Santas tardes a todos,
Herdei da minha mãe um Ford Fiesta 1.25i Ghia 5p de Março de 2000, que conta agora com 64 mil km. Como até estou interessado em manter a viatura estimada, gostaria que me elucidassem sobre algumas questões que tenho sobre a viatura (confesso que não sou lá muito entendido):
- a bateria que está no carro ainda é a de origem. Apesar de não ter problemas de arranque, devo-me preocupar com o estado desta e considerar a sua substituição, ou basta-me ir pondo um cheirinho de água destilada de quando em vez?;
- noto que o óleo da direcção assistida está um pouco em baixo, e receio que este nunca tenha sido mudado (a minha mãe só deve ter feito umas duas revisões na marca). Devo considerar a sua substituição?;
- noto ainda que o carro nas recuperações, principalmente em segunda e em terceira, soluça um pouco até praticamente às 1500rpm. Poderá isto ser sintoma de algum problema?;
- por fim, dada a idade o carro, mais até do que pelo número de quilómetros, já várias pessoas me deram a dica de substituir a correia de distribuição (corrijam-me se estiver errado, pois já algumas pessoas me falaram em correia de transmissão). É algo que devo mesmo considerar agora para evitar males menores? Se sim, onde me aconselham fazer "intervenção cirurgica" (já li algures que na Norauto faziam a coisa mais em conta mas quero ouvir mais opiniões)?
Bom já chega de questões, vou fazer-me à estrada ahah
Obrigado a todos. Cumprimentos!
Herdei da minha mãe um Ford Fiesta 1.25i Ghia 5p de Março de 2000, que conta agora com 64 mil km. Como até estou interessado em manter a viatura estimada, gostaria que me elucidassem sobre algumas questões que tenho sobre a viatura (confesso que não sou lá muito entendido):
- a bateria que está no carro ainda é a de origem. Apesar de não ter problemas de arranque, devo-me preocupar com o estado desta e considerar a sua substituição, ou basta-me ir pondo um cheirinho de água destilada de quando em vez?;
- noto que o óleo da direcção assistida está um pouco em baixo, e receio que este nunca tenha sido mudado (a minha mãe só deve ter feito umas duas revisões na marca). Devo considerar a sua substituição?;
- noto ainda que o carro nas recuperações, principalmente em segunda e em terceira, soluça um pouco até praticamente às 1500rpm. Poderá isto ser sintoma de algum problema?;
- por fim, dada a idade o carro, mais até do que pelo número de quilómetros, já várias pessoas me deram a dica de substituir a correia de distribuição (corrijam-me se estiver errado, pois já algumas pessoas me falaram em correia de transmissão). É algo que devo mesmo considerar agora para evitar males menores? Se sim, onde me aconselham fazer "intervenção cirurgica" (já li algures que na Norauto faziam a coisa mais em conta mas quero ouvir mais opiniões)?
Bom já chega de questões, vou fazer-me à estrada ahah
Obrigado a todos. Cumprimentos!
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