado. Se soluçar em cima das 1500, é de averiguar, pois às 1500 o gajo já deveria ter força suficiente. Quem for mais entendido que se pronuncie.

    - por fim, dada a idade o carro, mais até do que pelo número de quilómetros, já várias pessoas me deram a dica de substituir a correia de distribuição (corrijam-me se estiver errado, pois já algumas pessoas me falaram em correia de transmissão). É algo que devo mesmo considerar agora para evitar males menores? Se sim, onde me aconselham fazer "intervenção cirurgica" (já li algures que na Norauto faziam a coisa mais em conta mas quero ouvir mais opiniões)?

    Para começar, correia de transmissão não existe (penso eu de que). Agora, quanto à de distribuição, quando não se tem 100 % de certezas, costumo aconselhar a troca. Por exemplo, o meu vai fazer 14 anos daqui a 3 meses e só tem 47547 km com correia de distribuição de origem. Ainda não revela sintomas de "doença", mas como ele já sofreu duas temporadas bem grandes parado, a correia pode ter ganho vícios, pelo que, assim que puder, mando trocar.
    Outra coisa: quando mandares substituir a correia, manda também substituir a bomba de água. É que se a mudança da bomba de água é pouco depois da correia, mais vale fazer já tudo, uma vez que a mudança desta bomba obriga a mexer outra vez na distribuição.

    Bom já chega de questões, vou fazer-me à estrada ahah

    Obrigado a todos. Cumprimentos!
    Respostas a negrito.

    Abraços e bons quilómetros.

    Comentário


      #3
      Espero que tenhas ficado esclarecido.

      Comentário


        #4
        Nao percebi o que a bomba de agua tem a ver com a distribuição...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
          Nao percebi o que a bomba de agua tem a ver com a distribuição...
          É habitual trocar a bomba de água quando se troca correia de distribuição.

          Comentário


            #6
            Se percebesses é que eu estranhava.

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X